"ultrapassagem pela direita" nas AE

Boa noite a todos,

Tenho uma duvida que procuro ver esclarecida.
Como todos sabem raro é o portugues que circula pela direita, mas eu sou um caso á parte, no entanto sou visto com desconfiança e olhado como se estivesse a cometer um crime sempre que circulo encostado na faixa mais á direita.

A minha duvida prende-se com a atitude mais correcta a tomar quando:

" me aproximo de uma zona numa AE em que as duas faixas de rodagem se transformam em 3 pelo nascimento de uma nova mais á direita e me apercebo que circula uma ou mais viaturas na faixa centra mais á frente. "

a) ir para a faixa que me compete conforme diz o codigo (a mais á direita) e caso esta esteja livre prosseguir "ultrapassando" pela direita os que circulem noutras faixas a menor velocidade do que eu

b) ir para a faixa mais á direita e quando encontrar uma viatura na faixa central fazer uma manobra de ultrapassagem pela esquerda sendo obrigado neste caso a saltar 3 faixas e novamente 3 para regressar á minha faixa.

c) ir na faixa central com a "desculpa" de estarem outras viaturas a circular na faixa central até encontrar as ditas viaturas mais lentas e nessa altura realizar uma normalisima manobra de ultrapassagem pela esuqerda. (Já sei que esta está errada mas...)






Agradeço aos entendidos que me expliquem de entre estas opções qual ou quais as legais

Obrigado
Cumprimentos
 
Quem conduz mal são os outros nao tu! ;)
Se vais na direita e os que estao na faixa mais à esquerda de ti vão mais devagar o problema é deles, desde que nao passes os 120 tás na lei, ou seja, só tens de continuar a circular na faixa onde vais, nao é uma ultrapassagem pois mantens a mesma faixa, se o carro que vem a circular no meio das vias se atravessar a tua frente a culpa é dele pois ele é que muda de faixa e por isso nao tem qualquer prioridade. às vezes tb tenho que atravessar 3 faixas com o medo de ultrapassar na direita e o gajo que vai a dormir no meio da estrada se lembre de se mandar para a direita, pode dar um acidente feio mas a culpa nunca será minha pois eu vou a cumprir a lei.
Por isto e mt mais se deve circular sempre pela direita! 8)
 
Eu acho que, se circular na minha mão e ir a uma velocidade superior ao da faixa central, não é considerado ultapassagem. Agora se colocar-me à direita e depois ir para a esquerda a ultrapassar outro, tipo zigue-zagues, isso sim, é uma ultapassagem.
Outra situação: Se fores num pára arranca e a tua via circular mais depressa, será que estás a ultrapassar os da faixa da esquerda que estão parados? Não me parece.
Se estiver errado corrijam-me :roll: :D
 
AUDIMANÍACO disse:
Eu acho que, se circular na minha mão e ir a uma velocidade superior ao da faixa central, não é considerado ultapassagem. Agora se colocar-me à direita e depois ir para a esquerda a ultrapassar outro, tipo zigue-zagues, isso sim, é uma ultapassagem.
Outra situação: Se fores num pára arranca e a tua via circular mais depressa, será que estás a ultrapassar os da faixa da esquerda que estão parados? Não me parece.
Se estiver errado corrijam-me :roll: :D

Exacto, uma ultrapassagem implica mudarmos de faixa penso eu de que...
 
RESPOSTA LEGAL
TÍTULO II
Do trânsito de veículos e animais
CAPÍTULO I
Disposições comuns
SECÇÃO V
Algumas manobras em especial
SUBSECÇÃO II
Ultrapassagem
Artigo 42.º
Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas

2 – Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.

3 – Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

Nos casos previstos nos n.ºs 2 e 3 do artigo 14.º e no artigo 15.º, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código.
 
V6 disse:
opção A!

Nao mudar de faixa ;)

nao esquecer que eu mudei de faixa, a estrada tinha apenas duas, apareceu uma 3ª á direita e á minha frente circulam algumas viaturas na faixa do centro que nao transitaram (como manda o codigo) para a nova faixa que apareceu, mas eu sim.

É que hoje mais uma vez ia tendo um acidente porque um gajo numa ford transit toda podre que me ultrapassou no inicio da subida a fazer mais fumo que um comboio a vapor acabou por ser "ultrapassada" pela direita umas centenas de metros depois, no preciso momento em que ia ao lado dele resolve-se a encostar obrigando-me a entrar na berma que ainda por cima era estreita, nao contente ainda se poem a apitar, bracejar e fazer sinais de luzes, como se eu tivesse alguma culpa que ele nao saiba o codigo, mas o que é certo é que o risco é grande para quem como eu quer cumprir o codigo neste aspecto, sendo muito mais seguro circular como os outros pela faixa central.
 
A opção correcta é a b)

Há tempos fiz essa pergunta à DGV e foi essa a resposta que tive.

Ou seja, mesmo que o outro esteja a fazer mal, nós temos que fazer o correcto.
E o correcto é: ultrapassar pela esquerda.

Em caso de fila não é considerado ultrapassagem, é outra conversa.

Opção b).

Já agora, parabéns! És dos poucos que não vai obrigar ninguém a mudar de faixa 4 vezes.
 
ULTRAPASSAGEM


A ultrapassagem de veículo pelo lado direito passa a ser sancionada com coima de 250 a 1.250 euros. ( Art.º 36.º )
 
Bora Bora disse:
A opção correcta é a b)

Há tempos fiz essa pergunta à DGV e foi essa a resposta que tive.

Ou seja, mesmo que o outro esteja a fazer mal, nós temos que fazer o correcto.
E o correcto é: ultrapassar pela esquerda.

Em caso de fila não é considerado ultrapassagem, é outra conversa.

Opção b).

Já agora, parabéns! És dos poucos que não vai obrigar ninguém a mudar de faixa 4 vezes.


tens toda a razao. eu precipitei-me a ler o artigo e nao olhei para os pontos a que fazia referencia.

o ponto 1 refere precisamente isso, no mesmo artigo:;
1 – Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
 
O conceito de ultrapassagem implica 3 acções:

1 - Circular na nossa faixa e constatar que a nossa velocidade é condicionada pelo veículo à nossa frente;
2 - Caso se pretenda aumentar a velocidade, devemos passar para a faixa imediatamente à esquera da do veículo que está a condicionar a nossa velocidade;
3 - Na nova faixa, em princípio deixa de existir outro veículo a condicionar a nossa velocidade. Ao aumentarmos a velocidade, passmaos o veículo que nos estava a condicionar e como tal ficamos com a faixa mais à direita livre, para a qual devemos retomar.

Assim, no teu caso, apesar de mudares de faixa, não o estás a fazer devido ao ponto 1, mas sim porque existe uma faixa livre à tua direita onde podes circular. Deves passar para ela.

Nessa nova faixa, deves aguardar que te ocorra a situação 1. Caso existam veículos na faixa central que vão mais devagar, não tens a culpa nem te deves preocupar (a não se estar atento para ver se eles não acordam de repente e se mandam para a tua frente).

Nesta caso, o que estás a fazer não é uma ultrapassagem, uma vez que não sais e voltas a retomar a tua faixa. O artigo 42º define claramente que isto não é uma ultrapassagem. Isto é uma "passagem" por outro veículo. Uma ultrapassagem implica sempre mudança de faixa e retomar a mesma faixa. Até se passares para a faixa da esquerda e continuares na faixa da esquerda (apesar de errado) não é considerado ultrapassagem até que voltes à tua faixa inicial (e assim completas a manobra).
 
AudiST disse:
ULTRAPASSAGEM


A ultrapassagem de veículo pelo lado direito passa a ser sancionada com coima de 250 a 1.250 euros. ( Art.º 36.º )

não e não senhor...

eu ha uns tempos circulava na 2ª circular pela direita e ia um gajo na faixa do meio a uma velocidade inferior a minha, uma patrulha mandou nos encostar aos 2.

e eu pensava k ia ser multado, mas nao...

o agente da psp disse nos k eu tava a proceder bem pk nao tinha mudado de faixa mas o outro condutor tava a cometer uma infracção por nao circular a direita...

por isso trocando por trocos, podes "ultrapassar" desde k nao mudes de faixa ;)
 
Eu uso sempre a opção A,

Um ex muito bom pra isso, pra quem conhece, é por ex à saída das portagens da maia na A3, sentido braga-porto... Depois das portagens temos 4 faixas até à saída para a A4... Eu ando sempre pela direita.. E ainda ontem por ex, eu ia na direita iam Todas a viatura, repito, TODAS, a utilizarem as 2as faixas mais à esquerda.. Eu ia passar 4 faixas pra ultrapassar os meninos? Tá certo.... Se algum dia for multado aí sim vamos ver que tem a culpa pois não me vou deixar ficar.. Isso é certinho...
 
EgasRS disse:
Eu uso sempre a opção A,

Um ex muito bom pra isso, pra quem conhece, é por ex à saída das portagens da maia na A3, sentido braga-porto... Depois das portagens temos 4 faixas até à saída para a A4... Eu ando sempre pela direita.. E ainda ontem por ex, eu ia na direita iam Todas a viatura, repito, TODAS, a utilizarem as 2as faixas mais à esquerda.. Eu ia passar 4 faixas pra ultrapassar os meninos? Tá certo.... Se algum dia for multado aí sim vamos ver que tem a culpa pois não me vou deixar ficar.. Isso é certinho...

andas na da direita porque essa faixa é aconselhada para veiculos que não excedem os 50km/h :p :p
 
Back
Top