GPL - "the topic"

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Tenho o prazer de informar que a partir de hoje o meu argolas já está a queimar GPL :)

E tenho a infelicidade de informar que ele foi reprovado na inspecção porque tenha o CO e HC muito altos :'(

Atendendo aos sintomas, eu diria que é o catalisador. Alguém confirma?
Se de facto for o catalisador, eu vejo montes de gente a querer tira-lo. Não haverá alguma alma caridosa que mo queira vender barato? :green:
 
Sim, ele tem o medidor. Realmente não entendo porque o levou à inspecção principalmente porque eu já o tinha prevenido que da ultima vez que o carro foi à inspecção que tinha passado com o CO a roçar o limite.
Seja como for, a inspecção foi anulada e eu não tive de pagar por ela.
 
Alguem me pode comfirmar uma coisa.
Quando vamos a fundo o carro mama os 2 combustiveis , gpl e gasolina?
É que deixei o CB ir a 0 de autonomia , meti 10€ de 98 que foram uns 5 litros dou ha chave e ando a a gpl , fiz cerca de 20km a gpl mas na casa dos 200 250 kmh e quando olho para o CB estava outravez no 0 , e o ponteiro da gasolina ja para baixo do vermelho .:lol:
Quando carrego parece a lei da subervivencia , tudo o que ele consegue queimar , queima xD

Ja um amigo meu que tem um punto gt a gpl , diz que o instalador que lhe montou o gaz diz que acima das 3000rpm (RPM a qual o punto gt enche o turbo) ele começa a trabalhar com os 2 combustiveis em simultaneo.
 
Trevas, foste onde instalar o carro? foste á FF :twisted: ou ao outro de LX :evil: ?

tal como o Xzone diz, antes de mexeres no catalizador, vê se tens erro de lambda, depois sim, mexe no cat..
mas se realmente já tens esse problema há mais tempo, pode mesmo ser o cat que tenha ido á vida :(

tens de tentar saber isso ao certo, e se precisares de um kat, podes experimentar ver se o cardoso ainda tem o kat do 1.8t que está a vender ás peças, caso contrário, é ires a uma boa casa de escapes e tentares adaptar um kat universal, que pelo menos tenha os mesmos diametros de entrada e saída de gases ;)


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@grale
meu caro, o carro deve rolar do inicio ao fim a GPL..
as diferenças de autonomia são normais, pois o CB calcula sempre a autonomia do combustivel que tem no deposito VS o consumo do momento.. portanto, quanto mais apertares, menos autonomia marca, mas á partida o consumo no CB, devia sempre ser indicado, seja a GPL seja a gasolina..
as diferenças no nivel do deposito, não serão devido á aceleração, que forçe o combustivel a fujir da boia do deposito?

para teres 100% certezas, nada como falar com o mestre Fernando ;)
ele melhor que ninguém, esclarece-te as duvidas todas! :)
 
Trevas, foste onde instalar o carro? foste á FF :twisted: ou ao outro de LX :evil: ?

tal como o Xzone diz, antes de mexeres no catalizador, vê se tens erro de lambda, depois sim, mexe no cat..
mas se realmente já tens esse problema há mais tempo, pode mesmo ser o cat que tenha ido á vida :(

tens de tentar saber isso ao certo, e se precisares de um kat, podes experimentar ver se o cardoso ainda tem o kat do 1.8t que está a vender ás peças, caso contrário, é ires a uma boa casa de escapes e tentares adaptar um kat universal, que pelo menos tenha os mesmos diametros de entrada e saída de gases ;)

AgA, fui à Front Fuels. Quem me vendeu o carro já me tinha dito que quando ele foi à inspecção pela ultima vez, que tinha passado mas que os niveis de CO estavam a roçar o limite, e como o vag-com não reporta erros nenhuns a nivel de motor, assumi que mais tarde ou mais cedo fosse precisar do catalisador.
Na Front Fuels verificamos as velas e elas estavam com aspecto de que a queima estava boa.

Já agora, diz-me mais uma coisa, no caminho para casa, não pude deixar de reparar que a temperatura do óleo está um bocadinho mais elevada do que era normal. Numa condução pacífica, o óleo estabilizava por volta dos 100ºC e agora passou para 110ºC. Isto é normal? Tambem te aconteceu AgA?

Obrigado pela sugestão, vou falar com o cardoso para ver se ele ainda tem o catalisador :)
 
a temp do óleo depende de muitos factores.. no geral manteve-se como estava a gasolina..
se o tempo estiver frio está nos 80~90, se estiver muito calor anda nos 90~100
e se andar a abusar com ele já chegou aos 110ºC :p


se realmente assim é, mais vale começares já a tentar arranjar um kat..
tenta mandar PM ao user cardoso, a ver se ele ainda tem a do 1.8T

se não tiver, começa a correr casas de escapes a pedir orç's ;)
 
Alguem me pode comfirmar uma coisa.
Quando vamos a fundo o carro mama os 2 combustiveis , gpl e gasolina?
É que deixei o CB ir a 0 de autonomia , meti 10€ de 98 que foram uns 5 litros dou ha chave e ando a a gpl , fiz cerca de 20km a gpl mas na casa dos 200 250 kmh e quando olho para o CB estava outravez no 0 , e o ponteiro da gasolina ja para baixo do vermelho .:lol:
Quando carrego parece a lei da subervivencia , tudo o que ele consegue queimar , queima xD

Ja um amigo meu que tem um punto gt a gpl , diz que o instalador que lhe montou o gaz diz que acima das 3000rpm (RPM a qual o punto gt enche o turbo) ele começa a trabalhar com os 2 combustiveis em simultaneo.


O meu já andou assim, estava com pouca pressão no vaporizador, passamos de 0.8 bar para 1 bar e resolveu o "problema".
No teu caso poderá ser outra situação, o instalador pode ter programado de maneira a que a partir de X rotação passe a injectar também gasolina para funcionar como lubrificação de válvulas.
 
O meu já andou assim, estava com pouca pressão no vaporizador, passamos de 0.8 bar para 1 bar e resolveu o "problema".
No teu caso poderá ser outra situação, o instalador pode ter programado de maneira a que a partir de X rotação passe a injectar também gasolina para funcionar como lubrificação de válvulas.
Pois ele quando foi ha front fuels aumentaram a presão do vaporizador tambem .
Mas tenho mesmo a certeza que quando dou com alma ele mama os 2 combustiveis.
Por varias vezes quando aperto por ele a gpl , fico com a autonomia da gasolina a 0.
 
ó pa eu não fico com a autonomia a zero, mas por ex. numa viagem em AE de aveiro até santarem que é onde paro o ponteiro da gasosa desce um bocado... :o
 
o meu mexe, mas das oscilações..
de resto mexe bem se ficar sem GPL e tiver de fazer uns 24~30kms para abastecer... (como me vai acontecer amanhã)

a qualquer info no CB do meu carro, a rolar a GPL, aparecem as previsões relativas a gasolina no mesmo momento..
menos a autonomia, claro, aí aparecem os kms que faria com a gasolina que tem no deposito e no consumo instantaneo..

mas o que é certo é que a autonomia n mexe muito durante uma viagem, e garanto que daqui ao algarve, não gasto uma gotinha de gasolina a não ser para por o carro a trabalhar e aquecer até aos 35º de anticongelante :green:
de inverno são 2~3min e de verão são 20~30seg :green:


algo estai mui mal convosco..
ou na vossa cabeça, ou no carro! :green: :green:
 
o meu mexe, mas das oscilações..
de resto mexe bem se ficar sem GPL e tiver de fazer uns 24~30kms para abastecer... (como me vai acontecer amanhã)

a qualquer info no CB do meu carro, a rolar a GPL, aparecem as previsões relativas a gasolina no mesmo momento..
menos a autonomia, claro, aí aparecem os kms que faria com a gasolina que tem no deposito e no consumo instantaneo..

mas o que é certo é que a autonomia n mexe muito durante uma viagem, e garanto que daqui ao algarve, não gasto uma gotinha de gasolina a não ser para por o carro a trabalhar e aquecer até aos 35º de anticongelante :green:
de inverno são 2~3min e de verão são 20~30seg :green:


algo estai mui mal convosco..
ou na vossa cabeça, ou no carro! :green: :green:

Eu se andar como gente normal :lol: o carro não mexe na gasolina , a partir do momento que passa a gas , e so gaz que come , mas se começo a apertar por ele , ele ou a uma certa rpm , ou posição do acelarador debita gasolina de certeza .
Pelas minha contas 5litros de gasolina desapareceram em 20km e eu ia a gaz .
Tendo em conta que na brincadeira os instataneos anda nac asa dos 50 a 60litros
Por isso fazendo as contas queima ao total 12 litros se desapareceram 5 litros em 20km , devem ter desaparecido 7de gaz assim por alto o que équivale que ele em em altas queima cerca de 40% de gasolina.
 
Eu se andar como gente normal :lol: o carro não mexe na gasolina , a partir do momento que passa a gas , e so gaz que come , mas se começo a apertar por ele , ele ou a uma certa rpm , ou posição do acelarador debita gasolina de certeza .
Pelas minha contas 5litros de gasolina desapareceram em 20km e eu ia a gaz .
Tendo em conta que na brincadeira os instataneos anda nac asa dos 50 a 60litros
Por isso fazendo as contas queima ao total 12 litros se desapareceram 5 litros em 20km , devem ter desaparecido 7de gaz assim por alto o que équivale que ele em em altas queima cerca de 40% de gasolina.

Não sei como trabalha a centralina do Gaz, mas pode não conseguir debitar o pedido em altas e faz debito de gasolina, pode ate ser uma afinação por software da mesma.
 
Não sei como trabalha a centralina do Gaz, mas pode não conseguir debitar o pedido em altas e faz debito de gasolina, pode ate ser uma afinação por software da mesma.

Este sistema de gpl BRC esta preparado para potencias ate 400cv.
Penso que deve ser como ja disseram deve injectar gasolina em altas para lubrificar as valvulas.
 
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