XENON vS INSPECÇÃO

TuCa disse:
quando pões outro pneus que não seja a marca que vem de origem então é alteração das características também :roll:

Se, ao leres o que escrevi, tivesses pensado, dois acontecimentos eram agora desnecessários - o teu comentário e a minha resposta.


Alteração das características implica uma mudança disso mesmo. Uns pneus de marca diferente (e mesma medida) não deixam de actuar do mesmo modo que os de origem. Um carro que vem, de origem, preparado para usar lâmpadas de halogéneo e, por vezes, com ópticas exclusivamente para esse fim, necessita de alterações para usar lâmpadas de descarga pois as mesmas funcionam de modo diferente. Ora, uma alteração à corrente fornecida para um dispositivo de segurança; possíveis elementos usados para fins diferentes; uma transposição a uma normativa europeia; um possível causador de situações de risco.

Supérfluo, não fosse "características" uma palavra tão comum na nossa língua.
 
Pra quem tem duvidas, o meu carro tras xenon original, ou seja, tem lava-farois e motores de auto-nivelamento. E n tras regulaçao manual, n tinha logica ter manual quando tem automatica. (N tem botao á beira do sitio onde se liga as luzes.

A unica maneira de regular os farois é atraves da centralina ou entao no proprio farol, nos parafusos indicados.

:D
 
k0baiin disse:
Pra quem tem duvidas, o meu carro tras xenon original, ou seja, tem lava-farois e motores de auto-nivelamento. E n tras regulaçao manual, n tinha logica ter manual quando tem automatica. (N tem botao á beira do sitio onde se liga as luzes.

A unica maneira de regular os farois é atraves da centralina ou entao no proprio farol, nos parafusos indicados.

:D

Essa dúvida ninguém tem :D
O que se passa é que a norma em questão não obriga a ter sequer qualquer nivelador... o que diz é que se for necessário nivelador, e no caso de se tratarem de luzes com mais de 2.000 lumens, então ele deve ser automático.

Ora, se nós tirarmos o nivelador manual, o carro fica sem nivelador, seja manual ou automático. E, se não tem nivelador, significa que em princípio não precisa dele para o cumprimento dos requisitos de nivelação vertical. Quem tiver dúvidas que verifique... se conseguir...

Atenção que isto é para a homologação de carros novos! O que se passa é que a DGV ou como raio agora se chama e as IPOs aplicam este diploma a carros já homologados anteriormente...
 
rvrosa disse:
Era bom saber-se qual é essa lei que o inspector referiu. Ou então confirma lá qual a data da publicação no DR, porque em 20/10/2008 não foi de certeza - fui ver a www.dre.pt.

Eu não te consigo precisar a data exacta da lei ou se apenas foi alteração à lei já existente, mas a circular (ou como lhe queiram chamar) que foi emitida para as IPOs cita essa data (20/10/2008) como a data de implementação da alteração, isso tenho eu a certeza porque estive com ela na mão e constava essa data na circular.
 
Tive a ler o topico assim por alto... Tou prestes a meter xenon e vi muita info sobre as IPO's, mas a minha duvida nem é sobre isso, pq se for preciso quando for pa ir à inspecção tiro e meto a lampadas amarelinhas! :lol:

A duvida é mesmo se for mandado parar pela BT, podem-me multar por ter xenon 6000k? Não tenho lava-faróis nem reguladores automaticos. :S
 
para a policia o que é válido é isto:

PEREIRA disse:


dito por um amigo que é policia da brigada fiscal....

havendo uma directiva propria e objectiva atribuida a determinada ocorrencia, as leis gerais nao sao aplicaveis.

ou seja, no caso das luzes há uma regulamentaçao propria logo nao se pode usar essa lei geral para regulamentar.

8)

ou seja, para eles so interessa isto:

medios = cor branca ou amarela = iluminaçao até 30mt


maximos = cor branca ou amarela = iluminaçao mínima 100mt
 
A minha foi hoje à inspecção com Xenon e chumbou....

Nada que não tivesse à espera, só lá fui porque esqueci-me por completo e já tinha passado a data da inspecção, mais vale pagar 7euros de re-inspecção do que 250euros por não a ter. (até mandei a minha Mãe lá ir...)

Lá vou ter de montar as "amarelinhas" para passar.

O individuo da inspecção até me disse que tinha no carro dele, mas.... "tenho de te chumbar pois não vem de origem".

Cumps
 
é isso que nao entendo...

como é que uns dizem que passam e outros que nao passa.. enfim...

quando chegar a minha vez, vou levar os dec. lei e o Codigo da estrada para os confrontar...
 
RockyBoy disse:
é isso que nao entendo...

como é que uns dizem que passam e outros que nao passa.. enfim...

quando chegar a minha vez, vou levar os dec. lei e o Codigo da estrada para os confrontar...

Depende de gajo k esteja... e se esta bem disposto ou nao.

Tb digo.. eu vou com o xenon montado...

Se me chumbar.. cago o carro á frente do IPO (tem la o estacionamento).. abro capô..desmonto o xenon.. monto as amarelinhas.. ponho xenon no banco do pendura.. e vou.. :twisted: :twisted:

Depois kero ver se me volta a chumbar por causa do xenon

Isto nao falha..
 
Jorge Ferreira disse:
Depende de gajo k esteja... e se esta bem disposto ou nao.

Isso é como tudo em Portugal... Regras? Leis? quando convém...
 
Rpscavaleiro disse:
A minha foi hoje à inspecção com Xenon e chumbou....

Nada que não tivesse à espera, só lá fui porque esqueci-me por completo e já tinha passado a data da inspecção, mais vale pagar 7euros de re-inspecção do que 250euros por não a ter. (até mandei a minha Mãe lá ir...)

Lá vou ter de montar as "amarelinhas" para passar.

O individuo da inspecção até me disse que tinha no carro dele, mas.... "tenho de te chumbar pois não vem de origem".

Cumps

eu fui ontem tbm com o meu e passou na boa :roll: :roll:

esquesito :roll: :roll:
 
Back
Top