jantes maiores dao ou nao multa?????????????

Do que interpreto, até 5% de diferença levas anotação tipo 1 ou seja, podes andar com o carro na mesma mas sujeitas-te..
Mais de 5% é anotação do tipo 2...

no meu caso eu tenho averbado 225.40.18 e queria por mais estreito, 215.40.18, sao os 5%? Ou nao da mesmo, pois nao á 220.40.18, nao sei em q s baseiam na percentagem
 
Só sei é que isto está a fazer grande confusão ao pessoal e não chegamos a saber ao certo como funciona.
Eu ontem liguei para um amigo meu no IPO e ele o que me disse foi que podia utilizar uma media superior há que estava no livrete desde que não alterasse a altura do pneu e a jante claro, mas que passava e levava uma anotação na folha.
Agora assim já não sei nada.....
 
Só sei é que isto está a fazer grande confusão ao pessoal e não chegamos a saber ao certo como funciona.
Eu ontem liguei para um amigo meu no IPO e ele o que me disse foi que podia utilizar uma media superior há que estava no livrete desde que não alterasse a altura do pneu e a jante claro, mas que passava e levava uma anotação na folha.
Agora assim já não sei nada.....
Ou seja, passa porque é uma irregularidade de mal menor mas É UMA IRREGULARIDADE e como é obvio, dá multa por não constar no livrete devidamente averbado. Qual é a duvida???????????????
 
O que eu queria fazer nao da por isso nada feito...

mas por ficar com anotacao nao implica multa directa, pois entao nao fazia nenhuma logica referirerem os tais 5%, para isso diziam que apenas as medidas que estao no livrete e as q sao passiveis d averbar é q seriam permitidas

mas isto é o q eu acho, pois d tudo tentam fazer e arranjar maneiras d trocar e destrocar as coisas, enfim

sabes que quando queremos alguma coisa nunca conseguimos perceber o que nos estão a tentar dizer...

por este fórum todo, incluindo neste tópico foi referido isso...

As medidas que podes colocar são as que estão expressamente escritas no DU...

agora se preferem ir em histórias isso já vai da cabeça de cada um...
 
Eu sei que no centro d inspecoes q vou nao poem nenhuma anotacao, mas o problema sera a policia depois

Isso nao quer dizer que esta tudo legal.
Quantos e quantos carros passam na IPO com irregularidades? Nao é por isso que ja se torna legal essa irregularidade.
Nas IPO`s nao sao unanimes. Tudo depende do inspector e da boa disposiçao dele ;)
Portanto... jantes maiores dao ou nao multa????????????? Da sim, claro!!!
 
Essa situação dos 5% é só valida para os centros de IPO e é sempre para medidas superiores ás do livrete,nunca para baixar medidas de largura ou diametro de jante,e os 5% não são para a medida de jante ou do pneu,é do perimetro total do conjunto jante/pneu.

Por ex no caso de uns 225/40/18 o diametro total é de 637.2 e é sobre esse valor que incide os 5% mas com isso nunca se pode diminuir a largura do pneu,neste caso para baixar a 215/40/18 que tem um diametro de 629,2 só se estava a alterar em 1,3% mas não se pode pois está a diminuir a largura do piso de 225 para 215.

No mesmo caso se em vez dos 225/40/18 quisessem por 225/35/18 já se estava a fazer uma alteração de diametro de 3,5% mas neste caso já dava para passar pois não se diminuiu a largura do piso.

Mas isto é só para IPO e vem assinalado na folha a irregularidade nas medidas de pneumaticos,numa operação stop não está conforme o livrete não há 5%s para ninguém,ou o agente está bem disposto e deixa passar ou então é o chamado já foste
 
Isso claro que o titulo do topico nao faz sentido pois nao se podem por medidas d jantes maiores que aquelas q estao averbadas, a questao era mais da tal percentagem que se puderia jogar com a medida do pneu, a minha duvida era so essa, os centros claro q nao sao unanimes e por isso digo q nao tinha anotacao.
Mas isso d anotacoes d tipo 1 é muito relativo pois por exemplo s tivermos a direcao desalinhada e vem anotado na folha, q vai fazer a policia? Passar uma multa por n alinhar?! Isso da corda para muita coisa.
 
Mas isso d anotacoes d tipo 1 é muito relativo pois por exemplo s tivermos a direcao desalinhada e vem anotado na folha, q vai fazer a policia? Passar uma multa por n alinhar?! Isso da corda para muita coisa.

Isso não se pode comparar, se tiveres a direcção desalinhada, fica anotação tipo 1 na folha mas no ano a seguir quando voltares à inspecção já tem de estar resolvido senão chumba porque passa a tipo 2.
Já a divergência nos pneus podes andar com ela "para sempre" e fica sempre a anotação do tipo 1 no livrete inspecção após inspecção.

É claro que o policia não pode determinar se tens a direcção desalinhada, daí a salvaguarda que só podes andar assim até à proxima inspecção.
Já a divergencia no livrete é facil de comprovar, basta olhar para os pneus que o carro tem montado e para o livrete :p
 
Arrependido estou é de ter ido a LTA e nao ter homologado varias medidas... Mas nao sei s da para homologar varias d uma vez, e na altura se tivesse umas 19" é q era, mas novament 200€ para homologar apenas... Na.... Nem pó.
Cena caricata é ter d andar com medidas ilegais ate homologar no dia, so se levasse as jantes na mala e monta-se la, nao faz sentido nenhum, nao sei me faco entender
 
Essa situação dos 5% é só valida para os centros de IPO e é sempre para medidas superiores ás do livrete,nunca para baixar medidas de largura ou diametro de jante,e os 5% não são para a medida de jante ou do pneu,é do perimetro total do conjunto jante/pneu.

Isso claro que o titulo do topico nao faz sentido pois nao se podem por medidas d jantes maiores que aquelas q estao averbadas,

Independentemente de as jantes serem MAIORES ou MENORES...

Experimenta teres averbado no livrete jante 17'' e 18''.. vai lá fazer uma inspecção com jante 16'' ou 15'' e vais ver se não ficas com anotação na mesma...

Ou a policia que te mande parar a ver se não comem com multa na mesma...

Não interessa se é medidas acima ou abaixo ou ao lado... o que conta é A MEDIDA QUE ESTÁ ESCRITA NO LIVRETE....
 
nem mais... pneus só com a medida de livrete.. se tiver diferente.. multa sem sombras de duvida.. mal ou bem e o que esta escrito.. no CE..

- - - - - - - - - -

nem mais... pneus só com a medida de livrete.. se tiver diferente.. multa sem sombras de duvida.. mal ou bem e o que esta escrito.. no CE..

- - - - - - - - - -

nem mais... pneus só com a medida de livrete.. se tiver diferente.. multa sem sombras de duvida.. mal ou bem e o que esta escrito.. no CE..
 
Back
Top