Abertura do Telejornal - Estado Cativa 50% do subsd de natal

Estive agora a ler o Diário da Economia ...

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1568561

Passos Coelho e Sócrates estavam, ontem à noite, prestes a fechar acordo sobre o mais draconiano plano de controlo das contas públicas desde que o FMI entrou em Portugal, em 1983. Objectivo: reduzir o défice para 7% - menos 0,3 pontos percentuais do que os 7,3% Sócrates garantiu a Bruxelas.
Para isso, todos os impostos vão subir pelo menos até ao fim do ano (sendo que um novo braço-de-ferro fica marcado para Outubro, quando se discutirá o Orçamento de 2011). O IRS era, até ao início da noite, o ponto mais sensível das negociações: o Governo propôs uma tributação autónoma de 1% para rendimentos até 2375 euros, e de 1,5% para rendimentos superiores. Os sociais-democratas tentavam forçar uma taxa mais reduzida para os escalões mais baixos, sendo que só o salário mínimo estava isento para o Governo.
De resto, há acordo na subida do IVA num ponto: para 21%, para 6% nos bens essenciais e 13% na restauração. E também no IRC, com as grandes empresas e banca a terem uma taxa suplementar de 2,5% sobre os lucros.
A estas medidas, avançadas ontem pela TVI, acrescentam-se outras ainda ao nível da receita. Segundo apurou o DN, também a taxa liberatória sobre o capital terá uma subida de 1,5 ponto percentual (para 21,5%). Uma taxa que se aplica, por exemplo, a depósitos a prazo e dividendos.
Ao aumento, que Passos Coelho aceitou ontem como "inevitável", o PSD consegue igual corte nas despesas do Estado (ficando distribuídos em duas fatias de 1050 milhões de euros cada). E isto, sabe o DN, tocará também em pontos sensíveis. Desde logo, um corte nas transferências para as empresas públicas de 150 milhões, entre as quais a RTP ou as empresas de transportes. Também as autarquias terão menos cem milhões de transferências do Estado. Nos dois casos, será fixado um tecto para limitar fortemente o respectivo endividamento.
Também no PIDDAC haverá novos cortes. Mas a grande fatia atingirá os consumos intermédios, ou seja, a "aquisição de bens e serviços", que foi a primeira proposta feita pela nova liderança do PSD - pese embora acabe por se fazer num nível bastante mais baixo do que inicialmente Passos Coelho defendia há um mês (então no valor de 1700 milhões).
Por fim, a medida simbólica, lançada também pelo PSD: os cortes nos salários de políticos e gestores acabou por ser alargado aos autarcas e reguladores, ficando todos com menos 5% dos salários que hoje recebem.
Contas feitas, falta o acordo, pois as propostas só chegaram ao fim da tarde à sede do PSD.
José Sócrates e Pedro Passos Coelho encontram-se esta manhã para o formalizar. Desta vez, porém, não haverá lugar a declaração conjunta - apenas a foto ficará para a história. Depois, o Conselho de Ministros pode lançar as medidas. E a meio da tarde, às 16.00, na sede do partido, Pedro Passos Coelho justificará o "sim" à austeridade. O "apertar do cinto" será concretizado num orçamento rectificativo a levar ao Parlamento.
As propostas serão entregues em Bruxelas até segunda-feira, para validação.

 
Eu muitas vezes me questiono se a adesão ao Euro terá sido uma boa opção...

Por vezes penso que sim .. mas outras :S

eu já penso que não há muito tempo....desde que o café passou de 60 escudos para 60 cêntimos :wow::wow:



olha eu sei que é triste:

precisar de um implante dentário e nao ter serviço de saude para me fazer isso
e por outro lado ter abortos patrocinados pelo governo

é triste nao ter medicamentos para sobreviver e o estado nao participa nisso
e por outro lado entrega seringas e faz casas de chuto a drogados

é triste defender o que é nosso com unhas e dentes dos ladr~es
e no fim quem vai preso somos nos e eles ficam cá fora

é trsiste querer dar educação aos nossos filhos (mesmo a obrigatória)
e nao ter dinheiro para isso

é triste a situação para que caminhamos neste país


é triste eu ter andar dois anos a trabalhar 14 horas por dia em horas extras e trabalhos temporatios e par times
e no final do ano o Aócrates dizer que tenho de pagar IRS porque ganho muito

é triste no ano a seguir a minha mulher ter ficado em casa 5 meses (licença de parto) sem vencimentos
e depois dizerem -me que nao tenho subsidio de renda porque ganho pouco e nao a consigo apgar

é triste eu contruir uma casa, pagar iva, taxas, dar emprego a trolhas, impulsionar a economia
e no fim pagar 1000 euros por ano de contribuição autarquica de uma coisa que é minha e feita por mim


enfim

o melhor post do tópico...ainda dava para acrescentar umas coisitas...mas o essencial está aqui :palmas::palmas::palmas::palmas:

Mas digam.-me uma coisa .. (não tenho acompanhado os últimos desenvolvimentos) e serve de resumo para quem lê...

Tirando a parte do IVA que já deu para perceber ...

Pelo que estive a ler aqui...

Já não vão cativar parte do 13º mês?

Vão aumentar o escalão do IRS em 1.5% em ordenados BRUTOS acima dos 2375€?

Vão aumentar o escalão do IRS em 1.0% em ordenados BRUTOS abaixo dos 2375€?

Pelo que li parece ser isto abaixo:

" Governo e Oposição já chegaram a um acordo sobre as medidas para baixar o défice. Saiba tudo o que vai mudar.

  • Medidas do lado da receita
    - IVA sobe 1 ponto percentual em todos os escalões
A taxa normal do IVA sobe de 20% para 21%, a taxa sobre os produtos de primeira necessidade avança de 5% para 6%, e nos restaurantes, o IVA sobe de 12% para 13%.
- Nova taxa sobre os salários

Para quem ganhar até cinco salários mínimos, ou seja, 2.375 euros por mês, será criada uma taxa extraordinária de 1%, e, quem ganhar acima deste valor pagará 1,5% de imposto extraordinário todo os meses.
- Grandes empresas e banca vão ter uma tributação adicional de 2,5% sobre os lucros


  • Medidas do lado da despesa
    - Salários dos políticos, gestores públicos e reguladores descem 5% já em 2010
Ministros, deputados, membros do Governo, autarcas, administradores de empresas públicas e reguladores, como CMVM e Banco de Portugal, vão ter um corte de 5% nos salários.
- O Estado vai fazer ainda cortes nas despesas com bens e serviços"


1% no IVA já não discordo tanto porque sempre fui da opinião que a ultima descida no IVA nunca deveria ter existido, porque foi uma medida em campanha eleitoral...Agora não posso concordar com o aumento de 1% para todos os salários abaixo de 2375€ (apesar de ser bem melhor do que sacar 1/2 subs de natal)...acho que deveria ser uma taxa a aplicar a salários acima tipo de 1000 euros.....coitado de quem ganha sálario minimo e paga rendas, medicamentos etc e ainda vai ficar sem menos 5€ por mês.....não posso também concordar com o imposto de 2.5% a quem tem lucros de 1 milhão de euros por dia nem 5% de corte nos salários aos abutres que por aí andam :duhh::duhh::duhh:
 
sim...sim...já entendi isso ;)

mas acho que um salário de 600/800 euros por exemplo ainda é muito baixo para suportar mais esse imposto ;)



de qq das formas só lá mais para a hora de almoço e que vamos ter mesmo certezas do que nos espera :rolleyes:
 
Oh Matos... pensa que 1% é quase irrelevante... se antes ganhavas 1000€ limpos... passas a ganhar 990€... se ganhavas 500€ passas a ganhar 495€... será que é assim tão relevante????

Acho que os cortes na despesa deveriam ser superiores aos que noticiaram.
 
Oh Cruzinho para salários baixos acho que é relevante...compreende que 5 euros no salário de quem tem uma renda de 200 euros para pagar, comida para meter na mesa para 4 pessoas, medicamentos para comprar etc. etc. é muito dinheiro. Eu conheço casos de pessoas que por exemplo com esses 5 euros já podem comprar meia dúzia de iogurtes para os filhos. E essas pessoas não ganham o salário mínimo e neste momento até estão a pagar um valor relativamente baixo pela prestação da casa, mas como todos sabemos, as taxas vão subir
 
A mim preocupa-me que a partir de 2011 vou ter de descontar sobre as ajudas de custo (20% do ordenado base) por estar deslocado ...

Vão passar a ser tributáveis ...

Sobre 33% do valor recebido no 1 ano
Sobre 66% do valor recebido no 2 ano

e em 2013 sobre 100% do valor recebido ...

as portagens não me dá muita comichão .. pois pagam-mas .. mas percebo perfeitamente a preocupação de quem as usa diariamente para se deslocar ...
 
Oh Cruzinho para salários baixos acho que é relevante...compreende que 5 euros no salário de quem tem uma renda de 200 euros para pagar, comida para meter na mesa para 4 pessoas, medicamentos para comprar etc. etc. é muito dinheiro. Eu conheço casos de pessoas que por exemplo com esses 5 euros já podem comprar meia dúzia de iogurtes para os filhos. E essas pessoas não ganham o salário mínimo e neste momento até estão a pagar um valor relativamente baixo pela prestação da casa, mas como todos sabemos, as taxas vão subir

Ganham menos 5 euros, so que o problema aqui e que alem desses 5 euros a menos vao ter que pagar muito mais por causa do aumento do IVA, seja no pao, leite, agua, transportes, medicamentos, etc
agravando ainda mais a situaçao dessas familias e que se tem a infelicidade de ganhar mais qualquer coisa que o ordenado minimo ainda vao ser mais prejudicadas depois no IRS com o corte que foi feito na possibilidade de abater despesas e agora com o aumento de 1% na taxa de imposto

Mal ou bem estão a tomar medidas, é melhor do que estarem parados no deixa andar.

Sinceramente o melhor era mesmo atarem uma corda ao pescoço e acabar com a desgraça de vida que tem, se estamos assim e por culpa deles, ja disseram neste topico n vezes seja destes ou dos outros que vieram atras, mas esta escumalha e o pior que o pais tem e depois com pensamentos assim eles governam-se e andam todos contentes, numa semana esta tudo bem na outra e mata e esfola

para fazerem pior mais vale estar quietinho
 
A mim preocupa-me que a partir de 2011 vou ter de descontar sobre as ajudas de custo (20% do ordenado base) por estar deslocado ...

Vão passar a ser tributáveis ...

Sobre 33% do valor recebido no 1 ano
Sobre 66% do valor recebido no 2 ano

e em 2013 sobre 100% do valor recebido ...

as portagens não me dá muita comichão .. pois pagam-mas .. mas percebo perfeitamente a preocupação de quem as usa diariamente para se deslocar ...

Isso das AC's já está definido?? ou ainda é hipotetico?

Tinha ouvido falar em passar a descontar apenas SS sobre essas rubricas.
 
Back
Top