"ultrapassagem pela direita" nas AE

bem, pelo que posso entender acho que quer a opçao a) quer a opçao b) podem ser usadas nao podendo ser multado por usar nenhuma das duas.

pessoalmente gosto mais de usar a opçao a) por ser educativa, já nao é o primeiro que depois de ser passado pela direita acaba por pensar "bem afinal esta faixa nao é só para camioes e tractores ou carros com menos de 20cv ou para pessoas com mais de 100 anos ao volante!! , acaba de passar por mim um carro que consegue fazer a subida bem melhor do que o meu, tem pelo menos o dobro da potencia e o dono nao tem vergonha de ir na faixa da direita! secalhar tambem devia ir para lá!"
 
mustang disse:
É que hoje mais uma vez ia tendo um acidente (...) no preciso momento em que ia ao lado dele resolve-se a encostar obrigando-me a entrar na berma (...)

mustang disse:
bem, pelo que posso entender acho que quer a opçao a) quer a opçao b) podem ser usadas(...)

Não serviu para aprender... :S
 
Mas vamos lá a ver uma coisa... Eu sempre aprendi que para mudar de faixa é preciso tomar as devidas precauções... Ou isso só se aplica quando mudamos para uma faixa à esquerda? :roll: :roll:
 
Certo.

Lá porque alguém à nossa frente circula mal, não é justificação para
fazermos uma manobra proibida.

Além do mais, penso que praticar uma condução defensiva
deve estar a cima de qualquer razão moral.

É preferível evitar acidentes do que tê-los mesmo que com razão. Digo eu.
 
Bora Bora disse:
Certo.

Lá porque alguém à nossa frente circula mal, não é justificação para
fazermos uma manobra proibida.


Além do mais, penso que praticar uma condução defensiva
deve estar a cima de qualquer razão moral.

É preferível evitar acidentes do que tê-los mesmo que com razão. Digo eu.
ai sim???
onde e k ta escrito k e proibido circular pela direita
numa via com 3 faixas, em k tu circulas pela direita e tens um carro k circula a uma velocidade inferior a tua na faixa do meio, so e considerado ultrapassagem quando tu passas a viatura e vais pra faixa onde ele tambem circula..

ultrapassagem
nome feminino
1. acto de ultrapassar
2. passagem de um veículo para diante de outro veículo que marche no mesmo sentido ou para diante de qualquer obstáculo que surja na sua frente
(De ultrapassar+-agem)

k eu saiba se circulares pela direita nao contornas nenhum obstaculo ;)

penso eu de que....
 
Bora Bora disse:
É a tua opinião. ;)

e a minha e a da psp ;)
Guardiao disse:
não e não senhor...

eu ha uns tempos circulava na 2ª circular pela direita e ia um gajo na faixa do meio a uma velocidade inferior a minha, uma patrulha mandou nos encostar aos 2.

e eu pensava k ia ser multado, mas nao...

o agente da psp disse nos k eu tava a proceder bem pk nao tinha mudado de faixa mas o outro condutor tava a cometer uma infracção por nao circular a direita...

por isso trocando por trocos, podes "ultrapassar" desde k nao mudes de faixa ;)
 
Eu também costumo circular na faixa mais à direita e quando me deparo com uma situação dessas ultrapasso sempre pela esquerda, não corro o risco de o condutor da faixa central se chegar à direita quando eu vou a passar, podemos até não ser culpados mas o risco de acidente é maior.
 
HRSA disse:
Eu também costumo circular na faixa mais à direita e quando me deparo com uma situação dessas ultrapasso sempre pela esquerda, não corro o risco de o condutor da faixa central se chegar à direita quando eu vou a passar, podemos até não ser culpados mas o risco de acidente é maior.

sim, nao kero dizer k nao tenhas razao, o k eu kero dizer e k nao podes ser multado por circular pela direita e passares viaturas mais lentas na faixa da esquerda/meio ;)
 
Boas tardes, antes de mais caros companheiros, não é faixa da direit nem da esquerda mas sim via da direita e da esquerda... conjunto de vias = faixa...
Mas passando ao "problema"... e por experiencia propria na profissão o facto de, como alguns disseram e bem, circularem mais á direita e fizerem passagem pela direita não é passível de contra-ordenação, mas para o indivíduo que circula no meio ou mais á esquerda já o é, MAS atenção que podendo evitar o acidente é sempre muito mais sensato.
Eu pessoalmente vou sempre pela direita e se estiver a trabalhar... toma lá morangos, se estiver na bela da máquina meto-me atrás dele faço sinais de luzes com o pisca ligado da esquerda até ele ver que quero passar mesmo por ali e ele está mal, se estiver com pressa é mesmo pela direita!
CUMPS!!!!
 
”DGV”
Respondemos ao seu e-mail para informar que nas vias situadas fora das localidades só é permitido que os veículos que circulam na via de trânsito da direita se desloquem a velocidade superior aos da esquerda, passando por estes, quando o trânsito se processa em filas paralelas, nas condições previstas no artº 15º do Código da Estrada. Na situação que descreve, deve realizar a ultrapassagem pela esquerda, ainda que o veículo que circula na via central o faça indevidamente, uma vez que devia utilizar a via de trânsito da direita.

Com os melhores cumprimentos

O Director de Serviços de Trânsito
 
Parece que a lei é subjectiva.

A minha opinião foi formada na resposta anterior.

Mas, se fôr permitido, tanto melhor, assim agrada a todos ;)

Boas (ultra)passagens! :D
 
Eu também faço parte da pequena percentagem de Portugueses que conduz, sempre que possivel, na faixa mais á direita. Mas também sou daqueles que se tiver de ultrapassar mantendo a mesma velocidade, utrapasso pela direita sem ressentimentos.

Ah, e tambem sou daqueles que se me "passar", passo uma tangente pela esquerda para ver se o condutor muda para a faixa da direita... :D
 
Back
Top