A MINHA CASA - O projecto de uma vida - Noticia numa revista de arquitectura

Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

binária disse:
Reboco reforçado é mesmo o que já foi explicado.

Relativamente ao aspecto, a textura nunca é exactamente igual mas cada vez mais se aproxima do reboco tradicional, se optares por acabamento fino. Há uns anos atrás é que ainda utilizavam um acabamento demasiado grosso/areado e esteticamente não era tão interessante.

Hoje em dia quase todos os empreiteiros, deste tipo de obra, assumem sensivelmente os mesmos valores para uma situação ou outra. Lá está… gastam mais num ponto mas poupam noutro… será quase ela por ela.

Apesar de ser uma situação que também acontece, relativamente ao misturar os dois sistemas não vejo qualquer necessidade… Uma casa demasiado isolada também traz inconvenientes… não tem a possibilidade de “respirar”, torna-se demasiado fechada e hermética. Se não for bem e eficazmente ventilada tem tendência a criar diversas patologias nos seus elementos construtivos, a não ser que incluam uma boa ventilação mecânica, e leia-se permanente, não são os ventiladorezinhos que se colocam nas I.S. :D mas isso já é outra história.

O gesso cartonado (pladur) em excesso apresenta ainda outro problema, torna a Inércia Térmica do espaço fraca. A Inércia T. está relacionada com a capacidade que os materiais apresentam para absorver/acumular o calor, tirando partido dos ganhos solares no inverno, por exemplo… o pladur vem contrariar este efeito, logo nem tudo são só vantagens na sua utilização em massa, e quero dizer, em todas as paredes.

No entanto sendo os vossos projectos recentes, o Projecto Térmico – RCCTE, define a melhor solução ao nível térmico para a habitação.
O conforto térmico não passa apenas pelo excesso de isolamento, existem uma série de condicionantes, geográficas, disposição solar, equipamentos, envidraçados (muuuuito importante) sombreamentos… que se mostram igulamente importantes... só conjugando todos os factores é que se pode chegar a um bom resultado.

;)

ou seja, estou a optar bem pelo tijolo termico + capoto reforçado ;)

ainda bem ;)

obrigado
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

binária disse:
Esqueci.me de referir que o preço está excelente ;)

E não consegui entender o porquê da redução à área da cozinha??? Para "obrigarem" a isso tem de apresentar fundamento legal, algo não estaria a cumprir um dos 578 regulamentos para o efeito??? :D

sim o preço está bom

quanto ao reduzir a cozinha são mesmo paneleirices, disseram "ah e tal a casa nao pode ser tão larga" podem fazer construção para o fundo mas para o lado não

:evil: :evil:
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

binária disse:
Reboco reforçado é mesmo o que já foi explicado.

Relativamente ao aspecto, a textura nunca é exactamente igual mas cada vez mais se aproxima do reboco tradicional, se optares por acabamento fino. Há uns anos atrás é que ainda utilizavam um acabamento demasiado grosso/areado e esteticamente não era tão interessante.

Hoje em dia quase todos os empreiteiros, deste tipo de obra, assumem sensivelmente os mesmos valores para uma situação ou outra. Lá está… gastam mais num ponto mas poupam noutro… será quase ela por ela.

Apesar de ser uma situação que também acontece, relativamente ao misturar os dois sistemas não vejo qualquer necessidade… Uma casa demasiado isolada também traz inconvenientes… não tem a possibilidade de “respirar”, torna-se demasiado fechada e hermética. Se não for bem e eficazmente ventilada tem tendência a criar diversas patologias nos seus elementos construtivos, a não ser que incluam uma boa ventilação mecânica, e leia-se permanente, não são os ventiladorezinhos que se colocam nas I.S. :D mas isso já é outra história.

O gesso cartonado (pladur) em excesso apresenta ainda outro problema, torna a Inércia Térmica do espaço fraca. A Inércia T. está relacionada com a capacidade que os materiais apresentam para absorver/acumular o calor, tirando partido dos ganhos solares no inverno, por exemplo… o pladur vem contrariar este efeito, logo nem tudo são só vantagens na sua utilização em massa, e quero dizer, em todas as paredes.

No entanto sendo os vossos projectos recentes, o Projecto Térmico – RCCTE, define a melhor solução ao nível térmico para a habitação.
O conforto térmico não passa apenas pelo excesso de isolamento, existem uma série de condicionantes, geográficas, disposição solar, equipamentos, envidraçados (muuuuito importante) sombreamentos… que se mostram igulamente importantes... só conjugando todos os factores é que se pode chegar a um bom resultado.

;)


Pois... essa "historia" da ventilação ja tinha ouvido falar ai por uns foruns da net...
Penso que ele me tenha falado em parede dupla sim, mas a caixa de ar era suposto ficar vazia...

Mas aidna não aprofundamos muito esses promenores... pois so agora concluimos o projecto de arquitectura... e so apartir da aprovação deste passaremos para esses promenores...

Para evitar esse problema do pladur, julguei esta hipotese de parede tradicional aceitavel... assim ficaria com um reboco tradicional, mais uma caixa de ar para isolamento, mas como ficaria vazia, exitiria ventilação...
Basicamente, capotto, seguido de bloco termico, caixa de ar vazia e pano de tijolo com reboco tradicional...

Mas agora que me chamam a atenção, vou averiguar melhor o assunto...


Muito obrigado pelas explicações ;)

E Echoes, desculpa estar a utilizar o teu topico para tirar estas duvidas.. ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

Segundo percebi as paredes interiores são rebocadas a cimento ?
Então as paredes estucadas não têm mais vantagens ? Não são tão frias ao toque e a pintura fica com melhor acabamento. :roll:
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

pratinhol disse:
Segundo percebi as paredes interiores são rebocadas a cimento ?
Então as paredes estucadas não têm mais vantagens ? Não são tão frias ao toque e a pintura fica com melhor acabamento. :roll:

As paredes são sempre rebocadas a cimento ... nunca via rebocar-se uma parede com outra coisa qualquer.

Relativamente a estuque, acho que está a querer dizer SERAL ... sim dá um acabamento bem melhor do que um reboco areado, mas mesmo assim, hoje em dia e dependendo do artista consegues um reboco fino com muito boa qualidade...

O problema com o SERAL (que eu tb prefiro) é a sua reacção à humidade .. não gosta muito, se te rebenta por exemplo um tubo de água nessa parede .. é certinho .. tens de partir praí 1,00m para cada lado do local e voltar a aplicar .. pois aquilo apodrece.
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

Por acaso tenho reparado que as casas mais a norte (a minha mulher é de Bragança) as paredes interiores são rebocadas a cimento.

Aqui mais para baixo as paredes exteriores são rebocadas a cimento com veu de noiva, mas as paredes interiores são todas com estuque projectado directamente ao tijolo, depois leva massa de acabamento, depois de seco é toda passada á lixa com máquina e a seguir pintado.
Fica um acabamento liso 5*

EDIT: Não sei se terá a ver com o clima.
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

Em relação ao piso dos quartos aconcelham mais o soalho tradicional ou o piso radiante?????
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

Em relação ao piso dos quartos aconcelham mais o soalho tradicional ou o piso radiante?????
:eek:

o piso radiante pode existir por baixo de soalho de madeira ou outros tipos como ceramicas
serve apenas para aquecimento....nao tas a fazer aí nenhuma confusao?!

geralmente essa pergunta surge entre "piso flutuante" ou "soalho tradicional"... será isso ?!?!
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

Em relação ao piso dos quartos aconcelham mais o soalho tradicional ou o piso radiante?????

tudo depende de muita coisa

Se meteres carvalho francês(bastante resistente e dá para raspar o soalho varias vezes) e AC(cat. A) acho q n percisas de mais nada,mas.....

http://forumdacasa.com/

este forum ajuda mt ...search ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

:eek:

o piso radiante pode existir por baixo de soalho de madeira ou outros tipos como ceramicas
serve apenas para aquecimento....nao tas a fazer aí nenhuma confusao?!

geralmente essa pergunta surge entre "piso flutuante" ou "soalho tradicional"... será isso ?!?!

claro, queria dizer piso flutuante :D

é que a nivel de preços o flutuante é BEM MAIS BARATO ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

claro, queria dizer piso flutuante :D

é que a nivel de preços o flutuante é BEM MAIS BARATO ;)

Também tens flutuantes muito bons e bem caros... e cada vez menos artificiais, alguns tem folha de madeira com alguns milimetros que podes tratar em caso de necessidade

No entanto, na minha opinião, se puderes avança para soalho... ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

Por acaso tenho reparado que as casas mais a norte (a minha mulher é de Bragança) as paredes interiores são rebocadas a cimento.

Aqui mais para baixo as paredes exteriores são rebocadas a cimento com veu de noiva, mas as paredes interiores são todas com estuque projectado directamente ao tijolo, depois leva massa de acabamento, depois de seco é toda passada á lixa com máquina e a seguir pintado.
Fica um acabamento liso 5*

EDIT: Não sei se terá a ver com o clima.


Cá em baixo, apesar de menos usual, ainda há quem utilize véu de noiva nas paredes... exteriores (pelo interior) e interior
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida NOVIDADES PAG_6

claro, queria dizer piso flutuante :D

é que a nivel de preços o flutuante é BEM MAIS BARATO ;)

logo vi k havia aqui kk falha... ;)

sendo assim, o melhor mesmo é ponderares o orçamento porque o soalho é SEM DÚVIDA melhor e mais resistente, mas também fica bastante mais caro que o piso flutuante..
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

1º ORÇAMENTO PARA A CASA CONCLUIDA "Chave na Mão"

Ora então chegou o primeiro orçamento de "chave na mão" no valor de 100.000,00 euros já com iva incluido ;)

Incluindo já os obrigatórios paineis solares.

Um preço que apesar de nao me parecer exagerado eu ainda tenho de baixar, estou ainda a aguardar resposta de mais 4 empreiteiros ;)
 
Back
Top