Rns-e led

ou seja um emulador a dizer:
olá, eu sou a camara de MA OEM :D

Nem mais, cheguei exactamente à mesma conclusão...

Suspeito que criando uma "box" que apenas "diga" ao carro que tem módulo de câmara OEM, o RNS-E irá comutar para imagem, uma vez que já recebe o sinal de marcha atrás nessas mesmas linhas CAN.

Claro que em carros mais antigos, teria de se incluir uma ligação 12 Volt ligada à luz de marcha atrás.

Portanto, assim a grosso modo, teria de se "ler" as linhas CAN de um carro com módulo de câmara OEM, com esse modulo ligado e desligado npara ver qual a variação na CAN.
O passo seguinte seria arranjar um cicuito com um microchip programado que replicassse esse mesmo sinal.
 
Da minha parte, estão à vontade. É combinar dia para o "cozinhado" :D

Claro está, que se precisarem da minha ajuda, escusam de pedir, não percebo "peva" do que dizem :D
 
Nem mais, cheguei exactamente à mesma conclusão...

Suspeito que criando uma "box" que apenas "diga" ao carro que tem módulo de câmara OEM, o RNS-E irá comutar para imagem, uma vez que já recebe o sinal de marcha atrás nessas mesmas linhas CAN.

Claro que em carros mais antigos, teria de se incluir uma ligação 12 Volt ligada à luz de marcha atrás.

Portanto, assim a grosso modo, teria de se "ler" as linhas CAN de um carro com módulo de câmara OEM, com esse modulo ligado e desligado npara ver qual a variação na CAN.
O passo seguinte seria arranjar um cicuito com um microchip programado que replicassse esse mesmo sinal.

Podemos dizer "ao carro" que tem modulo da camara oem, basta ir à can gateway e activar esse modulo e codificar o rns-e para lhe dizer que existe modulo de camara de ma...
A caixinha só tem de detectar que se engatou a ma para dizer por can ao rns-e: "o condutor engatou a ma, sff exibe lá a imagem da camara" :p
Se a caixinha puder ser vista pela can gateway como o modulo de camara oem para evitar erros de diagnostico etc, melhor ainda...

Seria interessante que alguém que consiga/saiba interpretar/criar mensagens can passasse por aqui...e já agora que perceba também de hardware CAN :p
 
Podemos dizer "ao carro" que tem modulo da camara oem, basta ir à can gateway e activar esse modulo e codificar o rns-e para lhe dizer que existe modulo de camara de ma...
A caixinha só tem de detectar que se engatou a ma para dizer por can ao rns-e: "o condutor engatou a ma, sff exibe lá a imagem da camara" :p
Se a caixinha puder ser vista pela can gateway como o modulo de camara oem para evitar erros de diagnostico etc, melhor ainda...

Seria interessante que alguém que consiga/saiba interpretar/criar mensagens can passasse por aqui...e já agora que perceba também de hardware CAN :p

Isso de activar na CAN Gateway não deve funcionar, pois deve passar-se o mesmo relativamente. por exemplo ao módulo de TV.
Não é por activares TV na CAN Gateway e codificares o RNS-E para TV que te aparece o menu.
Tens mesmo de ter lá o módulo, ou algo que o simule (como o interface multimedia) para a função ficar a funcionar.

A minha ideia é que se passará o mesmo no caso do módulo de CMA, embora se possa codificar a CAN Gateway e o radio, só mesmo tendo lá o módulo, (ou uma "box") é que se deve conseguir que funcione

- - - - - - - - - -

Da minha parte, estão à vontade. É combinar dia para o "cozinhado" :D

Claro está, que se precisarem da minha ajuda, escusam de pedir, não percebo "peva" do que dizem :D

Ora aí estã alguém de valor a chegar-se á frente!

Agora precisamos de alguém com um cabo que dê para ler os sinais da linha CAN.

Ainda à pouco tive ligado o meu Vag-Dash CAN ao carro e nicles, não aparece nada quando tento ler os sinais de CAN.
 
Isso de activar na CAN Gateway não deve funcionar, pois deve passar-se o mesmo relativamente. por exemplo ao módulo de TV.
Não é por activares TV na CAN Gateway e codificares o RNS-E para TV que te aparece o menu.
Tens mesmo de ter lá o módulo, ou algo que o simule (como o interface multimedia) para a função ficar a funcionar.

A minha ideia é que se passará o mesmo no caso do módulo de CMA, embora se possa codificar a CAN Gateway e o radio, só mesmo tendo lá o módulo, (ou uma "box") é que se deve conseguir que funcione

- - - - - - - - - -



Ora aí estã alguém de valor a chegar-se á frente!

Agora precisamos de alguém com um cabo que dê para ler os sinais da linha CAN.

Ainda à pouco tive ligado o meu Vag-Dash CAN ao carro e nicles, não aparece nada quando tento ler os sinais de CAN.
é fazer o favor de chamar o homem do volante a este tópico :D

eu não tenho Can na obd da B5, por isso tenho de montar tudo em banca. em breve vou fazer isso para adaptar um quadrante B6 a cores no meu B5... vou montar um emulador para mandar os sinais da manete e portas por CAN para o quadrante B6, é o que me falta para fazer uma mod única :D

para este caso:
Ler o sinal que segue por CAN com a camara OEM no CAN.
o interface é básico....
programação----- complica.......
mas não é impossível.

ou seja:


foi algum robot que inventou o protocolo CAN?

Não! foi o homem.... e sendo assim....... We can do it!
 
é fazer o favor de chamar o homem do volante a este tópico :D

eu não tenho Can na obd da B5, por isso tenho de montar tudo em banca. em breve vou fazer isso para adaptar um quadrante B6 a cores no meu B5... vou montar um emulador para mandar os sinais da manete e portas por CAN para o quadrante B6, é o que me falta para fazer uma mod única :D

para este caso:
Ler o sinal que segue por CAN com a camara OEM no CAN.
o interface é básico....
programação----- complica.......
mas não é impossível.

ou seja:


foi algum robot que inventou o protocolo CAN?

Não! foi o homem.... e sendo assim....... We can do it!

Bem, no teu caso, deves safar-te com uma placa CAN-Bus acoplada a um Arduino ou um Raspberry Pi.
Digamos que para gerir vários sinais de CAN-Bus, será a melhor solução.

Agora para emular um simples sinal de MA, esse aparato todo já começa a não justificar... daí a ideia da box simples que transmita unicamente uma mensagen CAN-Bus...
 
Bem, no teu caso, deves safar-te com uma placa CAN-Bus acoplada a um Arduino ou um Raspberry Pi.
Digamos que para gerir vários sinais de CAN-Bus, será a melhor solução.

Agora para emular um simples sinal de MA, esse aparato todo já começa a não justificar... daí a ideia da box simples que transmita unicamente uma mensagen CAN-Bus...
chegou hoje um arduino por 7€ apenas.... o can shield vou fazer.... tenho muitos chips de quadrantes aqui.... e isso não fica caro..... ;)

a box tem de ter um arduino.... ele é que vai "falar" ;)
 
chegou hoje um arduino por 7€ apenas.... o can shield vou fazer.... tenho muitos chips de quadrantes aqui.... e isso não fica caro..... ;)

a box tem de ter um arduino.... ele é que vai "falar" ;)

Bem, um Arduino a esse preço nem compensa estar com a trabalheira de arranjar uma box que irá fazer exactamente a mesma coisa...

Já li aí pela net que um cabo ELM 327 pode ser usado para receber e enviar mensagens das linhas CAN.
Será que se conseguirá que o arduino trabalhe com o ELM327? Se desse, era ouro sobre azul, pois esses cabos já andam aí pelo mercadoa preços bem porreiros.
Assim teríamos o "falador" e o meio para falar.... só falta encontrar a mensagem! :D :D
 
Bem, um Arduino a esse preço nem compensa estar com a trabalheira de arranjar uma box que irá fazer exactamente a mesma coisa...

Já li aí pela net que um cabo ELM 327 pode ser usado para receber e enviar mensagens das linhas CAN.
Será que se conseguirá que o arduino trabalhe com o ELM327? Se desse, era ouro sobre azul, pois esses cabos já andam aí pelo mercadoa preços bem porreiros.
Assim teríamos o "falador" e o meio para falar.... só falta encontrar a mensagem! :D :D

o que te falei o vag dash can na minha caddy apanha as mensagens no can......
esse elm tenho um bluethooht até..
nos usb temos o TX e RX no chip ftdi... .
com uma can shield consegue-se ora vê isto: Can Bus Shield | eBay

isto liga no arduino na boa....
 
Last edited:
o que te falei o vag dash can na minha caddy apanha as mensagens no can......
esse elm tenho um bluethooht até..
nos usb temos o TX e RX no chip ftdi... .
com uma can shield consegue-se ora vê isto: Can Bus Shield | eBay

isto liga no arduino na boa....

Olha a minha "azeitice": obviamente que o meu Vag-Dash não lê as linhas CAN do meu carro, a B6 não tem linhas Can na OBD! :D

Essa can shield que falas também já vi pela net, aliás, o user K0ld fala dela no outro tópico, mas aí, continuo a achar que os custos já são um pouco elevados para uma simples mensagem....

Arduino ~10€, Can Shield ~40€, já vai numa conta jeitosa....

O ideal seria: arduino ~10€, ELM327 ~10€, bem melhor!!!
 
Olha a minha "azeitice": obviamente que o meu Vag-Dash não lê as linhas CAN do meu carro, a B6 não tem linhas Can na OBD! :D

Essa can shield que falas também já vi pela net, aliás, o user K0ld fala dela no outro tópico, mas aí, continuo a achar que os custos já são um pouco elevados para uma simples mensagem....

Arduino ~10€, Can Shield ~40€, já vai numa conta jeitosa....

O ideal seria: arduino ~10€, ELM327 ~10€, bem melhor!!!


essa foi para perceberes a ideia da canshield... é cara. eu vou fazer uma "home made" :D

o B6 com Can no diagonostico :p é viável. :D eu já tenho as linhas can na OBD do meu B5 para futuras intervenções lol
 
A minha ideia de activar "modulo de camara de ma" na can-gateway serviria apenas para evitar erros de "coding" etc..o ideal seria mesmo o modulo "homemade" ser visto pelo carro como sendo um modulo de camara de ma oem, a partir saí, todos os outros módulos (incluindo o rns-e) assumiam que existia modulo de camara de ma e comunicariam com este estando o nosso assunto resolvido...
Quanto ao "processador" a usar convém que seja qualquer coisa rápida a arrancar, à semelhança dos restantes módulos do carro (ou até mesmo se possível usar apenas circuitos lógicos/logica discreta) já que usar por exemplo um raspberry pi, tínhamos de estar à espera que aquilo carregasse o so até começar a fazer alguma coisa o que em situações de ligar o carro e meter ma poderia demorar muitos segundos..
 
A minha ideia de activar "modulo de camara de ma" na can-gateway serviria apenas para evitar erros de "coding" etc..o ideal seria mesmo o modulo "homemade" ser visto pelo carro como sendo um modulo de camara de ma oem, a partir saí, todos os outros módulos (incluindo o rns-e) assumiam que existia modulo de camara de ma e comunicariam com este estando o nosso assunto resolvido...
Quanto ao "processador" a usar convém que seja qualquer coisa rápida a arrancar, à semelhança dos restantes módulos do carro (ou até mesmo se possível usar apenas circuitos lógicos/logica discreta) já que usar por exemplo um raspberry pi, tínhamos de estar à espera que aquilo carregasse o so até começar a fazer alguma coisa o que em situações de ligar o carro e meter ma poderia demorar muitos segundos..
o processador arranca enquanto ligas o carro metes o cinto etc.... um arduino faz isso em 5 seg depois fica operacional. a não ser que queiras fazer um assalto e ligar o carro co MA metida e ter logo o vídeo :D
 
Bem, algumas novidades, mas avanços nem por isso...

Neste fim de semana tentei monitorizar as mensagens da linha CAN de um 8P, mas sem sucesso....
Usei o VAG-DASH-CAN com o utilitário que, supostamente faria essa mesma função, mas não consegui "ler" nada.
Depois tentei um método que li na net, utilizando um cabo ELM327, mas mais uma vez, nada.

De referir que o método que utiliza o cabo ELM é surpreendentemente simples, utilizando uma ligação de Hyperterminal que simula um Telnet.
O user que postou este método testou-o e tinha-o a funcionar num Jeep Grand Cherokee, com um tablet Android a ser comandado pelos botões do volante.
O "interface" que ele usou foi o cabo ELM e uma aplicação Hyperterminal a correr no Android que "interpretava" as mensagens dos botões do volante, presentes na linha CAN do carro.


Estava com esperança que, usando este mesmo método em windows, conseguisse, pelo menos, visualizar as mensagens que circulam pela linha CAN, mas não consegui.
Seja por o protocolo usado pela Audi nas linhas CAN ser diferente da Jeep, ou outra coisa qualquer, acho que a utilização do cabo ELM não deverá ser viável...

Portanto, talvez a CAN Shield seja a próxima solução a testar...

Sôr Rui, faça favor.. :D :D
 
Talvez ligar o can directo a linha a ver sinais. Lembra te que o can na obd é de diagnóstico. Esta isolado
 
Back
Top