Troca de quadrante problemática em A4 B6 [solved pag9]

Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Migsan,

Part number diferente. Acho que tem mm a haver com o sensor de velocidade.
Deixo aqui umas pics

quad1cp7.jpg


quad2ww4.jpg


quad3xh4.jpg


quad4cs6.jpg


quad5jx9.jpg


canais (atenção do 40 ao 49 é o sri como disse o artur e na minha tá a pedir aos 10.000 km)
40= 28 (kms feitos desde o reset)
41= 49
42 = 15
43 =10
44 = 730 (kms até à proxima insp)
45 = 1
46= NA
47=53
48=20


60=1029
61=3395 (coding)
62=21
99=0

No measuring blocks funciona tudo ok.

Miguel..faz um scan ao Cent. Electrics e um measuring aos canais se vires algo estranho apita para se comparar.
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Miguel,

Algumas considerações:

1-A que velocidade +- ia o carro em movimento quando fizeste a medição?
Vejo que a rotação do motor estava a 880???? Ao ralenti?

2-A velocidade apresentada no RNS-E não tem nada a ver com a velocidade
ou o sensor de velocidade dos módulos no veiculo. São coisas distintas.
Neste caso é o próprio RNS-E que calcula a velocidade via GPS, tal como apresenta
as coordenadas (Latitude, longitude, altitude, direcção, etc).
Aqui não há que retirar outras ilações.

3-O cruise control "Controla" directamente a velocidade pretendida do veiculo
através do modulo de controlo do motor.

Resumo e conclusões (minhas):
1-Estamos a falar do painel de instrumentos que é um dispositivo de interface
com o condutor que apenas apresenta valores de leitura de diversos sensores,
módulos ou controladores do veiculo e respectivos avisos.

2-Temos de conseguir "provar" que o painel de instrumentos recebe os valores
da velocidade do veiculo. Até ao momento tudo indica que não pelos valores medidos.
Quando o conseguirmos provar, retiraremos a conclusão que o mesmo não consegue
apresentar a velocidade, logo que se encontra defeituoso.
(O painel contem apenas 2 fichas de 32 pinos), Apresento o esquema mais abaixo.

3-Aparentemente todas as configurações, valores e codificações estão correctas, tanto
no painel como nos outros módulos e não existem erros.

4-Poderemos colocar como hipótese, o nivel de instalação e configuração de certos
modulos no veiculo. Exemplo: o painel de instrumentos a cores é tipicamente instalado
em veiculos com rede a bordo Highline e o mesmo comunica directamente com o modulo
de comando electrico Bordnetz-STG (Central electrics) que pode neste momento
estar incompativel a nivel de hardware com o painel e vice-versa.

5-Neste momento até se ter um conhecimento mais profundo, apenas poderiamos
fazer a "prova dos nove", instalando e configurando este painel num outro veiculo
que tb tenha um painel a cores, com as mesmas caracteristas, a funcionar.
Mas sabemos que isto é muito dificil de se conseguir na práctica.


Esquema:

 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

No vag-com começa a medir logo a 1 km/hora. Experimentei no meu.

Não restam dúvidas que o part number é diferente. Bom era alguém com o ETKA ver as 2 referências e já agora, ver se o sensor de velocidade é diferente na caixa manual e automática (se for presumo que a ligação dê erro).

ElFuracon:
O despiste terá de ser feito numa B6 com cx automática , pq pode continuar a dar erro numa de cx manual.
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Carlos,

1- O printscreen que coloquei o carro estava parado, mas posso dizer que realmente aquilo não marca velocidade.
Como fiz isto sozinho com o portátil no banco do pendura, consegui ver bem que em andamento não marcava nada, mas claro que para fazer o printscreen e como estava sozinho teve que ser com o carro ao relanti... bom olho! ;)

2- Pensei que a velocidade vista no Engineering mode do RNS-E fosso lida directamente da viatura... como lá diz Info from vehicle :roll: É que realmente aquilo não me parecia que fosse calculada via GPS....

3- Ok...


4-Poderemos colocar como hipótese, o nivel de instalação e configuração de certos
modulos no veiculo. Exemplo: o painel de instrumentos a cores é tipicamente instalado
em veiculos com rede a bordo Highline e o mesmo comunica directamente com o modulo
de comando electrico Bordnetz-STG (Central electrics) que pode neste momento
estar incompativel a nivel de hardware com o painel e vice-versa.
Quanto a isto não sei se estou de acordo contigo. Primeiro por pelo que li por alguns fóruns internacionais já houve mais pessoas a fazer esta mod e conseguiram-na. Em segundo, porque tudo funciona bem, incluindo o LCD a cores, sendo apenas o problemas no velocímetro e odometro... :roll:

5-Neste momento até se ter um conhecimento mais profundo, apenas poderiamos
fazer a "prova dos nove", instalando e configurando este painel num outro veiculo
que tb tenha um painel a cores, com as mesmas caracteristas, a funcionar.
Mas sabemos que isto é muito dificil de se conseguir na práctica.
Seria o ideal... mas infelizmente impraticável, pois teremos sempre o problema da codificação que só se faz na Audi....

Já agora uma coisa que acho estranha e fica aqui o relato. Pelo que vi, comparando 1 log que tinha feito ainda com o quadrante antigo e logs já com este quadrante, todas as configurações nos outros módulos foram mantidas. Agora, gostava de saber porque é que se está tudo igual, a minha carrinha deixou de trancar aos 20 km/h??? Já parti a cabeça de volta daquilo, já testei diversos valores e nada... ja agora o valor que tenho e que já tinha anteriormente funcionando tudo bem era 7018. Alguma ideia???
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Miguel...claro q não tranca: a info da velocidade não tá a chegar ao módulo, ou a sair dele. Como no measuring blocks tá sempre a zero...nunca tranca as portas.
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

cuto disse:
Miguel...claro q não tranca: a info da velocidade não tá a chegar ao módulo, ou a sair dele. Como no measuring blocks tá sempre a zero...nunca tranca as portas.
Nem tinha pensado nisso... mas agora fiquei intrigado... o módulo 46 (Central Conv.) baseia-se na velocidade fornecida pelo 17 (instrumentos)???? Não a devia ir buscar directamente ao motor??? :roll:
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

migsan disse:
Nem tinha pensado nisso... mas agora fiquei intrigado... o módulo 46 (Central Conv.) baseia-se na velocidade fornecida pelo 17 (instrumentos)???? Não a devia ir buscar directamente ao motor??? :roll:

Penso que vai buscar ao quadrante...de qq modo vê se consegues ver a velocidade nos blocks do motor. Acho que vai tudo dar ao sensor de velocidade.
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

cuto disse:
Penso que vai buscar ao quadrante...de qq modo vê se consegues ver a velocidade nos blocks do motor. Acho que vai tudo dar ao sensor de velocidade.
Sim...amanhã faço isso... 8)
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Creio que deve estar tudo à volta deste tema: Sinal de velocidade do veiculo.
O mesmo deveria chegar ao quadrante e dai ser distribuido.

Dai que não me pareça que o sinal medido pelo RNS-E venha de algum outro módulo.
Aliás, o RNS-e até tem uma codificação especifica para determinar a circunferencia
dos pneus instalados. Por isso é que creio que ele faz uma medição própria
da distancia percorrida e da velocidade.

Á meu ver tudo quanto é baseado na velocidade do veiculo, valores e informação
não está a ser executado pelos respectivos dispositivos, exceptuando o
Cruise control.

Edito para acrescentar o seguinte:

Miguel, eu no teu caso tentaria, com um electricista-auto experiente
que conheças, desmontar o Painel (na verdade é bem simples)
e tentaria pelo menos inspeccionar visualmente a ficha Verde (de frente para o painel
é a da direita), o fio e os
pinos e/ou testar com um multimetro de acordo com o seguinte esquema.
O pino que recebe o sinal de velocidade é o 5.
O pino que envia/distribui o sinal de velocidade é o 6.
Pelo menos tentava eliminar esta hipótese.

 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

migsan disse:
Já agora uma coisa que acho estranha e fica aqui o relato. Pelo que vi, comparando 1 log que tinha feito ainda com o quadrante antigo e logs já com este quadrante, todas as configurações nos outros módulos foram mantidas. Agora, gostava de saber porque é que se está tudo igual, a minha carrinha deixou de trancar aos 20 km/h??? Já parti a cabeça de volta daquilo, já testei diversos valores e nada... ja agora o valor que tenho e que já tinha anteriormente funcionando tudo bem era 7018. Alguma ideia???


na minha tenho 7008
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Engº. Artur disse:
na minha tenho 7008

A codificação para chegar a esse valor é obtida da seguinte forma:

{Comfort System}

Control Module Coding

Select 46 (Comfort System)
Coding -> Function 07

+00001 - 10 Tamper alarms (Great Britain)
+00002 - Confirmation Anti-theft warning system blinks
+00004 - Selective Central Locking (SCL)
+00008 - Anti-theft warning system - activation of AWS
+00016 - Rear lid release locking via speed
+00032 - Comfort Locking via speed
+00064 - Comfort function via remote control
+00128 - Right Hand Drive (RHD)
+00256 - Avant bit
+00512 - Confirmation remote closing (1x blink)
+01024 - Confirmation anti-theft warning sytem horn activation
+02048 - Door-/ window regulator logic
+04096 - Thatcham anti-theft warning
+08192 - No safe-function
+16384 - Side windows with insulated glass
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

pois , mas todas as que apanhei teem vindo com

6976

somando 32

7008


não tou a ver como se foi buscar o 7018 :S
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

A minha tá 7012, tenho mais a soma +4 para a abertura selectiva, em relação à do artur. Assim tb não vejo que valor o Migsan podia somar...acho que se calhar tem 7008...
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Se calhar ele tem assim:

+00002 - Confirmation Anti-theft warning system blinks
+00008 - Anti-theft warning system - activation of AWS
+00032 - Comfort Locking via speed
+00064 - Comfort function via remote control
+00256 - Avant bit
+00512 - Confirmation remote closing (1x blink)
+02048 - Door-/ window regulator logic
+04096 - Thatcham anti-theft warning
======
7018


Editado:

Tens razão Artur, enganei-me e coloquei uma linha repetida do 64 quando deveria ser 32
Assim já dá.

De qualquer forma, como o Cuto diz isto é irrelevante para o problema, uma vez que o
mesmo está na detecção do sinal do velocimetro, tudo o resto está dependente.
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Pois...mas acho que ele tem as portas a trancar aos 15 km :p...ora vê em cima. Além de estar a somar duas vezes o 64. De qq modo nenhuma dessas opções interfere com o sintoma.
 
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