Hoje tive 1 acidente - Preciso d Ajuda! Pessoal dos seguros e não só Ajudem!!!

JMMS disse:
Mas eu já sei que vou ter que pagar os meus prejuizos, sempre disse isso desde o inicio. No entanto como o outro também não procedeu da melhor forma, na minha maneira de pensar também deve assumir os seus custos.

E por isso é que vou levar isto até ao fim por uma questão de ética.


nao tens a minima hipotese.

para sair tinhas que anteceder a manobra e passar para a faixa da direita apos a saída imediatamente antes da pretendida. ou seja, naquele ponto em que querias sair, já devias estar na faixa da direita.

contra o gajo nada podes/podem fazer porque NADA o impede de contornar a rotunda toda sempre na faixa da direita (e nem sequer se fale em ele dar ou não pisca porque isso nem é relevante/obrigatorio para o caso)
 
Acho que esta rotunda em espiral nao pode ser comparada a uma rotunda normal ! Pelos motivos de:

Esta rotunda tem 3 faixas .. Tudo bem ! Mas se repararem 2 vias sao de circulaçao e uma é de saida directa da rotunda ( faixa mais á direita ) o que obriga qualquer um a dar seguimento á saida .. ( sinalizaçao marcada no chao )

No caso das rotundas normais nao ..

As rotundas normais , nao tem qualquer sinalizaçao no chao nem qualquer sinal que obrigue qualquer condutor a circular fora ou dentro da rotunda . Mas torna-se evidente que quem circula por fora de uma rotunda tem melhor acesso a qualquer saida .. Facilita também a entrada de outras viaturas na rotunda .. porque s repararem quem atravessa uma rotunda de dentro para fora dificulta a entrada de outros automoveis em qalqer via.. quem circula por fora dá mais acesso a quem entrar na rotunda .. entra para o meio e depois encosta-se á direita de imediato.

Na minha opiniao .. rotundas ? sempre faixa da direita sem duvida
 
Datch disse:
Acho que esta rotunda em espiral nao pode ser comparada a uma rotunda normal ! Pelos motivos de:

Esta rotunda tem 3 faixas .. Tudo bem ! Mas se repararem 2 vias sao de circulaçao e uma é de saida directa da rotunda ( faixa mais á direita ) o que obriga qualquer um a dar seguimento á saida .. ( sinalizaçao marcada no chao )

No caso das rotundas normais nao ..

As rotundas normais , nao tem qualquer sinalizaçao no chao nem qualquer sinal que obrigue qualquer condutor a circular fora ou dentro da rotunda . Mas torna-se evidente que quem circula por fora de uma rotunda tem melhor acesso a qualquer saida .. Facilita também a entrada de outras viaturas na rotunda .. porque s repararem quem atravessa uma rotunda de dentro para fora dificulta a entrada de outros automoveis em qalqer via.. quem circula por fora dá mais acesso a quem entrar na rotunda .. entra para o meio e depois encosta-se á direita de imediato.

Na minha opiniao .. rotundas ? sempre faixa da direita sem duvida



mas nao foi para isso que fizeram a faixa de dentro, komo esta ai tipifikado no papel da DGV, para mim a melhor maneira e seguir pela direita kunado se ker seguir em frente ou virar a direita, mas para virar a eskerda e melhor entrar por dentro e depois sair a direita kuando se aproximar as saida, tenho pena mas o nosso amigo aki nao teve a melhor maneira de circular na retunda, espero ke resolvas da melhor maneira.

Mas uma koisa vos digo, para kem esta abituado a circular ai nas retundas vem para paris e e muito diferente, kem circula nas retundas e ke tem ke parar para deixar os outros entrar, e aki sim e konfusao 4 e 5 faixas nas grandes retundas, um gajo ate se confunde :eek: , aki sim kuando ha acidentes nas retundas e logo a meia duzia de carros envolvidos :twisted: :twisted: ;)
 
Olha, isto ja aconteceu a minha mae, resumindo o resultado foi este, ela foi dada como culpada por duas coisas:
Primeiro, se ela vai mudar de faixa, perde a razao, nem que tenha de dar 1000 voltas a rotunda ate conseguir mudar (dito pelo GNR), se vai mudar de faixa, tem que exercer o maximo cuidado, e nao tem prioridade,
Segundo, se bater do pilar B para tras, e culpado (salvo raras excepcoes claro).
Agora, isto ja aconteceu a minha mae ha bastante tempo, se ja mudaram isso nao sei, mas de todas as formas, tirei a carta a 2 anos, e ensinaram me que quem muda de faixa, se bater e culpado (novamente salvo raras excepcoes)...

Espero ter ajudado em alguma coisa.
 
Datch disse:
Na minha opiniao .. rotundas ? sempre faixa da direita sem duvida

Para um esclarecimento final:



Esclarecimento da Ex-DGV:
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:
1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
• Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.
2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:
• Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via);
• Aproximar-se progressivamente da via da direita;
• Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende uitilizar;
• Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.
 
Exacto, e se um carro continuar e não sair na 1.º, infringe o que?
Isso é uma recomendação da DGV, não confundas ;)
 
toy77 disse:
Exacto, e se um carro continuar e não sair na 1.º, infringe o que?
Isso é uma recomendação da DGV, não confundas ;)

Eu não estou a confundir nada, só estou a colocar esta informação :)
No entanto parece-me que pelo meio da informação há artigos do código...
 
Obrigado a todos pelas opiniões e esclarecimentos. 8)

Neste momento já enviei uma exposição para a minha companhia com a ajuda do meu mediador.

Vamos a ver :roll:

Um abraço,
Jorge
 
A minha humilde opinião:

Ias sair da rotunda, então tinhas que estar na faixa da direita.

Digo-te mais.
Tenho um colega que foi multado na rotunda em Guimarães á saída da A7 por fazer precisamente o que tu fizeste.
A diferença é que o carro escuro era o dele e o outro era da BT.
Felizmente não bateram.
 
imfelizmente a culpa é tua porque a via de circulação é a da direita só ocupas a esquerda quando a direita esta ocupada , neste caso, e quem circula pela direita nas rotundas não tem obrigação de sair na proxima saida ,só se tiver algum sinal a indicar isso .abraços
 
Sinceramete acho que não tens hipotese, a minha mulher já teve um acidente identico e circulava na faixa exterior, a outra pessoa que lhe bateu exactamente onde tu bateste alegou que a minha mulher a estava a ultrapassar pela direita o que era mentira, a companhia do veiculo que circulava por dentro assumiu a culpa.
Mesmo que a tal "lei" ou "recomendação" fosse válida acabava por não ser válida uma vez que para acontecer um acidente um dos veiculos tem de circular por dentro da rotunda e este se quer sair tem de se colocar na faixa exterior, por isso acaba por ser contraditoria!
 
Headless disse:
Para um esclarecimento final: Esclarecimento da Ex-DGV:
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:
1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.
2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:
• Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via);
• Aproximar-se progressivamente da via da direita;
• Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende uitilizar;
Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.

Isto é uma recomendação...sem efeitos no codigo da estrada.
Acontece que nem na recomendação está escrito que se pode cortar uma rotunda a direito.
Para sair dela, tens de estar na faixa da direita, se vais a mudar de faixa para sair e bates, és culpado.

No caso deste topico, parece que o outro veiculo praticamente parou depois de entrar na rotunda... e aí o caso muda de figura um pouco.
 
Back
Top