O tópico dos ALARGADORES/ESPAÇADORES/BOLACHAS

CutKiller disse:
Ora aí está uma coisa que me faz confusão :)

Se a jante é apertada com 5 pernes... e os pernes são o tamanho exacto dos buracos, porque raio é que vai haver vibração? :D

A única razão que vejo para que isso aconteça é um defeito no espaçador, mais propriamente num ou mais buracos, de forma a que exista folga no perne!

Sinceramente a unica vantagem que vejo no centrador é quando estou a meter a roda e o primeiro perne... sempre ajuda a segurar um bocadito :p :p :p

8)

Oh Cortes, se apontares os 5 parafusos vais ver que a roda fica com alguma folga, porque os parafusos não têm exactamente a mesma medida dos buracos..
 
A4mota disse:
Oh Cortes, se apontares os 5 parafusos vais ver que a roda fica com alguma folga, porque os parafusos não são exactamente certos com os buracos..

Eu nao compreendo...
Se a roda aperta.. e fica tudo certinho... como raio uma coisa no meio vai fazer diferença?!?!
Eu nao vejo om pk dessa folga que voces dizem...:S
 
A4mota disse:
Oh Cortes, se apontares os 5 parafusos vais ver que a roda fica com alguma folga, porque os parafusos não têm exactamente a mesma medida dos buracos..

Hum ta mal :p

deviam ter!


mas de qualquer das forma... se os pernes ficarem bem apertados o espaçador fica completamente prensado entre o cubo e a jante, não se deveria mexer...


não estou a dizer que não se sinta... só estou a tentar perceber! :D :D :D
 
Pc_WinBoard disse:
Eu nao compreendo...
Se a roda aperta.. e fica tudo certinho... como raio uma coisa no meio vai fazer diferença?!?!
Eu nao vejo om pk dessa folga que voces dizem...:S

Também tuuuuu!!!!!!!!!!!
Ora façam lá o teste: Desapertem os 5 parafusos o suficiente para os parafusos não saírem e mexam na jante para cima e para baixo? E mais, se vocês tiverem "bom olho", podem constatar isto retirando o centro da jante.
 
CutKiller disse:
Hum ta mal :p

deviam ter!


mas de qualquer das forma... se os pernes ficarem bem apertados o espaçador fica completamente prensado entre o cubo e a jante, não se deveria mexer...


não estou a dizer que não se sinta... só estou a tentar perceber! :D :D :D

Pois não mexem, mas se a jante estiver descentrada, ao apertares vai ficar descentrada na mesma. Estamos a falar folgas de 1mm max., mas que com a velocidade é o suficiente para sentir a vibração.
 
A4mota disse:
Também tuuuuu!!!!!!!!!!!
Ora façam lá o teste: Desapertem os 5 parafusos o suficiente para os parafusos não saírem e mexam na jante para cima e para baixo? E mais, se vocês tiverem "bom olho", podem constatar isto retirando o centro da jante.

sim mas nesse caso é pk os pernes estão mal apertados :p :D


é mais a questão de se o perne ta completamente apertado, logo o espaçador fica prensado e não mexe... pelo menos é a ideia que tenho! posso estar enganado, daí querer tirar a duvida :)


A4mota disse:
Pois não mexem, mas se a jante estiver descentrada, ao apertares vai ficar descentrada na mesma. Estamos a falar folgas de 1mm max., mas que com a velocidade é o suficiente para sentir a vibração.


ah bom :p

pronto ok tou mais ou menos exclarecido :p

obrigadinho ohhhhhhhhhh moto4! :D
 
CutKiller disse:
sim mas nesse caso é pk os pernes estão mal apertados :p :D

é mais a questão de se o perne ta completamente apertado, logo o espaçador fica prensado e não mexe... pelo menos é a ideia que tenho! posso estar enganado, daí querer tirar a duvida :)

O Killer,
claro que se os parafusos estiverem apertados, é obvio que nem a jante nem o espaçador mexem, mas se o espaçador não tiver o centrador, ao apertares, a jante vai ficar apertada descentrada. O proprio peso da jante vai descentrar. Lei da Gravidade, certo?
A função do centrador é só mesmo para centrar a jante quando apertas os parafusos.
 
A4mota disse:
O Killer,
claro que se os parafusos estiverem apertados, é obvio que nem a jante nem o espaçador mexem, mas se o espaçador não tiver o centrador, ao apertares, a jante vai ficar apertada descentrada. O proprio peso da jante vai descentrar. Lei da Gravidade, certo?
A função do centrador é só mesmo para centrar a jante quando apertas os parafusos.


AHAHAH fez-se luz! :D :D

CutKiller disse:
Sinceramente a unica vantagem que vejo no centrador é quando estou a meter a roda e o primeiro perne... sempre ajuda a segurar um bocadito :p :p :p


quase que acertei! :D :D


obrigado pa! :)
 
Mas os parafusos são conicos... como raio é que ha possibilidade de ficarem descentrados?!?!?

Não estou mesmo a perceber... :S
Tão de origem o cubo da frente nao tem centrador.. e a jante fica sempre centrada... :eek:
 
ahhhh já percebi o que queres dizer.

Por momentos pensei que estavas a dizer que a zona da rosca era cónica :D :D
 
boost disse:
ahhhh já percebi o que queres dizer.

Por momentos pensei que estavas a dizer que a zona da rosca era cónica :D :D

Não... o que quero dizer é, cada prafuso no final é conico... ou seja, vai dando aperto e acertando o buraco.. :eek: (???) :eek: pelo que, se ao apertar-mos a roda tiver-mos o cuidado de o fazer cruzado conforme mandam as regras, julgo que dificilmente exista possibilidade de a jante não ficar centrada... :eek: Afinal de contas são 5 parafusos e não 3 como os carros do tempo do desfiar o linho.. :eek: :eek: :eek:

Mas eu percebo pouco disto.. apenas axo estranho... porque ha jantes que nem sequer coicidem justinho com o centrador traseiro... :eek: :eek: :eek: (???) :eek: :eek: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
 
Pc_WinBoard disse:
Não... o que quero dizer é, cada prafuso no final é conico... ou seja, vai dando aperto e acertando o buraco.. :eek: (???) :eek: pelo que, se ao apertar-mos a roda tiver-mos o cuidado de o fazer cruzado conforme mandam as regras, julgo que dificilmente exista possibilidade de a jante não ficar centrada... :eek: Afinal de contas são 5 parafusos e não 3 como os carros do tempo do desfiar o linho.. :eek: :eek: :eek:

Em que situação??? Com ou sem espaçadores???
É que se for sem espaçadores, qualquer cubo tem centrador, e aí podes apertar conforme as regras ou não, que a jante fica sempre centrada.
Esqueçe essa teoria dos parafusos cónicos ou arredondados, que ao apertar não centra a 100%.
Eu falo (neste caso escrevo) com conhecimento de causa... ;) ;)
 
Grande parte das vezes que existem "queixas" de espaçadores, é porque os mesmos não são nem especificos, nem de qualidade...
Só tenho mais uma coisa a dizer...

Tenho espaçadores e não perdi velocidade... :D
 
Back
Top