jantes maiores dao ou nao multa?????????????

Boas, aproveitando o tp do fumarentos, eu tenho 225/45/17 "amolgado" no livrete. Se eu quiser pôr uma medida mais baixa tipo: 205/50/17 ou 205/45/17. Posso alterar que passa na inspeção? A jante suporta uma medida de pneu mais estreita? Obg;)
Nunca poderás meter medidas diferentes das que estão no DU.


Quanto ao resto do tópico,tudo o que seja alteração ás caracteristicas do veiculo em relação ao DU é punivel com coima e apreensão do veiculo.

O que acontecia dantes era uma especie de "fechar os olhos"por parte da maioria dos agentes em relação ás medias das jantes/pneus.
Há uma meia duzia de anos atrás cheguei a falar com alguns policias conhecidos em relação a isso e o que me diziam era que podiam autuar mas que não o faziam desde que não tivessem umas rodas a sair fora da carroçaria pois tinham noção que não estava em causa a segurança e até se podia tornar mais estavel com rodas mais largas.
Agora com a crise e a sede de fazer receita as autoridades são cada vez mais pressionadas a apresentar "trabalho",ou seja a apresentar coimas pois é isso que interessa aos que estão encarregues de mandar,se um policia prende ladrões só está a arranjar chatisses para ele e não é considerado trabalho,trabalho é ele apresentar coimas passadas,ora então agora não passa nada,tudo o que puder ser alvo de coima leva por tabela,é mais dinheiro para o estado
 
Boas, aproveitando o tp do fumarentos, eu tenho 225/45/17 "amolgado" no livrete. Se eu quiser pôr uma medida mais baixa tipo: 205/50/17 ou 205/45/17. Posso alterar que passa na inspeção? A jante suporta uma medida de pneu mais estreita? Obg;)


O que podes fazer é: colocar pneus 235/45/17 ou 215/45/17, na altura do pneu não podes mexer.
 
O que podes fazer é: colocar pneus 235/45/17 ou 215/45/17, na altura do pneu não podes mexer.


Isso não tem lógica :S
Ao meter pneus de largura diferente (pegando nos teus exemplos 215, 235) da averbada (neste caso 225/45/17) mantendo os 45 na altura, está sempre a mudar a "altura" do pneu pois o valor 45 é a percentagem em relação à largura..
 
Isso não tem lógica :S
Ao meter pneus de largura diferente (pegando nos teus exemplos 215, 235) da averbada (neste caso 225/45/17) mantendo os 45 na altura, está sempre a mudar a "altura" do pneu pois o valor 45 é a percentagem em relação à largura..


Mas é assim a possivel solução e passa no IPO.
Se fores perguntar num centro de IPO eles vão dizer-te que podes levar pneus com a diferença de 5% na largura tanto para superior como para inferior e passa sem anotações..
 
Mas é assim a possivel solução e passa no IPO.
Se fores perguntar num centro de IPO eles vão dizer-te que podes levar pneus com a diferença de 5% na largura tanto para superior como para inferior e passa sem anotações..

Desconhecia isso...
Mas ficas com a anotação na folha de inspecção de "divergência nas medidas dos pneumáticos" certo?
 
Tudo o que não estiver escrupulosamente idêntico às medidas averbadas no livrete, chumba. Se num IPO disseram isso, são burros. Além de que o Sr agente ecreve pela certa...
 
Desculpem induzir em erro mas tens razão quanto a ficar anotado na folha de IPO (liguei agora para o IPO e foi o que me disseram)

Bem me parecia...
É que com a anotação na folha se os "srs agentes" quiserem já passam recibo :p

Quando tinha o meu antigo carro, tinha no livrete 175 e pneus 185 montados, não chumbava na IPO mas ficava anotado na folha e, por varias vezes que fui mandado parar fui avisado que andava ilegal...nunca fui multado porque segundo os "srs agentes" era uma diferença minima...
 
Pois... acho que vou manter a mesma medida, por via das duvidas!!

Obrigado a todos plo esclarecimento;)
 
em relação aos pneus acho que se pode jogar um bocado na medida, ouvi falar em 15% ou seria 5% já não estou certo.
por exemplo tenho homologado no livrete 225.40.18, mas queria por 215.40.18, como já referiram anteriormente não é possivel certo?
mas o eu irmão falou com um 2ºcomandante da GNR, amigo e não estava a meter peta, a dizer que se pode alterar sem mudar no livrete, mas acho que apenas tipo isso dos 5%, e ele não é cota, tem uns 30anos

e outra cena que me falou foi que a gnr nem nenhuma autoridade pode autuar pelo uso do xenon, pois se na inspeção passar e nao tiver anotação não há problema, tem de ser luz branca e não para o azulado.

quem sabe mais sobre isto?

digo o que me disseram, se é verdade ou não tou naquela, acredito que não ia mentir pois somos conhecidos,

que acham pessoal???

- - - - - - - - - -

agora claro que a medida da jante tem de ser a do livrete
 
em relação aos pneus acho que se pode jogar um bocado na medida, ouvi falar em 15% ou seria 5% já não estou certo.
por exemplo tenho homologado no livrete 225.40.18, mas queria por 215.40.18, como já referiram anteriormente não é possivel certo?
mas o eu irmão falou com um 2ºcomandante da GNR, amigo e não estava a meter peta, a dizer que se pode alterar sem mudar no livrete, mas acho que apenas tipo isso dos 5%, e ele não é cota, tem uns 30anos

e outra cena que me falou foi que a gnr nem nenhuma autoridade pode autuar pelo uso do xenon, pois se na inspeção passar e nao tiver anotação não há problema, tem de ser luz branca e não para o azulado.

quem sabe mais sobre isto?

digo o que me disseram, se é verdade ou não tou naquela, acredito que não ia mentir pois somos conhecidos,

que acham pessoal???

- - - - - - - - - -

agora claro que a medida da jante tem de ser a do livrete


Em relação a isso, eu já tinha dito como era, mas o pessoal ainda não ficou convencido....
 
vcs fiam-se nessa história...

não existem dedos suficientes nas mãos e nos pés para contar o nº de pessoas que já foram multadas às custas disso...

não tem a medida no livrete... leva com a multa...

o passar na inspecção não invalida que na rua não levem multa...

mas quem está tão certo do contrário que faça...
 
Em relação a isso, eu já tinha dito como era, mas o pessoal ainda não ficou convencido....

pois eu sei colega, a mim falaram-me tbm do xenon, que é permitido, desde que passe na inspeção,

é que assim nao temos a certeza de nada, pois se soubesse, na proxima vez que fosse meter pneus já os ponha mais estreitos como pretendia.

mas a um colega meu aconteceu uma situação no minimo de "outro mundo", não é que o rapaz foi mandado para pela gnr e revistaram-lhe o carro todo e ao abrirem a mala virem que ele tinha subwoofer e amplificador e disseram que aquilo tinha de de estar homologado no livrete WTF?! subs e amplis no livrete???? mais avalia andar com uma folha A4 anexada ao livrete por essas cenas, tiupo rádios etc não?

o moço até é membro psamaniacs e o people lá ficou a bater mal...

que dizem disto?

em primeiro lugar andavam À procura de algo ilicito, tipo erva, ganza etc... mas nada a ver com a pessoa em questão atenção, ou foram á pessoa errada supostamente com um carro igual, pois foi mandado parar em andamento, e ele não tem nada de cenas modificadas , apenas sonoro e styckers na mala

- - - - - - - - - -

vcs fiam-se nessa história...

não existem dedos suficientes nas mãos e nos pés para contar o nº de pessoas que já foram multadas às custas disso...

não tem a medida no livrete... leva com a multa...

o passar na inspecção não invalida que na rua não levem multa...

mas quem está tão certo do contrário que faça...

não é fiar nem deixar de fiar, claro que medidas de jantes tem de ser as tais que constam no livrete, mas sempre ouvi falar em percentagens de manobra nos pneus, e pelos vistos já varios tbm, eu não arrisco pois não tenho certezas claro, tenho conforme o livrete
 
vcs fiam-se nessa história...

não existem dedos suficientes nas mãos e nos pés para contar o nº de pessoas que já foram multadas às custas disso...

não tem a medida no livrete... leva com a multa...

o passar na inspecção não invalida que na rua não levem multa...

mas quem está tão certo do contrário que faça...


Isto está tudo muito correto..
Tudo depende de quem está a fiscalizar, tambem sei que há muitos agentes que multam por tudo e por nada, agora uma pessoa ser multada por algo que esteja a fazer mal ou a prejudicar alguem, tudo bem, agora certas coisas nem devia de ser razão para multa, mas as leis não são feitas pelos agentes e eles só as cumprem..
Mas pronto, vamos andar todos legais para não darmos razões para a caça á multa.

- - - - - - - - - -

pois eu sei colega, a mim falaram-me tbm do xenon, que é permitido, desde que passe na inspeção,

Quanto ao xenon, não há hipotese de se homologar.

Mas isto assim tambem não tem grande logica, pois podemos ir á IPO sem xenon e depois chegamos a casa e colocamos, se formos mandados parar como provamos que fomos ao IPO com eles???
São as leis que temos no nosso país, temos que as cumprir(eu tambem tenho xenon no meu gtc e cada vez que vou a IPO tiro)
 
Back
Top