GPL - "the topic"

tens de diagnosticar isso João..

tirar o cat em carros a gasolina não resulta muito bem no IPO, pois o teste é feito a gasua, e não a GPL, dá valores altos certamente..

tens de ver, pois poderá ser algum problema fora a cena do cat mesmo..

á partida o GPL não causa qualquer transtorno no catalizador ;)
 
Mesmo alterando os valores de CO2 não acredito que fique acima do limite, é uma questão de medir na altura da retirada...
 
eu digo isto pq os catalisadores teem um tempo de vida util (embora ngm se lembre disso) e o meu já passou os 150 000km's recomendados. além disso os gases que o GPL liberta pode causar algo inesperado. o cat não foi pensado para os gases q o motor neste momento liberta...

sim eu sei da questão do IPO, teria que o colocar para ir à inspecção..

no entanto a questão da falta de potencia que referi, mudando para gasolina o problema mantinha.se..eu tb moro numa zona muito humida e isso pode danificar mais o filtro de ar, entretanto foi mudado q tava uma miséria, vou ver se volta a acontecer..
 
Isso das humidades é fácil :D


Eu moro à beira da praia e nunca tive stress com a humidade, vê melhor isso
 
Last edited by a moderator:
não tenhas medo com a validade João :D


o meu cat tem 17 anos, 270mil kms e ainda passa no IPO todos os anos :D
e já partiu uma vez junto ao turbo e foi soldado..

sempre a bombear! :twisted:
 
acredita, vem a amarante e ves o que é humidade :D

pronto eu vou ver melhor o q se poderá passar..se voltar a acontecer ligo à maquina a ver o que dá.. ou se é o erro de sempre..mistura pobre........
 
Mesmo alterando os valores de CO2 não acredito que fique acima do limite, é uma questão de medir na altura da retirada...

boost,

o problema não é o CO2, é o CO. Nos carros a partir de 92, a % máxima de CO permitida é de salvo erro 0,5% e tirando o cataliasor, os valores de CO disparam, quer esteja a gasolina ou a GPL.

E outra cena, eles na inspecção não medem CO2/km, medem é a % de CO2.
 
O GPL apenas pode afectar o catalisador se estiver com uma mistura muito rica(principalmente) ou pobre porque aumenta em muito a temperatura correcta de funcionamento do mesmo.
Quanto aos valores de CO e CO2, o CO não pode ser superior a 0.50% ao relantim e 0.30% em acelaração, o CO2 em teoria é mais baixo a GPL mas não é medido.
 
boas!
ando a pensar seriamente a "gaseficar" o meu velho A3 8l.
como troquei o motor o ano passado por um com cerca de 70 mil "segundo constava na folha" acho que seria uma boa aposta para não ter tanto medo de me fazer à estrada por causa dos consumos :x e as duvidas, existe perda de potência em gpl? e se o carro fica sempre a gás ou se precisa de gasolina para a ignição? já li muito sobre gpl mas sobre Audi fala-se no forum certo 8) o motor é o 1.6 refª AKL. cumprimentos!
 
Jo26, tal como o grale te diz, é muito estranho esses consumos..
o Cuco é um dos excelentes instaladores, mas afinador... é mais um..
se quiseres ter uma diferença no rendimento e no consumo do teu carro.. nada como uma afinação decente executada pelo "mestre" ;)
eu e o grale somos apenas mais 2 dos muitos exemplos...

eu tenho, e comprovados em MAHA 10cv e 11Nm a mais a GPL do que a SC95.. apenas com a afinação correcta do sistema..
em termos de consumos, ando nos ultimos meses sempre abaixo dos 10l/100km:)

Fui esta semana queixar-me, fui afinar o sistema GPL e disseram que tinha dado para ajustar um bocado, mas o que é certo é que no dia em que dei afinadela atestei e até agora fiz 200 km's, média de 11,7 lts e já tenho a 4ª luz verde acesa algum tempo antes da luz vermelha da reserva... vou ver qtos vou fazer com um depósito completo e depois vejo o que fazer...
 
Last edited:
boas!
ando a pensar seriamente a "gaseficar" o meu velho A3 8l.
como troquei o motor o ano passado por um com cerca de 70 mil "segundo constava na folha" acho que seria uma boa aposta para não ter tanto medo de me fazer à estrada por causa dos consumos :x e as duvidas, existe perda de potência em gpl? e se o carro fica sempre a gás ou se precisa de gasolina para a ignição? já li muito sobre gpl mas sobre Audi fala-se no forum certo 8) o motor é o 1.6 refª AKL. cumprimentos!

Eu (e aposto que não o unico) recomendo vivamente que o faças ;)

Respondendo às tuas duvidas, com uma afinação feita como deve ser, consegues manter a potência original do motor ou até mesmo aumenta-la. O user AgA diz que ficou com mais potência a GPL do que a gasolina, mas vais é ter um ligeiro aumento nos consumos, estima-se que seja mais ou menos 1,5L/100km a mais do que a gasolina.
E sim, ele pega a trabalhar sempre a gasolina, e passa para GPL a partir de uma certa temperatura do liquido de refrigeração, no meu caso 60ºC, mas o AgA, acho que tem isso afinado para passar logo aos 40º ou 35º, já não me lembro. Se já tiveres o motor quente, ele pega a trabalhar a gasolina, e passados 5 segundos passa para GPL.
E já agora posso dizer-te que passei o meu para GPL tinha o motor 170000km, e não tenho tido problemas.

Qualquer duvida mais que tenhas, pergunta, que a malta aqui responde-te ;)
 
Recomendo vivamente. Já tive o A3 1.8 NA que só tinha 125cv e não se notavam perdas nenhumas. Com o que tenho agr 1.8T muito menos. Só foi pena quando trocaste o motor não teres posto algo com mais humfff.

boas!
ando a pensar seriamente a "gaseficar" o meu velho A3 8l.
como troquei o motor o ano passado por um com cerca de 70 mil "segundo constava na folha" acho que seria uma boa aposta para não ter tanto medo de me fazer à estrada por causa dos consumos :x e as duvidas, existe perda de potência em gpl? e se o carro fica sempre a gás ou se precisa de gasolina para a ignição? já li muito sobre gpl mas sobre Audi fala-se no forum certo 8) o motor é o 1.6 refª AKL. cumprimentos!
 
Recomendo vivamente. Já tive o A3 1.8 NA que só tinha 125cv e não se notavam perdas nenhumas. Com o que tenho agr 1.8T muito menos. Só foi pena quando trocaste o motor não teres posto algo com mais humfff.

pensei várias coisas e pesquisei muito, mas o bom senso mandou-me colocar um motor semelhante ;)
já pensei em trocar por uma coisa mais potente mas os 100 cavalos têm dado conta do recado, além disso o motor que coloquei até vinha esticado :twisted:
optei por reforçar o chassis com barras AA frente e trás, proximo avanço são uns coils pra ir chiar na velha estrada de penacova :twisted:
o GPL não me sai da cabeça, é que ir para algum lado com o carro obriga-me a fazer contas que quando andei com diesel nunca fazia :mad:
 
Back
Top