O tópico do Detalhe!

Se me permites, só para confundir um pouco vou alterar a tua lista! ;)

Pegando na Lista que fizeste Ricardo:

o que precisas:
- 2 baldes (um para agua, outro para agua+detergente) OK
- luva pelo de ovelha ou esponja com micro-fibras: Luva 13.95Eur
- shampoo suave para não derreter a cera toda na 1ª lavagem (sonax) 3.90Eur
- toalha WW para secar o carro : 14.50Eur
- Wax Polish Soft: Um polish muito leve de acabamento, pode ser dada à mão, contem cera e esconde riscos ligeiros. 5€
- cera (Poorboys Nattys Paste Wax) 17.65Eur (Trocava esta por uma cera liquida, se a pintura necessita-se de ser polida. Pois as ceras numa pintura não tratada pouco ou nada se notam)
- aplicador poliespuma para a cera: 2Eur
- panos MF de QUALIDADE!!! para remover o excesso de cera sem danos á pintura
- Vinyl gel + Aplicador (para escurecer e proteger todos os plásticos exteriores)
 
Last edited:
n conheço...

eu aplicar só mesmo essas duas que disse, como me satisfazem, por aqui fiquei..

uma que falam muito bem é a P21S



mas sinceramente, não tenho um showcar, portanto.. interessa-me brilho, protecção e durabilidade..
e as natty's cumprem muitissimo bem!

Exactamente, e pelo que vi em proteção nenhuma Finish Kare 1000P, e esta pode ser aplicada como selador, dando uma cera de brilho por cima.

Vou a experimentar, pelo preço que é mesmo que não goste dela fica para selar jantes e faróis

- - - - - - - - - -

Já etspou confudido oh Ismas lololol :D:D

Obgd Cut...

Ou seja, basicamente o que te aconselho é utilizares o wax polish soft antes da cera, pois alem de ser um clean para a pintura, ainda lhe dá brilho. Assim fica preparada para levar a cera.

Existem contaminantes na pintura, e se fores dar a cera por cima dos mesmos esta faz pouco efeito e dura pouco.

Por cima do wax polish nota-se alta diferença
 
olha Ismas, pergunta ao cut como ficou a carrinha dele apenas lavada e encerada :D


numa pintura não tratada, uma cera minimamente boa vai sempre dar profundidade e reflexo, desde que o carro esteja bem lavado..
se o carro do Ricardo foi pintado recentemente (pelo que precebi...) uma cera vai sempre puxar pela pintura..


a cena da cera liquida, não é que não goste, nunca usei.. mas não sei até que ponto será mais facil de aplicar..
a cera em pasta, com um bom aplicador.. é um tirinho equanto se encera o carro, especialmente porque cura depressa e rápidamente fica pronta a remover...


para o vinilgel, compensa se realmente ainda tiver as partes baixas em plastico preto.. e não é 100% necessário o aplicador :D
eu aplico e retiro o excesso com panos MF dos chinocas :D
bem como para o interior, só uso MF chinoca.. :p

tenho 6 panos de qualidade, da 1Z, para usar no exterior e não me sinto confortável a usar panos de 4€ a tirar lixo do tablier :p



:D


----------------

acrescento mais uma coisa..
cada maluco, sua mania..

de uma boa duzia de detailers que conheço, cada um tem a sua preferência por determinados productos, acho que dos poucos em que o gosto é comum, acaba por ser no Car Glass Window Selant...

nas ceras então, uns gostam de nattys, outros P21S, outros XXX, etc. etc.

vai depender muito do resultado que se quer, do que interessa que a cêra faça..

e depois da carteira.. há tempos estive a ver uma SwissWax de 700€ cada boião :D
 
Last edited:
im o meu carro foi pintado á relativamente pouco tempo, tem 1 ano a minha pintura, mas não a vejo com os reflexos que outrora tinha, mesmo sendo cinza prata...


No que consiste uma bola lavagem de carro?? Bom shampoo e boa luva e limpar tudo em profundidade??

Eu no meu carro já não tenho nada em preto a não ser o spoiler traseiro do choques S4... Quanto tempo se tem de deixar a cera actuar na pintura antes de remover??
 
ora por partes...
e isto não quer dizer que seja o correcto, foi como me ensinaram e é como faço..

uma lavagem boa, é uma lavagem manual, simplesmente isso ;)

LAVAGEM:
- balde com água e balde com água e detergente (pouco concentrado limpa mal, muito concentrado, deixa manchas se secar pela chapa estar quente)..
- pré-lavar com água, de cima para baixo, tentar tirar o máximo possivel apenas com água
- lavar painel a painel, com a luva molhada com agua+shampoo
- lavo o tecto, limpo a luva em água, molho no champoo, passo para o para-brisas; lavo a luva e faço os vidros laterais de 1 lado; lavo a luva e faço o virdo de trás; lavo a luva e faço os laterais do outro; depois o capot; topo da mala; farois e xoques da frente; lateral do meio das portas pra cima (um lado e depois o outro); parte vertical da mala e farolins; laterais inferiores; para-xoques de trás (acho que dá para entender, entre cada um dos pontos, lavo a luva na água e depois molho no shampoo)

- depois passo o carro todo por água
- com um pano MF "sujo" lavo as partes baixas dos xoques e as "embaladeiras" (porque não tenho nada disso pintado)
- passo por agua novamente
- lavo as jantes, uma a uma, com o mesmo pano MF, primeiro as de trás, depois as da frente.. uso apenas o resto da água com shampoo que sobrou de lavar o carro..
- passo o carro todo por água, a tirar bem todo o shampoo
- seco o carro com a toalha WW, primeiro os vidros, depois as partes verticais, só no fim a mala, capot e tecto..

depois de lavar o tal pano MF "sujo", humedecido com água apenas, tiro o pó dos aros das portas, soleiras e tal

no fim de tudo isso, passo a toalha WW nas jantes e nas grelhas para tirar os restos de água...

NOTAS!
:arrow: se estiver calor, passo por água cada painel imediatamente depois de o lavar, para que seque apenas água e não agua com detergente
:arrow: se estiver frio, lavo o carro todo e só depois passo por água
:arrow: se tiver o carro ao sol, não o lavo :p
:arrow: cagadas de passaros, tiro-as assim que as vejo, com um papel ou um pano MF que tenho para o efeito na mala do carro, bem como uma garrafa de 1.5l de água :D
:arrow: sou contra o uso de quimicos para tirar insectos esborrachados :p insisto a esfregar quando lavo o carro, em cima da cera, qualquer coisa sai com pouco esforço



ENCERAMENTO

aqui também depende da temperatura, tens de ter atenção e depois de aplicares num painel, vais notar a cera a ficar baça, quando a "baces" ficar uniforme, está no ponto de tirar... :D
quanto mais curar, mais custa a remover, mas também mais lavagens aguenta...

normalmente faço da mesma maneira que a lavagem, de cima para baixo..
com natty's white e de verão, com o carro á sombra, chapa á temperatura ambiente:

faço o tecto e a mala, vou remover no tecto e depois na mala
faço a lateral, painel a painel, quando chego ao GL da frente, vou remover..
e por aí fora..


de inverno e com a natty's blue, consigo encerar o carro todo e só depois começo a remover..
é uma cera mais macia, com tempo de cura maior (e daí ter dito aquilo da cera liquida...)

NOTA:
:arrow: não aplico cera com o carro ao sol, nem sei nem quero imaginar, o que custa remover uma cera seca ao sol! :p



PLASTICOS EXTERIORES
se só tens esse pequeno plastico (também deves ter a base plastica onde estão as escovas :p e as bases dos espelhos) compra apenas 250ml de vinilgel, não compres de litro..
eu uso isso nas grelhas, para-choques da frente e trás, embaladeiras, espelhos, tampa do motor, etc, etc.. e no B5 e no 8L
já tem 1 ano e ainda não gastei meio litro..

aplicas o gel, esperas 20~30min e passas um pano "limpo" para tirar o excesso..
na 1ª vez, repete o processo para ainda melhor resultado!







UFFA! custou escrever isto tudo, espero que dê para entender o método que uso..
pode não ser o mais correcto em alguns pontos, mas é como me ensinaram e como faço sempre..
seja o meu carro, sejam carros de malta que me pede para os "tratar" ;)
 
Em relação ás cera, utilizo sempre o wax polish soft para remover a cera antiga, ou outros produtos com poder de limpeza química e aplico a nova por cima.

Quando falo em aplicar esses produtos antes da cera é pela razão de eles descontaminarem um pouco a pintura, tanto o wax polish soft como o grojet 2000 têm a função de limpeza química da pintura, e são baratos.

Garanto-te que se usares algum deste antes da cera, seja ela qual for, não te vais arrepender.

Até o efeito beading será diferente
 
boa dica Ismas ;)


sinceramente, 90% das vezes não tenho tempo para esses pormenores todo..
comprei uma polidora há 1 ano e ainda mal tocou no meu carro, e bem que já precisava de +1 miminho :p


há dias bati o meu record de lavagem do B5...
esse processo de lavagem que postei acima.. mais o enceramento...

1h30min :D
 
Aga, está tudo correctíssimo, apenas faço diferente o seguinte:

- Lavar as jantes no inicio, pois assim já não salpicas o carro.
- Para remover os insectos caso estes não saiam com a luva e shampô, uso produto destinado a tal. Pois apesar de este remover a cera/selante, ele evita os swilrs provenientes do pano microfibras.

Em relação ao vinyl gel ya, não compensa ele comprar o de 1 litro, mas compra a meias com algum colega, pois em embalagens de 250 ml sai caro pa crl.

- - - - - - - - - -

boa dica Ismas ;)


sinceramente, 90% das vezes não tenho tempo para esses pormenores todo..
comprei uma polidora há 1 ano e ainda mal tocou no meu carro, e bem que já precisava de +1 miminho :p


há dias bati o meu record de lavagem do B5...
esse processo de lavagem que postei acima.. mais o enceramento...

1h30min :D

Então experimenta por exemplo o grojet antes da cera e depois diz alguma coisa! ;)

É pena seres de longe se não arranjava-te isso para experimentares. 1 litro custou-me 12€, já utilizei bués vezes e ainda nem a meio está
 
eu tenho grojet! :D

comprei um bocado a um amigo para usar no escape da minha ex. CG125_du_assu quando andei a tirar a ferruge do cromado :D


pode ser que quando me der na tola polir o carro, teste isso ;)
 
eu tenho grojet! :D

comprei um bocado a um amigo para usar no escape da minha ex. CG125_du_assu quando andei a tirar a ferruge do cromado :D


pode ser que quando me der na tola polir o carro, teste isso ;)

Mas n tem de ser só depois de polir, experimente no capô por exemplo, e depois do tempo de cura +-12 horas aplica a cera por cima!

Depois é só curtir do cenário
 
eu gostei foi do "experimente"

feel-like-a-sir-template.jpg
 
Bem.. Aqui aprende-se... isto vai começar a entrar o bicho... eu a lavar o carro so com a luvinha e agua nos 2 baldes levo mais tempo que tu a fazers o serviço todo AgA...

Impecável, obgdo pela explicação a serio!!

Ismas, tu tambem já dominas isso... vou ler com mais atenção quando sair do work que aqui é muito na diagonal
 
Back
Top