O tópico dos ALARGADORES/ESPAÇADORES/BOLACHAS

Estamos todos aqui a bater no ceguinho :D

Não vamos confundir os centros com os pernos.. Para tentar esclarecer o que já ficou esclarecido, os centros no próprio cubo servem precisamente para a jante ficar centrada e os parafusos servem apenas para apertar a jante contra o cubo. O facto de os pernos terem a cabeça cónica, é apenas uma ajuda à centragem mas o próprio centro é que tem essa função.... Quando se metem alargadores de 5mm por exemplo (Norauto), o centro é demasiado largo e não entra justo.. Deve-se fazer um centro com menos de 5mm que entre no alargador e tenha o diâmetro do furo exactamente igual ao centro do cubo do carro.. Só dessa forma vamos centrar o alargador convenientemente.... O facto de ele ficar descentrado é que causa vibração a alta velocidade porque há precisamente um descalibramento de peso face ao eixo...

Alargadores acima dessas medidas, já trazem centro próprio e ao serem de uma boa marca, podem contar que à partida vêm calibrados... Ou seja, se o alargador centra no centro do cubo e se a jante centra no centro do alargardor, não há hipótese de ficaram desalinhados. Os pernos mais uma vez vão fixar tudo muito bem. Certifiquem-se que as vossas jantes (não originais) têm sempre os respectivos centros para conseguirem uma centragem perfeita:

centeringrings.jpg


O Pc_WinBoard disse ao bocado que até as jantes traseiras têm folga no cubo e tal.. Se assim é, ou não tem o centro indicado ou o próprio cubo tem desgaste.. As jantes têm que entrar justas.. Se estiverem também demasiado justas, depois não as tiras com o tempo e a sujidade.. Nem 8 nem 80 ;)

Confirmem sempre o ET das vossas jantes.. Esta semana andei a trabalhar numa A4 B7 de Valongo de um amigo meu.. Entre outro material, montei-lhe umas Eibach ProKit e depois sugeri alargadores.. Sem confirmar o ET das jantes, mandei vir alargadores de 20mm para trás na ideia que as jantes tinham o ET original.. Pelos vistos eram do A5 com ET32.. As jantes saem um pouco fora da carroçaria e lá tive que optar pelos de 16mm por isso confirmem sempre..

Alargadores que apertam ao cubo e depois à roda, não são maus de todo.. A nivel de montagem, dá mais jeito pois não precisamos de procurar a furação mas é mais peso no alargador... Por outro lado, só aconselho acima de 20mm para termos uma espessura consideravelmente segura para apertar os pernos...

Muito resumidamente, façam as coisas em condições e não terão problemas com vibrações, etc etc... Se montarem alargadores à sucateiro, é para esquecer e vão sempre ficar com ideia que tiram velocidade, vibram, saem fora com o andamento, etc....
 
Essa história de rodas com espaçadores terem que de vez em quando levar uns reapertados não é de todo descabida!

Conheço um Peugeot 106 Rallye que tinha espaçadores em plástico! :S (acreditem se quiserem)

Vi-os a serem feitos e montados e de facto devido à elasticidade do material o dono do carro, todas as semanas tinha que dar um reaperto nas jantes pois com as dilataçoes e contracçoes que os mesmos sofriam o sistema ainda ficava com 2 ou 3 mm de folga! :eek: :evil:

Conclusão: Só lá andaram uns meses :S
 
frenzy disse:
Grande parte das vezes que existem "queixas" de espaçadores, é porque os mesmos não são nem especificos, nem de qualidade...
Só tenho mais uma coisa a dizer...

Tenho espaçadores e não perdi velocidade... :D

X2

16 mm á frente e 20 mm atrás, da EAGLE, até á data, zero problemas ;)
 
reafirmo o que se falou sobre os espacadores com anéis centralizadores. sem os tais anéis acreditem que a jante fica com folga suficiente para nunca ficar centrada no cubo. nunca os pernos sao suficientes para a centrar.

quanto aos anéis, é importante a qualidade dos espacadores porque os que eu tenho, os anéis partiram e tinham um aspecto bem solido quando da montagem.
 
nmb disse:
quanto aos anéis, é importante a qualidade dos espacadores porque os que eu tenho, os anéis partiram e tinham um aspecto bem solido quando da montagem.

Sim, é o problema dos aneis em alumínio.. Quando as medidas interior/exterior ficam demasiado próximas, os aneis ficam muito finos e partem.. Os de nylon/abs/polipropileno nesse aspecto são melhores pois acabam por não partir e ajustam-se à jante/alargador...

Paiol disse:
Essa história de rodas com espaçadores terem que de vez em quando levar uns reapertados não é de todo descabida!

Conheço um Peugeot 106 Rallye que tinha espaçadores em plástico! :S (acreditem se quiserem)

Vi-os a serem feitos e montados e de facto devido à elasticidade do material o dono do carro, todas as semanas tinha que dar um reaperto nas jantes pois com as dilataçoes e contracçoes que os mesmos sofriam o sistema ainda ficava com 2 ou 3 mm de folga! :eek: :evil:

Conclusão: Só lá andaram uns meses :S

Isso é óbvio.. Alargadores em plástico (leia-se nylon/teflon) só mesmo para moto4.. Nos carros, é impensável pela elasticidade do material.. Já para não falar do peso suportado por um alargador desses.....
 
Caramba... li o tópico do inio ao fim e isto parece quase história de mito urbano...
Tenho actualmente espaçadores no meu b6... 25 mm atrás HR, de dupla furação (aparafusam no carro, e a jante aparafusa no espaçador, que tem as roscas escasquilhadas em aço para nunca alargar... à frente, idênticos, mas de 16 mm, e de aplicação directa sem dupla furação... claro que têm centrador. Apesar de os pernos serem de cabeça cónica, a jante sem centrador desvia sempre algumas décimas de milimetro no aperto, dando origem a vibrações nalgumas velocidades mais elevadas.
Tenho também um corsa, 6 cm alargado para cada lado, e como tal, tem espaçadores de dupla furação de 50 mm...
Por via das dúvidas, apesar de nunca ter alargado nenhum parafuso, tenho cola de roscas nos pernos que fixam directamente no carro...
Não tenho nada a apontar... apenas tenho que andar sempre de olho nos pneus, pois se estiverem ligeiramente descalibrados nota-se muito mais...
Tirando isso... 5 estrelas

Claro que se conseguirem uma jante com um ET indicado para o efeito que querem, é sempre melhor... Espaçadores bons e de qualidade custam caro... quatro espaçadores bons nunca custam menos de 150 euros... já é uma boa ajuda para se comprarem umas jantes a gosto...
 
boost disse:
Desculpa lá, mas em tanto anos de carros e fóruns essa nunca tinha ouvido!!! :D :D

De qualquer modo vou tentar tirar-te essa dúvida.

Vai ver o link que eu deixei mais acima ... Vê as fotos a comparar uma roda sem espaçador e a outra com espaçador de 20mm.

Em nenhuma hípotese a roda sai do limite imposto pelo guarda-lamas (tanto que nem passava na inspecção se assim fosse).

Agora repara ... o ar que bate nas rodas na largura do pneu (por debaixo do pára-choques) é EXACTAMENTE igual em ambas as situações, a roda somente foi deslocada 20mm para o lado.

Portanto isso põe completamente por terra a tua teoria ... a área de "arrasto" AKA cx é exactamente a mesma...

Lê bem o que escrevi e reflete lá nessa tua teoria ;)

quanto mais longe tiverem as rodas do motor mais potencia perdes á roda!!
 
Bari _ S-Black Project disse:
quanto mais longe tiverem as rodas do motor mais potencia perdes á roda!!

E já agora explica-me lá essa ... vai lá perguntar e depois volta cá ...

p.s. - Pode ser com esse nick .... ou com o outro, tanto faz
 
Pessoal, jantes mais largas com segurança sem essas cenas de espaçadores e sem problemas alguns?

Façam como um amigo meu, mandou pra uma casa de jantes e mandou-as alargar, ficam com a medida que voçes querem é preciso é dispender €€€€€€. :D
 
boost disse:
E já agora explica-me lá essa ... vai lá perguntar e depois volta cá ...

p.s. - Pode ser com esse nick .... ou com o outro, tanto faz
Amigo só troquei de nick uma vez.. Pra saberes bem quem sou lol!
Fui busted! :p :p
Olha mas acredita que o que eu disse é verdade.. Mas também não quero forçar ninguém a acreditar em mim :D :D
 
ALVES134 disse:
Pessoal, jantes mais largas com segurança sem essas cenas de espaçadores e sem problemas alguns?

Façam como um amigo meu, mandou pra uma casa de jantes e mandou-as alargar, ficam com a medida que voçes querem é preciso é dispender €€€€€€. :D

Acredita que fica amsi barato que uns bons alargadores...;)
Mas desculpa a sinceridade.... FIca uma granda me*** :| :| :|
 
Bari _ S-Black Project disse:
Amigo só troquei de nick uma vez.. Pra saberes bem quem sou lol!
Fui busted! :p :p

Cada um tem as suas razões :roll: :roll: :roll: :roll:

Olha mas acredita que o que eu disse é verdade.. Mas também não quero forçar ninguém a acreditar em mim :D :D

Ainda não me esclareceste, nem a mim nem a ninguém que leu o teu reply
 
vê este tópico: Espaçadores vs Potencia a roda - ibizaClubPT Fórum
Não tou no pc s não cópiava directamente a página. ;)
 
Back
Top