GPL - "the topic"

Obrigado pela explicação das contas :D

aproveita e passa isso para nºs concretos para veres o que dá

Para a gasolina

(klms por ano x média por 100klms)/100 x Preço do combustivel = valor anual gasolina

Para o gás

(klms por ano x média por 100klms)/100 x Preço do combustivel + valor dos aditivos para GPL = valor anual GPL

Fazendo a divisão entre eles ve-se mais ou menos o tempo que demora a reaver o investimento
 
Last edited:
mas olha, pelas tuas contas.... a mim dá-me 1.33 ... isso dá quanto tempo?

Regra 3 simmples

1 ano ---------- 12 meses
1.33 anos ------ 16 meses

Acho isso muito pouco. Mas tudo depende dos klms anuais que se faz, e vocês é que têm conhecimento nessa área. ;)

Sendo assim não pensava duas vezes
 
jazus... :roll:


para um carro desses são cerca de 1600€ para converter...
não sei que aditivos o ismael fala.. mas ele lá deve saber.. :D


tendo em conta que a gasolina mais barata anda nos 1,65€ e que o GPL mais barato anda nos 0,70€


se o carro está nos 8 a gasolina, faz 13,20€/100km

a GPL se o afinares normalmente vai andar 20% acima da média normal, então 9,6l/100km = 9.6*0.7= 6,72€/100km


então poupas 6,48€ por cada 100Km e para recuperares os 1600€ vais precisar de 24691,35Km para recuperar o investimento...


as simple as that! ;)


não entendo como fazem confusões tão grandes para algo tão simples como uma regra de 3 simples :D


no meu ritmo normal era uns 8 meses e já estava a ganhar dinheiro :D
 
ahhhh e antes de mais tretas, a unica despesa que vais ter depois são 20€ de 20 em 20mil kms para mudar o filtro de GPL ;)
 
ahhhh e antes de mais tretas, a unica despesa que vais ter depois são 20€ de 20 em 20mil kms para mudar o filtro de GPL ;)

nem só...é preciso meter gasolina de vez em quando..o que ele gasta no arranque, mas do gpl só tenho a dizer bem ;)

no meu caso, instalei o kit na mastergás em fevereiro do ano passado, 36.000 km's depois o investimento já tá mais que recuperado..

edit: quanto à ultima pergunta colocada, se fosse eu convertia (caso seja carro pa ficar em casa) visto que pelas estimativas internacionais a gasolina este ano vai ultrapassar os 2€ litro...e andar a 2€ litro, por muito económico que o carro seja, é estupidamente caro.

outro pormenor, dá.me a ideia que antigamente os carros desvalorizavam por serem a GPL, hoje em dia e pelas pesquisas que faço, ter um kit GPL instalado até valoriza o carro, ou seja, o que se paga pelo kit pode ser parcilamente recuperado ao venderes o carro..isto já é o campo da subjectividade, mas é a sensação que tenho
 
Last edited:
sim, a gasolina...
eu tenho gasto 20€ de 5 em 5mil kms... :D


e á partida devo conseguir agora gastar um niquinho menos.. a ver vamos com o tempo ;)
 
Não tenho os valores das médias, nem se se alteram de gasolina para GPL, nem sei o valor dos aditivos e a frequência com q são usados

Caneco, mas que raio de sistemas usam em pt para ter de meter aditivos?????
A minha Passat e a minha chevy andam a gpl e nao precisam de adtivos, o sistema vai buscar o oleo ao motor para melhorar a lubrificacao dos cilindros.


mas olha, pelas tuas contas.... a mim dá-me 1.33 ... isso dá quanto tempo?

Que contas e que fizeram que nao encontro no topico???




O carro é para ficar sim

Olha, a mim parece-me que vais fazer cerca de 12 a 15 mil km por ano, isto baseado o facto de ja teres quase 6 mil km no carro no espaco de 5 meses, outra coisa a ter em conta e, devido ao preco dos combustiveis, se este carro nao passara a ser muito mais usado do que e hoje, logo em ves de 12 mil km por ano poderas facilmente duplicar a quilometragem anual, falo por experiencia propria, e para terminar, se o carro e para ficar eu nao pensava duas vezes...

As contas, em valores medios sao mais ao menos assim:

Sistema GPL --- 1800 euros
Gasolina ------- 1.60 eur
GPL ----------- 0.80cts ( menos 80cts por litro)
Media km +- 8l aos 100, logo sao 80 litros aos 1000

1000 km = 80 litros

Gasolina = 1.60 x 80 = 128eur

GPL = 0,80 x 80 = 64eur

Ou seja poupas cerca de metade por cada mil km

Em 12 mil km poupas cerca de 768 euros

Em 2 anos e meio tens o investimento recuperado mesmo que tenhas de por aditivos, os novos sistemas de GPL nao aumentam o consumo, alguns ate gastam menos a GPL.

Tenho quase a certeza que os valores ate pendem para o teu lado, pois nao sei o preco real da gasolina e do GPL em Portugal.

Nao esquecer que a gasolina tem tendencia em subir com um ritmo superior ao do GPL fazendo com que recuperes o teu investimento um pouco mais rapido.

Ha muitas variaveis nas contas e poucas constantes, mas quanto mais barato fica usar um carro mais se usa...

Espero ter dado uma luz... ;)
 
Last edited:
Vocês muito gostam de ser papagaios :D:D

e raios, vocês metem gasolina barata pa carai*** :D:D

Para quem quer saber como, porquê etc etc etc, perca um bocadinho de tempo a ler este tópico... tem aqui muita coisa...

Para quem pensa que já sabe, mas que afinal não sabe.... deixo o mesmo conselho... ;)

e isto sem querer ferir os sentimentos de ninguém, mas na minha opinião... quando não se sabe.... não se aconselha..
 
Obrigado pessoal, e quanto à questão do tanque ?! É que é um jipe mas class 1 e não tem grande mala.. Da para meter o tanque no sítio do pneu suplente? É que nesse espaço traz macaco e assim, ou é preciso mesmo um bocado de mala? Isso depende do tamanho do tanque também correcto? Um tanque mais pequeno não tem diferenças de um maior pois não? Tirando o facto de ter que encher mais vezes hehe
 
Bem eu ando a ser roubado todas as semanas, se continuar assim, o preço da gasolina estou bem lixado, como a minha ideia inicial era meter a GPL, agora não tenho qualquer duvida de o fazer. Ainda ontem meti 50€ de gasolina deu-me para 30 e poucos litros.... Na CB do audi só marca 490km's... por amor de deus...

Eu faço 10.000km's de 6 em 6 meses, isto a gasolina e ás vezes privo-me de fazer viagens com o audi por gastar muita gota, ou seja se não me priva-se de o fazer talvez fizesse 15.000 km's 6 em 6 meses. Ainda este ano vou meter o carro a GPL, porque os preços da gasolina vão passar os 2€ litro.... o que é um roubo.... Isto a fazer consumos de 9/10 litros aos 100km's não dá com nada.....

Desabafo....
 
Obrigado pessoal, e quanto à questão do tanque ?! É que é um jipe mas class 1 e não tem grande mala.. Da para meter o tanque no sítio do pneu suplente? É que nesse espaço traz macaco e assim, ou é preciso mesmo um bocado de mala? Isso depende do tamanho do tanque também correcto? Um tanque mais pequeno não tem diferenças de um maior pois não? Tirando o facto de ter que encher mais vezes hehe

Tenta ver o máximo coisas que consegues retirar do fundo da mala... alcatifa, esferovite etc etc... por vezes apanham-se surpresas e quando se retira o pneu suplente e tudo o resto... até dá para um tórico bem jeitoso..
 
Back
Top