XENON vS INSPECÇÃO

Pois e meus amigos, desfez-se o mito dos carros com xenon trazem sempre lava-farois, nao e verdade

AUDI A8 de 1997 na lista de equipamento

8JG - Headlight with gas discharge lamp for driving on the right
8X0 - WITHOUT headlight washer system

e esta hem????

este foi o 1º caso em que reparei nesse detalhe, mas se este saiu assim outros mais deve haver
 
AudiST disse:
Pois e meus amigos, desfez-se o mito dos carros com xenon trazem sempre lava-farois, nao e verdade

AUDI A8 de 1997 na lista de equipamento

8JG - Headlight with gas discharge lamp for driving on the right
8X0 - WITHOUT headlight washer system

e esta hem????

este foi o 1º caso em que reparei nesse detalhe, mas se este saiu assim outros mais deve haver


Inclusive acho que tem aqui um no forum que tem xenon OEM e não foi montado depois e não tem lava farois.
 
AudiST disse:
Pois e meus amigos, desfez-se o mito dos carros com xenon trazem sempre lava-farois, nao e verdade

AUDI A8 de 1997 na lista de equipamento

8JG - Headlight with gas discharge lamp for driving on the right
8X0 - WITHOUT headlight washer system

Sendo que a directiva europeia saiu em 1997 é provável que carros fabricados antes ou durante não sejam abrangidos. Sendo um A8 de 1997, parece-me viável que seja o caso.

Carros com pelo menos 9 anos, não vês nenhum com xenon OEM sem:
- autonivelação
- lava farois
 
CONTRA TUDO O QUE EU ESTAVA À ESPERA....


hoje fui à inspecção c/ o meu xénon 6000k e não é que me chumbaram ?!?! :x :x

pedi a legislação e o gajo mostrou-me uma série de papéis alusivos ao Decreto-Lei 371/2000 (ou 317/2000) :oops:

de qualquer forma, já me fartei de procurar e não encontro nada parecido com o que o artista me mostrou lá.

RESUMO:

carros pré 1998: 100% PROIBIDO APLICAR XÉNON

carros pós 1998: PERMITIDO APLICAR MAS....
-lava-farois
-auto-niveladores
-opticas com homologação para xénon

o que é certo é que estive a pesquisar até agora e não encontro nada concreto na legislaçao a este respeito...

se alguém puder dar uma ajuda, quero ir lá RIPOSTAR se tiver hipóteses.... :evil: :evil: :evil:
 
PEREIRA disse:
CONTRA TUDO O QUE EU ESTAVA À ESPERA....


hoje fui à inspecção c/ o meu xénon 6000k e não é que me chumbaram ?!?! :x :x

pedi a legislação e o gajo mostrou-me uma série de papéis alusivos ao Decreto-Lei 371/2000 (ou 317/2000) :oops:

de qualquer forma, já me fartei de procurar e não encontro nada parecido com o que o artista me mostrou lá.

RESUMO:

carros pré 1998: 100% PROIBIDO APLICAR XÉNON

carros pós 1998: PERMITIDO APLICAR MAS....
-lava-farois
-auto-niveladores
-opticas com homologação para xénon

o que é certo é que estive a pesquisar até agora e não encontro nada concreto na legislaçao a este respeito...

se alguém puder dar uma ajuda, quero ir lá RIPOSTAR se tiver hipóteses.... :evil: :evil: :evil:

nao foste a valongo pah :D ;)

bem, agora fora de brincadeiras, realmente e mesmo chato...
quando e pra nos F***R eles inventam sempre maneira de um gajo voltar la outra vez :evil:
espero k se resolva tudo pelo melhor ;) 8)

EDIT: pra proxima pede uma copia, eles isso devem facultar, digo eu :roll:
 
AudiST disse:
esse dec-lei nao e aquele da norma da onu????


nao era norma.

dizia mesmo decreto lei ******* de **/**/****
com as tais tretas que falei em cima

mas eu queria ver isso oficialmente e nao encontro
é que akilo podem eles fazer em computador..

nao tou chateado por ter pago mais 6.82€

tou é fdd por os agentes da autoridade dizerem que ando legal e a seguir levo com estes caramelos que me chumbam o carro baseados em sei lá o quê...

só quero apurar se me chumbaram legalmente ou não! porque se a coisa nao é 100% legal o barco vai virar...( E DESTA VEZ NÃO É POR CAUSA DO TABACO.... :D :D)
 
AudiST disse:
esse dec-lei nao e aquele da norma da onu????

tas a falar disto??
Enviei o mail para o IMTT conclusão
Para quem tiver duvidas acerca do xenon:

a sequência do pedido de informação abaixo, informamos o seguinte:



1. A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
2. O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.



O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.



Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático


e sabado ja ponho XENON no meu

retirado do ibizaclub.pt
 
PEREIRA disse:


nao era norma.

dizia mesmo decreto lei ******* de **/**/****
com as tais tretas que falei em cima

mas eu queria ver isso oficialmente e nao encontro
é que akilo podem eles fazer em computador..

nao tou chateado por ter pago mais 6.82€

tou é fdd por os agentes da autoridade dizerem que ando legal e a seguir levo com estes caramelos que me chumbam o carro baseados em sei lá o quê...

só quero apurar se me chumbaram legalmente ou não! porque se a coisa nao é 100% legal o barco vai virar...( E DESTA VEZ NÃO É POR CAUSA DO TABACO.... :D :D)
anda por ai um documento da anivap a circular adizer para chumbar os carros senão tiver a devidas cenas para circular com xenon..
é isso que te referes??
 
basicamente é o que o Guardião referiu (os > 2000 lumen,etc,etc) mais umas coisas.. mas faz lá menção ao tal decreto-lei (e mais alguns)

aquilo era resposta a um pedido de esclarecimento por parte do centro à direcção. pois em cima dizia mesmo..


em resposta ao pedido.................... bla bla bla..............

pelo que estou meio inclinado a acreditar que agora talvez seja mesmo assim...

diz ele que NO MÍNIMO os lava-farois tem que ter.... :arrow: o resto pode-se facilitar
 
PEREIRA disse:
basicamente é o que o Guardião referiu (os > 2000 lumen,etc,etc) mais umas coisas.. mas faz lá menção ao tal decreto-lei (e mais alguns)

aquilo era resposta a um pedido de esclarecimento por parte do centro à direcção. pois em cima dizia mesmo..


em resposta ao pedido.................... bla bla bla..............

pelo que estou meio inclinado a acreditar que agora talvez seja mesmo assim...

diz ele que NO MÍNIMO os lava-farois tem que ter.... :arrow: o resto pode-se facilitar

basicamente e isso ;)

la vou eu ter de inventar uns lava farois pro meu :roll: :roll:
 
Back
Top