"ultrapassagem pela direita" nas AE

mustang disse:
Ja vi muitas vezes as forças da autoridade nas AE, inclusive em viaturas descaracterizadas e a passarem por variadas viaturas das que tem medo de tocar no alcatrão da faixa da direita, nunca vi nenhuma a ser mandada parar ou até a ser alertada, pura e simplesmente colam-se ao carro da frente para ver se este carrega um pouco mais no acelarador. Um 330d preto colado á minha traseira com uma camara colada ao vidro já é habito, é isto que lhes interessa, nem nunca ouvi ninguem a dizer que tenha sido multado por nao andar pela direita.
confere então que já te lixaste numa das vezes!

Quanto a nunca teres ouvido que alguém tenha sido multado por ir a conduzir numa via mais à esquerda não quer dizer que seja mentira.... Pois eu conheço vários casos em que foram mandados encostar e ximpa pra não seres esperto...

E posso-te dizer que eu já fui alertado por um carro da brigada de trânsito para me encostar mais à direita... ;)
 
EgasRS disse:
confere então que já te lixaste numa das vezes!

Quanto a nunca teres ouvido que alguém tenha sido multado por ir a conduzir numa via mais à esquerda não quer dizer que seja mentira.... Pois eu conheço vários casos em que foram mandados encostar e ximpa pra não seres esperto...

E posso-te dizer que eu já fui alertado por um carro da brigada de trânsito para me encostar mais à direita... ;)

Deu inclusive uma noticia na TVI ( provavelmente numa altura em que nao havia fogos florestais, mortes de gente famosa ou maddys desaparecidas ) que uma mulher estava indignada porque a brigada multou-a segundo eles porque ia na via do meio a mais de 10 minutos....
 
mustang disse:
Ja vi muitas vezes as forças da autoridade nas AE, inclusive em viaturas descaracterizadas e a passarem por variadas viaturas das que tem medo de tocar no alcatrão da faixa da direita, nunca vi nenhuma a ser mandada parar ou até a ser alertada, pura e simplesmente colam-se ao carro da frente para ver se este carrega um pouco mais no acelarador. Um 330d preto colado á minha traseira com uma camara colada ao vidro já é habito, é isto que lhes interessa, nem nunca ouvi ninguem a dizer que tenha sido multado por nao andar pela direita.

tu vês o telejornal por exemplo :roll: :roll: :roll: :?: :?: :?:
 
mustang disse:
Ja vi muitas vezes as forças da autoridade nas AE, inclusive em viaturas descaracterizadas e a passarem por variadas viaturas das que tem medo de tocar no alcatrão da faixa da direita, nunca vi nenhuma a ser mandada parar ou até a ser alertada, pura e simplesmente colam-se ao carro da frente para ver se este carrega um pouco mais no acelarador. Um 330d preto colado á minha traseira com uma camara colada ao vidro já é habito, é isto que lhes interessa, nem nunca ouvi ninguem a dizer que tenha sido multado por nao andar pela direita.
isso estamos a entrar noutro campo... e caso não saibas muitos meses a selectiva de operação é o artigo 14 o que fala percisamente de se andar ou não na direita. falo porque sei e porque o faço, tu não andas de certeza em todas as estradas e com certeza não estás sempre com um BM colado a traseira né?
 
de certeza que nao ele pode curtir tambem o impreza, o golf gti, a4 sedan e avant, skoda and so on :)
 
orugas disse:
Deu inclusive uma noticia na TVI ( provavelmente numa altura em que nao havia fogos florestais, mortes de gente famosa ou maddys desaparecidas ) que uma mulher estava indignada porque a brigada multou-a segundo eles porque ia na via do meio a mais de 10 minutos....
Eu também vi essa reportagem.

Eu sou daqueles que tenta sempre que possivel circular o mais á direita.

Também tenho esta dúvida e o que custumo fazer é ultrapassar atenpadamente o carro que segue no meio pela faixa mais á esquerda. Ou seja, passo da 1ª para a 3ª mas vou mudando de faixa até me aproximar do local de ultrapassagem.

Custumo fazer isso pois não tenho a certeza se posso passá-lo pela direita, mas tenho a certeza que ao passar 3 faixas e ultrapassá-lo pela esquerda não estou a cometer nenhuma infracção.
Excepto a da velocidade. :D :D :D

Caso existam duas faixas e outro condutor siga na esquerda eu ponho-me atrás dele com o pisca á esquerda ligado sem dar sinal de luzes nem buzinar (detesto fazê-lo) até o condutor perceber a minha intenção.

Se ele demorar muito tempo a sair da frente, passo pela direita. É claro que desta forma fui obrigado a cometer uma infracção.
 
PCosta disse:
Caso existam duas faixas e outro condutor siga na esquerda eu ponho-me atrás dele com o pisca á esquerda ligado sem dar sinal de luzes nem buzinar (detesto fazê-lo) até o condutor perceber a minha intenção.

Olha outro que costuma ir a pensar que vai virar no proximo cruzamento ou entroncamento à esquerda, esta cena entao de noite fica mesmo fixe, parece uma arvore de natal sempre acender e apagar aquela luzinha irritante para quem vai atras dos artistas deste tipo :evil:

queres que os outros te vejam liga os medios, ou da sinais de luzes, agora o pisca

buzinar tambem nao adianta que a velocidade que vais ele nao ouve
 
Toda a gente sabe que irrita, mas a verdade é que custuma funcionar.

E podes ter a certeza que não era a 1ª vez que ultrapassava pela berma. Tanto a esquerda como a direita.
Já sei que isso não se faz. Mas por vezes um gajo perde mesmo a cabeça.
Fico fo**do quando estou cheio de pressa e atrasado para algum compromisso e vai um ca***ho a passear na faixa da esquerda.
Repito. PASSEAR.
Até parece que andam a gozar com quem tem de trabalhar e precisa de andar de carro todos os dias.

Ainda me vais vêr no trackday.
:twisted: :twisted: :twisted:

Ou num caixote desses de madeira que tens por aí.
:S :S :S

Atenção.
Apesar de ter carta tipo B á cerca de 13 anos e tipo C á 11 anos e ainda não ter apanhado nenhuma multa de transito não sou nenhum bom exemplo de condução. Todos os dias cometo dezenas de infracções.
:evil: :evil: :evil:
 
No track day e bem visto e tens ja dia 12 para começares

nos outros so se for na brincadeira

estou analisar o codigo da estrada daqui a pouco dou o meu parecer :)
 
AudiST disse:
No track day e bem visto e tens ja dia 12 para começares

nos outros so se for na brincadeira

estou analisar o codigo da estrada daqui a pouco dou o meu parecer :)
Não tenho carro para isso.

Tenho medo de pôr lá a minha B6 pois sou um gajo que se entusiasma facilmente.

Mas tenho um colega com um Leon FR com quase o dobro dos cavalos de origem. E se ele alinhar nisso e ele é de alinhar, pelo menos á noite na A28 e na VCI, ainda me vais ver por lá.
 
Já agora fica aqui para quem quiser, faz sempre jeito
http://www.legix.pt/docs/CodEstrada.pdf

Ora eu continuo achar que e proibido ultrapassar pela direita, depois de uma leitura ao CE, mas nao sou jurista nem pouco mais ou menos, por isso trata-se apenas de uma analise minha e como e obvio nao vinculativa :)


Art. 36
a ultrapassagem deve ser feita pela esquerda [Não ha duvidas]


Art. 37 - Excepçoes
como eu ja tinha dito quando o veiculo assinala que vai virar a esquerda e veiculos que circulem sobre carris (com uns detalhes)

Mais nada aqui

Art 42 - Pluralidade de vias e transito em filas paralelas
nos casos previstos nos nºs 2 e 3 do artigo 14º e no artigo 15 o facto de os veiculos de uma fila circularem mais rapidamente que os outros NÃO é considerado ultrapassagem

agora o que diz o nºs 2 e 3 do artigo 14º e no artigo 15????

ARt 14º - pluralidade de vias de transito
1-
2- Dentro das localidades os condutores devem utilizar a via de transito mais conveniente ao seu destino, so lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauçoes a fim de mudar de direcçao, ultrapassar, parar ou estacionar

[Ora dentro das localidades nao se aplica a duvida que temos, pois passa-se nas AE]

3- Ao transito em rotundas........ [Tambem nao se aplica a nossa duvida]

Artigo 15º - Transito em filas paralelas
1 - Sempre que existindo mais de uma via de transito no mesmo sentido, os veiculos devido a intensidade de circulaçao, ocupem toda a largura da faixa de rodagem, destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcçao, parar ou estacionar

Ou seja so no caso do para-arranca é que não é considerado ultrapassagem, de resto em circulaçao normal sempre que passamos por um veiculo que circula no mesmo sentido que nos, estamos a ultrapassa-lo, mesmo que em vias diferentes

Por isto acho que na situaçao que se levantou estamos a fazer uma ultrapassagem pela direita e que e passivel de coima como vem descrito no ARt 36º nº 2
 
Faz-me confusão ver que um tópico deste género cria tanta controvérsia. Já noutro fórum, com um tópico idêntico, se passou o mesmo. Das duas uma: ou não ligaram puto às aulas quando tiraram a carta ou não querem saber.

Mais engraçado ainda é que, em ambos os tópicos, apareceu alguém a dizer que a DGV disse aquela barbaridade. Não sei se devo ficar contente por ter sido extinguida, ou triste por saber que, quem "esclareceu" essa dúvida, ainda o deve continuar a fazer, noutra instituição.
 
so o nome mudou o resto e tudo igual ou estavas a espera que pusessem tudo na rua e metessem gente nova???

foi igual com a JAE - EP

Igual com a BT - autoridade nao sei das quantas

agora nao sei qual e a confusao??
esta-se a discutir uma duvida mais nada, como em tantos outros topicos
 
AudiST disse:
so o nome mudou o resto e tudo igual ou estavas a espera que pusessem tudo na rua e metessem gente nova???

foi igual com a JAE - EP

Igual com a BT - autoridade nao sei das quantas

agora nao sei qual e a confusao??
esta-se a discutir uma duvida mais nada, como em tantos outros topicos

X2.

Para bom entendedor meia palavra basta.
 
Back
Top