jantes maiores dao ou nao multa?????????????

O A6 Avant mandou me este doc hoje

Despacho DGV n.º 33/96 de 11 de Outubro

Largura de Pneus

Considerando necessário estabelecer um critério uniforme para a anotação da
largura dos pneumáticos nos livretes, determina-se:

1. Nos livretes dos veículos automóveis e reboques, a medida da largura dos
pneumáticos constante do campo «Pneumáticos» corresponderá à largura mínima
permitida.

2. O valor máximo admissível da largura do pneumático deverá garantir que o
mesmo não faça saliência relativamente ao contorno envolvente do veículo
aprovado.

3. Sempre que o fabricante estabelecer limites para a largura dos pneumáticos a
instalar nos veículos, deverão os mesmos constar nos livretes em anotações
especiais.

Lisboa, 19 de Setembro de 1996.

O Director-Geral, Amadeu Pires.

http://www.apdec.pt/Docs/1996/Despacho_33_96.pdf

Pode dar jeito a mais alguem para imprimir e andar no carro.

E sim segundo consta ainda esta ativo para o caso de perguntar pela data.

Mas olha que ainda continuo á espera que o Comando me dê uma resposta mais concreta...
 
O A6 Avant mandou me este doc hoje

Despacho DGV n.º 33/96 de 11 de Outubro

Largura de Pneus

Considerando necessário estabelecer um critério uniforme para a anotação da
largura dos pneumáticos nos livretes, determina-se:

1. Nos livretes dos veículos automóveis e reboques, a medida da largura dos
pneumáticos constante do campo «Pneumáticos» corresponderá à largura mínima
permitida.

2. O valor máximo admissível da largura do pneumático deverá garantir que o
mesmo não faça saliência relativamente ao contorno envolvente do veículo
aprovado.

3. Sempre que o fabricante estabelecer limites para a largura dos pneumáticos a
instalar nos veículos, deverão os mesmos constar nos livretes em anotações
especiais.

Lisboa, 19 de Setembro de 1996.

O Director-Geral, Amadeu Pires.

http://www.apdec.pt/Docs/1996/Despacho_33_96.pdf

Pode dar jeito a mais alguem para imprimir e andar no carro.

E sim segundo consta ainda esta ativo para o caso de perguntar pela data.

Deve valer muito... :rolleyes:
 
O A6 Avant mandou me este doc hoje

Despacho DGV n.º 33/96 de 11 de Outubro

Largura de Pneus

Considerando necessário estabelecer um critério uniforme para a anotação da
largura dos pneumáticos nos livretes, determina-se:

1. Nos livretes dos veículos automóveis e reboques, a medida da largura dos
pneumáticos constante do campo «Pneumáticos» corresponderá à largura mínima
permitida.

2. O valor máximo admissível da largura do pneumático deverá garantir que o
mesmo não faça saliência relativamente ao contorno envolvente do veículo
aprovado.

3. Sempre que o fabricante estabelecer limites para a largura dos pneumáticos a
instalar nos veículos, deverão os mesmos constar nos livretes em anotações
especiais.

Lisboa, 19 de Setembro de 1996.

O Director-Geral, Amadeu Pires.

http://www.apdec.pt/Docs/1996/Despacho_33_96.pdf

Pode dar jeito a mais alguem para imprimir e andar no carro.

E sim segundo consta ainda esta ativo para o caso de perguntar pela data.
entao e as medidas que estao nas anotaçoes especiais servem para que? por exemplo segundo o que diz aqui o maximo que eu tenho e 255 mas se a 265 nao ultrapassar a carroçaria pela logica posso colocar?
 
Deve valer muito... :rolleyes:

Vale o que vale, se apanhares o agente bem disposto pode ser o suficiente para te livrar de multa, se não podem te pegar ate por parafusos.


entao e as medidas que estao nas anotaçoes especiais servem para que? por exemplo segundo o que diz aqui o maximo que eu tenho e 255 mas se a 265 nao ultrapassar a carroçaria pela logica posso colocar?

Pelo que diz nesse despacho e isso mesmo, exemplo meu vou a exame com 225 com jantes emprestadas 8J, depois monto as minhas 10J com 235 no prob, 245 255 265 ...305 enquanto tiver crroçaria para tapar o pneu sem problema, agora vou a exame 225, chego a casa meto umas 7J com 215 ai sim já comecas a arranjar problemas pois já e uma medida considerado inseguro para aquela viatura que são os tais 225 com que vais a exame na LTA, e depois ficam averbados no DUA.

Mas eu estou para ir em breve com a carrinha dos meus pais a inspeção e depois levo o despacho e questiono o pessoal do centro de inspeção para ver o que eles dizem de sua opinião.
 
Last edited:
O que está nestes despachos é isso mesmo, mas mesmo assim pedi ao meu Comando uma informação mais concreta para não haver dúvidas. ( mas ainda não me enviaram nada )
De qualquer das maneiras estes despachos valem o que valem..
 
foram desenterrar isto novamente!!! :D

Nunca esteve enterrado Boost, estava pendente de informações da parte do A6 Avant, e como hoje calhou em conversa sobre este despacho achei correto meter aqui no tópico, porque tal como ele disse ainda vai ser atualizado quando ele tiver mais informações do comando.

E como eu digo pode não valer de nada mas para tipos como eu que andam com um dossier no porta luvas com os documentos do TUV e aprovações de certos componentes que compro pro carro não me custa nada por la este despacho também.
 
podes colocar 3 resmas de despachos... se quiserem multam na mesma e acabou....

podem gastar o teclado a escrever sobre seja o que for... vale EXACTAMENTE o que está descrito no DUA...
 
Boost eu gostava de ver todas as medidas de 19" averbadas no DUA a partir de 205 por exemplo, não existe simplesmente espaço para escrever tantas anotações especiais.

Mas vou continuar a questionar quem sabe e por aqui as suas respostas, para ver se existe um consenso no fundo disto tudo.
 
vai ao LTA legalizar todas as medidas em 19'' ... 1 legalização por cada medida... vais ver como arranjam maneira de colocar lá tudo...

Eu percebo o teu ponto de vista, a serio, no entanto ao longo de todos estes anos em que este tipo de discussão surge.. NUNCA apareceu nada publicado em DR diferente do que se sabe...

Eu ao ler esse despacho fico exactamente na mesma... não te diz que podes usar medidas diferentes das especificadas no livrete.

faz-me lembrar a história das peliculas :D volta e meia alguém se lembra e lá voltamos ao mesmo...
 
Boost eu gostava de ver todas as medidas de 19" averbadas no DUA a partir de 205 por exemplo, não existe simplesmente espaço para escrever tantas anotações especiais.

Mas vou continuar a questionar quem sabe e por aqui as suas respostas, para ver se existe um consenso no fundo disto tudo.

O que vale é o que está na lei (as medidas têm de estar averbadas no DU), isto é claro..
Se fores apanhado a conduzir com uma medida não averbada no DU, não estás em conformidade e sujeitas-te a uma multa....não vejo onde está a dúvida...
 
Prontos la esta o A6 trabalha nas brigadas e estava me a dizer que ainda se regiam pelo despacho vocês dizem que já existe alterações na lei que tem de estar tudo averbado, bom isto e sempre caldeirada.

Bom com esta conversa toda se calhar tenho mesmo de largar 80 euros para mudar os pneus as jantes do Bruno 2 vezes para ir a LTA com os meus 235...

E já que estamos nisto então e o tal zum zum dos 5% acima não faz mal, abaixo da anotação?
 
Prontos la esta o A6 trabalha nas brigadas e estava me a dizer que ainda se regiam pelo despacho vocês dizem que já existe alterações na lei que tem de estar tudo averbado, bom isto e sempre caldeirada.

Bom com esta conversa toda se calhar tenho mesmo de largar 80 euros para mudar os pneus as jantes do Bruno 2 vezes para ir a LTA com os meus 235...

E já que estamos nisto então e o tal zum zum dos 5% acima não faz mal, abaixo da anotação?


Se queres andar descansado e evitar chatices o melhor que tens a fazer é legalizar..

Mesmo que tenhas uma diferença menor que 5% (acima) fica a anotação na folha de inspecção, podes andar com essa anotação "eternamente" (vários anos/IPO's) mas estás sempre sujeito a que um "policia" menos simpático te passe recibo por usares uma medida diferente das que estão averbadas no DU...
 
eu não estou em nada.. já gastei o meu latim neste e noutros tópicos a falarem sempre da mesma coisa...

o diz que disse para mim não funciona...

as coisas pelo que tenho visto pessoalmente e por terceiros são muito simples...

tá escrito no DUA .. está legal ...
não está .. dá direito a multa...

existem policias que multam logo...
existem policias que olham para o lado...

medidas diferentes no IPO, sejam elas por 5% ou 50% não dá direito a chumbo mas sim a anotação para resolver até à próxima IPO...

acho que é bastante simples, não percebo onde anda a complicação :D
 
Back
Top