[A4 B6] Audi A4 Avant 1.9TDI 130cv USP S-line [Projecto Terminado] - Nova viatura desvendada

Audi A4 Avant 1.9TDI 130cv - Suspensão: primeiras impressões

pmgoliv disse:
Finalmente, novidades do CB na A4.
Já funciona!

Hoje de manhã, finalmente, foi montada a manete com os botões do CB. Foi necessário fazer uma ligação do pin do aviso da água do limpa pára-brisas à massa para que não ficasse aceso. O CB tem essa função, mas o depósito do limpa pára-brisas não tem sensor de nível.

Não foi necessário mais nada, pois tanto o quadrante como o SMLS já suportam CB.

O CB ficou a funcionar, embora eu ache que ainda necessita de uma reconfiguração. Um dos códigos que inserimos talvez não seja o mais adequado. O CB tem duas memórias, uma total e uma parcial, mas só ficou a funcionar com uma memória.

Muito obrigado ao Goodspeed pelo tempo dispendido com um calor do caraças que já se fazia sentir.

Cumps,

És um malandro! :lol: Estavas a preparar tudo em segredo.

Fico muito contente que tenhas conseguido. Ter CB é outra coisa, não é?

No meu caso ainda preciso ver se o meu SMLS é compativel ou não e depois comprar a manete. Por isso é que ainda não falei com o Goodspeed®.

Lá terei que pagar um valente almoço ao Goodspeed® e ao pmgoliv. E será de bom agrado! :wink:

Tag disse:

No meu caso ainda preciso ver se o meu SMLS é compativel ou não e depois comprar a manete. Por isso é que ainda não falei com o Goodspeed®.

Lá terei que pagar um valente almoço ao Goodspeed® e ao pmgoliv. E será de bom agrado! :wink:

Não foi nada em segredo.
Foi de repente. Eu já tinha comprado a manete há muito tempo, mas o Goodspeed teve vários problemas com os cabos OBD.
E ligou-me no sábado de manhã e combinamos logo para domingo de manhã. E voilá. :P

pmgoliv disse:
Tag disse:

Não foi nada em segredo.
Foi de repente. Eu já tinha comprado a manete há muito tempo, mas o Goodspeed teve vários problemas com os cabos OBD.
E ligou-me no sábado de manhã e combinamos logo para domingo de manhã. E voilá. :P

Claro. Eu estava a brincar!

Olha que o minimos também estão um mimo. Dão um look fantástico!

São estas PEQUENAS alterações que fazem GRANDE diferença.

Para os interessados, aqui ficam umas dicas sobre o processo.
Isto não dispensa, nem pouco mais ou menos, a ajuda de "mão de obra qualificada".

No meu caso, agradeço ao Goodspeed, que percebe potes daquilo, seja em termos de hardware (desmontar e montar) ou software (Vag-com).

Instalação de CB em A4 B6 com FIS:

1) Em primeiro lugar, é necessário confirmar que o quadrante e o SMLS suportam CB.
Para isso é necessário ligar o Vag-com ao carro e fazer um teste completo ao sistema.

Verificar os part-numbers do quadrante e do SMLS:

Address 16 -------------------------------------------------------
Controller: 8E0 953 549 F
Component: Lenksáulenmodul 0304
Coding: 00011
Shop #: WSC 63351
No fault code found.

Address 17 -------------------------------------------------------
Controller: 8E0 920 900 G
Component: KOMBI+WEGFAHRS. RB4 D21
Coding: 02027
Shop #: WSC 84802
No fault code found.

O quadrante deve ser terminado em G ou superior e o SMLS deve ser terminado em F ou superior.

2) Comprar a manete do limpa-vidros com botões CB.
Berlina: 8E0 953 503 B 4PK
Avant: 8E0 953 503 C 4PK

3) Ferramentas necessárias:
Chaves Torx várias, T9 e superiores
Chave M12 para o volante

4) Ter alguém que perceba do que está a fazer, tanto na montagem e desmontagem de toda a zona do volante, como no Vag-com. Eu não faria aquilo sozinho.

5) Vai ser necessário desligar a bateria, tirar air-bag, volante e toda a zona de suporte das manetes. Vai ainda ser necessário retirar o quadrante.

6) Com a nova manete montada e quando o CB for activado, este vai passar a dar indicação de falta de água no limpa-vidros. Isto acontece porque o CB tem essa função, mas o depósito do líquido não deverá ter sensor de nível. Para isso é necessário fazer uma ligação à massa do pin 1 do cabo de ligação ao quadrante (que não terá fio propriamente dito), para dar indicação permanente de água no depósito de limpa-vidros.
Modelos mais recentes poderão não ter este problema, pois poderão já ter o sensor de nível instalado.

7) Depois de tudo montado no sítio, é hora de ligar a bateria e testar tudo. Eu não percebo nada de Vag-com, mas há duas coisas a ter em atenção: entrar no módulo ABS (não sei exactamente o que é necessário fazer) e ter em atenção que a luz do ESP vai ficar acesa. Isto acontece porque o carro vai necessitar de recalibrar o sensor de ângulo de viragem do volante, o que se faz andando um pouco com o carro, virando o volante e colocando-o centrado, a baixa velocidade. Aí a luz do ESP apaga-se e está tudo a funcionar normalmente.

8) Configurar o CB

Módulo 16:

Código de 5 números = [1][2][3][4][5]

[1] – Sem uso. É sempre = 0

[2] - Variante de Volante:
0 = Volante Standard
1 = Volante desportivo de 3 raios
2 = Volante Multifuncão com comando de rádio/
3 = Volante Multifuncão com comando de rádio /telefone
4 = Volante Multifuncão com comando de rádio /telefone e idioma

[3] – Outras variantes de Volante:
0 = Sem Tiptronic no volante e Sem Aquecimento no Volante
1 = Tiptronic no Volante
2 = Aquecimento no Volante
3 = Com Tiptronic no volante e cem Aquecimento no Volante

[4] - Equipamento Especial:
0 = Sem Computador de Bordo e sem Cruise Control
1 = Só CB (FIS) instalado
2 = Só CC instalado
4 = CC e CB (FIS) instalado

[5] – Limpa vidros traseiro:
1 = Berlina, não tem
2 = Avant, tem

No caso da minha Avant, que estava com 00000, foi colocado 00012.

Módulo 17, canal 19
Referente à configuração do CB. No caso da minha Avant, estava com 10100 e foi colocado 10000.

Contudo, o CB ficou a funcionar apenas com uma memória, mas o quadrante da A4 B6 suporta duas memórias, uma total e uma parcial.
Pelo que já pude apurar, a configuração correcta para o CB da A4 B6 será 12000, o que activa as duas memórias (a confirmar).

Cumps,

Boas a todos.

O Pedro explicou muito bem o que é necessário fazer. :mrgreen:

Obrigado pelos elogios, mas eu sempre gostei de fazer estas coisas :oops:

Abraço e estamos combinados.

Gonçalo aka Goodspeed

Goodspeed® disse:
Boas a todos.

Gonçalo aka Goodspeed

A explicação está muito completa.

Ainda bem que gostas e sabes fazer estas coisas. :wink: Será que existe tempinho para mais um? :roll:

Tag disse:
Goodspeed® disse:
Boas a todos.

Gonçalo aka Goodspeed

A explicação está muito completa.

Ainda bem que gostas e sabes fazer estas coisas. :wink: Será que existe tempinho para mais um? :roll:

Existe tempo para os que quiserem fazer. Basta trazerem o material, e eu ver se realmente o quadrantre e a ECU dá para codificar.

Manda PM para combinar ou falar mais em pormenor

Abraço

Agora que ficou comprovado que o CB funciona (desde que o quadrante e o SMLS suportem), vai ser aí uma carrada de malta a fazer o mesmo. :lol:

Ainda para os interessados, a manete anda em torno de €90. :wink:

Cumps,

Por acaso falei com o Goodspeed antes de ler este tópico.

À partida, e se tudo correr bem, para a semana já devo ter o CC e o CB montados na minha A4!

BrunoD disse:

À partida, e se tudo correr bem, para a semana já devo ter o CC e o CB montados na minha A4!

Porreiro.
Vais comprar também o plástico novo para a coluna de direcção, ou vais adaptar o que lá está?

Tag disse:
pmgoliv disse:
Ainda para os interessados, a manete anda em torno de €90. :wink:

Cumps,

Mais concretamente 98.30 Euros :wink:

Estive agora a confirmar e paguei um pouco menos, €93,68 em Fevereiro. Será que aumentaram as peças?

pmgoliv disse:
BrunoD disse:

Porreiro.
Vais comprar também o plástico novo para a coluna de direcção, ou vais adaptar o que lá está?

Vai ser tudo feito na Audi, quando comprei a carrinha negociei logo a montagem do CC e CB.

De qualquer forma, falei hoje com o chefe de oficina, e ele continua renitente com a montagem do CB.

BrunoD disse:
Vai ser tudo feito na Audi, quando comprei a carrinha negociei logo a montagem do CC e CB.

De qualquer forma, falei hoje com o chefe de oficina, e ele continua renitente com a montagem do CB.

Que grande marreta.
Está mais do que provado que desde que o quadrante e o SMLS sejam compatíveis, aquilo funciona mesmo.
É só montar a manete e codificar. E na tua A4, sendo mais recente, talvez nem seja necessário fazer a tal ligação à massa por causa do aviso de água dos limpa-vidros. Talvez até já traga sensor de nível (terá se tiver um fio ligado ao pin 1 do cabo de ligação ao quadrante).

A minha agora quando faço check, para além das funções habituais, até faz check à água e bateria. :lol:

Mas por que acha ele que não funciona?

Back