O tópico do Detalhe!

só custa começar..

eu comecei com 60€ de investimento que me durou para mais de 1 ano...

agora dentro da minha "malinha" incluindo a polidora já estão alguns 500€ :D


A polidora também serve para aplicação de ceras e assim?

Polir um carro desgasta a pintura certo?

Obrigado
 
A polidora também serve para aplicação de ceras e assim?

Polir um carro desgasta a pintura certo?

Obrigado

Sim, há ceras que podem ser aplicadas com esponjas específicas, com o uso da polidora, a baixas velocidades.

Com o polimento, há desbaste de verniz, sim, mas se for bem feito, o desbaste é mínimo, apenas o necessário para se removeram certas imperfeições. Claro que o bom-senso é sempre essencial ;)
 
Sim, há ceras que podem ser aplicadas com esponjas específicas, com o uso da polidora, a baixas velocidades.

Com o polimento, há desbaste de verniz, sim, mas se for bem feito, o desbaste é mínimo, apenas o necessário para se removeram certas imperfeições. Claro que o bom-senso é sempre essencial ;)

resposta 5*

Obrigado
 
Epa.. vou já ali aos classificados ver de um kit para detalhe... o que me aconselham para me iniciar?

Luva, toalha para secar e shampo? ou algum selante?
 
Epa.. vou já ali aos classificados ver de um kit para detalhe... o que me aconselham para me iniciar?

Luva, toalha para secar e shampo? ou algum selante?

Não sendo eu um pro, nem nada parecido acho que o essencial para começar é mesmo isso, uma boa luva e champo e uma toalha waffle para secar :)
 
shampoo, 2 baldes, luva ou esponja (eu prefiro esponja), toalha WW
depois é um aplicador, cera e um pano MF decente..

acho que isso é o um kit de iniciação..

lavar e secar sem encerar ocasionalmente.. acho que nem vale a pena ;)
 
shampoo, 2 baldes, luva ou esponja (eu prefiro esponja), toalha WW
depois é um aplicador, cera e um pano MF decente..

acho que isso é o um kit de iniciação..

lavar e secar sem encerar ocasionalmente.. acho que nem vale a pena ;)

Humm, mas ha shampos que tambem tem cera certo?
Claro que o efeito não será o mesmo, mas ja deve dar um brilhosinho :)
 
Humm, mas ha shampos que tambem tem cera certo?
Claro que o efeito não será o mesmo, mas ja deve dar um brilhosinho :)

prefiro deixar essa resposta para o boss do detalhe, o youshi..


mas acho que a comparação que posso dar..
é tipo, lavares o carro nos jactos ou lavares á mão..
na 1ª hora está limpo, mas num é a mesma coisa.. :p


essas ceras de shampoo dura-te 1 lavagem.. a cera aplicada dura umas 5 ou 6...
 
prefiro deixar essa resposta para o boss do detalhe, o youshi..


mas acho que a comparação que posso dar..
é tipo, lavares o carro nos jactos ou lavares á mão..
na 1ª hora está limpo, mas num é a mesma coisa.. :p


essas ceras de shampoo dura-te 1 lavagem.. a cera aplicada dura umas 5 ou 6...


LOL pois, eles no fim de lavar estão muito limpinhos, mas a sujidade depois ainda lhe pega melhor..

Eu se tiver tempo prefio lavar a mão, mas as vezes tem mesmo de ir com a maquina..
Mas sendo assim justifica.se o trabalho de aplicar uma cera no fim da lavagem :)

Eu pessoalmente costumo dar mais atenção e ao interior, enerva.me andar com os tapetes cheios de areias ou com po no tablier :D
Sendo que os plasticos da audi nao sao top em qualidade, que produtos costumas usar?
Eu normalmente é so daqueles panos de limpar o po e quando esta mais sujo um MF humido..
 
wow??

audi n tem qualidade de plasticos???
alguma vez andaste de renault??
:D


eu uso sempre pano MF com MPC a 1:20 para limpar e pano MF com Natural Look para condicionar..
nada mais...



em relação ao outro assunto, prefiro andar com o carro porco do que andar a dar mangueiradas nas lavagens..
é que fica bem mais nojento..
eu simplesmente há 2 anos que não consigo lavar o carro sem o secar..
chamem-lhe manias.. mas é verdade!
 
wow??

audi n tem qualidade de plasticos???
alguma vez andaste de renault??
:D


eu uso sempre pano MF com MPC a 1:20 para limpar e pano MF com Natural Look para condicionar..
nada mais...



em relação ao outro assunto, prefiro andar com o carro porco do que andar a dar mangueiradas nas lavagens..
é que fica bem mais nojento..
eu simplesmente há 2 anos que não consigo lavar o carro sem o secar..
chamem-lhe manias.. mas é verdade!

Bastantes :D
Tenho um clio e smi classico R5 em casa! :p

Quando eu me refiro a falta de qualidade é mais nos botoes, pegas das portas, puxadores..aquelas partes que tem tipo uma fina "camada" em borracha..
(Isto nas B6 claro)

Eu no forum do detalhe vejo que o pessoal usa quase sempre o APC, mas as diluições é que me trocam todo :D
Já agora, depois de aplicares o Natural Look os plásticos nao ficam meios "pegajosos" certo?

E acho que fazes muito bem! Assim nao tens aquelas marcas de agua que ficam a matar :evil:
Eu para já nao tenho esses cuidados pq, descobri o mundo do detalhe a relativamente pouco tempo, e também porque ate a carrinha levar um bom tratamento nao vale a pena..
 
ora bem..

as diluições não tem nada que saber..
comprei 0,50l de 1Z Blitz e fiz um garrafão de 5l de água com 1/2 embalagem..
que é como quem diz, para fazer a 1:20 é 1l de produto para 20l de água, ou 0,5l de produto para 10l de água, ou 0,25l de produto para 5l de água ;)

o NL é muito bom principalmente por isso, nunca fica gorduroso e/ou pegajoso..
dá quanto mais brilho quanto mais tempo o deixares a actuar no material..
eu costumo borrifar para o pano (dobrado em 4) e depois removo o excesso com uma face limpa..
se o fizer rápido quase que nem brilho dá..


essas partes com o rubbertoutch, felizmente no B5 só trás nas pegas das portas, cinzeiro e isqueiro.. e já removi isso tudo e pintei de preto :D
B5 é B5 :p
 
Quanto aos Shampoos com cera, podem contê-la, mas em muito pequenas partes. Conferem algum brilho mas nada de protecção ou resistência. Nada que se compara a uma boa camada de cera de carnaúba aplicada à mão!

Quantos aos packs de iniciação, é essencial uma boa luva, um bom shampoo, 2 baldes e 1 tolha de secagem.

Para encerar: cera, aplicador poli-espuma e uns panos para retirar sem riscar (ex. os panos MF da 1Z (einzett)).

NÃO ESQUECER: Convém dominar bem as técnicas de lavagem correcta. Ler alguns manuais que andam espalhados pela Web e ver alguns vídeos no Youtube poderá ser muito útil. Para mim, um correcto processo de lavagem, é o passo mais importante no detalhe automóvel. É o que mais afecta o aspecto geral da nossa viatura.

Dica: para as diluições de produtos, deve-se usar água destilada.

Para o interior, usar um MPC (multi-purpose cleaner) como o 1Z Blitz diluído e no final proteger os plásticos, vinis etc com PoorBoys Natural Look ou Mothers Protectant (os melhores para mim).
 
Têm toda a razão quando falam que uma boa lavagem é o inicio para um bom detalhe, posso dizer que desde que comecei a lavar a carrinha como deve de ser comecei logo a notar melhorias desde a primeira lavagem.. depois claro umas ceras liquidas de acabamento e tal. mas depois de selada como deve de ser é que poderei começar EU mais a fundo com o tratamento.. pra já deixo isso a cargo da pub que até hoje tem deixado uns trabalhos impecáveis em tudo o que preciso assim como os produtos que lá compro é tudo muito porreiro(1Z e Chemical guys)
 
Last edited by a moderator:
Back
Top