Oleo de Motor indicado para os nossos carros

boas ! o meu carro é um audi a3 2.0 tdi de 140 cv motor bkd sei que posso usar as normas 505 01 0u 507 00, pois não tenho fap a minha questão é qual usar , sempre usei 507 00 5w 30 mas pelo que vi na primeira pagina o 505 01 5w 40 será o mais indicado para o nosso clima !
sendo assim será mais benéfico para o motor usar o 505 01 5w 40 e passar a fazer as mudas de óleo de 15000km em 15000km , ou estou errado?
 
Exactamente, mas se leres o topico todo (e ja digo para leres apenas o topico todo e nao os restantes mil topicos sobre o oleo) vais entender o que digo, mas é facil:

não sei se para evitar talvez estas duvidas, ou se para facilitar ate a vida aos fabricantes a marcas e neste caso concreto a audi/vw, impuseram normas especificas para os oleos poderem ser utilizados com a "bençao" da marca, ora a audi tem 3 normas

505.00 - Motores + antigos (tipo tdi de 90cv e 110) FAz serviço de 15 em 15 mil kms
505.01 - Motores injector bomba (tipo 1.4 tdi e 1.9 de 115 e 130cv) Faz serviço de 15 em 15 mil kms
507.00 - Motores injector bomba e common rail, com FAP e long life (tipo 1. tdi de 130cv, 2.0 tdi 140cv e 2.0 tdi com 170cv) Faz serviço de 30 em 30 mil kms

Se o que procuras e o oleo mais aconselhado para o teu carro basta procurares por estas 3 normas, esquece a viscosidade e na minha opiniao ate mesmo a marca, porque a partir do momento em que a norma e cumprida, tens a garantia que é o oleo que o teu carro deve usar, sendo que é o indicado por quem percebe, ou seja a audi/vw e nao pelo ze da esquina que ate é mecanico e que se calhar tem interesse em vender outro oleo qualquer, que lhe de mais lucro.
AGora se estas na disposiçao de "inventar" e porque achas que tens um carro de competiçao e precisas de um oleo especifico para as altas prestaçoes que atinges, entao ai sim vai pelo conselho de quem te da assistencia ao carro, ou tenta encontrar um fabricante que te garanta um maior rendimento.

Mas um conselho por exemplo no caso dos injector bomba ou carros com FAP a marca nem sequer aconselha, proibe a utilizaçao de outros oleos que nao sejam os que possuam a norma indicada.

Dai eu dizer que nao entendo tanta confusao na escolha com viscosidades e assim, com as marcas ainda e naquela, porque por exemplo a castrol vende apenas 4 litros enquanto a grande maioria vende 5 litros, que como ja disseram e sempre bom, optares pelos 5 litros, porque te sobra sempre algum para o caso de precisares de acrescentar.

Ja agora pelo preço que das eu preferia meter um long life e fazer serviço de 30 em 30 mil ;)

Meto Galp e mesmo assim faço de 15 em 15km no máximo 20mil a 20mil, 30mlil nop... são opções... ;)

Este não e mau para 5w30, mas o turbo diesel 5w40... Lucas oil, BP, Galp, Motul etc desde que seja a especificação correcta acho que não existe problemas...

http://portocity.olx.pt/oleo-castrol-edge-5w-30-4l-iid-125036390
 
Last edited:
Boa pessoal. Eu andava à procura de um fornecedor novo de óleo, de uma marca boa. Tipo BP, Shell, Castrol...
Como é para oficina iria comprar um bidão de 60L ou 208L. O tipo de óleo seria 5w40 e que inclui-se algumas destas normas: ACEA, SAE,API,A3/B3, A3/B4 e que abrange-se algumas normas de marcas como VW, Renault, BMW...
Cumprimentos
 
nao quero todas isso sei que é impossível. Mas sei que pelo menos VW, BMW, MB, Renault, Ford é possível. mas até pode tirar a ford. Era uma cena mais abrangente como Visco 7000sport, Castrol Edge, Motul 8100 x-cess.....
Ja para não falar que isso das normas não tem grande logica, pk em tudo tem haver com €€€€, para ter a norma tem que ser patenteada pela marca. Imagina que um óleo da para mercedes e bmw, axo k poderias muito bem usa-lo num do grupo VW. Pode ser questões de patrocinio tb, digo eu. As mais importantes axo k são aquelas que vem sempre antes, as tais da europa (ACEA), america (api) e dos engenheiros (sae).
 
Last edited:
COmo te disse queres todas ;)

so falta ai a fiat/opel

BMW tem norma propria
MB tambem tem, mas ha compatibilidade com VW
Ford tambem tem compatibilidade com VW
Renault tem norma propria

isto para modelos mais recentes, obvio

Se nao tens grande saida de uma marca especifica, sinceramente acho que justifica-te muito mais comprares aos 5 litros de cada vez, ate porque os preços de um bidao de 200l por ex. nao compensa o investimento (isto na minha maneira de ver)
 
Sim é uma oficina geral. Pois mas tens o exemplo do castrol edge que tem todas essas normas de todas k disse. O visvo 7000spost nao tenho a certeza se tem ford. Mas eu axo k nao compensa 5L. Inda este fim de semana tive k ir à norauto comprar pk o bidão de 208L acabou, e dei 30€ por cada lata 4L da shell helix, e pk tava em promoção. Um bidão de 60L já te compensa mt mais e o de 208L entao nem se fala.
 
Back
Top