-= Audi Q5 =- Tópico de discussão geral sobre este modelo

na audi disseram-me para usar so os pneus de neve, pois mesmo com 30cm de neve passa bem. So mesmo em ultimo caso, se houver mt gelo colocar as correntes e nas rodas traseiras.

Uma informação útil: na Audi disseram-me que não podia utilizar correntes de neve nas minhas rodas por serem de 20". No meu caso, tinha mesmo de ter um conjunto completo (jante e pneus) para essas brincadeiras. Não sei se mais alguém já teve alguma experiência com esta situação de correntes de neve em jantes de 20".
 
Uma informação útil: na Audi disseram-me que não podia utilizar correntes de neve nas minhas rodas por serem de 20". No meu caso, tinha mesmo de ter um conjunto completo (jante e pneus) para essas brincadeiras. Não sei se mais alguém já teve alguma experiência com esta situação de correntes de neve em jantes de 20".


Eu li em fóruns franceses em relação a isso. existem correntes para jantes de 20'', assim como pneus, mas o mais aconselhado para isso são as jantes de 17'', pois não são tão largas e isso favorece a aderência tanto em neve como em piso molhado.
E as correntes têm que ser postas atrás, por causa com braço de suspensão, isto para correntes normais. Em principio se tiveres umas TRACK, podes usa-las na frente, mesmo com jante 20''

Eu este ano fui uns dias para uma estação cá em França e com pneus verão (novos) e no primeiro dia subi na boa até lá cima. Como tenho jante 17'' ajudou um pouco tb. Depois tive que as colocar, pois nevou imenso, e só com correntes.
 
Last edited:
Nunca andei na neve com o Q5, mas pelo que vejo nos fóruns internacionais, sobretudo quem vive em zonas com invernos mais complicados, o ideal mesmo é ter um set de jantes com pneus de inverno, sendo que por norma estes sets usam jantes mais pequenas, tipo 17 ou 18'.

Em vez das correntes há aquela opção daquelas lonas xpto que se colocam... já me disseram bem disso, mas não sei se será solução para o Q5...
 
Em vez das correntes há aquela opção daquelas lonas xpto que se colocam... já me disseram bem disso, mas não sei se será solução para o Q5...


De facto existem essas lonas, mas não sei até que ponto será muito eficaz no gelo. Existem também umas correntes em nylon da michelin (easygrip), mas só colocando atrás. Pois apesar de entrar na roda da frente, como o espaço entre o pneu e o braço da suspensão é reduzido a corrente roça no braço e podem haver danos maiores. O melhor é mesmo o pneus de inverno.
Eu terei de optar pelos pneus no próximo inverno, pois vivo numa região de França que neva e a estrada gela muito. Este inverno nao usei, pq os pneus eram novinhos, assim como o carro e nao pus. O ideal mesmo, para quem vive em regiões mais frias é ter um set de pneus suplente de 17" equipado com pneus de inverno.
 
De facto existem essas lonas, mas não sei até que ponto será muito eficaz no gelo. Existem também umas correntes em nylon da michelin (easygrip), mas só colocando atrás. Pois apesar de entrar na roda da frente, como o espaço entre o pneu e o braço da suspensão é reduzido a corrente roça no braço e podem haver danos maiores. O melhor é mesmo o pneus de inverno.
Eu terei de optar pelos pneus no próximo inverno, pois vivo numa região de França que neva e a estrada gela muito. Este inverno nao usei, pq os pneus eram novinhos, assim como o carro e nao pus. O ideal mesmo, para quem vive em regiões mais frias é ter um set de pneus suplente de 17" equipado com pneus de inverno.
Eu tanto no meu Leon como na B5 tenho um Set Inverno/Verão...Por sorte ja vinham com carro...
Como dissestes o ideal é um Set de Jantes de 17 e se for possível 'reduzir' o tamanho do pneu,(Por exemplo se for o 225, Por o 215, Quanto mais 'estreito' for o pneu,Melhor aderência tens, No meu Seat o Set de Verão é o 205, o de inverno já é o 195) e se quiseres 'poupar' mete umas Jantes 'simples'...Porque a jantes de alumínio com o sal...Vão rápido se não forem bem limpas...Eu bem vejo aquelas que estão na minha B5, o antigo dono era mete,Tira arruma e ta feito :p
 
Eu tanto no meu Leon como na B5 tenho um Set Inverno/Verão...Por sorte ja vinham com carro...
Como dissestes o ideal é um Set de Jantes de 17 e se for possível 'reduzir' o tamanho do pneu,(Por exemplo se for o 225, Por o 215, Quanto mais 'estreito' for o pneu,Melhor aderência tens, No meu Seat o Set de Verão é o 205, o de inverno já é o 195) e se quiseres 'poupar' mete umas Jantes 'simples'...Porque a jantes de alumínio com o sal...Vão rápido se não forem bem limpas...Eu bem vejo aquelas que estão na minha B5, o antigo dono era mete,Tira arruma e ta feito :p

Sim o melhor é mesmo o set jante/pneu, assim chega a altura é só trocar rodas.
 
Boa noite a todos
Tenho visto posts relativos a consumos do Q5
Tenho tb um Q5 e os consumos não baixam dos 9L de média. Moro na Ilha da Madeira. Um percurso desde o Funchal até â Calheta, por exemplo, consigo (tendo cuidado com o pedal da direita) uma média de menos de 8L (O trajeto são cerca de 50km). Mas basta acelerar mais um pouco para as médias passarem dos 10L/100km.
Já agora outra questão: o meu carro não tem alarme, mas fica uma luz sempre a piscar nas portas da frente (tipo como se fosse alarme). Alguém sabe do que se trata?
 
Tab,

Quanto aos consumos e pela minha experiência com um Q5 não há milagres, sobretudo quando se tratam de percursos maioritariamente curtos como é o meu caso. Tenho reparado que ao longo destes 13mil km que já fiz com ele tenho vindo a melhorar, estando cada vez mais perto de fazer depósitos completos com media de 9L, sendo que a media total desde que o tenho ainda está nos 9,5.

Quanto a essa luz todos os Audi's a têm. Serve entre outras cosas para indicar que o carro esta trancado.
 
Boa noite a todos
Tenho visto posts relativos a consumos do Q5
Tenho tb um Q5 e os consumos não baixam dos 9L de média. Moro na Ilha da Madeira. Um percurso desde o Funchal até â Calheta, por exemplo, consigo (tendo cuidado com o pedal da direita) uma média de menos de 8L (O trajeto são cerca de 50km). Mas basta acelerar mais um pouco para as médias passarem dos 10L/100km.
Já agora outra questão: o meu carro não tem alarme, mas fica uma luz sempre a piscar nas portas da frente (tipo como se fosse alarme). Alguém sabe do que se trata?


Eu tenho o meu Q5 desde Setembro 2012 e neste momento estou quase nos 26mil km feitos com ele e uma média total de 7,5l. Eu nunca fiz médias assim tão elevadas como as vossas. Ainda este fim-de-semana fiz uma viagem de cerca de 420km (maior parte em AE a 130km - limite max em frança) com 4 pessoas e mala cheia e fiz uma média de viagem de 8,1l. Já fiz viagens de cerca de 1200km (França - Portugal) e consegui média de 7,2l (duas pessoas e poucas malas). Viagens aqui mais perto em AE cerca de 100km médias de 6,9l - 7l e em estradas nacionais (limite 90km/h) cerca de 6,2l (2 pessoas). Casa-trabalho (cerca de 10km) se for nas calmas faço médias de 5,7l e caso vá atrasado médias bem acima de 10l (LOL).
O principal factor é o tipo de condução que temos e depois a carga. Eu ando sempre no limite máximo permitido. Quando baixo ligeiramente a velocidade noto logo diferença. Penso que o facto de ter umas médias ligeiramente mais baixas que os restantes aqui no tópico, deve-se ao novo motor do Q5 (pôs facelift) 2.0 com 177cv e start-stop.

Quanto à luz o meu tem, mas vem com alarme. Pensei que só vinha se tivessemos alarme, mas pelos vistos não.
 
SPRM,

Possivelmente esse 2.0 TDi pode ser um pouco mais económico. Como já disse e pela minha experiência é mais fácil em viagens grandes fazer melhores médias... no para arranca e cidade é complicado fazer milagres com o Q5... Eu tb já consegui boas médias ao nível dessas que mencionas, mas temos mesmo de andar dentro dos limites e fazer uma condução bem defensivca e pouco agressiva... :p
 
Boas,

Eu tb estou a fazer 7.4l / 7.5l em percursos mistos, mas ando sempre com atenção ao ponteiro, no entanto se puxar um bocadito mais o consumo dispara logo.
No geral, para o carro ( e tenho jante de 20") que é até acho o consumo razoável.

Cumps
 
SPRM,

Possivelmente esse 2.0 TDi pode ser um pouco mais económico. Como já disse e pela minha experiência é mais fácil em viagens grandes fazer melhores médias... no para arranca e cidade é complicado fazer milagres com o Q5... Eu tb já consegui boas médias ao nível dessas que mencionas, mas temos mesmo de andar dentro dos limites e fazer uma condução bem defensivca e pouco agressiva... :p


Sim, eu também só falei de longos percursos ou curtos linha recta. Claro que no para arranca nunca havemos de ter consumos agradáveis. Estes carros não são mt amigos para quem anda na cidade, do ponto de vista de consumo.
 
Boas!

Para não deixar este tópico morrer, fica aqui uma questão para os restantes possuidores de Q5's.

Quando ligo o carro, esteja o comutador das luzes na posição 0 ou em AUTO, os DRL acendem e ao fim de 1 ou 2 segundos piscam e ficam depois acesos normalmente. Os vossos também fazem isso?
 
Boas!

Para não deixar este tópico morrer, fica aqui uma questão para os restantes possuidores de Q5's.

Quando ligo o carro, esteja o comutador das luzes na posição 0 ou em AUTO, os DRL acendem e ao fim de 1 ou 2 segundos piscam e ficam depois acesos normalmente. Os vossos também fazem isso?
Não será o Cold Start Diagnosis?
 
Back
Top