Rotundas desmitificadas..

Sim já repairei que isto já anda a gerar muita confusão, hoje já vi mais asneiras em rotundas do que o ano passado inteiro...
 
A diferença é que antes era aconselhável, a partir de agora mais do que aconselhável é imprescindível para não apanharem multas..

Por mim nada muda.... Já fazia o que eles dizem... E eu se fosse policia, montava um barraco numa rotunda e era de papel e caneta na mão....
 
Vocês são é todos umas antas é o que é...

Queriam andar todos na via mais à direita, fossem para onde fossem e em caso de acidente queriam ter sempre 100% de razão... antas.... isto faz-me lembrar a existência duma 3ª/4ª via na AE que os xores condutores não vão para lá porque "é a faixa dos lentos, ou dos camiões"... aprendam mas é a conduzir e a colocar o código em prática e mais vos digo em 2003 quando TIREI a carta, (não me saiu no chocapic, nem no nestum), já o instrutor dizia que era assim que SE DEVIA CONDUZIR NUMA ROTUNDA. (depois é que foi alterado e voltado a alterar agora).


Com isto e antes de me ir embora só deixar uma questão no ar, para todos, mas principalmente para quem não concorda, Se numa rotunda existindo duas ou mais vias e não concordando com esta alteração ao código, gostando de andar sempre na via da direita, para que servem as vias da esquerda?
 
Vocês são é todos umas antas é o que é...

Queriam andar todos na via mais à direita, fossem para onde fossem e em caso de acidente queriam ter sempre 100% de razão... antas.... isto faz-me lembrar a existência duma 3ª/4ª via na AE que os xores condutores não vão para lá porque "é a faixa dos lentos, ou dos camiões"... aprendam mas é a conduzir e a colocar o código em prática e mais vos digo em 2003 quando TIREI a carta, (não me saiu no chocapic, nem no nestum), já o instrutor dizia que era assim que SE DEVIA CONDUZIR NUMA ROTUNDA. (depois é que foi alterado e voltado a alterar agora).


Com isto e antes de me ir embora só deixar uma questão no ar, para todos, mas principalmente para quem não concorda, Se numa rotunda existindo duas ou mais vias e não concordando com esta alteração ao código, gostando de andar sempre na via da direita, para que servem as vias da esquerda?

Opá tinham poupado dinheiro no asfalto e faziam só rotundas com uma faixa :D:D:D
Abraço da Madeira
 
directamente não, mas indirectamente sim, pois se querias sair numa saida, na imediatamente antes tinhas que te encostar a direita..
logo, é a mesma coisa mas com palavras diferentes..
pois antes também te diziam que tinhas que contornar a rotunda sempre por dentro, e só depois o que referi..


Sair da rotunda => (implica) ir na via da direita.

Matematicamente falando, => (implica) é diferente de <=> (equivalente).


Deste modo, pela lógica, se Sair => Direita, Direita não => Sair.

Isto era o antes. O agora é, aparentemente, equivalente. Por isso sim, a lei mudou.

Quando tirei a carta o código dizia para circular sempre o mais à direita possível. Não dizia nada "excepto nas rotundas". A Rotunda é (era) como se fosse uma via rápida, curva, com um raio apertado. Quem entra não tem prioridade, quem circula tem, quem muda de via e bate é culpado. Sempre foi assim. As vias de dentro podiam ser usadas... Assim como as de fora, tal como acontece na tal via rápida (esquerda e direita).

A única diferença era mesmo o raio de curvatura. Uma rotunda suficientemente grande para não se notar a curvatura chama-se via rápida. Por exemplo, a CRIL ou a CREL. (Circular Rodoviária Interior de Lisboa, ou Exterior) :p Como o nome sugere é redonda (dentro do possível), quem circula tem prioridade, quem entra vem da direita mas perde a prioridade... Uma rotunda em ponto grande :D



Vá... Já passou. Acabei de acordar. :roll:
 
Esta alteração nas rotundas está a levar os condutores onde os entendidos querem, ou seja, estamos sempre fo.... para não dizer asneiras, porque fica-se sempre, em caso de choque 50/50. Não veem que esta alteração apenas serve os interesse burocráticos das seguradoras, que não conseguem dar resposta legal aos sinistros nas mesmas. Já pensaram, cumprindo a actual alteração como sair de uma rotunda em hora de ponta? é mesmo para bater. Eu vou continuar a entrar como sempre, ligeirinho e olho aberto, sem entrar nos apertos. Viram o exemplo que mostrei, podem crer que resulta, ou pelo menos dá-se menos acidentes.Para não falar em rotundas tão curtas e com três faixas e saidas todas seguidas, como cumprir indo para a terceira passar para o meio e direita para sair, isto tudo em 5 metros:S
Esta alteração é para resolver são os problemas das companhias e ponto.

Abraços
 
Esta alteração nas rotundas está a levar os condutores onde os entendidos querem, ou seja, estamos sempre fo.... para não dizer asneiras, porque fica-se sempre, em caso de choque 50/50. Não veem que esta alteração apenas serve os interesse burocráticos das seguradoras, que não conseguem dar resposta legal aos sinistros nas mesmas. Já pensaram, cumprindo a actual alteração como sair de uma rotunda em hora de ponta? é mesmo para bater. Eu vou continuar a entrar como sempre, ligeirinho e olho aberto, sem entrar nos apertos. Viram o exemplo que mostrei, podem crer que resulta, ou pelo menos dá-se menos acidentes.Para não falar em rotundas tão curtas e com três faixas e saidas todas seguidas, como cumprir indo para a terceira passar para o meio e direita para sair, isto tudo em 5 metros:S
Esta alteração é para resolver são os problemas das companhias e ponto.

Abraços


Queres que ria ou que chore?! mas olha que de piadas percebes pouco...

Tu tens alguma noção sequer o que é um gestor de sinistros? Um averiguador? quando perceberes podes falar assim desbocadamente. E digo ainda mais, se todos cumprirem esta alteração NÃO HÁ necessidade de haver acidentes SÓ PORQUE SE VAI SAIR.. porque quando tu irás mudar de direcção à direita para sair, supostamente não pode vir lá ninguém à tua direita, A MENOS QUE TENHA ACABADO DE ENTRAR E VÁ IMEDIATAMENTE SAIR.

Irra será assim tão difícil...
 
Acho que o pessoal está a fazer um "bicho de 7 cabeças"..
Sinceramente não vejo onde está o problema..
Quem já fazia as rotundas "como deve de ser" pode continuar a fazê-las assim...quem as fazia mal (aka sempre pela direita) vai ter de aprender a fazê-las bem...senão corre o risco de apanhar multa :p
 
Finalmente isto passou a ser obrigatório... estava farto de fazer as rotundas como deve ser e quando queria sair vinha algum expert a fazer a rotunda toda por fora.

EU ACHO MUITO BEM! :D
 
venham á Suiça fazer rotundas e depois digam se essa lei em Portugal aprova ou nao.... aqui essas leis das rotundas sao feitas como essa lei "nova" em Portugal, basta só e só bom senso e dar prioridade!
 
João M eu não sei onde tiraste a carta, nem há quantos anos..
mas acredita que tirei o codigo há mais de 10 anos e já era assim..
depois disso já tirei outras cartas e nas revisões ao codigo falava-mos sempre do mesmo, já para não falar que quando comecei a ler o livro de codigo foi o do meu pai que tem mais de 30 anos e dizia o mesmo..

basta ver a imagem que o colourconcept colocou no primeiro post, que sempre foi assim que esteve a lei das rotundas..

como o alex eu também não percebo o porque de tanto stress por parte das pessoas..
como já disse, a lei continua basicamente a mesma, a diferença é que agora os agentes da PSP e GNR são obrigados a multar, e antes só multavam se quisessem.. ;)



americooli realmente se isso era para rir, não teve piada nenhuma..
eu ainda gostava de saber onde é que existem rotundas com 3 saidas em menos de 5 metros.. :roll:


como disse o alex esta "nova" lei (que para mim continua tudo na mesma à excepção das prioridades em relação a velocipedes) só vem fazer com que haja menos acidentes, pois se queres sair para a direita nunca vais bater pois não pode lá estar ninguém a ocupar a faixa indevidamente..
algo que já deveria acontecer antes e não acontecia pois faltava um incentivo (multas)..

acredito que até março/abril os acidentes nas rotundas vão aumentar exponencialmente, mas depois vão cair para quase zero anuais graças a esta alteração.. ;)
 
A lei dizia assim:

Artigo 14.o
Pluralidade de vias de trânsito
1 — Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2 — Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3 — Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
4 — Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de E 60 a E 300.


Ora bem, de acordo com 2, se queres virar à direita, metes-te à direita. Se queres virar à esquerda, metes-te à esquerda.

Numa rotunda, para o bem e para o mal, é uma estrada. Redonda, e tal, mas é uma estrada, cujas saídas estão sempre à direita. Deste modo e, de acordo com o 1, usava-se as vias de dentro para ultrapassar e a de fora para sair. Não diz em lado nenhum que para saíres na primeira usas a via de fora e para as outras a de dentro.

Isto era o código em 2005, quando eu o tirei. Em lado nenhum, repito, nenhum, diz que para saíres na 2ª, 3ª, ..., 10ª saída circulas por dentro e para saíres na 1ª circulas por fora.

Quem o fazia, podia fazer. Quem não o fazia, também o podia fazer. Ambos achavam que era a via mais adequada ao destino. Em caso de embate o culpado era, e espero que continue a ser, quem invadia a via de rodagem sem tomar as devidas precauções.
 
Isso que estão a dizer só é válido com piso seco.

Em molhado, quem guia um Audi é que tem prioridade, e deve circular assim:

 
Last edited by a moderator:
Back
Top