PN de ópticas bi-xenon A3 8P.

Oh plainas o teu 09 tem os 2 relés da ponta a funcionar? É que eu só tenho um deles é se calhar é por isso que as minhas drl não funcionam! Não tenho terminal 15 pelo relé...

Ò micasb diz-me só uma coisa, onde é que tu ligas-te o Pino 8 (Máximos) das fichas das oticas Xenon OEM (10 Pinos) nas fichas Bi-Xenon (14 Pinos) ? Se calhar escapou-te aqui este pormenor, e já agora fica a questão ao Mestre Plainas :D, é que este pormenor não vem indicado nos esquemas do elsa ou vem ?
 
Ò micasb diz-me só uma coisa, onde é que tu ligas-te o Pino 8 (Máximos) das fichas das oticas Xenon OEM (10 Pinos) nas fichas Bi-Xenon (14 Pinos) ? Se calhar escapou-te aqui este pormenor, e já agora fica a questão ao Mestre Plainas :D, é que este pormenor não vem indicado nos esquemas do elsa ou vem ?

:wow:
Mestre? Fdx :'(

:p

Esse pormenor nada tem a ver com o elsa, o elsa são esquemas originais ou seja o carro equipado com halogénio/xenon, tem um fio no pino 8 da ficha do farol que liga no pino "X" do modulo 09. Esse fio serve pala alimentar os máximos.
Se o carro for equipado com bixenon, esse fio do pino "X" do modulo 09 ao pino 8 da ficha do farol alimenta a DRL.
"Nós" :D é que descobrimos que mudando o coding do modulo 09 de halogénio/xenon para bixenon esse fio passa da função de "máximos" para DRL..

Mas pode muito bem ser esse o stress do micasb..
 
Boas pessoal,

eu também gostava de ter esse material lol (quem é que não gostava não era?)

digam-me umas coisas se souberem,

1- Quanto custa comprar o material todo assim em números muito redondos, para quem tem ópticas de luz normal.
2- Ouvi dizer dizer á uma semana atrás por um conhecido que hoje em dia para ter xenon já não é obrigatório ter lava faróis, que passa na inspeção na mesma.
3- Essas ópticas de bi-xenon direcionais servem no meu A3 8P de 2008 pré-facelift com o para-choques que tenho no meu avatar?

Abraços.
 
Boas pessoal,

eu também gostava de ter esse material lol (quem é que não gostava não era?)

digam-me umas coisas se souberem,

1- Quanto custa comprar o material todo assim em números muito redondos, para quem tem ópticas de luz normal.
2- Ouvi dizer dizer á uma semana atrás por um conhecido que hoje em dia para ter xenon já não é obrigatório ter lava faróis, que passa na inspeção na mesma.
3- Essas ópticas de bi-xenon direcionais servem no meu A3 8P de 2008 pré-facelift com o para-choques que tenho no meu avatar?

Abraços.

1 - Tudo depende da tua procura pelo material, Mas no teu caso de Halogenio para Bi-xenon AFS, aponto prai para uns 1000€, é que tens que arranjar praticamente tudo, a excessao do modulo 09 que o teu já deve estar preparado, mas quem te puderá dar com mais certezas desses valores é o plainas!

2 - Não te fies muito no disse que disse ...

3 - Serve perfeitamente
 
1 - Tudo depende da tua procura pelo material, Mas no teu caso de Halogenio para Bi-xenon AFS, aponto prai para uns 1000€, é que tens que arranjar praticamente tudo, a excessao do modulo 09 que o teu já deve estar preparado, mas quem te puderá dar com mais certezas desses valores é o plainas!

2 - Não te fies muito no disse que disse ...

3 - Serve perfeitamente

1000€ ?

No ebay consegues farois bi-xenon completos sem AFS por 450/500€. O cabo adaptador da kufatec que custe 50€.

A correr bem, 550€ e fazes a festa.

Agora, se esses 1000€ que falas, já estiver incluido o parachoques com lava-farois, aí já estás certo! ;)
 
1000€ ?

No ebay consegues farois bi-xenon completos sem AFS por 450/500€. O cabo adaptador da kufatec que custe 50€.

A correr bem, 550€ e fazes a festa.

Agora, se esses 1000€ que falas, já estiver incluido o parachoques com lava-farois, aí já estás certo! ;)


Passar de Halogénio para Bi-xenon AFS OEM 500 € ? Duvido !
 
1000€ ?

No ebay consegues farois bi-xenon completos sem AFS por 450/500€. O cabo adaptador da kufatec que custe 50€.

A correr bem, 550€ e fazes a festa.

Agora, se esses 1000€ que falas, já estiver incluido o parachoques com lava-farois, aí já estás certo! ;)

Se estivermos a falar apenas das opticas "completas" sem AFS sim, entre 500 a 600€ faz-se a festa...com um bocado de paciência até menos...
...mas isso fica o trabalho nem a meio....para ficar completo aqui vai a lista de compras:
-> opticas completas (com lâmpadas e balastros) +- €600
-> comutador de luzes "para xenon" +-€50 usado (€80 novo)
-> cabo adaptador +-€40
-> modulo de controlo de nivelamento +-€50
-> sensores de nivelamento (bastante dificeis de encontrar) +-€80
-> cablagem ("carro"/modulo de nivelamento/sensores de nivelamento/opticas) +-€80
-> bomba para lava-faróis (com relé/fusível/cablagem) +-€30
-> lava faróis (bastante difíceis de encontrar) +-€70
-> tubagem da bomba/lava faróis e acessórios +-€20

Isto já são "bons preços" para o ebay, falta juntar portes..
Se ainda se juntar o para choques e mão de obra para instalar/ligar/configurar tudo facilmente passa os €1000..
 
Last edited:
Se estivermos a falar apenas das opticas "completas" sem AFS sim, entre 500 a 600€ faz-se a festa...com um bocado de paciência até menos...
...mas isso fica o trabalho nem a meio....para ficar completo aqui vai a lista de compras:
-> opticas completas (com lâmpadas e balastros) +- €600
-> comutador de luzes "para xenon" +-€50 usado (€80 novo)
-> cabo adaptador +-€40
-> modulo de controlo de nivelamento +-€50
-> sensores de nivelamento (bastante dificeis de encontrar) +-€80
-> cablagem ("carro"/modulo de nivelamento/sensores de nivelamento/opticas) +-€80
-> bomba para lava-faróis (com relé/fusível/cablagem) +-€30
-> lava faróis (bastante difíceis de encontrar) +-€70
-> tubagem da bomba/lava faróis e acessórios +-€20

Isto já são "bons preços" para o ebay, falta juntar portes..
Se ainda se juntar o para choques e mão de obra para instalar/ligar/configurar tudo facilmente passa os €1000..

Se for para andar legal, é claro que precisa de todo esse material.

No entanto se ele tivesse um parachoque apenas com as tampas dos lava-farois, que é o que normalmente basta para a Policia/Centros de Inspeções deduzir que tem lava-farois e sistema de nivelação auto, bastava comprar o que eu disse para por tudo a funcionar a 100%..

Assim fiz eu a festa! ;)
 
Se for para andar legal, é claro que precisa de todo esse material.

No entanto se ele tivesse um parachoque apenas com as tampas dos lava-farois, que é o que normalmente basta para a Policia/Centros de Inspeções deduzir que tem lava-farois e sistema de nivelação auto, bastava comprar o que eu disse para por tudo a funcionar a 100%..

Não...
Bastava comprar o que disseste para ficar a "dar luz" xenon..
Para por tudo a funcionar a 100% "bastava" comprar o que eu disse :p

Pessoalmente acho que se é para ter as coisas, é para ter a 100% e andar descansado...e tão importante como isso, andar sem incomodar os "outros"... ;)
 
Não...
Bastava comprar o que disseste para ficar a "dar luz" xenon..
Para por tudo a funcionar a 100% "bastava" comprar o que eu disse :p

Pessoalmente acho que se é para ter as coisas, é para ter a 100% e andar descansado...e tão importante como isso, andar sem incomodar os "outros"... ;)

Concordo contigo na parte dos 100% :)

Quanto ao incomodar, só incomoda os outros se a nivelação manual for exagerada. Se estiver ao nível normal, poderá encandear apenas em inclinações.
 
Não faz muito sentido dar 600€ por umas oticas e deixas-la a funcionar a "meio gaz"! :S Ainda para mais o colega blue_wings perguntou pelas AFS, e na minha opinião 1000€ é um numero redondo como "ele pediu" para por tudo a funcionar em condições, e claro está referi que dependia da procura dele pelo material, se for a sucatas passa facilmente os 1000 e muitos euros, é um exemplo!

Pode conseguir mais barato ou mais caro! Ja vai depender da sorte de cada um ! :)
 
Desculpem ter-me metido neste tópico mas estas informações são bastante úteis :)
Tou a ver que ainda são umas boas notas...
Mas por acaso mais alguém me confirma que já não são necessários os lava faróis em xenon na inspeção?
Se bem que daqui a uma semana posso passar num centro de inspeções onde um amigo meu trabalha e tiro isso a limpo.
 
Concordo contigo na parte dos 100% :)

Quanto ao incomodar, só incomoda os outros se a nivelação manual for exagerada. Se estiver ao nível normal, poderá encandear apenas em inclinações.

Mas em inclinações/lombas, mesmo o xenon com autoniveladores cega pois os niveladores não "medem" a inclinação do solo, apenas medem a diferença de altura entre o eixo de trás e o da frente e "compensam" subindo ou baixando as opticas....
Por exemplo, tens xenon sem auto nivelação, faróis nivelados manualmente, andas na boa sem encandear os outros condutores...mas um sábado à noite carregas o carro com 5 pessoas para ir beber um copo...ou sais com a família...vais abrir o capot e nivelar as opticas manualmente antes de arrancares com o carro?

Não faz muito sentido dar 600€ por umas oticas e deixas-la a funcionar a "meio gaz"! :S Ainda para mais o colega blue_wings perguntou pelas AFS, e na minha opinião 1000€ é um numero redondo como "ele pediu" para por tudo a funcionar em condições, e claro está referi que dependia da procura dele pelo material, se for a sucatas passa facilmente os 1000 e muitos euros, é um exemplo!

Pode conseguir mais barato ou mais caro! Ja vai depender da sorte de cada um ! :)

É impossível dar um valor concreto...só se for material novo :p
Estes valores são aproximados com base no que tenho visto no ebay.de...até pode ter a sorte de chegar a uma sucata e venderem-lhe o material todo por "meia dúzia de tostões"...há muita gente que não tem noção do valor destes componentes...

- - - - - - - - - -

Desculpem ter-me metido neste tópico mas estas informações são bastante úteis :)
Tou a ver que ainda são umas boas notas...
Mas por acaso mais alguém me confirma que já não são necessários os lava faróis em xenon na inspeção?
Se bem que daqui a uma semana posso passar num centro de inspeções onde um amigo meu trabalha e tiro isso a limpo.

Segundo a lei, tem de ter lava faróis e nivelamento automático.
Se há centros de inspecção que não ligam a isso é outra história..
 
Por exemplo, tens xenon sem auto nivelação, faróis nivelados manualmente, andas na boa sem encandear os outros condutores...mas um sábado à noite carregas o carro com 5 pessoas para ir beber um copo...ou sais com a família...vais abrir o capot e nivelar as opticas manualmente antes de arrancares com o carro?

Aí sim, tens razão! ;)
 
Back
Top