Rns-e led

O meu é 04 e tb comuta :D

O teu, com o "sistema que tens" OEM (Camara de MA + modulo do R8 ) já não precisa desse pino para nada :D
;)

Pelo que tenho visto, pelo menos até à revisão de "hardware 04" inclusive, ainda têm o pino para comutação e aceitam a entrada de 12V para comutar para MA. Os rns-e com "board 05" não sei se ainda mantêm esse pino "activo" ou não..
Os rns-e com revisão 06 já não têm esse pino activo (N. C. -> No Connection) pelo que a solução (presumo eu) passe por arranjar um interface de câmara de MA que envie o sinal ao rns-e para comutar para MA através de can-bus tal como fazem os módulos oem..
 
O teu, com o "sistema que tens" OEM (Camara de MA + modulo do R8 ) já não precisa desse pino para nada :D
;)

Pelo que tenho visto, pelo menos até à revisão de "hardware 04" inclusive, ainda têm o pino para comutação e aceitam a entrada de 12V para comutar para MA. Os rns-e com "board 05" não sei se ainda mantêm esse pino "activo" ou não..
Os rns-e com revisão 06 já não têm esse pino activo (N. C. -> No Connection) pelo que a solução (presumo eu) passe por arranjar um interface de câmara de MA que envie o sinal ao rns-e para comutar para MA através de can-bus tal como fazem os módulos oem..

Portanto, para os RNS-E revisão 06 em diante, aparentemente. a "solução" passará por algo desse género, interface que "simule" o sinal Reverse na linha CAN...

Alguém tem ideia se num sistema com modulo de câmara OEM, se será o próprio módulo da câmara que gera o sinal na linha CAN ou se o sinal virá de outro lado?
 
Penso k é o módulo da camera...
é sim.
o 05 não comuta. tenho aqui um e o 06 também não. o sinal vai por CAN mesmo. nada impossível de resolver. existe ai um tópico sobre volante scirocco em audi e pela conversa tudo é possível. basta juntar os craques deste fórum e fazer um emulador....
 
é sim.
o 05 não comuta. tenho aqui um e o 06 também não. o sinal vai por CAN mesmo. nada impossível de resolver. existe ai um tópico sobre volante scirocco em audi e pela conversa tudo é possível. basta juntar os craques deste fórum e fazer um emulador....


Olha, isso é que era de valor...

Pelo que li nesse tal tópico do volante de Scirocco, para fazer uma "box" que simule o sinal de marcha atrás precisamos de:

1. RNS-E PU sem pino RFSL
2. Carro com módulo de câmara OEM
3. Interface para medir os sinais CAN-Bus
4. Construir uma box que emule e "injecte" o sinal na linha CAN para o RNS comutar para imagem de câmara

Ora bem disto tudo posso contribuir com o ponto 1 e 4, se bem que para o ponto 4 será necessário talvez algum trabalho de programação...


Quando é que começamos?
 
Olha, isso é que era de valor...

Pelo que li nesse tal tópico do volante de Scirocco, para fazer uma "box" que simule o sinal de marcha atrás precisamos de:

1. RNS-E PU sem pino RFSL
2. Carro com módulo de câmara OEM
3. Interface para medir os sinais CAN-Bus
4. Construir uma box que emule e "injecte" o sinal na linha CAN para o RNS comutar para imagem de câmara

Ora bem disto tudo posso contribuir com o ponto 1 e 4, se bem que para o ponto 4 será necessário talvez algum trabalho de programação...


Quando é que começamos?

Tambem posso contribuir com alguma coisa :D
 
Olha, isso é que era de valor...

Pelo que li nesse tal tópico do volante de Scirocco, para fazer uma "box" que simule o sinal de marcha atrás precisamos de:

1. RNS-E PU sem pino RFSL
2. Carro com módulo de câmara OEM
3. Interface para medir os sinais CAN-Bus
4. Construir uma box que emule e "injecte" o sinal na linha CAN para o RNS comutar para imagem de câmara

Ora bem disto tudo posso contribuir com o ponto 1 e 4, se bem que para o ponto 4 será necessário talvez algum trabalho de programação...


Quando é que começamos?

eu tenho cabo para medir os sinais can. tenho um vag dash can e tem essa capacidade.
o interface para construir como foi dito é coisa barata, a can shield é barata.

programação temos o amigo do volante..... ele é mais uma peça fundamental.

falta: camara oem!
o rns-e é o menos. apenas no fim para teste, pois metendo marcha atras o sinal está no Can........ conseguimos ler.......


Tambem posso contribuir com alguma coisa :D
o rns-e no fim, falta um 8P :D mas no meu B5 serve lol..... é so engatar fios no meu can artesanal :p
 
Last edited:
Eu também tenho o Vag Dash CAN, mas acho que não dá para medir os sinais CAN Bus.

Quanto ao carro "cobaia", acho que o Vsantos seria a pessoa indicada, se ele alinhar, é combinar.

A construção da box, aparentemente não será uma coisa muito complicada, terá de ter um fio na entrada ande se liga os 12 volt da luz de marcha atrás, por exemplo, e dois fios na saída que se ligarão às linhas CAN do carro que terão o sinal para o RNS-E comutar para imagem, além de dois fios para alimentar a própria box, claro.

Claro que existem modelos como a B6 High-line e os 8P que já têm sinal de marcha atrás na linha CAN e talvez até seja mais fácil, a nível de programação, "traduzir" apenas esse sinal para o entendível pelo RNS-E PU, mas creio que uma box onde a entrada seja apenas 12 Volt, a torna ptaticamente universal a qualquer modelo Audi (pré MMI, obviamene)

Portanto, assim a grosso modo, precisamos da viatura cobaia e de um programador para o chip.

Então cheguem-se lá à frente e combina-se um "encontro tecnológico" AudiPT !

(não pode ser sempre copofonia e tainada... ) :D :D :D
 
Como perspectiva meramente teórica, na minha opinião, esse caminho é muito "tortuoso"....

Parece-me que seria mais viável, fácil e integrável, a opção de instalar na viatura (e dependendo do modelo) um CAN gateway OEM que comunique com os modulos de ultima geração como o AMI, camera de MA e outros, inclusivé instalando um com rede de fibra óptica para outras "brincadeiras". O Wizard até ja fez isso em relação ao AMI.

A ideia seria, nos modelos mais antigos (anteriores a 2008 ), deixar/manter o "can gateway" que está "embebido" no painel de instrumentos para comandar os modulos e "orgãos sensiveis" e fundamentais do veiculo (ABS, Airbags, Motor, sistema de comfort, etc...) e instalar adicionalmente um can gateway para aplicações de infotainment / entretenimento e comunicar exclusivamente com os módulos de RNS-E, Bluetooth, multimédia, cameras e outros que surjam.
 
Last edited:
Como perspectiva meramente teórica, na minha opinião, esse caminho é muito "tortuoso"....

Parece-me que seria mais viável, fácil e integrável, a opção de instalar na viatura (e dependendo do modelo) um CAN gateway OEM que comunique com os modulos de ultima geração como o AMI, camera de MA e outros, inclusivé instalando um com rede de fibra óptica para outras "brincadeiras". O Wizard até ja fez isso em relação ao AMI.

A ideia seria, nos modelos mais antigos (anteriores a 2008 ), deixar/manter o "can gateway" que está "embebido" no painel de instrumentos para comandar os modulos e "orgãos sensiveis" e fundamentais do veiculo (ABS, Airbags, Motor, sistema de comfort, etc...) e instalar adicionalmente um can gateway para aplicações de infotainment / entretenimento e comunicar exclusivamente com os módulos de RNS-E, Bluetooth, multimédia, cameras e outros que surjam.


Numa perpectiva mais abrangente, como a instalação de "gadgets" dos modelos mais recentes em carros mais antigos, como os sensores de parqueamento volumétricos, camaras de marcha atrás OEM, volantes dos novos modelos e outros, sim a instalação de uma Can Gateway será sempre aconselhado e mesmo necessário.

Nesta questão específica que estamos a debater, aplicação de uma câmara after-market num RNS-E PU, embora talvez dê algum trabalho de início, se se conseguir chegar a uma "box" simples, os custos/ tempo de instalação serão muito reduzidos.

E, aparentemente, até já há solução, que passará por algo semelhante ao que o user K0ld fez para o volante de Scirocco.
 
Como perspectiva meramente teórica, na minha opinião, esse caminho é muito "tortuoso"....

Parece-me que seria mais viável, fácil e integrável, a opção de instalar na viatura (e dependendo do modelo) um CAN gateway OEM que comunique com os modulos de ultima geração como o AMI, camera de MA e outros, inclusivé instalando um com rede de fibra óptica para outras "brincadeiras". O Wizard até ja fez isso em relação ao AMI.

A ideia seria, nos modelos mais antigos (anteriores a 2008 ), deixar/manter o "can gateway" que está "embebido" no painel de instrumentos para comandar os modulos e "orgãos sensiveis" e fundamentais do veiculo (ABS, Airbags, Motor, sistema de comfort, etc...) e instalar adicionalmente um can gateway para aplicações de infotainment / entretenimento e comunicar exclusivamente com os módulos de RNS-E, Bluetooth, multimédia, cameras e outros que surjam.
Elfuracon ninguém falou em trocar gateway,e acho que implementar a fibra e can dos últimos é bem mais turtuoso..... alem do monte de €€€ quando podemos ter uma solução 10 vezes mais barata.
apenas vamos intruduzir um sinal no CAN Infotainment......não vamos para o lado do powertrain ou confort. temos 3 CAN nestes carros.

apenas um interface a custo muito reduzido, claro que quem o vai produzir e programar não o faz de graça. mas isso é outro assunto. esse interfaçe apenas vai "dizer" ao RNS-PU que precisa de comutar para MA. transformar +12V MA em linguagem CAN para o RNS comutar.

A ideia é útil e tem de se explorar, inclusive podemos também por o vídeo em andamento desbloqueado por esse interface.
 
Isto para mim é que são mods! :)

Estou a gostar de ver que aqui o pessoal esta disposto a colaborar um com os outros, por isso deixo aqui também a minha ajuda caso necessitem de uma mão na parte electrónica/programação.
 
Vou deixar a minha "posta" :p

Tirando a parte da programação/hardware necessário para fazer um "emulador", área em que estou à nora, no resto podem contar comigo..

Falando dos 8p, o sinal da marcha atrás já está no rns-e (pode ser comprovado no menu "engenharia". O emulador "apenas" teria de simular o modulo de câmara OEM, ou seja, "dizer" ao rns-e através de can para comutar para a camara ma ao engatar a ma.. Isto poderia ser desencadeado de duas maneiras, ou "ler" das linhas can que a ma está engatada ou então através de uma entrada de 12V (para ser compatível com modelos "mais antigos").
Como o modulo de camara oem comunica com o carro através das linhas infortainment (tal como o rns-e), nem era preciso mexer em mais nada..
Uma "caixinha" alimentada e ligada "apenas" às linhas infortainment, que leia se a ma está engatada ou não, em caso afirmativo injecta nessas mesmas linhas can um sinal para o rns-e comutar para a imagem da câmara.
 
Vou deixar a minha "posta" :p

Tirando a parte da programação/hardware necessário para fazer um "emulador", área em que estou à nora, no resto podem contar comigo..

Falando dos 8p, o sinal da marcha atrás já está no rns-e (pode ser comprovado no menu "engenharia". O emulador "apenas" teria de simular o modulo de câmara OEM, ou seja, "dizer" ao rns-e através de can para comutar para a camara ma ao engatar a ma.. Isto poderia ser desencadeado de duas maneiras, ou "ler" das linhas can que a ma está engatada ou então através de uma entrada de 12V (para ser compatível com modelos "mais antigos").
Como o modulo de camara oem comunica com o carro através das linhas infortainment (tal como o rns-e), nem era preciso mexer em mais nada..
Uma "caixinha" alimentada e ligada "apenas" às linhas infortainment, que leia se a ma está engatada ou não, em caso afirmativo injecta nessas mesmas linhas can um sinal para o rns-e comutar para a imagem da câmara.
ou seja um emulador a dizer:
olá, eu sou a camara de MA OEM :D
 
Back
Top