Xénon

gato_ke_mia disse:
ProBoarder disse:
Olha só sei de uma coisa o carro que eu vier a comprar se não tiver xenon eu meto! Depois logo se vê em 2min meto halogenio outra vez por isso é uma questão fácilmente contornavel.

Que conversa de miúdo...

anivapwm2gy2.jpg


E não me venham dizer que fica igual ao xénon de origem.
Não sei porquê tantas dúvidas e constrasensos se a legislação é clara nesse aspecto: tem que ter lava faróis e nivelamento automático.
Quanto às inspecções, não é o facto de alguns passarem que torna a utilização das mesmas menos ilegal.
Pela lógica que se tem debatido aqui andavamos todos com faróis de 100w porque-se-vê-melhor-e-porque-é-melhor-para-o-condutor-e-que-se-lixem-os-outros-e-porque-eu-quero-e-pronto!
isto cheira-me a mania da superioridade........ só porque se tem de origem, os outros que não o tem e tentam colocar já incomodam, né????
quantos cromos com halogeneo andam por aí tipo estrabicos na estrada e quantos outros porque meteram xenon e têm a essa preocupação, nunca incomodam ninguem.......onde vou com o carro ao IPO desconhecem essa lei - só a luz tem de ser branca!!!!
fiquem bem.....
 
A3HUC disse:
gato_ke_mia disse:
ProBoarder disse:
Olha só sei de uma coisa o carro que eu vier a comprar se não tiver xenon eu meto! Depois logo se vê em 2min meto halogenio outra vez por isso é uma questão fácilmente contornavel.

Que conversa de miúdo...

anivapwm2gy2.jpg


E não me venham dizer que fica igual ao xénon de origem.
Não sei porquê tantas dúvidas e constrasensos se a legislação é clara nesse aspecto: tem que ter lava faróis e nivelamento automático.
Quanto às inspecções, não é o facto de alguns passarem que torna a utilização das mesmas menos ilegal.
Pela lógica que se tem debatido aqui andavamos todos com faróis de 100w porque-se-vê-melhor-e-porque-é-melhor-para-o-condutor-e-que-se-lixem-os-outros-e-porque-eu-quero-e-pronto!
isto cheira-me a mania da superioridade........ só porque se tem de origem, os outros que não o tem e tentam colocar já incomodam, né????
quantos cromos com halogeneo andam por aí tipo estrabicos na estrada e quantos outros porque meteram xenon e têm a essa preocupação, nunca incomodam ninguem.......onde vou com o carro ao IPO desconhecem essa lei - só a luz tem de ser branca!!!!
fiquem bem.....

Não, não é. Acho que estás enganado pq nunca disse que me incomodavam. Quando digo que n ficam iguais, é porque o reflector é diferente, não pq incomodam mais ou menos.
E tenho de origem porque calhou.
Até agora nunca tinha metido xénon porque o meu carro antigo tinha faróis H4, e os H4 de xénon nunca me agradaram, pois se um dos filamentos fundir, é uma pipa de massa para mudar uma lâmpada.
 
gato_ke_mia disse:
A3HUC disse:
gato_ke_mia disse:
ProBoarder disse:
Olha só sei de uma coisa o carro que eu vier a comprar se não tiver xenon eu meto! Depois logo se vê em 2min meto halogenio outra vez por isso é uma questão fácilmente contornavel.

Que conversa de miúdo...

anivapwm2gy2.jpg


E não me venham dizer que fica igual ao xénon de origem.
Não sei porquê tantas dúvidas e constrasensos se a legislação é clara nesse aspecto: tem que ter lava faróis e nivelamento automático.
Quanto às inspecções, não é o facto de alguns passarem que torna a utilização das mesmas menos ilegal.
Pela lógica que se tem debatido aqui andavamos todos com faróis de 100w porque-se-vê-melhor-e-porque-é-melhor-para-o-condutor-e-que-se-lixem-os-outros-e-porque-eu-quero-e-pronto!
isto cheira-me a mania da superioridade........ só porque se tem de origem, os outros que não o tem e tentam colocar já incomodam, né????
quantos cromos com halogeneo andam por aí tipo estrabicos na estrada e quantos outros porque meteram xenon e têm a essa preocupação, nunca incomodam ninguem.......onde vou com o carro ao IPO desconhecem essa lei - só a luz tem de ser branca!!!!
fiquem bem.....

Não, não é. Acho que estás enganado pq nunca disse que me incomodavam. Quando digo que n ficam iguais, é porque o reflector é diferente, não pq incomodam mais ou menos.
E tenho de origem porque calhou.
Até agora nunca tinha metido xénon porque o meu carro antigo tinha faróis H4, e os H4 de xénon nunca me agradaram, pois se um dos filamentos fundir, é uma pipa de massa para mudar uma lâmpada.
foi a ideia com que fiquei.cumps
 
gato_ke_mia disse:
neljoe disse:
Caro Gato Ke Mia:

Falando em LEIS.. e visto seres um "defensor" das mesma...

:?: Nunca passaste dos 120 na AE :?:

Para bom entendedor...

:roll:

Claro, nem eu disse para n meterem xénon.
Quanto a documentos, por ex:

http://www.td.gov.hk/FileManager/EN/Content_1178/hid_requirement.pdf

Nos últimos parágrafos, um automóvel para ser homolgado com xénon tem que respeitar a directiva europeia (ECE quarenta e oito) respeitante a faróis de descarga, que obriga à regulação automática dos faróis e da presença de lava-faróis.
Apesar do documento n ser europeu, a legislação aplicada para a europa é essa mesmo.

Prometo fazer a apresentação quando tirar fotos à minha carripana q esteve parada desde 2003...

Olha que bom o wochi vai ficar todo contente se isto for verdade entao o que e lei na europa e lei em Portugal???????

Entao quer dizer que vamos poder meter pelicula a vontade se e legal nos outros paises tambem passa a ser legal em portugal.

Amigo a lei para ser valida em Portugal tem de ser publicada em diario da republica e tem de ser apresentada por quem de direito, assembleia da republica, governo ou neste caso especifico pela DGV.

Ora em PORTUGAL nao existe nada, mas NADA sobre as luzes de xenon, por serem uma situaçao recente e em portugal somos sempre os ultimos a fazer alguma coisa e normalmente copiamos o que os outros fizeram.

Agora para te fundamentares vais buscar documentos dos estados unidos para figurarem como validos em Portugal???????????

ainda nao chegamos a esse ponto.

Fazes fe numa qualquer carta de um otario (so pode ser) em que manda realizar um teste expedito (por 2 camelos na mala do carro) para ver se existe um sistema de regulaçao automatica???

Mas o tipo esqueceu-se de recomendar o teste para oos lava-farois, deve mandar por um gajo com impermeavel e guarda-chuva a frente do carro a ver se ele mija.

Em Portugal nao existe legislaçao contra ou a favor dos farois de xenon, a lei é omissa as unicas coisa que refere e a cor (branca ou amarela) e que devem estar reguladas de forma a nao causar encandeamento, por isso nas IPO existe uma maquineta que tem de estar certificada para ver se o feixe das luzes esta ou nao correcto.

Nao e pegar em 2 murcões e manda-los subir para a traseira do veiculo.

Isto e um assunto que ja começa a ser batidinho no forum e inclusive ja se tinha visto a 1ª carta que mostras-te o que so vem demonstrar a validade dela, a 2ª a legislaçao americana nao se aplica em Portugal.
 
Olha pra terminar e não quero parecer que estamos em guerra com ninguem, só que é assim eu a meter metia, opticas lampadas e balastros de xenon.Só disse que metia xenon sem o auto nivelador e sem o lava farois. Tás a contradizer-te na minha ideia, mas ficas com a bicicleta e como o rmatos disse quero é katempo e SB :D
 
Eu ainda estou a pensar em meter o auto-nivelador porque sempre sao mais 300 e tal euros, o lava-farois quero q se fod*
 
Gt Tdi disse:
Eu ainda estou a pensar em meter o auto-nivelador porque sempre sao mais 300 e tal euros, o lava-farois quero q se fod*

Eu não percebo porque xenon tem que ter auto nivelador e halogenio não o tem mais, dizem são as melhores leis do mundo...
 
eu tambem nao entendo, e apenas para ficar o mais original possivel que estou a considerar essa hipotese.

mas ha outras a frente dessa.
 
Gt Tdi disse:
gato_ke_mia disse:
neljoe disse:
Caro Gato Ke Mia:

Falando em LEIS.. e visto seres um "defensor" das mesma...

:?: Nunca passaste dos 120 na AE :?:

Para bom entendedor...

:roll:

Claro, nem eu disse para n meterem xénon.
Quanto a documentos, por ex:

http://www.td.gov.hk/FileManager/EN/Content_1178/hid_requirement.pdf

Nos últimos parágrafos, um automóvel para ser homolgado com xénon tem que respeitar a directiva europeia (ECE quarenta e oito) respeitante a faróis de descarga, que obriga à regulação automática dos faróis e da presença de lava-faróis.
Apesar do documento n ser europeu, a legislação aplicada para a europa é essa mesmo.

Prometo fazer a apresentação quando tirar fotos à minha carripana q esteve parada desde 2003...

Olha que bom o wochi vai ficar todo contente se isto for verdade entao o que e lei na europa e lei em Portugal???????

Entao quer dizer que vamos poder meter pelicula a vontade se e legal nos outros paises tambem passa a ser legal em portugal.

Amigo a lei para ser valida em Portugal tem de ser publicada em diario da republica e tem de ser apresentada por quem de direito, assembleia da republica, governo ou neste caso especifico pela DGV.

Ora em PORTUGAL nao existe nada, mas NADA sobre as luzes de xenon, por serem uma situaçao recente e em portugal somos sempre os ultimos a fazer alguma coisa e normalmente copiamos o que os outros fizeram.

Agora para te fundamentares vais buscar documentos dos estados unidos para figurarem como validos em Portugal???????????

ainda nao chegamos a esse ponto.

Fazes fe numa qualquer carta de um otario (so pode ser) em que manda realizar um teste expedito (por 2 camelos na mala do carro) para ver se existe um sistema de regulaçao automatica???

Mas o tipo esqueceu-se de recomendar o teste para oos lava-farois, deve mandar por um gajo com impermeavel e guarda-chuva a frente do carro a ver se ele mija.

Em Portugal nao existe legislaçao contra ou a favor dos farois de xenon, a lei é omissa as unicas coisa que refere e a cor (branca ou amarela) e que devem estar reguladas de forma a nao causar encandeamento, por isso nas IPO existe uma maquineta que tem de estar certificada para ver se o feixe das luzes esta ou nao correcto.

Nao e pegar em 2 murcões e manda-los subir para a traseira do veiculo.

Isto e um assunto que ja começa a ser batidinho no forum e inclusive ja se tinha visto a 1ª carta que mostras-te o que so vem demonstrar a validade dela, a 2ª a legislaçao americana nao se aplica em Portugal.

Tirado da wikipedia:

"European vehicles equipped with HID headlamps are required by ECE regulation 48 also to be equipped with headlamp lens cleaning systems and automatic beam levelling control. Both of these measures are intended to reduce the tendency for high-output headlamps to cause high levels of glare to other road users."

Regulamentação ECE 48 e países aderentes:

http://en.wikipedia.org/wiki/World_Forum_for_Harmonization_of_Vehicle_Regulations

Como podes ver, Portugal é um dos aderentes à regulamentação, por isso é que todos os veículos legalizados aqui em Portugal têm esses sistemas.
Estou a falar de questões legais e não se concordo ou não com a lei em vigor. Quanto a esses sistemas, pelo menos o reflector concordo que seja diferente.
O autonivelamento não é obrigatório nos estados unidos, só na europa, portanto a tua referência a um documento vindo de ou feito para lá n é correcta.
Agora o que não sei é se meter somente as lâmpadas e os balastros pode constituir uma modificação das características originais do veículo, mas a nível de homolgação, parece não haver dúvidas.
 
Pelos vistos estamos todos de acordo, agora explica-me onde é que eu disse que só metia lampadas e balastros? alias a meter tenho que meter as opticas tambem no minimo...

Então se:
Both of these measures are intended to reduce the tendency for high-output headlamps to cause high levels of glare to other road users

e nos carros que tem halogenio isso não pode acontecer??? é só o xenon que é mau?
 
ProBoarder disse:
Pelos vistos estamos todos de acordo, agora explica-me onde é que eu disse que só metia lampadas e balastros? alias a meter tenho que meter as opticas tambem no minimo...

Admiro a tua atitude por meteres as ópticas. Normalmente a maior parte das pessoas mete o kit dos balastros com as lâmpadas. Espero q os proprietários deste fórum primem pela diferença.

ProBoarder disse:
Então se:
Both of these measures are intended to reduce the tendency for high-output headlamps to cause high levels of glare to other road users

e nos carros que tem halogenio isso não pode acontecer??? é só o xenon que é mau?

Claro que sim. Mas tb n te esqueças que uma lâmpada de xénon de 35w dá uma luz bastante mais forte do que uma de halógenio de 55w, que é o permitido. Talvez daí venha o facto de ter nivelador automático (acho que muitas pessoas nem o manual sabe para que serve). É por estas coisas que uma coisa que deveria ser acessível e em prol da segurança, se torna uma coisa relativamente exclusiva.
 
gato_ke_mia disse:
Espero q os proprietários deste fórum primem pela diferença.

os "proprietários" deste fórum recomendam OEM. O Duarte tem Bi-Xenon de origem na RS6 :twisted: . Aqui o je pôs as ópticas completas Bi-Xenon 8)
 
nmb disse:
gato_ke_mia disse:
Espero q os proprietários deste fórum primem pela diferença.

os "proprietários" deste fórum recomendam OEM. O Duarte tem Bi-Xenon de origem na RS6 :twisted: . Aqui o je pôs as ópticas completas Bi-Xenon 8)

eu também... :lol: :lol: Bi-Xenon PLUS :wink: :wink:
 
STronic disse:
nmb disse:
gato_ke_mia disse:
Espero q os proprietários deste fórum primem pela diferença.

os "proprietários" deste fórum recomendam OEM. O Duarte tem Bi-Xenon de origem na RS6 :twisted: . Aqui o je pôs as ópticas completas Bi-Xenon 8)

eu também... :lol: :lol: Bi-Xenon PLUS :wink: :wink:

Mas tu não és "proprietário"..............................deste fórum 8) 8)
 
Back
Top