XENON vS INSPECÇÃO

pois.. mas pelo que vi, o despacho é de 1999.... Nao haverá alteraçoes??? se confirmasses ou se arranjasses o que se usa actualmente....

é que fiquei na duvida... 10 anos e ainda em vigor? sem alteraçoes??? hummm....
 
isto chamou-me a atençao:

10.4 — Luzes de cruzamento (médios): orientação normal
de acordo com o n.º 6.2.6.1 dos documentos referidos
no n.º 1 do anexo II da Directiva n.º 76/756/CEE): ...
 
RockyBoy disse:
A minha óptica diz:

HR
DC
HC

Tendo em conta isto:

A-> presença
C-> médios
R-> máximos
B-> nevoeiro
H-> lampada de halodéneo
D-> lampada de descarga
LA-> longo alcance
l/1; la/1; lb/1-> piscas

quer dizer:

HR - Lampada Halogeneo Maxiomos
DC - Lampada Descarga Medios
HC - Lampada Halogeneo Medios

Ou seja, em Maximos a minha optica so pode levar Halogeneo mas em Medios já pode levar Xenon, Certo??

Fica aqui uma foto para veres... saliento que o meu carro de origem trazia halogeneo...

diverso010nc3.jpg

tendo em conta isto + nao sermos abusados no que pomos no carro. e eu digo isto porque..na minha humilde opiniao um kit xenon de 4300k 35w é o q normalmente vem de origem nos carros..
para alem de dar menos saco aos nossos amigos azuis e na inspeçao..tb venho vos informar que os kits 4300k é a temp mais nitida e mais eficaz em todas as condiçoes atmosfericas..e isto porque? porque tem mais luméns, quanto maior a temp em k menos luméns tem..
diferenças? ep o 4300k dispara azul e dps fica tipo lampada de halogeneo mas com uma diferença brutal de iluminaçao com cor branca (aos nossos olhos) enquanto que os de 6000k dao aquele aspecto fresco..mas mais perturbante para os outros condutores..com menor visibilidade em condiçoes adversas e menos estetico na minha opinião.
Agora nao me batam pela minha opinião xD um abraço ao forum
 
É verdade que 4300 tem mais lumens que 6000, mas também te digo que as 6000 realçam muito mais tudo o que seja branco, como sejam os riscos na estrada e os sinais de trânsito.

Digo isto porque já experimentei umas e outras.
 
armageddon disse:
Aqui vos deixo o despacho 5392 relativo a classificação de deficiências


http://www.ancia.pt/Sites/ancia/pdf/Despacho5392de16mar99.pdf

vejam o anexo 4 e digam-me onde fala em lava-faróis e regulação automática

Não fala porque isso encontra-se numa norma europeia, não nos despachos sobre procedimentos em IPO.

No entanto, fala no suficiente para deixar cair por terra a suposição de aprovação, ou pelo menos a não atribuição de deficiência, como já referi uns posts atrás.

O que também já foi referido é não serem esses dispositivos, ou a falta deles, a razão da reprovação, mas parece que esse mito veio para ficar, tal como o do IVA no tuning.
 
Makaveli disse:
Não fala porque isso encontra-se numa norma europeia, não nos despachos sobre procedimentos em IPO.

No entanto, fala no suficiente para deixar cair por terra a suposição de aprovação, ou pelo menos a não atribuição de deficiência, como já referi uns posts atrás.

O que também já foi referido é não serem esses dispositivos, ou a falta deles, a razão da reprovação, mas parece que esse mito veio para ficar, tal como o do IVA no tuning.

Essa tal norma europeia encontra-se entre uma de muitas a que Portugal não aderiu

até agora ainda não foi publicado em diário da república essa tal norma
mas segundo o ponto 4 do despacho 5392 que passo a citar:

"4 - Nos casos de deficiências cuja descrição não esteja suficientemente detalhada
nos anexos deste despacho os inspectores devem considerar a designação da
deficiência do componente ou sistema onde a anomalia foi detectada com a
classificação que melhor traduza a importância da deficiência observada."

caso não haja deficiência para atribuir o inspector poderá criar ou utilizar uma semelhante, e só os centros de inspecção pertencentes à ANIVAP é que utilizam essa tal norma europeia
mas enquanto não for publicado em diário da republica não é obrigatório ter lava farois.

Por as marcas automóveis terem optado por colocar lava-faróis e regulação automática não passa a ser regra, aliás, há certos modelos que vêm de fábrica com xénon e a única coisa que trazem é a homologação dos faróis
 
armageddon disse:
Por as marcas automóveis terem optado por colocar lava-faróis e regulação automática não passa a ser regra, aliás, há certos modelos que vêm de fábrica com xénon e a única coisa que trazem é a homologação dos faróis

Parece altamente improvável que carros novos homolgados na europa com xenon, lava-farois e autonivelação, não o sejam da mesma forma em Portugal... e só o sejam pelos faróis.
 
Posso dar-te já um exemplo, nao de xénon mas vai de encontro ao que acabaste de dizer, rover 414 trás pisca incorporado no farol mas o farol nao está homologado para luzes de mudança de direcçao, explica-me lá como foi este carro hologado em Portugal?
 
O que aqui se discute tem a sua origem em 1998, quando as homologações passaram a seguir critérios europeus e são aplicados a todos os países da EU.

"Penso" que o famoso certificado de conformidade europeu teve a sua origem aqui.
O número da homologação de um carro na Europa, é o mesmo em Portugal.

... O 414 teve uma homologação muito anterior a 1998.
 
A "confusão" que reina no mundo das luzes é evidente, acabando nós por "ficar nas mãos" da "boa vontade" dos instrutores...

Há uns anos levei à inspecção um Fiesta SX que conseguia ligar - de origem - o farlo de nevoeiro traseiro em mínimos, para além, claro, de médios e máximos, o que resultou num chumbo imediato, pois era suposto não ligar em mínimos.

O carro foi comprado novo na Ford, em Portugal, e estava, naturalmente, homologado.

Lembrei-me de reclamar na então DGV, mas achei mais prático ir á oficina da Ford onde, num minuto resolveram o problema, ou seja, mudaram um fio... o que levou à aprovação em inspecção.

Ora, o meu A3, importado da Alemanha, reparei há dias que tb faz a mesma habilidade...

Ou seja, mais outra emparangação que terei de resolver com a já referida troca de fio eléctrico.

Enfim, dividir para reinar...

Lamentavelmente, é o que há...
 
nao me parece que no A3 seja assim tao simples, tambem ja ouvi essa situaçao dos minimos, de todos os carros que tive todos, ligam os FN a frente com os minimos e nunca ate hohe tive stress.

devo ser um afortunado em materia de IPOs

mas cada vez acho mais que a historia das inspecçoes serve para atirar areia para os olhos e que apenas e so enche a mula de alguns amigos
 
Back
Top