XENON vS INSPECÇÃO

AudiST: Podes ter toda a razão, agora como explicas que se compre um carro novo nessas condições? Aliás, o A3 que possuo, importado da Alemanha, vem exactamente nas mesmas condições, todos com homologação no livrete...
 
RockyBoy disse:
pois.. e voltamos ao mesmo.. e um exemplo de um carro de origem com xenon sem lava farois???

Ford Focus Titanium. Comprado em 2008!
Falei com um inspector de um IPO e ele até me referiu que já tinha conhecimento desses carros e que era um problema que o comprador depois teria de resolver com a marca. Chumbam e ponto!

Também me referiu o caso dos peugeot 206 que têm luz de nevoeiro traseira ao centro e que enquanto a marca não homologou essa questão também chumbavam uma vez que na lei diz que essa luz deve ser do lado esquerdo ou então uma em cada lado.
 
Em relação ao faról traseiro de nevoeiro, só tem de ligar com médios se não existirem faróis de nevoeiro à frente.

No meu A4 de 1998 ele tinha nevoeiro à frente incorporada na óptica, por isso podia ligar o traseiro em mínimos (obviamente que nem era possível ligar o traseiro sem os da frente acenderem).

Como lhe troquei as ópticas deixou de ter FN à frente, logo passou a estar irregular quanto ao FN traseiro. Para resolver a questão foi muito simples, e no caso do A3 deve ser igual (mas vê lá isso se não tem FN à frente). Basta ires à caixa dos fusíveis e, na parte de trás, cortas o fio que vai para o FN traseiro e soldas no fusível do lado esquerdo ou direito dos médios. Nem tens problemas porque é apenas uma lâmpada e em termos de amperagem quase insignificativo. Se achares que vai sobrecarregar a coisa espetas-lhe com um relé. ;)
 
Já agora, para quem não quiser estar com "minhocas na cabeça" por causa dos lava-faróis, com +/- 40 euros e alguma bricolage resolve o problema.

Foi o que eu fiz...

Material:
1 Electroválvula
2 derivações para o tubo da água
+/- 2 metros de tubo
1 Relé
+/- 1m de fio eléctrico
2 mija-mija (eu optei por colocar iguais aos que estão no capô

Depois é só alguma habilidade e tempo e fica a funcionar como os de origem, esguichando ao mesmo tempo que os do para-brisas e só quando tens os médios ligados.

O relé é necessário para evitar que a electroválvula consuma corrente sempre que tens os médios ligados, evitando que o avisador de lâmpadas fundidas deixe de funcionar, bem como para fazer com que a energia apenas ali chegue quando é accionado o sistema (caso contrário liga-se as luzes e fica a correr água uma vez que os lava-faróis ficam abaixo do nível do reservatório de água).

O meu próximo passo é instalar o auto-nivelador. Vejam aqui neste link: http://www.civinfo.com/forum/lights...ge-auto-leveling-kit-installation-photos.html
 
Rvrosa: Onde está escrito que o farol de nevoeiro atrás pode ligar em mínimos se não houver faróis de nevoeiro instalados à frente? É que o meu A3 8l liga em mínimos atrás e tem faróis de nevoeiro à frente...
 
ahramis disse:
Rvrosa: Onde está escrito que o farol de nevoeiro atrás pode ligar em mínimos se não houver faróis de nevoeiro instalados à frente? É que o meu A3 8l liga em mínimos atrás e tem faróis de nevoeiro à frente...

É ao contrário :lol: Pode ligar em mínimos se tiver FN à frente.
Isso consta da legislação nacional quanto aos dispositivos de iluminação.
No teu caso, como eu já suspeitava, tem FN à frente e por isso não tens qualquer problema. Se reparares para ligares o de trás ficas com os da frente ligados, por isso está OK!
 
ahramis disse:
Rvrosa: Onde está escrito que o farol de nevoeiro atrás pode ligar em mínimos se não houver faróis de nevoeiro instalados à frente? É que o meu A3 8l liga em mínimos atrás e tem faróis de nevoeiro à frente...

Como é que consegues ligar os FN trás sem teres os médios ligados?
 
hucruz disse:
Como é que consegues ligar os FN trás sem teres os médios ligados?

Consegues se o carro tinha FN à frente. Basta teres os mínimos ligados e carregas no botão do FN traseiro (pelo menos no caso do A4 é assim. E parece que o A3 é igual...)
 
rvrosa disse:
Consegues se o carro tinha FN à frente. Basta teres os mínimos ligados e carregas no botão do FN traseiro (pelo menos no caso do A4 é assim. E parece que o A3 é igual...)

No A3 8L, os farois de nevoeiro ligam-se no comutador das luzes.

rodas uma vez para a direita: minimos
rodas mais uma vez para a direita: médios
puxas uma vez: FN's frente
puxas mais umz vez: FN's trás.

Ou seja, para acender os FN's sou obrigado a ter os médios ligados.

O user ahramis diz que tem um a3 8l e que consegue ligar... por isso é que queria saber como é que ele consegue.
 
hucruz disse:
No A3 8L, os farois de nevoeiro ligam-se no comutador das luzes.

rodas uma vez para a direita: minimos
rodas mais uma vez para a direita: médios
puxas uma vez: FN's frente
puxas mais umz vez: FN's trás.

Ou seja, para acender os FN's sou obrigado a ter os médios ligados.

O user ahramis diz que tem um a3 8l e que consegue ligar... por isso é que queria saber como é que ele consegue.

Ah... ok... já cá não está quem falou :D Isso é muito à frente para mim que tenho um B5 :p
 
armageddon disse:
Essa tal norma europeia encontra-se entre uma de muitas a que Portugal não aderiu

até agora ainda não foi publicado em diário da república essa tal norma
mas segundo o ponto 4 do despacho 5392 que passo a citar:

"4 - Nos casos de deficiências cuja descrição não esteja suficientemente detalhada
nos anexos deste despacho os inspectores devem considerar a designação da
deficiência do componente ou sistema onde a anomalia foi detectada com a
classificação que melhor traduza a importância da deficiência observada."

caso não haja deficiência para atribuir o inspector poderá criar ou utilizar uma semelhante, e só os centros de inspecção pertencentes à ANIVAP é que utilizam essa tal norma europeia
mas enquanto não for publicado em diário da republica não é obrigatório ter lava farois.

Por as marcas automóveis terem optado por colocar lava-faróis e regulação automática não passa a ser regra, aliás, há certos modelos que vêm de fábrica com xénon e a única coisa que trazem é a homologação dos faróis

E o que é que eu disse?



PS: No meu Saxo era possível ligar os faróis de nevoeiro traseiros só com mínimos ligados.
 
Back
Top