GPL - "the topic"

disticogplgf.jpg


:arrow: GPL é seguro
devido a todas as normas e restrições de segurança na união europeia, os depósitos de GPL são equipados com uma válvula de segurança que impede que seja libertado GPL a 100% quando está o sistema desligado, impede que o deposito seja atestado em sobre-pressão, e em caso de temperaturas extremas, em que o deposito chegue a ponto de sobre-pressão liberta pequenas quantidades para a atmosfera até estabilizar (isto acontece em caso de incêndio principalmente)



:arrow: GPL é passível de instalar em qualquer carro a gasolina
seja um 800cc ou um 8000cc, seja 3 cilindros ou V12 é sempre possível a instalação de um kit de GPL, em casos extremos de cilindrada-potência, chegam a equipar o carro com 2 kit's e uma 3ª centralina a gerir as 2 anteriores..
em caso dos motores com o trauma das "válvulas macias" existe um sistema eficiente de lubrificação extra para equilibrar a balança e minimizar danos..

Existem vários tipos de deposito, pode-se ter a típica bilha, que ocupa a mala mas permite até 100l de capacidade, depois há os tóricos (donuts) com e sem o centro cheio, que ocupam o lugar da roda suplente e nem se notam em termos de espaço na bagageira...



:arrow: Preço da conversão
Para converter um carro o valor vai variar, desde os 1400€ para um motor até 110cv e vai por aí acima até altos patamares de potência...
ex:
1.6 101cv -> +/- 1500€
1.8T 150 ou 180cv -> +/- 1800€
T5 volvo 250cv -> +/- 2000€

os valores variam consoante o tipo de deposito quantidade de injectores, potencia por cilindro, etc....



:arrow: O que é necessário fazer antes de converter um carro?

- uma coisa que vai acontecer será a descarbonização, vai ser feita pelo proprio consumo de GPL, vai limpar as câmaras de combustão, e com isso só há 1 preocupação..
mudar o 1º óleo depois da conversão aos 4~5mil kms..

- o sistema de refrigeração é importante, convém verificar o estado do termostato, das tubagens e radiador

- a ignição é igualmente importante, um carro que esteja bom a gasolina pode, ao começar a queimar GPL, dar sinal de falhas de ignição. mas isso é algo que só se saberá depois de converter.
para começar é importante compar as tais velas "para GPL", o que recomendo a toda gente são as NGK de Iridium. Convém ir já com elas no carro para o instalador as montar quando converter o carro. Depois a médio/longo prazo poderá ser necessário trocar cabos de vela, e no limite a bobine de ignição, mas isso só se se revelar necessário. não é material que se troque "só porque sim". (no caso dos 1.8T por ex. em vez de cabos e bobine, usa bobines individuais por cilindro)



:arrow: Velas de ingição
sites de pesquisa de equivalencia de velas OEM pra velas de iridium da NGK

Spark Plugs
Sparkplugs UK NGK Champion Denso Sparkplug, Glowplug and Lambda Sensors

http://spark-plugs.co.uk/index.php/partfinder/advanced/4/23
NGK Car and Van applications Petrol Engines



:arrow: Postos de Abastecimento

criei uma lsitagem de postos de abastecimento, infelizmente não consigo fazer o upload para este forum, assim sendo basta visitar o topico respectivo no Forum Autogás onde, penso eu, sem registo conseguem fazer o download da ultima versão disponibilizada em PDF
Comunidade Autogas.PT • Ver Tópico - Listagem de Postos de Abastecimento


:arrow: NOVIDADE! - Kits de Injecção Liquída para motor de Injecção Directa

Agora já se podem converter viaturas com motores de injecção directa para GPL, de uma forma correcta, utilizando kits de injecção de GPL em estado liquído. (LPDi - Liquid Propane Direct Injection)
De momento existem no mercado nacional kit's da marca Holandesa VIALLE disponiveis para vários motores, dentro do grupo VAG está disponivel para o 1.2 e 1.4 TSI (ou TFSI no caso de serem montados em Audi's)
Está em breve para aparecer no mercado kit's da PRINS com o mesmo tipo de funcionamento.

Estes kit's trazem de volta dos tempos dos kit's aspirados (carburador) uma grande vantagem, poder dar o arranque logo a GPL, sendo que assim basicamente se fica com um carro mono-fuel, 100% a GPL.
Além desta vantagem, são kit's isentos de manutenção, já que utilizam o filtro de gasolina, bem como os injectores originais do automóvel.

São kit's desenvolvidos especificamente para cada motor, sendo que normalmente são incompatíveis entre códigos de motor diferentes.

O valor da conversão é substancialemente mais caro, bem como a rede de instaladores é extremamente reduzida, mas a rentabilização será sempre maior, tanto pela ausencia de uso de gasolina, bem como os consumos normalmente bastante reduzidos aquando de comparados com motores de prestações equivalentes e de sistemas de GPL de injecção sequencial em estado gasoso.



:arrow: Novo Decreto-Lei para viaturas a GPL

para instalações anteriores a 10-07-2013:
1 - Ir ao instalador verificar o sistema e receber a declaração de conformidade
2 - Fazer IPO-B com a apresentação da declaração do instalador
3 - Fazer novo DUA com a apresentação da declaração do instalador e folha do IPO-B

este é o procedimento para actualização e utilização do novo distico que permite o estacionamento em subterraneos..


este procedimento passa a standard a partir de dia 10-07-2013

para instalações antes de dia 10-07-2013, ou se procede ao descrito ou então usa-se o novo autocolante, colado de forma inamovível do lado direito da traseira do carro a uma altura até 1,20m


a imagem dos novos disticos, o azul para anteriores a 10-07-2013 e o verde, com apenas 4x4cm para colocar no para-brisas:
mudanca_autocolante.png


um distico verde já aplicado numa viatura convertida antes de 10/07/2013, após a devida legalização:
20130809_173220_zps23bef10d.jpg





=====================////====================


e daqui para a frente irão ser encontrados relatos dos users com as suas experiências, casmurrices e mentes antiquadas que ainda pensam que o GPL é um perigo, debates acerca de problemas que foram aparecendo, indicações de onde abastecemos, etc. etc. etc...
 
Last edited:
ora a ver se deixo já os primeiros temas de discussão....

no meu xaruto, 1.8T 150cv, kit BRC sequent 24, tórico de 58l uteis e lubrificação LT

posso dizer que já consegui, apenas uma vez, torrar um deposito em 330kms
já o consegui esticar até aos 570km, também uma vez...

normalmente se fizer pouca cidade chego aos 530~550km
se fizer muita fica pelos 480~500km

o meu CB já marcou 6,8l/100km a chegar ao algarve depois de 400km pelas nacionais e 50km em AE a 160km/h (desisti das nacionais, já só queria chegar...) e já marcou á dias 14l/100km depois de ir de coimbra ao ponto mais alto da serra da lousã, sempre a dar broa, numa espécie de "test drive" :D

normalmente ando entre os 8 e os 9,7l/100km quando chego ás bombas para atestar o deposito...

a média geral dos 45000km que tenho registados todos os abastecimentos de gasolina e GPL, passei pelo meio da crise dos combustiveis e baixa dos preços, estou com média geral 11,7l/100km (misto) e 5,2€/100km (misto)

pra abrir, acho que chega.....
 
JoaoPintoReis disse:
2000 euros para mim dá para um ano de gasolina! mais ou menos!!!
ficando com o carro 2 anos... será que vale a pena?
e o autocolante... realmente nao fica nada bem!!
abraço

Não me parece que compense.... não te esqueças que pagas 2000€ e depois os depositos não são de borla, são mais baratos é uma verdade (muito mais) mas não são de borla

Ou seja, num ano gastavas 2000€ de gasolina, se fosse a GPL, gastavas 2000€ logo mais 1000€ de GPL (apenas uma estimativa), ou seja, o primeiro ano eram 3000€. No segundo só gastavas 1000€!

Concluindo:

Para 2 anos c/ GPL gastavas 4000€ e andavas com um autocolante mt fatela :D
Para 2 anos c/Gasolina gastavas 4000€ e não tinhas de andar com autocolantes, nem sem poder por o carro nos parques subterrâneos, etc :)

Bom, vamos encerrar por aqui a conversa do GPL :)

PS: G_B pede aos admins para apagarem estas mensagens para ficares com o projecto clean ;)
 
eu relativamente a médias não vou falar pois sou um caso á parte :D :D :D :D

pegando um pouco no que se estava a falar á pouco relativamente ao tempo que leva a pagar o sistema ... aí tb sou um caso á parte :D

mas se gastassem perto de 1000€/mês em gasolina íam ver como o GPL se paga n1 instante :twisted: :twisted: :twisted:

Eu possuo um sistema PRINS de 6 injectores (castanhos), pois os amarelos não davam fluxo suficiente, já com o sistema flashube de ultima geração da PRINS.

Uso um depósito de 71L em que se alterou a margem de segurança para conseguir abastecer cerca de 66/67 litros, pois com a margem normal ficava com uma autonomia muito baixa :D
 
spy, não diria que estás errado, mas tens de pensar também de outra forma...

no meu caso faço mesmo muito km por mes...
compensava um diesel, mas fiz as contas da seguinte forma:

em vez de gastar 12mil euros num diesel, gastei 5000 num gasuas.... mais 1700 da instalação e 500 para a primeira revisão fiquei com 4800 euros pra gastar em GPL :lol: :lol: :lol:

mas pronto.. como conduzo, nos primeiros 15 dias com o 1.8T gastei 170€ de gasolina... esses mesmos 170€ a GPL já me deram para um mês apos a instalação....

sim, acabas por investir bastante ao instalar um carro, mas ao fim ao cabo, cada vez que vais ás bombas tens de pagar e se pagares menos começas a poupar no primeiro dia apos a instalação... tanto poupas que ao fim de algum tempo (normalmente 20000km's) tens poupança suficiente para pagar a instalação....
 
a questão tóclante....

bem eu posso dar os meus exemplos....
no ano passado:
IMG_6605.jpg

há 2 meses:
IMG_6671.jpg

há 3 semanas:
DSCF0020-1.jpg

na semana passada:
DSCF0078-1.jpg

agora está como há 2 meses mas debaixo da pelicula com 20% de luz transmitida :twisted:

PS: mas eu gosto, mesmo muito, de passar pelos fumarentos e mostrar a traseira com o azulinho visivel... só pra meter verdadeiro nojo :D
 
Last edited:
dou um exemplo prático tirado aqui do meu mapa de excel :D :D

na minha carrinha atenção

3000km - 258.00€ em gpl - 7.91€ por cada 100km :D

se fosse a gasolina

3000km - 750.00€

e olha que eu faço 3000km que é um tiro ;)
 
és como eu...
"3000km??? 2 ou 3 semanas"

:twisted: :twisted:

boost, devias ter ficado com uma 220CDi pá!! :lol: :lol: :lol:

gastavas 240€ com consumo de 8 e a 1€/litro :D
 
AgA disse:
spy, não diria que estás errado, mas tens de pensar também de outra forma...

no meu caso faço mesmo muito km por mes...
compensava um diesel, mas fiz as contas da seguinte forma:

em vez de gastar 12mil euros num diesel, gastei 5000 num gasuas.... mais 1700 da instalação e 500 para a primeira revisão fiquei com 4800 euros pra gastar em GPL :lol: :lol: :lol:

mas pronto.. como conduzo, nos primeiros 15 dias com o 1.8T gastei 170€ de gasolina... esses mesmos 170€ a GPL já me deram para um mês apos a instalação....

sim, acabas por investir bastante ao instalar um carro, mas ao fim ao cabo, cada vez que vais ás bombas tens de pagar e se pagares menos começas a poupar no primeiro dia apos a instalação... tanto poupas que ao fim de algum tempo (normalmente 20000km's) tens poupança suficiente para pagar a instalação....

Pois, tudo depende do que se anda por mês.

Eu se continuar a gastar a mesma quantidade de € por mes em gasolina, gasto cerca de 1700€ e ando com o carro todos os dias!
 
arranja-me lá um diesel que dê o mesmo gozo a carregar no pedal e a gastar o que a minha gasta por cada 100km :D :D :D :D :D :D
 
boost já disse pá... uma 220 CDi :lol: :lol:

Spy_TT, assim é outra coisa... estavas uns 2 anos pra compensar o investimento....
fazes quantos km's, 15mil por ano???

mas mesmo assim... fora a seca de carregar no botão, é um prazer ver os litros a andar ao dobro da velocidade dos €€€ :twisted:
 
mas é mesmo isso...
um gajo por vezes nem se lembra é que gosta de dar pedal nos carros...
e a dar pedal a GPL... qual é o problema de num deposito se esticar mais um bocado...

no meu caso, com os preços de hoje é a diferença entre gastar 4,5€/100km normal e 7€/100km a curtir á fartazana....

no outro dia que fui curtir prá serra, meti 10€ de GPL, fui ao topo, voltei pra coimbra (140km) e ainda andei mais 50km :D
 
Back
Top