Troca de quadrante problemática em A4 B6 [solved pag9]

Boas!

Tenho em mãos um problema que me parece à partida de difícil resolução....
Comprei no ebay um quadrante com o FIS e hoje desloquei-me ao concessionário Audi da minha zona para proceder à troca. Tudo parecia correr bem e deram o serviço como concluido.
Ao sair do concessionário vinha eu a deliciar-me com o FIS a cores, que diga-se de passagem que é mesmo outro mundo, quando de repente olho para o velocímetro e este não marcava velocidade. O ponteiro estava sempre em baixo... e também não contava quilometros. Tudo funcionava bem, excepto aquela parte...

Voltei novamente à Audi e após mais uns testes o prognóstico deles é avaria do quadrante.... :'(
Como já não tinham tempo hoje para voltar a por o quadrante original, possivelmente farei isso amanhã, trouxe a carrinha para casa com o quadrante defeituoso.

Liguei ao vag-com. O primeiro scan apresentava diversos erros, possivelmente poque não me limparam os mesmos após a troca. De seguida fiz um Clear DTC's e voltei a fazer um novo auto scan e deixei de ter qualquer erro... mesmo com aquele quadrante não acusa qualquer erro no Vag-Com.

A seguir fiz um Output Test no módulo 17 (Instrumentos), e lá o quadrante passa bem em todos os testes, incluindo no 1º em que os ponteiros se mexem. Aí o ponteiro do velocímetro funciona... :roll:

Perante isto que acham??? Não sei o que faça... amanhã devo ir por o quadrante antigo e já mandei um e-mail ao vendedor do ebay a relatar a situação....

Será que alguma coisa me está a escapar??? Terá isto reparação????

Fico a aguardar comentários... desde já o meu obrigado!


Edit @ 16/02/08:

Já agora fica aqui mais alguma informação que podrá ser relevante.

Isto era a info do quadrante antigo:
Code:
Address 17: Instruments
  Part No: 8E0 920 900 M
  Component: KOMBI+WEGFAHRS. RB4 D42
  Coding: 00101
  Shop #: WSC 19972

E isto é com o novo:
Code:
Address 17: Instruments
  Part No: 8E0 920 930 JX
  Component: KOMBI+WEGFAHRS. RB4 D30
  Coding: 00101
  Shop #: WSC 51200

Existem algumas diferenças... não sei se serão relevantes para esta questão...


Edit2 @ 16/02/08:

Fica aqui mais uma actualização que acho ser um dado importante. Por recomendação de um user fui fazer ums Measuring Blocks ao Módulo 17 (Instrumentos). O resultado foi este:
Speedtest01.jpg


Ou seja, mesmo com o carro em andamento, a velocidade está sempre a zero. Os outros indicadores comportam-se normalmente, incluindo as RPM's.... O que quererá isto dizer...é o sinal de velocidade que não chega ao quadrante ou o quadrante que não o transmite???? :roll:


Mais uma achega... testei o meu RNS-E no Engineering mode, e consigo lá ver a velocidade do veículo...

Sendo assim significa que o sinal CAN está ok, certo? Mais perto de se comprovar que o defeito é mesmo do quadrante... :roll:
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

migsan disse:
Boas!

Tenho em mãos um problema que me parece à partida de difícil resolução....
Comprei no ebay um quadrante com o FIS e hoje desloquei-me ao concessionário Audi da minha zona para proceder à troca. Tudo parecia correr bem e deram o serviço como concluido.

Concluído... :roll: :evil:

migsan disse:
A seguir fiz um Output Test no módulo 17 (Instrumentos), e lá o quadrante passa bem em todos os testes, incluindo no 1º em que os ponteiros se mexem. Aí o ponteiro do velocímetro funciona... :roll:

Bem, o que é que eles fizeram para diagnosticar a avaria no quadrante?

Não é estranho o mesmo estar a funcionar nos testes via vag-com e não funcionar normalmente?

Eles "acertaram" os km do quandrante para os teus actuais, ou andaram a fazer algo deste género? Segundo eles era tudo plug and play? Tiveram de fazer alguma adaptação? Tiveram problemas com o imobilizador ou algo do género.

No limite uma pessoa que mexa nesse tipo de electronica (há por aí craques em quadrantes) consegue por isso a funcionar, nem que seja com componentes do teu ex-quadrante.

E quem diz isso, dis tb os marteladores natos... devem estar fartos de ver situações dessas... :roll:
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Que situação...

Bolas um gajo num estava á espera disto................

Quanto ao que sei, nas agulhas não se deve tocar, sob pena de se estragar definitivamente.....
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

as ligações podem não ser iguais , é a unica coisa possivel que estou a ver que seja
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Calma Miguel,

Não esmoreças!

Também pode não ser nada e ser apenas um pormenor que está a escapar a todos,
inclusivé ao pessoal da AUDI.
Não tenhas dúvidas que tu e alguns de nós terão já alguns conhecimentos superiores
sobre as nossas máquinas em pequenas coisas, e que o pessoal da AUDI não tem
nem tempo para estudar, nem investigar nem fazer experiências.

Pelo que percebo, TUDO funciona bem excepto o ponteiro indicador da velocidade
e o conta-kilometros. Portanto todos os outros indicadores (conta-rotações, temperatura,
nivel da capacidade de combustivel e os icones de avisos) funcionam bem, é isso?

Se assim é, penso que pode ser apenas um problema de má ligação ao sensor de velocidade,
mau contacto ou configuração. Convém checkar.

Verifica isto por favor:
1-Testaste a configurar o relógio, intensidade da luz no quadrante (+ e -), carregar no check / ferramenta
e/ou repor o parcial a 0?

2-No vag-com quando entras no controlador do painel de instrumentos (17) aparece o nr de serie
do veiculo associado ao nr de serie do imobilizador. Estão correctos? Tem o teu VIN?
O quadrante fez a "aprendizagem" do VIN?

Mais uma vez é preciso é ter calma, que isso chega lá, há-de ser qualquer coisita que escapou.
Não acredito que esteja avariado.

Um abraço.
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

ELFuracon disse:
TUDO funciona bem excepto o ponteiro indicador da velocidade
e o conta-kilometros
.

(…) pode ser apenas um problema de má ligação ao sensor de velocidade,
mau contacto ou configuração. Convém checkar.

Exacto, intimamente ligados, por isso o problema está nesse input, do sensor de velocidade.

Se não regista a velocidade, também não pode acumular km no odómetro.

Há por aqui users com quadrantes a cores, tenta saber mais infos (via vag-com) através deles.
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Outra coisa Miguel....

Quantos Kms fizeste depois de sair da oficina?????

Descobri aqui uma coisa num manual técnico do A4 que eu não sei....:
"Die Anpassung des Kilometerstandes nach
Erneuern des Kombiinstrumentes ist bis zum
Erreichen einer Fahrtstrecke von 5 km nach
dem Einbau mehrmals möglich"

o que significa:
"The adjustment of the kilometer conditions after renewing the combination instrument is several times possible up to reaching a travel distance of 5 km after the installation."

Também pode ser...
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

A do sensor de velocidade tem muita lógica...mas não deveria dar erro no vag-com :?: :?: :?: :roll: :roll:
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

rmatos disse:
A do sensor de velocidade tem muita lógica...mas não deveria dar erro no vag-com :?: :?: :?: :roll: :roll:

O sensor está ok, o quadrante é que não está (à partida) a receber o sinal.

migsan, anda lá mais alguns km e vê se aparecem novos dtc's. Não ficaste com uma cópia dos antigos (que apagaste)?
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Boas a todos!

À partida tudo funciona, excepto aquelas 2 coisas: Velocímetro (O ponteiro está sempre em baixo) e o LCD que tem o os km's (O parcial está 0.0 e o acumulado está nos 85.278). Tudo o resto a nível de luzes segundo vi funciona tudo, quer o ponteiro das rotações, o da temperatura e o do nível de enchimento. A luz e respectiva intensidade do painel também funciona, testei isso mesmo nagaragem e liga tudo direitinho, mesmo a zona do velocímetro tem a iluminação todinha.

Quanto a km's e pelas minhas contas fiz hoje entre 20-25km's após a troca de quadrante.

No controlador de painel de instrumentos (17) aparece tudo certinho... está lá o meu VIN correcto. Também fiz o output test diversas vezes e não dá qualquer erro....

Tenho uma cópia dos erros que tinha mal saí da Audi. Devem ser para aí uns 10 ou 15 na boa, mas penso que se eu depois de os apagar não apareceram mais, é porque a nível do Vag-Com está tudo correcto.... :roll:

Segundo apurei, ou pelos menos segundo me deram a entender, na audi testaram se havia sinal a chegar ao quadrante.... foi pelo menos a ideia com que fiquei. Mas realmente é verdade, às vezes ficamos com a impressão que sabem bem menos que nós...

Isso do sensor de velocidade é possível???? É que estava tudo ok com o quadrante antigo.... :roll:

Não é esmorecer, mas é uma situação chata e estou um pouco encostado à parede, pois não me dá jeito andar assim muito tempo, e o pior de tudo, estou sempre dependente da audi pois não posso fazer este tipo de alterações em mais lado nenhum....

Por isso todas as ajudas são bem vindas!

Um abraço e desde já obrigado!
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

migsan, tendo em conta o que disseste, vou fazer um quote a mim próprio...

BrunoD disse:
O sensor está ok, o quadrante é que não está (à partida) a receber o sinal.

Agora, resta saber o porquê!! E duvido que o saibas até o tirares para fora...
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

BrunoD disse:
Agora, resta saber o porquê!! E duvido que o saibas até o tirares para fora...

Pois... isso gostaria eu muito de saber. É que como vocês sabem... os tipos da audi não estão lá muito virados para perderem tempo com testes e experiências.... além que que aquilo lá é pago à hora e cada hora são 36 + iva!!!! :eek:

O vendedor do ebay respondeu que estava admirado de isso não funcionar, mas parece disposto a me reaver os euros....
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Boas!

Já agora fica aqui mais uma achega que me lembrei, mas não sei se será importante. Durante a montagem, e quando as coisas ainda estavam a decorrer bem, a pessoa que conheço lá veio cá fora falar comigo dizer-me quantos km estavam marcados no quadrante. Disse também que o quadrante estava numa viatura com cx automática. Ao que eu perguntei se isso era relevante e ele disse que não. De qualquer forma deixo aqui a indicação...

De momento, e agora após ter pensado melhor sobre o assunto, decidi aguentar uns dias assim para ter tempo de pesquisar e tentar encontrar a solução milagrosa.... caso não apareça e se confirme que o quadrante está mesmo com problemas, irei voltar a por o antigo.... :| :'(

Quando vocês falam em sensor de velocidade aquilo é mais um fio que se liga? É possível eles terem-se esquecido de ligar isso???? Como é que são as ligações daquilo... alguém tem um esquema?

Um grande obrigado a todos!
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Já agora, fica aqui o log do 1º scan após a troca e que apresentava diversos erros. Depois de limpar os erros, quando voltei a passar já não acusava nenhum...

-------------------------------------------------------------------------------
Address 01: Engine
Part No: 038 906 019 LJ
Component: 1,9l R4 EDC G000SG 5934
Coding: 00002
Shop #: WSC 63251


No fault code found.
Readiness: 0 0 0 0 1

-------------------------------------------------------------------------------
Address 03: ABS Brakes
Part No: 8E0 614 517
Component: ABS/ESP front 4529
Coding: 04255
Shop #: WSC 06435

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 08: Auto HVAC
Part No: 8E0 820 043 AA
Component: A4 Klimaautomat 1324
Coding: 00000
Shop #: WSC 63251

2 Faults Found:
00757 - Right Vent Temp Sensor (G151)
30-00 - Open or Short to Plus
00474 - Control Module for Immobilizer
49-10 - No Communications - Intermittent

-------------------------------------------------------------------------------
Address 09: Cent. Elect.
Part No: 8E0 907 279 C
Component: int. Lastmodul RDW 0606
Coding: 00001
Shop #: WSC 63251

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 15: Airbags
Part No: 8E0 959 655 J
Component: Airbag 8.4EP 1002
Coding: 0010602
Shop #: WSC 63251

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 16: Steering wheel
Part No: 8E0 953 549 P
Component: Lenksáulenmodul 0711
Coding: 00042
Shop #: WSC 63251

2 Faults Found:
01317 - Control Module in Instrument Cluster (J285)
49-10 - No Communications - Intermittent
00474 - Control Module for Immobilizer
49-10 - No Communications - Intermittent

-------------------------------------------------------------------------------
Address 17: Instruments
Part No: 8E0 920 930 JX
Component: KOMBI+WEGFAHRS. RB4 D30
Coding: 00101
Shop #: WSC 51200


No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 37: Navigation
Part No SW: 8E0 035 192 C HW: 8E0 035 192 C
Component: RNS-E HIGH EU H07 0650
Coding: 0301111
Shop #: WSC 00000

3 Faults Found:
01317 - Control Module in Instrument Cluster (J285)
008 - Implausible Signal - Intermittent
01305 - Databus for Infotainment
004 - No Signal/Communication - Intermittent
01044 - Control Module Incorrectly Coded
000 - -

-------------------------------------------------------------------------------
Address 45: Inter. Monitor
Part No: 8E0 951 177
Component: Innenraumueberw. 0704
Coding: 00001
Shop #: WSC 00000

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 46: Central Conv.
Part No: 8E0 959 433 BC
Component: Komfortgerát T3B 1412
Coding: 07018
Shop #: WSC 63251

Part No: 8E1959801B
Component: Tõrsteuer.FS BRM 0103

Part No: 8E1959802B
Component: Tõrsteuer.BF BRM 0103

Part No: 8E0959801A
Component: Tõrsteuer.HL BRM 0204

Part No: 8E0959802A
Component: Tõrsteuer.HR BRM 0204

1 Fault Found:
00956 - Key 2
35-10 - - - Intermittent

-------------------------------------------------------------------------------
Address 56: Radio
Part No SW: 8E0 035 192 C HW: 8E0 035 192 C
Component: RNS-E HIGH EU H07 0650
Coding: 0301111
Shop #: WSC 00000

3 Faults Found:
01317 - Control Module in Instrument Cluster (J285)
008 - Implausible Signal - Intermittent
01305 - Databus for Infotainment
004 - No Signal/Communication - Intermittent
01044 - Control Module Incorrectly Coded
000 - -

-------------------------------------------------------------------------------
Address 76: Park Assist
Part No: 8Z0 919 283 A
Component: Parkingsyst. A4 RDW D09
Coding: 00114
Shop #: WSC 63251

No fault code found.

End --------------------------------------------------------------------------------------------------


Por questões de confidencialidade, apaguei todos as vezes que o meu VIN aparecia no log!
 
Re: Troca de quadrante problemática em A4 B6....

Possivelmente os quadrantes não sao totalmente compatieis... mas acho estranho não te alertarem logo disso qd montaste....

É chato..mas de qq amneira gostava de ver uma foto disso a funcionar;)
 
Back
Top