Hoje tive 1 acidente - Preciso d Ajuda! Pessoal dos seguros e não só Ajudem!!!

paulo oliveira disse:
Quem muda de direcção normalmente é culpado.
E numa rotunda, mudar de direcção é sair dela!

Quem decide fazer a rotunda pela esquerda é que deve tomar as devidas precauções ao mudar de faixa para sair:
- Porque muda de faixa (no limite corta uma faixa de rodagem na rotunda para sair...nem sequer encosta à direita)
- Porque na pratica circula com mais velocidade

Foi assim que me ensinaram, é assim que vejo a ensinar nas escolas de condução e acho faz mais sentido assim...

Mas cada rotunda é sempre um caso... e cada acidente outro caso:
Depende se a rotunda é grande ou não, se tem 1, 2 ou 3 faixas, se o outro veículo estava parado/estacionado na rotuda....

Mas acho que a coisa não está famosa para o teu lado.


E hoje lembrei-me de uma coisa...
- Faz algum sentido o IMTT (ex-DGV) dizer que quem entra na faixa da direita, TEM de sair na primeira saída!
Quando isto nem sequer está no codigo da estrada

...

e porque não:
Quem entra pela esquerda TEM de sair na última saida da rotunda ou fazer inversão de marcha!
 
Desde já o meu obrigado a todos os intervenientes 8)

A conclusão que chego, efectivamente a que tinha:

Sempre soube que teria de assumir o meu prejuizo a 100%, no entanto farei tudo ao meu alcance para que o resultado final seja 50% / 50% para cada um.

Isto das rotundas tem muito que se lhe diga e o vosso parecer ajudou-me imenso, o qual agradeço.

Depois coloco aqui o desfecho final 8)
 
Re: Hoje tive 1 acidente - Preciso d Ajuda! Pessoal dos seguros e não só Ajudem!

JMMS disse:
Sempre soube que teria de assumir o meu prejuizo a 100%, no entanto farei tudo ao meu alcance para que o resultado final seja 50% / 50% para cada um.

um pequeno á parte, mas que me interessa. Na prática, financeiramente falando, qual é a diferença entre os 100% e os 50% para ti? de qualquer das formas, independentemente do seguro ser contra terceiros ou cobertura total, o valor que tens a pagar é o mesmo.

A diferença é no agravamento do seguro?
 
Re: Hoje tive 1 acidente - Preciso d Ajuda! Pessoal dos seguros e não só Ajudem!

DMC disse:
um pequeno á parte, mas que me interessa. Na prática, financeiramente falando, qual é a diferença entre os 100% e os 50% para ti? de qualquer das formas, independentemente do seguro ser contra terceiros ou cobertura total, o valor que tens a pagar é o mesmo.

A diferença é no agravamento do seguro?

Quando digo 100%, refiro-me a suportar as despesas inerentes do acidente na minha viatura.

Em relação aos 50% / 50%, como acho que o outro condutor também tem culpa no cartório, deve suportar também as despesas dele. As despesas dele não devem ser pagas pela companhia onde tenho o meu seguro.

Não estou muito preocupado com o agravamento do seguro, como não tenho acidentes há muito tempo só devo perder os bónus.

Trata-se de uma questão de ética. Dai querer a devida justiça.

Um abraço,
Jorge
 
Re: Hoje tive 1 acidente - Preciso d Ajuda! Pessoal dos seguros e não só Ajudem!

sim, claro que compreendo. Daí a minha pergunta da vertente financeira apenas.

Mias uma vez, boa sorte
 
Re: Hoje tive 1 acidente - Preciso d Ajuda! Pessoal dos seguros e não só Ajudem!

Um conselho que te dou é nunca desistir.

Vou deixar o meu testemunho sobre uma situação que se passou comigo.
Há uns anos ia eu na minha “Nissan cabstar” carregada de móveis, e um carro à minha frente abrandou e eu como tal entendi que ia parar, então inicio a ultrapassagem, mas do outro lado era uma saída... Conclusão eu ultrapassei para todos os efeitos em cima de um cruzamento e o outro condutor não parou no stop. Pensei eu um pouco chateado "temos os dois culpa". Faço o procedimento normal, policia, declarações, seguros, etc...
Passado uns dias qual o meu espanto quando a minha seguradora me comunica que me deu como culpado com base no auto da GNR...fiquei surpreendido
Quando analisei com mais atenção e depois de analisar o auto da GNR reparei que no desenho tinham posto uma linha continua que não existia, pois a estrada tinha levado piso novo...31 armado :lol: :lol:

Queixas a polícia. Fotografias, testemunhas...enfim tudo para aqueles senhores (para não chamar outra coisa) perceberem que a linha continua que estava no desenho só existia na cabeça deles...
Lá consegui um aditamento ao auto a dizer que a linha continua estava apagada e como tal não deveria respeita-la...respirei de alivio...
Qual o meu espanto no mesmo dia falo com a seguradora e disseram-me que agora têm até um máximo de 30 dias para resolver os sinistros, como tal já tinham pago ao outro condutor...fiquei possuído...
As minhas semanas seguintes foram a chatear todos os dias a seguradora do outro condutor (Açoreana) para darem-me razão...
A verdade é que ao fim de 3 meses e depois de a minha seguradora ter-me considerado culpado a seguradora do outro condutor considerou 50%-50%
Recebi um dinheirito que deu para por a carrinha a maneira graças a um orçamento de um amigo ;)
Por isso o meu conselho como já foi dito é “luta como se não tivesses amanhã”...eu não me sentia culpado e como tal lutei para provar a inocência (ou pelo menos sou tal culpado como ao outro :) )

Desejo-te boa sorte mas devo-te dizer que num é fácil...
 
Re: Hoje tive 1 acidente - Preciso d Ajuda! Pessoal dos seguros e não só Ajudem!

diogo_man disse:
Um conselho que te dou é nunca desistir.

Vou deixar o meu testemunho sobre uma situação que se passou comigo.
Há uns anos ia eu na minha “Nissan cabstar” carregada de móveis, e um carro à minha frente abrandou e eu como tal entendi que ia parar, então inicio a ultrapassagem, mas do outro lado era uma saída... Conclusão eu ultrapassei para todos os efeitos em cima de um cruzamento e o outro condutor não parou no stop. Pensei eu um pouco chateado "temos os dois culpa". Faço o procedimento normal, policia, declarações, seguros, etc...
Passado uns dias qual o meu espanto quando a minha seguradora me comunica que me deu como culpado com base no auto da GNR...fiquei surpreendido
Quando analisei com mais atenção e depois de analisar o auto da GNR reparei que no desenho tinham posto uma linha continua que não existia, pois a estrada tinha levado piso novo...31 armado :lol: :lol:

Queixas a polícia. Fotografias, testemunhas...enfim tudo para aqueles senhores (para não chamar outra coisa) perceberem que a linha continua que estava no desenho só existia na cabeça deles...
Lá consegui um aditamento ao auto a dizer que a linha continua estava apagada e como tal não deveria respeita-la...respirei de alivio...
Qual o meu espanto no mesmo dia falo com a seguradora e disseram-me que agora têm até um máximo de 30 dias para resolver os sinistros, como tal já tinham pago ao outro condutor...fiquei possuído...
As minhas semanas seguintes foram a chatear todos os dias a seguradora do outro condutor (Açoreana) para darem-me razão...
A verdade é que ao fim de 3 meses e depois de a minha seguradora ter-me considerado culpado a seguradora do outro condutor considerou 50%-50%
Recebi um dinheirito que deu para por a carrinha a maneira graças a um orçamento de um amigo ;)
Por isso o meu conselho como já foi dito é “luta como se não tivesses amanhã”...eu não me sentia culpado e como tal lutei para provar a inocência (ou pelo menos sou tal culpado como ao outro :) )

Desejo-te boa sorte mas devo-te dizer que num é fácil...

O meu caso que expus atrás, foi semelhante. Se vemos que temos alguma razão, não podemos ficar de braços cruzados.
 
o pessoal se quiser sair na primeira saida de uma rotunda, tem que ir na fila de fora (direita), se quiser sair na segunda saida encosta-se á esquerda e a seguir á primeira saida encosta-se á direita e assim sucessivamente.
 
PedroMachado disse:
o pessoal se quiser sair na primeira saida de uma rotunda, tem que ir na fila de fora (direita), se quiser sair na segunda saida encosta-se á esquerda e a seguir á primeira saida encosta-se á direita e assim sucessivamente.

correcto, e se quando fores a encostar á dreita bateres em quem ja la estava?
 
Re: Hoje tive 1 acidente - Preciso d Ajuda! Pessoal dos seguros e não só Ajudem!

PedroMachado disse:
o pessoal se quiser sair na primeira saida de uma rotunda, tem que ir na fila de fora (direita), se quiser sair na segunda saida encosta-se á esquerda e a seguir á primeira saida encosta-se á direita e assim sucessivamente.

e se só houver uma faixa... por muito larga que seja, como se aplica a tua regra ?
 
Em rotundas de 2 vias ou mais de trânsito, sempre que passares para uma via mais a tua esquerda, quando voltares para a tua direita tens que te certificar que não circula nenhuma outra viatura na via da direita, pois ela tem prioridade.
Quanto a essa circular da DGV, mencionando o modo mais "prático" de transitar numa rotunda, não é qualquer tipo de lei, sendo que se aplica o Código da Estrada, ou seja, a circulação o mais a direita possível do eixo da via.
Não compliquem o que é fácil ;)
 
Na minha opinião sendo a rotunda so de 1 faixa ou n, infelizmente n tens hipótese.. :S

Se for só de 1 faixa o código da estrada manda circular o mais a direita possível, por isso n podias vir de onde vinhas nem como vinhas.

Se tinha 2 faixas e querias sair, tinhas que já te ter encostado a direita para sair, o que fizeste foi basicamente cortar rotunda a direito e foste invadir a outra faixa..
Segundo o que se diz serem agora as regras de circulação das rotundas, ele tb n estava bem, mas se tu viesses como é suposto, devias de já vir a circular atrás do carro em que bates-te para sair, se depoix ele saia ou n isso já é problema dele..


Isto claro é a minha opinião..
No entanto espero que consigas dar a volta á coisa e pelo menos dê para 50/50..

Acredita, n percas a fé, estas em PORTUGAL, tudo é possível.. :D :D
 
Back
Top