Rotundas desmitificadas..

Antes -> Aconselhado usar a via mais à direita para a primeira e segunda saídas. Permitido circular sempre por fora.
Agora -> Quem entra na faixa da direita tem de sair na primeira saída.

O único problema que vai continuar a acontecer é que ninguém se vai encostar à direita imediatamente antes da via onde quer sair: Vão todos continuar a cortar a direito. Ou seja, vir da faixa da esquerda e saír de imediato para a direita:

É raro ver alguém a ceder passagem nestes casos

Imaginem as saídas mais distanciadas. O veículo azul já circulava na rotunda e o vermelho não cede.
Já aconteceu e vai continuar a acontecer
jjl9.png
 
Last edited:
Foi isto que li:

"O novo Artigo 14.º-A, diz que apenas pode circular na fila de fora, quem vai sair na 1ª saída, ou sendo veículos pesados, ou bicicletas, pode dar a volta por fora, devendo facilitar a saída aos restantes (o que vai ser uma complicação). "

Mas caso seja como dizes, vai continuar a acontecer pior. tipo isto:

semttulokgq.png
 
Foi isto que li:

"O novo Artigo 14.º-A, diz que apenas pode circular na fila de fora, quem vai sair na 1ª saída, ou sendo veículos pesados, ou bicicletas, pode dar a volta por fora, devendo facilitar a saída aos restantes (o que vai ser uma complicação). "

Mas caso seja como dizes, vai continuar a acontecer pior. tipo isto:

http://img512.imageshack.us/img512/8876/semttulokgq.png
Neste caso o verde é também um senhor cabeça de burro,entra na faixa de dentro não pode sair na 1ª saida
 
Eu aprendi que para sair da 1º ou 2º saida era para circular pela direita, 3º e 4º encostar na via à esquerda e na saída imediatamente antes encostar à direita.

Agora o que vai acontecer é encostar-me à esquerda para sair na 2º saída.

Então e se vier um que para sair na 2º saída faça a rotunda por fora? Como era para fazer antigamente.
 
Eu aprendi que para sair da 1º ou 2º saida era para circular pela direita, 3º e 4º encostar na via à esquerda e na saída imediatamente antes encostar à direita.

Agora o que vai acontecer é encostar-me à esquerda para sair na 2º saída.

Então e se vier um que para sair na 2º saída faça a rotunda por fora? Como era para fazer antigamente.
Se baterem comes por tabela, mudaste de faixa. E se não houver testemunhas em como ele vinha a fazer a rotunda por fora indevidamente logico que depois não vai admitir que o fez.
 
Se baterem comes por tabela, mudaste de faixa. E se não houver testemunhas em como ele vinha a fazer a rotunda por fora indevidamente logico que depois não vai admitir que o fez.

Pois esse é o meu medo, uma pessoa tenta fazer o correcto e lixa-se, mas pronto.

Outra coisa importante e que eles não ligam é os piscas, só aí ficava tudo sem carta, contra ordenação grave.
 
Neste caso o verde é também um senhor cabeça de burro,entra na faixa de dentro não pode sair na 1ª saida

Isto é só um exemplo que encontrei para demonstrar o "sair a direito" nas rotundas.
Imaginando que não sai na primeira, ele devia ter antecipado a saído e já estar encostado à direita.
 
Eu aprendi que para sair da 1º ou 2º saida era para circular pela direita, 3º e 4º encostar na via à esquerda e na saída imediatamente antes encostar à direita.

Agora o que vai acontecer é encostar-me à esquerda para sair na 2º saída.

Então e se vier um que para sair na 2º saída faça a rotunda por fora? Como era para fazer antigamente.

Ainda hoje aconteceu isso comigo.

Tenho sempre o cuidado de, ao entrar numa rotunda (por exemplo com duas faixas de rodagem), caso vá sair a partir da 2ª saída, sinalizar com o pisca para a esquerda. Após passar a primeira saída e caso pretenda sair na 2ª, altero o pisca para a direita afim de sinalizar a minha intenção.

Se porventura próximo da 2ª saída verificar que tenho um carro lado a lado ao meu (que por sinal está a cometer uma infração), previamente acelero e atravesso-me sem receio à frente dele. Assim o fiz e a reação dele foi logo travar!

Pode ser que assim aprendam.

Em caso de acidente, se ele batesse no meu carro do pilar b para trás, era considerado culpado. Se batesse do pilar b para a frente, quase de certeza que também era considerado culpado, caso existissem testemunhas.
 
Last edited:
Isto é só um exemplo que encontrei para demonstrar o "sair a direito" nas rotundas.
Imaginando que não sai na primeira, ele devia ter antecipado a saído e já estar encostado à direita.
Sim claro, eu já apanhei muito artolas a fazer exatamente o que desenhaste aí.
O que é certo é que se não andarmos com a pestana bem aberta estamos lixados, mesmo tendo a noção de como é a maneira correta de circular e a fizermos vai haver sempre um caramelo que pensa que é mais esperto.
Estes 1ºs meses vão ser jeitosos, vão vão. Quem já circulava da maneira que é agora obrigatória não vai ter dificuldade em o continuar a fazer, o pior vão ser aqueles que era sempre por fora que eu é que estou bem a tentarem fazer o correto, ou a não fazerem de todo, e que vão andar todos atabalhoados de fora para dentro e de dentro para fora nas rotundas sem noção e muitos sem piscas se quer, quem vier que adivinhe para onde vou.
 
Eu aprendi que para sair da 1º ou 2º saida era para circular pela direita, 3º e 4º encostar na via à esquerda e na saída imediatamente antes encostar à direita.

Agora o que vai acontecer é encostar-me à esquerda para sair na 2º saída.

Então e se vier um que para sair na 2º saída faça a rotunda por fora? Como era para fazer antigamente.

Embora não seja cá em Portugal... E aqui?
 
Eu sei que, por mais simples que seja, é sempre difícil todos entenderem... mas aproveitando aqui o desenho

87qb.jpg


Isto não é difícil...

E mais vos digo, se existir acidente no ponto rosa, (não como estão as viaturas desenhadas) não pensem que SERÁ SEMPRE RESPONSÁVEL O QUE VAI A MUDAR DE DIRECÇÃO, o que já circula na direita se circular lá indevidamente será solidário na atribuição de responsabilidades entre as seguradoras (exemplo 50%-50%) e para um bom compreendedor será fácil de interpretar isso.
 
Back
Top