Temperatura -A4 B5 TDI de 98.

Pelo que sei os reles ficam do lado direito perto da otica, mas é melhor levars a alguem q preceba disso.
Existem varios reles, ou com certas funcoes/ velocidade das ventoinhas q pelo q sei exitem 3velocidades
a ventoinha do sistema de refrigeração do A4 B5 não é elétrica, como em alguns modelos :roll:
 
Se calhar vou ter que mudar de mecânico.. Vamos ver.
Alguém conhece entre Matosinhos, maia e ermesinde um bom mecânico?
 
Sabes como e funcionamento da ventoinha? Como sei que a ventoinha esta activa para arrefecer uma vez que a mesma trabalha assim que ligo o motor?

olha sinceramente nem eu sei o funcionamento dessa ventoinha, pelo que sei, ao que parece quando a temperatura já é muito excessiva, a ventoinha elétrica (AC) também arranca, mas isso foi o que ouvi por ai...
 
Já agora qual e a função do sensor de temperatura? Lembro-me de mudar este sensor à 4 meses pelo facto da temperatura no ponteiro de um momento para o outro chegar aos 100°. Apos colocar um novo ficou bem ate agora. Será o sensor? Se for esta a causa no vagcom detecta o problema do mesmo?
 
Last edited:
o sensor da informação da temperatura a ECU, quadrante e klimatronic.. sim ate pode ser do sensor, mas acho estranho estar tudo bem ate a troca do termostato...
 
o sensor da informação da temperatura a ECU, quadrante e klimatronic.. sim ate pode ser do sensor, mas acho estranho estar tudo bem ate a troca do termostato...

Mas antes da troca do termostato não estava bem.
Como disse anteriormente esta semana estava eu na AE e com o ponteiro nos 90° e de um momento para o outro o ponteiro desceu para os 70 depois ia para os 90 isto e temperatura no ponteiro oscilava mas nunca passou dos 90°e como aqui disseram que poderia ser o termostato uma vez que já tinha trocado o sensor à 4 meses atrás.
O que achas? Sensor? Acusa no vagcom?
 
O sistema de refrigeração dos B5 é composto por 2 ventoinhas, uma mecânica ligada directamente ao sistema de correias ligado por uma viscosa.

A 2º e mais pequena é eléctrica, pode ser activada por um switch de temperatura que está no radiador, a 1º velocidade é aos 95º e a 2º é aos 102º salvo erro, esta também é activada quando se liga o AC e a 2º velocidade dispara quando a pressão do AC sobe até um certo ponto.

A ventoinha eléctrica raramente dispara, a permanente normalmente chega devido ao seu tamanho.
 
O sistema de refrigeração dos B5 é composto por 2 ventoinhas, uma mecânica ligada directamente ao sistema de correias ligado por uma viscosa.

A 2º e mais pequena é eléctrica, pode ser activada por um switch de temperatura que está no radiador, a 1º velocidade é aos 95º e a 2º é aos 102º salvo erro, esta também é activada quando se liga o AC e a 2º velocidade dispara quando a pressão do AC sobe até um certo ponto.

A ventoinha eléctrica raramente dispara, a permanente normalmente chega devido ao seu tamanho.

Queres dizer que pode ser o switch do radiador? Onde fica o mesmo?
 
Queres dizer que pode ser o switch do radiador? Onde fica o mesmo?

Se o carro está a sobreaquecer duvido, no meu carro tive que manter o motor ás 4k para fazer a ventoinha eléctrica disparar, porque ao relantim nunca passa dos 93+-, e é a gasolina, gasóleo aquece menos, em movimento então ainda menos a probabilidade de disparar.

O teu problema parece ser da bomba de água, à pouco tempo vi uma pd 130 a ás vezes aquecer outras normal, tiraram a bomba de água e o impeler estava a rodar livre no veio da bomba.
 
Se o carro está a sobreaquecer duvido, no meu carro tive que manter o motor ás 4k para fazer a ventoinha eléctrica disparar, porque ao relantim nunca passa dos 93+-, e é a gasolina, gasóleo aquece menos, em movimento então ainda menos a probabilidade de disparar.

O teu problema parece ser da bomba de água, à pouco tempo vi uma pd 130 a ás vezes aquecer outras normal, tiraram a bomba de água e o impeler estava a rodar livre no veio da bomba.

O que esta a fazer confusão e o seguinte:
A 4 meses atrás como o ponteiro foi para os 100°. Parei o carro e com ele ainda a trabalhar vi que os tubos de agua não tinham qualquer pressão. No dia seguinte levei ao mecânico e mudou o sensor de temperatura e a partir daí ficou sempre nos 90°.
Durante estes 4 meses andou sempre nos 90°.
Esta semana na AE ja ia com 50kms feitos quando de um momento para o outro o ponteiro saiu dos 90° para os 70° e depois começava a subir e a descer sempre entre os 70° e 90°.
Como tinha colocado um sensor à pouco tempo pensei que fosse o termostato, mas também queria saber a opinião do pessoal aqui do fórum e que à partida seria o termostato. Mudei o termostato e agora acusa mais que os 90°.
Então se eu antes de mudar o termostato não saía dos 90° só desta temperatura para baixo como e que depois de mudar o termostato passa dos 90°???
Não achas se fosse a bomba de agua antes de mudar o termostato não devia sobreaquecer?
Se calhar compro o sensor de temperatura que não e muito caro e vejo se fica a100°.
O sensor de temperatura em de enroscar ou de encaixe no tubo? Ao tirar o mesmo vai sair anticongelante?
Desculpa o testamento mas realmente estou a ficar confuso.
 
o sensor é de encaixe, e ao retirares não vai sair quase anti congelante nenhum, o que podes acrescentar com agua destilada, caso seja necessário, como deves saber, esta operação, deve ser feita com o carro bem frio, e quanto ao sensor, eu a ti optava por OEM claro ;)
 
o sensor é de encaixe, e ao retirares não vai sair quase anti congelante nenhum, o que podes acrescentar com agua destilada, caso seja necessário, como deves saber, esta operação, deve ser feita com o carro bem frio, e quanto ao sensor, eu a ti optava por OEM claro ;)

Então é tirar um gancho e puxar o sensor para fora, certo?
 
Bem coloquei o sensor novo tendo em conta o preço e teimosia e a situação mantem-se :-(.
Lá para terça feira tenho disponibilidade para deixar o carro no mecânico. E depois dou feedback.
 
Back
Top