A MINHA CASA - O projecto de uma vida - Noticia numa revista de arquitectura

Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Face às exigências actuais, não é exagerado não senhor

Boa sorte com os orçamentos seguintes ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Face às exigências actuais, não é exagerado não senhor

Boa sorte com os orçamentos seguintes ;)

exigencias actuais???

sim são bastantes exigencias agora mas por outro lado a construção civil agora esta com pouco trabalho (em crise).... portanto espero baixar este orçamento mais la para perto dos 90.000 euros :S
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

PARABENS
isto sim, considero um verdadeiro projecto..............
quem me dera............
tenho uma opinião formada.............quando se tem terreno é mais de meio caminho andado!
parabens mais uma vez
abraço
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

PARABENS
isto sim, considero um verdadeiro projecto..............
quem me dera............
tenho uma opinião formada.............quando se tem terreno é mais de meio caminho andado!
parabens mais uma vez
abraço

sim, essa é mesmo a unica razã que me faz CONTRUIR casa em vez de COMPRAR.

se nao tivesse terreno era certinho comprar um T3 ;)

assim aproveito, pelo mesmo preço tenho uma vivenda nova ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Bom projecto, apesar de o facto de ser geminada me fizesse logo desistir, mas compreendo as tuas razões ;)

Eu já me encontro no estado em que estou à espera que me chamem para pedir a licença de construção e sem dúvida que construir uma casa é a melhor opção, principalmente para quem já possui o terreno.

Quanto aos preços apresentados são excelentes, na minha zona (Coimbra) já não fazias a casa por esses valores :D

Boa sorte para a obra e escolhe também um Engenheiro de confiança para te vigiar a obra, principalmente na fase inicial que é a estrutura e o revestimento com wallmate e roofmate, para além dos cerâmicos nos pilares. Pagas mais 1000€ ou assim, mas ele documenta tudo em fotos e em papel, o que mais tarde te pode ajudar se houver fiscalizações.

Sofremos bastante com isto, mas conto que no final tenha a sensação que valeu a pena toda esta espera e também sofrimento, enganem-se aqueles que pensem que é fácil. Quando surge um problema, aparecem logo outros atrás :S

Mais uma vez, boa sorte, se precisares de alguma opinião apita, já tenho alguns conhecimentos na área ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Bom projecto, apesar de o facto de ser geminada me fizesse logo desistir, mas compreendo as tuas razões ;)

Eu já me encontro no estado em que estou à espera que me chamem para pedir a licença de construção e sem dúvida que construir uma casa é a melhor opção, principalmente para quem já possui o terreno.

Quanto aos preços apresentados são excelentes, na minha zona (Coimbra) já não fazias a casa por esses valores :D

Boa sorte para a obra e escolhe também um Engenheiro de confiança para te vigiar a obra, principalmente na fase inicial que é a estrutura e o revestimento com wallmate e roofmate, para além dos cerâmicos nos pilares. Pagas mais 1000€ ou assim, mas ele documenta tudo em fotos e em papel, o que mais tarde te pode ajudar se houver fiscalizações.

Sofremos bastante com isto, mas conto que no final tenha a sensação que valeu a pena toda esta espera e também sofrimento, enganem-se aqueles que pensem que é fácil. Quando surge um problema, aparecem logo outros atrás :S

Mais uma vez, boa sorte, se precisares de alguma opinião apita, já tenho alguns conhecimentos na área ;)

Ser geminada nao tenho problema pois do outro lado fica o meu irmão :D

quanto ao acompanhamento da obra vai ser o engenheiro do gabinete de arquitectura, embora a nivel de wallmate nao há muito a fiscalizar pois vou colocar capoto, portanto nem caixa de ar vou ter e normalmente é na caixa de ar e na aplicação do wallmate que os empreiteiros cometem os maiores erros no isolamento ;)

obrigado pelas dicas
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Nem tinha lido essa parte, que não tinhas caixa de ar. Não sei quem te informou sobre esses erros de isolamento, nem digo que não aconteça, mas é mesmo por isso que não podes escolher o empreiteiro que faz a obra por menos dinheiro, mas sim aquele que tem um bom curriculo de obras e está a par das aplicações de isolamento que se fazem hoje em dia. O Engenheiro que me fez a parte de especialidades, para além de acompanhar a obra marcou uma reunião com o empreiteiro para lhe dizer o quê e como ele deve fazer a parte térmica e acústica (ex: misturas de betão, como aplicar o tijolo, como revestir a caixa de ar, aplicações de isolamento, como revestir os pilares, etc..) e vai lá estar para acompanhar estas fases da obra previamente combinadas com o empreiteiro ;)

Não quero te alarmar, mas acho que te devias informar que o capoto não é uma boa solução e sem caixa de ar é um erro. Adianto que não domino a matéria, mas depois de ler as opiniões de outras pessoas desisti do capoto. Lê sobre isso no fórum da casa e vês lá algumas opiniões que se calhar te faziam mudar de ideia! Desde ratos a roerem o capoto e a instalarem-se entre paredes e pássaros que gostam de comer o capoto, enfim, uma desgraça :D

Não leves isto a mal, é só uma opinião e também parte do que li na época, agora não sei como está essa situação.

Ontem esqueci-me de dizer e concordo contigo que se tivesse muito t€mpo revestia também as paredes a pladur, isso sim é uma boa aposta ;)

EDIT: Lembrei-me agora o porque de te poderem ter dito que o sistema caixa de ar + revestimento é um mau investimento. Isso na altura era por causa das pontes térmicas, mas isso hoje em dia já não se passa. Porquê? As maiores pontes térmicas foram descobertas nas zonas de pilares/vigas e caixas de estores.

Ora bem, hoje em dia isso pode ser anulado e no meu caso foi o que foi feito. Como?

1 - Caixa de estores a trabalhar por fora da caixilharia, fica um parapeito grande eu sei, não é bonito eu sei, mas é o melhor isolamento e quanto a ti não sei mas prefiro ter uns grandes peitoris a uma casa com problemas de isolamento;

2 - Revestimento de, também, pilares e vigas e aplicação de Roofmate em todos os pisos, incluíndo sotão. Fica mais caro, mas acabaram-se as pontes térmicas;
 
Last edited:
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Nem tinha lido essa parte, que não tinhas caixa de ar. Não sei quem te informou sobre esses erros de isolamento, nem digo que não aconteça, mas é mesmo por isso que não podes escolher o empreiteiro que faz a obra por menos dinheiro, mas sim aquele que tem um bom curriculo de obras e está a par das aplicações de isolamento que se fazem hoje em dia. O Engenheiro que me fez a parte de especialidades, para além de acompanhar a obra marcou uma reunião com o empreiteiro para lhe dizer o quê e como ele deve fazer a parte térmica e acústica (ex: misturas de betão, como aplicar o tijolo, como revestir a caixa de ar, aplicações de isolamento, como revestir os pilares, etc..) e vai lá estar para acompanhar estas fases da obra previamente combinadas com o empreiteiro ;)

Eu sei que há gente a trabalhar bem e mal, mas depois há aqueles que trabalham mal e pensam que trabalham bem. relativamente às pontes termicas esse é um dos grandes problemas que se resolvem com o capoto, foi uma das razões que em fez optar por essa via ;)

Não quero te alarmar, mas acho que te devias informar que o capoto não é uma boa solução e sem caixa de ar é um erro. Adianto que não domino a matéria, mas depois de ler as opiniões de outras pessoas desisti do capoto. Lê sobre isso no fórum da casa e vês lá algumas opiniões que se calhar te faziam mudar de ideia! Desde ratos a roerem o capoto e a instalarem-se entre paredes e pássaros que gostam de comer o capoto, enfim, uma desgraça :D

Acredita que já me informei muito e cheguei à conclusão que o capoto é do melhor que há, isso de passaros e ratos nao me assusta, nem um pouco, até duvido que seja verdade mas pronto. depois quanto a esmoucadelas de bicicletas ou carro também não há crise pois so leva capoto na parte de cima da casa.

Dizer que é um erro nao fazer caixa de ar, desculpa que te diga, mas erro estás tua fazer. o sistema que vou utilizar é TIJOLO ACUSTICO TERMICO + CAPOTO , estes tijolos são de alrgura 22 penso eu e são desenhados especificamente para esta situção de nao fazer caixa de ar e complementar com o capoto que como deves saber já tem incluido o hallmate.
ora depois de ler mesmo muito sobre isto cheguei à conclusão que este sistema é o que mais se usa actualmente e que é mais eficas que o tradicional (caixa de ar + reboco) pela simples razão que elimina pontes termicas e que o isolamente é feito logo a partir de fora. nao sei se me faço entender.

Não leves isto a mal, é só uma opinião e também parte do que li na época, agora não sei como está essa situação.

nao levo nada a mal :D

Ontem esqueci-me de dizer e concordo contigo que se tivesse muito t€mpo revestia também as paredes a pladur, isso sim é uma boa aposta ;)

isso depende de como decorrer a obra e como for o orlamento mas é coisa que estou a pensar fazer

EDIT: Lembrei-me agora o porque de te poderem ter dito que o sistema caixa de ar + revestimento é um mau investimento. Isso na altura era por causa das pontes térmicas, mas isso hoje em dia já não se passa. Porquê? As maiores pontes térmicas foram descobertas nas zonas de pilares/vigas e caixas de estores.

com capoto acabaram-se as pontes termicas em pilares vigas etc etc

Ora bem, hoje em dia isso pode ser anulado e no meu caso foi o que foi feito. Como?

1 - Caixa de estores a trabalhar por fora da caixilharia, fica um parapeito grande eu sei, não é bonito eu sei, mas é o melhor isolamento e quanto a ti não sei mas prefiro ter uns grandes peitoris a uma casa com problemas de isolamento;

2 - Revestimento de, também, pilares e vigas e aplicação de Roofmate em todos os pisos, incluíndo sotão. Fica mais caro, mas acabaram-se as pontes térmicas;

Obrigado pelas opiniões
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Quanto a ser o que se utiliza hoje em dia, não é bem assim. As opiniões divergem, uns dizem que é bom outros já não, mas se todos gostassemos do mesmo... :D

O sistema tijolo+caixa de ar+wallmate+tijolo com revestimento de pilares e vigas, caixa de estores por fora e aplicação de roofmate, hoje em dia, já não apresenta pontes térmicas se for bem executado, para além de ser mais barato!

O sistema que vais aplicar é bom, não digo que não, mas tem a desvantagem de se notar a minima pancada e um custo alto mas se dizes que não vais pôr na casa toda, acho estranho como vais fazer isolamento no resto da casa :S

Mas isto é como a história do tipo de sistema de aquecimento a utilizar numa casa, cada um tem a sua opinião e cada um com as suas vantagens e desvantagens. Cabe a nós decidir qual o melhor na nossa situação!

Boa sorte com o projecto, se calhar um dia destes ponho aqui o meu :D
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Quanto a ser o que se utiliza hoje em dia, não é bem assim. As opiniões divergem, uns dizem que é bom outros já não, mas se todos gostassemos do mesmo... :D

O sistema tijolo+caixa de ar+wallmate+tijolo com revestimento de pilares e vigas, caixa de estores por fora e aplicação de roofmate, hoje em dia, já não apresenta pontes térmicas se for bem executado, para além de ser mais barato!

ERRADO: apesas de o tijolo acustico termico custa o triplo do dinheiro, o preço entre um sistema e outro é ela por ela, pelo menos foi a resposta de TODOS OS EMPREITEIROS com quem falei. e já agora é bem mais facil aplicar o capoto do que estar a revestir todas as pontes termicas

O sistema que vais aplicar é bom, não digo que não, mas tem a desvantagem de se notar a minima pancada e um custo alto mas se dizes que não vais pôr na casa toda, acho estranho como vais fazer isolamento no resto da casa :S

não podem fazer do capoto uma pelicula de porcelana, não é assim tão fragil como o querem fazer parecer, e o custo como já disse nao é maior, caso fosse também optava pela caixa de ar.
claro que nao vou por na casa toda, a parte de baixo vai ser em pedra, como querias que coloca-se capoto nessa parte?? :D

Mas isto é como a história do tipo de sistema de aquecimento a utilizar numa casa, cada um tem a sua opinião e cada um com as suas vantagens e desvantagens. Cabe a nós decidir qual o melhor na nossa situação!

Boa sorte com o projecto, se calhar um dia destes ponho aqui o meu :D

O aquecimento é um grande problema sim senhor. eu acho que para nao me chatera ponho ar condicionado e pronto :S
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

O aquecimento é um grande problema sim senhor. eu acho que para nao me chatera ponho ar condicionado e pronto :S

O mesmo aqui, nem me vou dar ao trabalho de pôr pré-instalação de mais nada de sistemas de aquecimento, fica feio nas paredes e o AC faz frio e quente que para mim é mais que suficiente e a melhor opção ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

O mesmo aqui, nem me vou dar ao trabalho de pôr pré-instalação de mais nada de sistemas de aquecimento, fica feio nas paredes e o AC faz frio e quente que para mim é mais que suficiente e a melhor opção ;)

o Ar condicionado é realmente a opçao mais economica e mais simples, sem duvida, mas por outro lado nao é o mais saudavel e também não é o amis eficaz :S

mas anaizando os pros e contras é pelo AC que vou optar ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Confesso que não li tudo mas não ponhas só o AC para aquecimento.
Os meus tios acabaram a casa em Setembro e so puseram o AC e acabaram por se arrepender de não ter posto lareira. Tanto que agora para o Verão vão mesmo construir a lareira.
Em relação aos AC tem atenção ao consumo.

Abraço e boa sort€
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Não sei o caso dele, mas a lareira com recuperador de calor é daquelas coisas que não se deve poupar, dá sempre jeito e dá beleza a uma sala, quem tem uma mulher sabe bem do que falo :D

Fui a uma exposição que houve em Novembro na Exposalão da Batalha e deparei-me com um sistema tipo lareira e muito bom de nome "Lareiras Ecológicas Bioetanol". É tipo um quadro que se põe na parede, ou seja, podemos levar para qualquer lado, até para o quarto. Usamos uma substância, Etanol, que arde durante x horas (3h a 5h dependendo do número de bicos ligados) e que fazendo as contas o liquido ficava a um bom preço, abaixo da lenha, e tem como vantagem não ter cheiro e fumo. Podem se estar a perguntar pelas emissões de gases, o que me foi garantido que o CO2 libertado é muito muito baixo. Uma simples rondava os 600€/700€, com uma redução de 30% em IRS.

Ficava bonito na sala, mas devido ao seu reduzido tamanho não passava mesmo de um quadro, e a sala ficava um bocado vazia, e como digo em cima, se não fica suficientemente bonito as nossas mulheres não compram :D

Quanto aos consumos dos AC, é o sistema mais económico, falando na gama inverter de classe A e faz frio/quente.
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Não sei o caso dele, mas a lareira com recuperador de calor é daquelas coisas que não se deve poupar, dá sempre jeito e dá beleza a uma sala, quem tem uma mulher sabe bem do que falo :D

Exactamente. Cá em casa temos lareira e aquecimento central e como a lareira tem recuperador de calor quase nao usamos o aquecimento central.
Em minha opinião uma lareira traz conforto e fica bonito :D
 
Back
Top