Rns-e led

Talvez ligar o can directo a linha a ver sinais. Lembra te que o can na obd é de diagnóstico. Esta isolado

Pois, não aprofundei muito o assunto relativamente a isso.

Em todo o caso, acho que vou ligar dois fios da porta OBD ao quadrante na minha B6 e tentar mais um vez a ver se dá alguma coisa...
 
Com um cabo ELM consegues ler a CAN, o problema é que fora o diagnostico de erros,PID's,etc... em que o ELM sabe o que fazer, ou seja, sabe o que pedir ao MCP, mas quando tentas ler uma linha de CAN em tempo real a procura de valores já se torna mais difícil...

No entanto, consegues usar um cabo ELM para ler o que queres, tens é que saber qual é a ID do controlador e estar a ler apenas esse, assim já simplifica as coisas.

A vantagem da can shield, é que não usa o ELM como "intermediário" para falar com o MCP, tem logo o MCP a disposição o que tem imensas vantagens para comunicação CAN quando comparado a um cabo ELM.

Para o que vocês querem fazer, a melhor maneira é com um can shield saber qual o sinal que querem ler e enviar, e começar a trabalhar a partir dai.
Tem é que ter em atenção que muitos projectos que existem na net, são apenas de leitura da can, como foi dito em cima, por exemplo ler os botões do volante e executar alguma coisa fora da rede CAN.

Vocês querem exactamente o contrario, ler fora da rede CAN e injectar informação na rede CAN do carro o que já não vai ser assim tão fácil, mas tudo se faz com vontade. ;)
 
Com um cabo ELM consegues ler a CAN, o problema é que fora o diagnostico de erros,PID's,etc... em que o ELM sabe o que fazer, ou seja, sabe o que pedir ao MCP, mas quando tentas ler uma linha de CAN em tempo real a procura de valores já se torna mais difícil...

No entanto, consegues usar um cabo ELM para ler o que queres, tens é que saber qual é a ID do controlador e estar a ler apenas esse, assim já simplifica as coisas.

A vantagem da can shield, é que não usa o ELM como "intermediário" para falar com o MCP, tem logo o MCP a disposição o que tem imensas vantagens para comunicação CAN quando comparado a um cabo ELM.

Para o que vocês querem fazer, a melhor maneira é com um can shield saber qual o sinal que querem ler e enviar, e começar a trabalhar a partir dai.
Tem é que ter em atenção que muitos projectos que existem na net, são apenas de leitura da can, como foi dito em cima, por exemplo ler os botões do volante e executar alguma coisa fora da rede CAN.

Vocês querem exactamente o contrario, ler fora da rede CAN e injectar informação na rede CAN do carro o que já não vai ser assim tão fácil, mas tudo se faz com vontade. ;)

Sim, o cabo ELM é um pouco complicado de trabalhar exactamente pelo que referes: tem de se saber exactamente o que procurar...
Neste caso, não fazemos a mínima ideia do que queremos ler, nem onde....

Suspeito que mesmo com o CAN Shield não seja muito fácil, mas apenas a leitura da "mensagem" correcta enviada pelo módulo OEM de câmara de marcha-atrás.
Creio que a partir do momento em que se tenha a "mensagem" correcta, ijectá-la na linha CAN do carro através do arduino/CAN Shield, não seja assim tão complicado.

Afinal, os interfaces multimédia fazem exactamente isso com a "mensagem" módulo TV para que o menu apareça no RNS-E


Já agora, e não tendo nada a ver com o assunto em questão, mas realmente os russos são do catano...
(Ó Rui, não eras tu que querias meter um quadrante de B6 a bombar num B5?)

 
Last edited by a moderator:
Sim, o cabo ELM é um pouco complicado de trabalhar exactamente pelo que referes: tem de se saber exactamente o que procurar...
Neste caso, não fazemos a mínima ideia do que queremos ler, nem onde....

Suspeito que mesmo com o CAN Shield não seja muito fácil, mas apenas a leitura da "mensagem" correcta enviada pelo módulo OEM de câmara de marcha-atrás.
Creio que a partir do momento em que se tenha a "mensagem" correcta, ijectá-la na linha CAN do carro através do arduino/CAN Shield, não seja assim tão complicado.

Afinal, os interfaces multimédia fazem exactamente isso com a "mensagem" módulo TV para que o menu apareça no RNS-E


Já agora, e não tendo nada a ver com o assunto em questão, mas realmente os russos são do catano...
(Ó Rui, não eras tu que querias meter um quadrante de B6 a bombar num B5?)

http://www.youtube.com/watch?v=qqfqMujDuMQ
Já vi esse sistema a funcionar (um user do fórum tem isso ;))
sim o quadrante vai funcionar.... em breve ;) falta converter uns sinais apenas....
 
Sim, o cabo ELM é um pouco complicado de trabalhar exactamente pelo que referes: tem de se saber exactamente o que procurar...
Neste caso, não fazemos a mínima ideia do que queremos ler, nem onde....

Suspeito que mesmo com o CAN Shield não seja muito fácil, mas apenas a leitura da "mensagem" correcta enviada pelo módulo OEM de câmara de marcha-atrás.
Creio que a partir do momento em que se tenha a "mensagem" correcta, ijectá-la na linha CAN do carro através do arduino/CAN Shield, não seja assim tão complicado.

Afinal, os interfaces multimédia fazem exactamente isso com a "mensagem" módulo TV para que o menu apareça no RNS-E


Já agora, e não tendo nada a ver com o assunto em questão, mas realmente os russos são do catano...
(Ó Rui, não eras tu que querias meter um quadrante de B6 a bombar num B5?)

http://www.youtube.com/watch?v=qqfqMujDuMQ

Está mesmo espectacular, bem que eu gostava de ter isto na minha lolol
Mas o gajo diz que isto não é para vender e o que o Rui diz que um user de cá tem, deve ser o Vfiz, que em termos de apresentação não tem nada a ver com isto.
Este gajo diz que fez isto:
" I added in instrument cluster additional board with ARM controller (LPC1857 with intergated LCD controller), also on board have 3 CAN-bus (Motor, Comfort, Infotainment), 64Mb SDRAM, 8Mb NorFlash, USB, some digital and analog input. Connect all to instrument cluster and write software for all this. :)"
Abraço da Madeira.
 
Está mesmo espectacular, bem que eu gostava de ter isto na minha lolol
Mas o gajo diz que isto não é para vender e o que o Rui diz que um user de cá tem, deve ser o Vfiz, que em termos de apresentação não tem nada a ver com isto.
Este gajo diz que fez isto:
" I added in instrument cluster additional board with ARM controller (LPC1857 with intergated LCD controller), also on board have 3 CAN-bus (Motor, Comfort, Infotainment), 64Mb SDRAM, 8Mb NorFlash, USB, some digital and analog input. Connect all to instrument cluster and write software for all this. :)"
Abraço da Madeira.
Sim é o Vfiz mas anda perto disso. faz o que esse faz quase.
a apresentação desse russo é qualquer coisa.
 
Sim Rui em termos de funcionalidades sao muito parecidos. Eu estava mesmo so a falar da apresentaçao :)
Abraço da Madeira.
 
Sim Rui em termos de funcionalidades sao muito parecidos. Eu estava mesmo so a falar da apresentaçao :)
Abraço da Madeira.
Ya... alto aparato mesmo... um B5 faz o mesmo de um B6 (estou a falar de carros..) :D mas no entanto tem outra classe ;)

P.S: aparece este ano no almoço de natal. Abraço
 
Ya... alto aparato mesmo... um B5 faz o mesmo de um B6 (estou a falar de carros..) :D mas no entanto tem outra classe ;)

P.S: aparece este ano no almoço de natal. Abraço

Eu bem que ia, mas para não ferir susceptibilidades, tem que ser um natal na Madeira com a família da mulher e outro no Continente com a minha família. Este ano é cá na Madeira:D.

Abraço da Madeira.
 
A mensagem de marcha atras anda colocada na net en algun sitio

Acho k tenho aki apontado en algun sitio. Haber se encontro y posto aki


De todas formas nao e mais facil ler de algun emulador destes k vendem para a b5

Se alguen tiver un super vag kcan commander tem uma opcao para ler trafico diretamente do can bus

Acho k era na opcao apllication mode e dwpois monitor logo ligamos o can bus info directamente ao super vag y ja esta/QUOTE]
 
A mensagem de marcha atras anda colocada na net en algun sitio

Acho k tenho aki apontado en algun sitio. Haber se encontro y posto aki


De todas formas nao e mais facil ler de algun emulador destes k vendem para a b5

Se alguen tiver un super vag kcan commander tem uma opcao para ler trafico diretamente do can bus

Acho k era na opcao apllication mode e dwpois monitor logo ligamos o can bus info directamente ao super vag y ja esta/QUOTE]

Pois, a questão é saber se o RNS-E PU comuta com a mensagem de marcha atrás, ou com a mensagem de "módulo de câmara" presente...
 
Com a mensagem de marcha atras

Não me parece que seja "apenas" com a mensagem da marcha atrás uma vez que esta já está no rns-e independentemente da versão, pelo menos nos 8p como se pode comprovar no menu de engenharia..
Julgo que os novos rns-e led devem precisar de uma mensagem também do modulo de camara de ma oem para comutar para a imagem deste..

E para os avisos de velocidade uma mensagem da central electrica

Mais uma vez :p
No caso dos 8p também não me parece que os avisas de velocidade venham "apenas" do modulo 09 (se é a este modulo que chamas central electrica) pois no 8p de 2003 meti uma central electrica K e mesmo assim os avisos de velocidade não aparecem no rns-e...talvez mudando a can gateway ou mesmo outro modulo qualquer tipo centralina de motor ou abs..
Outro exemplo (desculpem o OT) é a opção "acender os 4 piscas em caso de travagem de emergência" apesar de o modulo 09 permitir activar esta opção ela não funciona porque o modulo do abs não é compatível...e é este que envia a "mensagem" de travagem de emergência ao modulo 09..
 
Back
Top