Hoje tive 1 acidente - Preciso d Ajuda! Pessoal dos seguros e não só Ajudem!!!

Se a estrada não está marcada, só tem uma faixa. Isso muda tudo, aquelas regras que se falou no início é pra esquecer.
Devias circular o mais à direita possível.

JMMS disse:
... o outro condutor também teve culpa no cartório.

Porquê?

castropereira disse:
reclama como se nao houvesse amanha!!!

Esta foi a opinião que mais gostei...
 
Bora_Bora disse:
Se a estrada não está marcada, só tem uma faixa. Isso muda tudo, aquelas regras que se falou no início é pra esquecer.
Devias circular o mais à direita possível.

Porquê?

Porque eu efectivamente ia atrás uns 10 mts do carro da frente e da maneira que o mesmo estava a ir também pensei que fosse em frente pois estava mesmo encostadinho há direita, quando resolvi passar pela esquerda ele lembrasse de continuar a contornar a rotunda. E eu partilho da opinião de quem vai sair na segunda ou terçeira saída deve ir pela esquerda para não empatar o transito.... :roll:

Se formos a pensar dessa maneira logo pego no carro e ando às voltas numa rotunda tipo Stª Rita à espera de apanhar um gajo para lhe bater e este pagar os meus prejuizos.... atenção, isto sou eu a reinar.
 
JMMS disse:
Porque eu efectivamente ia atrás uns 10 mts do carro da frente e da maneira que o mesmo estava a ir também pensei que fosse em frente pois estava mesmo encostadinho há direita, quando resolvi passar pela esquerda ele lembrasse de continuar a contornar a rotunda. E eu partilho da opinião de quem vai sair na segunda ou terçeira saída deve ir pela esquerda para não empatar o transito.... :roll:

Se formos a pensar dessa maneira logo pego no carro e ando às voltas numa rotunda tipo Stª Rita à espera de apanhar um gajo para lhe bater e este pagar os meus prejuizos.... atenção, isto sou eu a reinar.

A rotunda da Sta Rita tem 2as faixas
se vier alguem de dentro ( esquerda ) a situação ai muda....
porque ai sim ele pode alegar que tu devias ter saido na saida anterior e blablabla

mas numa rotunda sem marcações, tens de ficar o mais fora possivel. tu tavas dentro.
 
orugas disse:
A rotunda da Sta Rita tem 2as faixas
se vier alguem de dentro ( esquerda ) a situação ai muda....
porque ai sim ele pode alegar que tu devias ter saido na saida anterior e blablabla

mas numa rotunda sem marcações, tens de ficar o mais fora possivel. tu tavas dentro.

Estava dentro para evitar de lhe bater, tentei contornar a rotunda a par dele, mas infelizmente não o suficiente.

Eu sei que tenho culpa e disse isso ao outro condutor e aos agentes, no entanto também referi que esta situação poderia ter-se evitado de o condutor fosse para a esquerda e não andasse pela direita sempre, dai estar a culpar o outro também em 50%.
 
JMMS disse:
Mas vamos simular uma coisa:

A minha companhia era aquela em que tu trabalhas e chegava ao pé de ti com a certidão da GNR e tu em representação da companhia não ias tentar escapar ao pagamento dos danos do outro veiculo?

Jorge, já me aconteceu um caso de um acidente, em que ao sair de uma curva me apareceu um "idiota" em contra-mão, para virar num caminho à direita, tendo eu travado (como não houvesse amanhã) de imediato, indo embater-lhe lateralmente, mas já na faixa contrária. Conclusão: a minha (má) companhia (Império) assumiu 100% das responsabilidades e pagou ao terceiro, e a outra companhia (Zurich) não quis assumir as responsabilidades, tendo eu recorrido ao CIMASA, e recebi cerca de 70% do orçamento de reparação (4.750€ de 7.500€). No final de tudo mandei à vida a Império e mudei os meus seguros pra a Zurich. :p :p

Quanto ao teu caso, se achas que não és 100% culpado, recorre até onde puderes, evitando, no entanto, os tribunais, que só fazem perder tempo e dinheiro. ;)
 
IbizA4 disse:
Jorge, já me aconteceu um caso de uma acidente, em que ao sair de uma curva me apareceu um "idiota" em contra-mão, para virar num caminho à direita, tendo eu travado (como não houvesse amanhã) de imediato, indo embater-lhe lateralmente, mas já na faixa contrária. Conclusão: a minha (má) companhia (Império) assumiu 100% das responsabilidades e pagou ao terceiro, e a outra companhia (Zurich) não quis assumir as responsabilidades, tendo eu recorrido ao CIMASA, e recebi cerca de 70% do orçamento de reparação (4.750€ de 7.500€). No final de tudo mandei à vida a Império e mudei os meus seguros pra a Zurich. :p :p

Quanto ao teu caso, se achas que não és 100% culpado, recorre até onde puderes, evitando, no entanto, os tribunais, que só fazem perder tempo e dinheiro. ;)

a colisão foi na faixa destinada á circulação em centido contrario?
qual foi o criterio para receberes 70% do teu prejuizo?
 
rjbonifacio disse:
a colisão foi na faixa destinada á circulação em centido contrario?
qual foi o criterio para receberes 70% do teu prejuizo?

Eles inicialmente recusaram a responsabilidade, e como eu recorri ao CIMASA, foi efectuada uma tentativa de conciliação. Na altura foi-me dito pelo advogado que tratou dessa conciliação, que a ideia da seguradora não era recusar assumir a responsabilidade, mas não a queriam assumir na totalidade. Eu aceitei o acordo, pois o valor em causa cobriu muito largamente a reparação do veículo, e não me apetecia estar a perder tempo nos tribunais. Mas se eu não tivesse recorrido, como muitos fazem, eles ficavam-se a rir e era mais aquele dinheiro que metiam ao bolso.
 
IbizA4 disse:
Eles inicialmente recusaram a responsabilidade, e como eu recorri ao CIMASA, foi efectuada uma tentativa de conciliação. Na altura foi-me dito pelo advogado que tratou dessa conciliação, que a ideia da seguradora não era recusar assumir a responsabilidade, mas não a queriam assumir na totalidade. Eu aceitei o acordo, pois o valor em causa cobriu muito largamente a reparação do veículo, e não me apetecia estar a perder tempo nos tribunais. Mas se eu não tivesse recorrido, como muitos fazem, eles ficavam-se a rir e era mais aquele dinheiro que metiam ao bolso.

mas nao respondest a minha pergunta :!:
 
Quem muda de direcção normalmente é culpado.
E numa rotunda, mudar de direcção é sair dela!

Quem decide fazer a rotunda pela esquerda é que deve tomar as devidas precauções ao mudar de faixa para sair:
- Porque muda de faixa (no limite corta uma faixa de rodagem na rotunda para sair...nem sequer encosta à direita)
- Porque na pratica circula com mais velocidade

Foi assim que me ensinaram, é assim que vejo a ensinar nas escolas de condução e acho faz mais sentido assim...

Mas cada rotunda é sempre um caso... e cada acidente outro caso:
Depende se a rotunda é grande ou não, se tem 1, 2 ou 3 faixas, se o outro veículo estava parado/estacionado na rotuda....

Mas acho que a coisa não está famosa para o teu lado.
 
Paiol disse:
Amigo JMMS lamento-te informar mas só um milagre te pode salvar dos 100% de responsabilidade!


Porquê??? Porque tu estavas a efectuar uma manobra de mudança de faixa (considerado manobra perigosa)!!!

Por isso digo e reafirmo: só um milagre te salva dos 100%! :S

Volto a reafirmar tudo isto, tendo duas, três,quatro,...vinte faixas de rodagem! Repara que tu proprio dizes que o ias a ultrapassar pela esquerda! :S

Compreendo a tua frustação porque de facto a circulação nas rotundas não é uma ciência exacta e a grande maioria dos condutores não sabe circular em rotundas, fazendo-as sempre pelo lado de fora (o método correcto é como o desenho da DGV que está uns post's mais atrás) mas em caso de sinistro as coisas já mudam de figura:roll:


JMMS disse:
...Se formos a pensar dessa maneira logo pego no carro e ando às voltas numa rotunda tipo Stª Rita à espera de apanhar um gajo para lhe bater e este pagar os meus prejuizos.... atenção, isto sou eu a reinar.

Acredita que este método é bastante recorrente e por vezes apanhado pelos averiguadores devido ao facto de existirem testemunhas oculares que dizem que o gajo deu pelo menos 20 voltas na rotunda antes de bater :p :evil:
 
Não sou técnico de nada.. sou uma mera "espécie de condutor".. mas já agora dou a minha opinião..

Começo pela teoria da DGV:
“há que obrigar os condutores a circular sempre nas faixas interiores, sendo apenas permitida a passagem para a zona exterior no troço imediatamente antes da saída desejada”. Ou seja, o que deverá evitar a todo o custo é rodar na faixa exterior. Segundo fonte próxima da DGV, o grande objectivo é conseguir “evitar que as pessoas percorram toda a rotunda na faixa de fora, bloqueando a saída a outros veículos e gerando acidentes”,

Claro que isto era o ideal.. mas.. na prática.. é aquela base.. e parece-me um "CONSELHO", uma "INDICAÇÃO" e não uma LEI.. não to a imaginar, nem NUNCA VI, a GNR nas Rotundas a PUNIR os infractores que façam a rotunda toda por fora...

Na escola ensinaram-me realmente que o ideal seria o que tá escrito acima que vai ao encontro da imagem que tá lá mais para trás... isto teórica e oficialmente.. na prática, há que usar o bom senso e como faço sempre no trânsito "pestana bem aberta".. e mesmo assim sabe Deus...

Por fim, acrescento que.. um dia ouvi alguém dizer.. "Nas rotundas.. quando é possível.. vai pelo meio, vais ver que nunca baterás".. pois pudera.. não tenho ninguém nem à esquerda nem à direita.. :D :D

Não, não é o que eu faço.. eu uso o conselho da escola.. e tenho-me dado muito bem.. até agora.. mas às vezes qdo vejo certos comportamentos nas rotundas.. dou comigo a pensar, que era o que fazia melhor...

Bem, realmente JMMS, para o teu caso, conhecendo as seguradoras como conhecemos, não vejo que vá ser fácil para ti.. Ainda que se percebi bem, na minha opinião o outro carro também não agiu correctamente.. e não tenho dúvidas que TIVERAM CULPA OS DOIS.. tu tens uma agravante, bateste praticamente POR TRÁS.. e isso.. ai ai...

E pronto.. fica a minha opinião.. que não passa disso..

Cumps.. e BOA SORTE com o desenrolar do assunto... ;)
 
paulo oliveira disse:
Quem muda de direcção normalmente é culpado.
E numa rotunda, mudar de direcção é sair dela!

Quem decide fazer a rotunda pela esquerda é que deve tomar as devidas precauções ao mudar de faixa para sair:
- Porque muda de faixa (no limite corta uma faixa de rodagem na rotunda para sair...nem sequer encosta à direita)
- Porque na pratica circula com mais velocidade

Foi assim que me ensinaram, é assim que vejo a ensinar nas escolas de condução e acho faz mais sentido assim...

Mas cada rotunda é sempre um caso... e cada acidente outro caso:
Depende se a rotunda é grande ou não, se tem 1, 2 ou 3 faixas, se o outro veículo estava parado/estacionado na rotuda....

Mas acho que a coisa não está famosa para o teu lado.

Concordo, eu também já ouvi 2 versões sobre como circular numa rotunda mas julgo que a que está correcta é a de se circular pela direita, ainda por cima bateste mais ou menos por trás... boa sorte!
 
Re: Hoje tive 1 acidente - Preciso d Ajuda! Pessoal dos seguros e não só Ajudem!

so se deve estar na faixa da direita da rotunda se se vai sair na proxima saida.

Não sei qual é o estado do codigo da estrada em relação a isso, mas teno ideia de ter ouvido qualquer coisa acerca da alteração da lei ( que anteriormente dava sempre razão a quem ia do lado de fora)

nao sei se ha rotundas com apenas uma faixa, não me lembro de alguma vez ter visto alguma e lembro-me perfeitamente que no meu exame de codigo ( já la vão 12 anos) mas havia uma pergunta eliminatoria que era: "onde é que se pode ultrapassar SEMPRE?" e a resposta certa era numa rotunda

alguem conhece a rotunda da quinta do marques em carcavelos??? essa rotunda funciona espetacularmente bem...é em espiral e não ha que enganar!!!
 
Back
Top