"ultrapassagem pela direita" nas AE

AudiST disse:
so o nome mudou o resto e tudo igual ou estavas a espera que pusessem tudo na rua e metessem gente nova???

foi igual com a JAE - EP

Igual com a BT - autoridade nao sei das quantas

agora nao sei qual e a confusao??
esta-se a discutir uma duvida mais nada, como em tantos outros topicos

A primeira pergunta é idiota e nem sei de onde tiraste essa ideia. Mas eu troco por miúdos: Quem é bom deve ficar, quem é mau deve sair.

A confusão é ainda haver gente a confundir passagem com ultrapassagem.



PCosta disse:
X2.

Para bom entendedor meia palavra basta.

Oi?
 
Makaveli disse:
Mais engraçado ainda é que, em ambos os tópicos, apareceu alguém a dizer que a DGV disse aquela barbaridade. Não sei se devo ficar contente por ter sido extinguida, ou triste por saber que, quem "esclareceu" essa dúvida, ainda o deve continuar a fazer, noutra instituição.

a DGV nao se extinguiu como dizes, passou foi a instituto da mobilidade e transportes terrestres, mudou o nome, as pessoas mantiveram-se as mesmas, as instalaçoes as mesmas, etc uma operaçao de marketing e uma forma de dar dinheiro aos amigos

idiota um gajo com muitas ideias - deve ser isso nao???
 
PCosta disse:
Para bom entendedor meia palavra basta.

Makaveli disse:

JAE - Basta dizer que eram os gajos do estado que gerem as estradas
BT - Até lhes podias chamar Pa***eiros de azul

Acho que o importante é que a dúvida ficasse esclarecida independente do nome das entidades intervenientes ou não.

Não interessa se é passagem ou ultrapassagem. Se dá pisca ou não. Se muda de faixa ou não.

O importante é saber qual a actitude correcta a tomar nesta situação.
 
L@MuErTe disse:
...Eu pessoalmente vou sempre pela direita e se estiver a trabalhar... toma lá morangos, se estiver na bela da máquina meto-me atrás dele faço sinais de luzes com o pisca ligado da esquerda até ele ver que quero passar mesmo por ali e ele está mal, se estiver com pressa é mesmo pela direita!
CUMPS!!!!

Ora nem mais!
Deviam haver AINDA mais multas devido a este tipo de condução e quem faz muitos km's sabe bem o que sofre!
Por vezes ainda faço, como já disseram por aqui, apitar ao gajo da faixa do meio mas eles, como estão cheios de razão, ás vezes apitam também ou fazem uns "malabarismos" tipo sombra chinesa com os dedos da mão aka manguito!
Hoje em dia até já camiões e carrinhas andam a pastar pela faixa do meio e quando assim é mais difícil fica as viaturas de passageiros circularem pela direita ( a faixa dos lentos como lhe chamam ).

P.S. - Penso que a minha assinatura diz tudo em relação á atitude da maioria dos portugueses...
 
Makaveli disse:
A confusão é ainda haver gente a confundir passagem com ultrapassagem.

X2!!!

por acaso nao ha por ca um arquitecto pra fazer um desenho a esta gente???

oh nuno consulta um dicionario!!!!
 
ImNsOniAs disse:
o problema da "atitude mais correcta" é precisamente poder vir uma Transit desengalada para cima dum gajo! :eek: :p


Contínuo no entanto com uma dúvida! Então, naquele tipo de situações em que vamos a ultrapassar um veículo A pela direita e se encontra um outro veículo B mais lento à nossa frente. No caso de ter de mudar de via (para a frente do veículo A) devido ao veículo B, isso não interfere em nada com o acto de "ultrapassagem proíbida" a esse veículo A que tínhamos acabado de passar? :S

Guardiao disse:
nesse caso e considerado ultrapassagem proibida, mas so caso mudes para a frente do veiculo A...
;)
pk tas a "contornar" um obstaculo ;)

É proibido circular aos zigzags ultrapassando pela direita ...
Mas como para cada regra existe uma excepção:

eu vou do lado direito a passar ( leia-se passagem e não ultrapassagem ) pelos carros que vao na via central
mais a frente esta um na via da direita que vou ultrapassar e chego-me para a via cetral, ultrapasso e regresso a via que me compete... a da direita, continuando a passar por carros que circulam na via central...

mais a frente o mesmo se sucede...

o resultado é eu andar aos zigzags a ultrapassar pela esquerda ( via central ) e passar pela direita ( via onde devo circular )

e agora ? será que eu estou a violar alguma regra ?

( quase todas as regras de transito podem ser "violadas", contornadas, moldadas a nosso favor desde que estejam bem justificadas... )
 
Guardiao disse:
X2!!!

por acaso nao ha por ca um arquitecto pra fazer um desenho a esta gente???

oh nuno consulta um dicionario!!!!

e es tu gajo da tropa, se fosses prof de portugues ainda entendia :evil:

entao tu agora conduzes baseado nos dicionarios????


queres ver que os padres a conduzir baseiam-se na biblia????

eu nao disse que tenho razao, o que eu disse e afirmo e que pelo que me ensinaram aquando tirei a carta (que entretanto podia estar desactualizado) e pelo que continuo a entender do codigo da estrada, a ultrapassagem pela direita e sempre proibida, salvo aquelas 2 excepçoes.

e seja passar um carro pela direita ou pela esquerda numa AE e sempre uma ultrapassagem, passar???

no codigo fala em passar quando cedes a passagem ou es obrigado a ceder passagem, nao tem nada haver com ultrapassagem

se nao fosse assim numa AE um gajo nunca ultrapassava ninguem, encostava-se a via da esquerda (com o pisca ligado como o outro :D ) e era so velos passar, como nunca saia da via nunca ultrapassava ninguem, nem tao pouco era ultrapassado e isto porque no DICIONARIO :D diz que para um gajo para ultrapassar tem que se colocar a frente do outro veiculo 8)

Continuo achar que nao tenho 100% de certeza sobre isto, mas o meu entendimento e esse, mas como o codigo quase que so serve para se passar multas porque de resto vai pelo entendimento e estado de espirito de cada um e igual ao litro e cada um faz como entende

ainda hoje passei alguns carros pela direita na AE por isso :twisted:
 
AudiST disse:
e es tu gajo da tropa, se fosses prof de portugues ainda entendia :evil:

entao tu agora conduzes baseado nos dicionarios????


queres ver que os padres a conduzir baseiam-se na biblia????

eu nao disse que tenho razao, o que eu disse e afirmo e que pelo que me ensinaram aquando tirei a carta (que entretanto podia estar desactualizado) e pelo que continuo a entender do codigo da estrada, a ultrapassagem pela direita e sempre proibida, salvo aquelas 2 excepçoes.

e seja passar um carro pela direita ou pela esquerda numa AE e sempre uma ultrapassagem, passar???

no codigo fala em passar quando cedes a passagem ou es obrigado a ceder passagem, nao tem nada haver com ultrapassagem

se nao fosse assim numa AE um gajo nunca ultrapassava ninguem, encostava-se a via da esquerda (com o pisca ligado como o outro :D ) e era so velos passar, como nunca saia da via nunca ultrapassava ninguem, nem tao pouco era ultrapassado e isto porque no DICIONARIO :D diz que para um gajo para ultrapassar tem que se colocar a frente do outro veiculo 8)

Continuo achar que nao tenho 100% de certeza sobre isto, mas o meu entendimento e esse, mas como o codigo quase que so serve para se passar multas porque de resto vai pelo entendimento e estado de espirito de cada um e igual ao litro e cada um faz como entende

ainda hoje passei alguns carros pela direita na AE por isso :twisted:

Ora nem mais... como disse ainda a pouco sobre o codigo... da sempre para arranjar uma excepção... entao o que eu faço é andar na via onde se circula mais depressa :p
 
nao fui ler o codigo novamente..
mas segundo aquilo que aprendi no codigo mais actualizado o ano passado quando tive que estudar o codigo "outra vez".. segundo os meus intrutores e segundo as autoridades a quem perguntei.. um PSP e um GNR..
para ficar mesmo esclarecido..
e deixando de lado as confusoes gramaticais..
segundo o que me disseram funciona assim..
faixa com 3 vias só seremos autoados ou multados.. o que lhe queiram chamar..
quando ultrapassamos outro veiculo pela direita desde que se tenha de mudar de via para efectuar a manobra..
ou seja, por exemplo..
:arrow: se vamos atras de um veiculo na via do meio, quando existem 3 vias no mesmo sentido, e para passar para a frente desse veiculo o ultrapassarmos pela direita e nao pela a esquerda como manda o CE.. somos multados..
:arrow: se vamos na via mais a direita a 120km\h.. e vai outra viatura na via central hipoteticamente a 100km\h.. e nos mantemos a nossa velocidade e a oputra viatura tambem.. como é obvio vamos passar para a frente dessa viatura.. mas neste caso nao mudamos de faixa, logo não somos multado..

Isto foi-me dito pelos meus instrutores e pelos senhores agentes da autoridade: PSP e GNR..
agora cada um é livre de fazer como entender.. ;)


E como alguem disse.. salvo erro ao Audist.. e muito bem.. a questao dos piscas é outra que dá pano para mangas.. :roll:

já agora para os que falaram em buzinar para "obrigar" o gajo da frente a encostar-se a direita..
nao se esqueçam que andar por ai a buzinar sem mais nem menos tambem da multa :p
 
AudiST disse:
e es tu gajo da tropa, se fosses prof de portugues ainda entendia :evil:

entao tu agora conduzes baseado nos dicionarios????


queres ver que os padres a conduzir baseiam-se na biblia????

eu nao disse que tenho razao, o que eu disse e afirmo e que pelo que me ensinaram aquando tirei a carta (que entretanto podia estar desactualizado) e pelo que continuo a entender do codigo da estrada, a ultrapassagem pela direita e sempre proibida, salvo aquelas 2 excepçoes.

e seja passar um carro pela direita ou pela esquerda numa AE e sempre uma ultrapassagem, passar???

no codigo fala em passar quando cedes a passagem ou es obrigado a ceder passagem, nao tem nada haver com ultrapassagem

se nao fosse assim numa AE um gajo nunca ultrapassava ninguem, encostava-se a via da esquerda (com o pisca ligado como o outro :D ) e era so velos passar, como nunca saia da via nunca ultrapassava ninguem, nem tao pouco era ultrapassado e isto porque no DICIONARIO :D diz que para um gajo para ultrapassar tem que se colocar a frente do outro veiculo 8)

Continuo achar que nao tenho 100% de certeza sobre isto, mas o meu entendimento e esse, mas como o codigo quase que so serve para se passar multas porque de resto vai pelo entendimento e estado de espirito de cada um e igual ao litro e cada um faz como entende

ainda hoje passei alguns carros pela direita na AE por isso :twisted:

leva la a bicicleta!!

ja tivemos aqui um agente de autoridade a dizer, mas mesmo assim e dificil de voces perceberem... :roll: :roll:
 
orugas disse:
eu vou do lado direito a passar ( leia-se passagem e não ultrapassagem ) pelos carros que vao na via central
mais a frente esta um na via da direita que vou ultrapassar e chego-me para a via cetral, ultrapasso e regresso a via que me compete... a da direita, continuando a passar por carros que circulam na via central...

mais a frente o mesmo se sucede...

o resultado é eu andar aos zigzags a ultrapassar pela esquerda ( via central ) e passar pela direita ( via onde devo circular )

XZONE disse:
faixa com 3 vias só seremos autoados ou multados.. o que lhe queiram chamar..
quando ultrapassamos outro veiculo pela direita desde que se tenha de mudar de via para efectuar a manobra..
ou seja, por exemplo..
:arrow: se vamos atras de um veiculo na via do meio, quando existem 3 vias no mesmo sentido, e para passar para a frente desse veiculo o ultrapassarmos pela direita e nao pela a esquerda como manda o CE.. somos multados..
:arrow: se vamos na via mais a direita a 120km\h.. e vai outra viatura na via central hipoteticamente a 100km\h.. e nos mantemos a nossa velocidade e a oputra viatura tambem.. como é obvio vamos passar para a frente dessa viatura.. mas neste caso nao mudamos de faixa, logo não somos multado..

Então a situação que eu descrevi não dá multa... pois eu apenas limito-me a ultrapassar o da via da direita e depois regressar a minha via e passar pela viatura que vai na via central...
 
orugas disse:
Então a situação que eu descrevi não dá multa... pois eu apenas limito-me a ultrapassar o da via da direita e depois regressar a minha via e passar pela viatura que vai na via central...

nao.. porque tu passas pela direita e ultrapassas pela esquerda ;)
 
orugas disse:
Então a situação que eu descrevi não dá multa... pois eu apenas limito-me a ultrapassar o da via da direita e depois regressar a minha via e passar pela viatura que vai na via central...
exacto...


XZONE disse:
nao.. porque tu passas pela direita e ultrapassas pela esquerda ;)

tudo dito 8)
 
Guardiao disse:
exacto...


tudo dito 8)

Pois... pela logica não dá multa mas a distancia entre ultrapassar pela direita / andar aos zigzags e apenas circular convenientemente naquela situação vai um pouco da vontade do agente de querer multar ou nao...
 
Back
Top