GPL - "the topic"

Bem, ainda não tinha visto este tópico, actualmente também tenho um gplizado, se bem que vai deixar de ser, pois está a entrar para clássico, e além disso o sistema de gpl está todo avariado, e não me comp€nsa a repração do mesmo, por isso, tendo em conta que o carro vai entrar em restauro, fica original. Mas tal como muitos já cá vieram deixar a sua ideia para o futuro, eu também irei pelo mesmo caminho na próxima viatura. Depois de muita pesquisa sem duvida que actualmente compensa imenso, e só pelo facto de podermos alargar um pouco os nossos horizontes em relação a escolha, compensa e muito. Em relação ao tóculante é realmente uma pena que o estado Português seja tão retrógado nas regras em relação a legislação do gpl, mas enfim, eu felizmente aqui no luxemburgo irei ter mais opções em relação a escolha de depositos, kits de gpl, para além de não ter de andar com o tóculante.

Agora em relação a uma duvida que anda ai em relação aos motores novos da audi, eu já li algures que já existe uma marca que já tem um kit especifico para o motor 2.0 tfsi / tsi, e tal como o aga disse, também já circula um golf em portugal com um 1.4tsi a gpl.
 
VIA3 disse:
não sei, secalhar até instalo mas pelo que tenho lido so se fala no LT Lubricator....nada melhor que ir mas é ao instalador e falar com ele....isto do GPL anda-me a congelar a cabeça :|

diferenças entra o LT Lubricator e o ValveCare quais são ja agora?
basicamente são iguais, mas o valvecare tem um sistema electronico que se não houver fluido de lubrificação não passa para GPL, tambem se estiver a funcionar a gasolina não manda fluido...

basicamente é isto, um LT manda sempre lubrificante pro sistema, o valvecare apenas manda quando está a queimar gás e há lubrificante no reservatório... ;)

Rcmatias disse:
Agora em relação a uma duvida que anda ai em relação aos motores novos da audi, eu já li algures que já existe uma marca que já tem um kit especifico para o motor 2.0 tfsi / tsi, e tal como o aga disse, também já circula um golf em portugal com um 1.4tsi a gpl.

é a BRC, mas mesmo assim a tecnologia ainda não permite a queima de 100% GPL, trabalha na melhor das hipoteses com 70% de GPL e 30% de gasolina.. já se poupa, mas não é a mesma coisa... ;)
 
Depois de muito ler neste tópico gostaria de pedir a vossa ajuda num carro de rico para pobre :D :D :D...
Estou a pensar comprar um Mercedes S600 V12 6000cc e 362cv, de 2000. Que sistema de GPL é que deverei instalar e se souberem onde na zona de Lx agradeço
 
So li os 3 ou 4 primeiros post e vou falar da minha ja vasta experiencia em carros gpl

Tenho usado os 2 sistemas GPL para veiculos de injeccao electronica, a Chevy usa o sistema GPL convencional e a Passat o sistema LPI ou G3,
O GPL compensa para quem faz muitos KM e pensa manter o carro algum tempo

O que eu nao compreendo e a constante dissuacao para o uso do GPL em Portugal

As diferencas?

Em Portugal nao pode estacionar em parque subterraneo
Na Holanda nao metem qualquer problema...

Em Portugal tem de se usar o Autocolante horroroso atras, nao sei para que...
Na Holanda nao e preciso nada disso...

Em Portugal continua a ser complicado encontrar bombas com GPL ( no norte e um drama)
Na holanda tropeca-se nelas...

O preco do sistema com montagem e legalizacao fica entre os 1200 a 1500 euros na Holanda...
Entre a marcacao, montagem, legalizacao e entrega do veiculo ao dono nao costuma durar mais de
uma semana.

O preco do GPL em portugal ascende a 0,55cts ou mais por litro.
Na Holanda fica-se pelos 0,48cts


Enfim as descrepancias sao exageradas, as alternativas aos combustiveis convencionais
sao alvos de lobbys com cadastramento dos veiculos (stickers) ou pela dificuldade de utilizacao
do veiculo, Parqueamento bombas etc.
Tudo isso e triste.


Eu na passat Faco cerca de 420 a 450 quilometros com 25 euros de GPL
Na chevy faco cerca de 350 quilometros com 40 euros de GPL (V8 5.7 cm3)

Agora que claro ao fazer um investimento assim para fazer meia duzia de KMs por semana ou mesmo por dia nao justifica, agora para quem usa diariamente ou para fazer largos KMs compensa e bastante.
A melhor vantagem de todas e os gases de escape que sao muito mais limpos e mais amigos do ambiente.
;)
 
rvrosa disse:
Depois de muito ler neste tópico gostaria de pedir a vossa ajuda num carro de rico para pobre :D :D :D...
Estou a pensar comprar um Mercedes S600 V12 6000cc e 362cv, de 2000. Que sistema de GPL é que deverei instalar e se souberem onde na zona de Lx agradeço

Depende dos km's que vais fazer ... eu não comprava (e faço no minimo dos minimos 50.000km/ano)

O que poupas em combustivel vais gastar na manutenção desse carro.

A instalação não te fica por menos de 3000€ e secalhar estou a ser meiguinho, o meu V6 ficou-se pelos 2500€ ... e não estou sequer a contar com uma eventual troca de velas (que é conveniente aquando da instalação do sistema de gás) ... se fôr como no meu carro .. o teu levará 24 velas ..

Os consumos desse carro devem rondar os 22/25L/100 (e mais uma vez estou a ser meiguinho), e espero que estejas a pensar em comprar nacional porque se importares levas uma pancada de imposto de circulação que até andas de lado ...

Eu tenho um 3200cc (nacional) e levo com quase 250€/ano caso fosse importado eram quase 600€ ..

Pondera bem essa opção
 
Eu concordo com o boost!
Tb tive um Renault Avantime 2.0 turbo a gpl e assim como muitos outros que por aí andam era um carro com mais ou menos baixa manutenção e nesse caso valeu a pena pois paguei 1750€ de instalação que se pagou em 6 meses apenas!
Entretanto acabei por trocar por um V8 a diesel que até gasta mais, mas é outro carro completamente diferente...
No entanto nesse caso eu não optava pois o custo é muito superior ao proveito que irás tter, penso eu!
 
boost disse:
Depende dos km's que vais fazer ... eu não comprava (e faço no minimo dos minimos 50.000km/ano)

O que poupas em combustivel vais gastar na manutenção desse carro.

A instalação não te fica por menos de 3000€ e secalhar estou a ser meiguinho, o meu V6 ficou-se pelos 2500€ ... e não estou sequer a contar com uma eventual troca de velas (que é conveniente aquando da instalação do sistema de gás) ... se fôr como no meu carro .. o teu levará 24 velas ..

Os consumos desse carro devem rondar os 22/25L/100 (e mais uma vez estou a ser meiguinho), e espero que estejas a pensar em comprar nacional porque se importares levas uma pancada de imposto de circulação que até andas de lado ...

Eu tenho um 3200cc (nacional) e levo com quase 250€/ano caso fosse importado eram quase 600€ ..

Pondera bem essa opção

É nacional.

Quando dizes não comprava, é não comprava o carro simplesmente ou não o punha a GPL?

Eu de facto não estou a pensar em fazer assim muitos, muitos kms com ele... Será mais para umas viagens pequenas e talvez quase para o dia a dia de casa para o emprego em Lisboa (pára, pára, pára, arranca).

Aqui a questão é que me parece que nunca mais vou ter uma oportunidade de comprar uma coisa destas: um carro de 200.000 euros por 22.000 euros...

Tá bem que tem 9 anos (é de Nov. de 2000), mas tem apenas 90.000kms, de um só dono, estimado e sempre assistido na marca, com extras e mariquices até dizer chega (uma que acho um espectáculo é o apoio à travagem em que caso eu vá contra um obstáculo e não trave, o carro encarrega-se disso e impede o acidente ;).

Em termos de manutenção o que é que posso esperar? Será que necessita assim de tanta coisa? Este carro dá problemas?

Já me disseram que se trata de um motor muito fiável e que eventuais problemas serão na parte da electrónica da suspensão e no sistema key less go mas que sendo de 2000 se era para os ter já os teve certamente...

Se for assim, ainda que leve uma porrada de velas, e se tiver de lhe trocar óleos, líquidos de refrigeração, etc., não vejo porque deva ser mais caro do que por exemplo a manutenção de um A4 tdi.

Uma coisa é claramente mais cara: o combustível e o respectivo consumo. Daí que eu estaria a pensar numa óptica de comprar o carro e ficar com ele até cair de maduro, ou seja, até eu ser velhinho (ainda ando na casa dos 30 pelo que faltam muitos anos :D :D :D)

Quanto aos consumos, este carro já desliga até metade dos cilindros para poupar até 20% no consumo, daí que a marca aponta valores entre os 10 e os 20. Claro está que se levar uns apertos (e vai levar certamente quanto mais não seja para experimentar) os consumos terão de ser superiores.
 
rvrosa disse:
Quando dizes não comprava, é não comprava o carro simplesmente ou não o punha a GPL?
Não comprava o carro, procurava uma opção mais viável (embora cada um sabe da sua carteira)

Eu de facto não estou a pensar em fazer assim muitos, muitos kms com ele... Será mais para umas viagens pequenas e talvez quase para o dia a dia de casa para o emprego em Lisboa (pára, pára, pára, arranca).
Lá está, para mim é um desperdicio de €€€€ comprar um carro desses

Aqui a questão é que me parece que nunca mais vou ter uma oportunidade de comprar uma coisa destas: um carro de 200.000 euros por 22.000 euros...
É uma questão de teres calma certo? Não vás iludido pois pode-te sair caro

Tá bem que tem 9 anos (é de Nov. de 2000), mas tem apenas 90.000kms,
Isso não vem ao caso, a minha carrinha é de 2001 e comprei-a com 110km

Em termos de manutenção o que é que posso esperar? Será que necessita assim de tanta coisa? Este carro dá problemas?
Não faço a minima ideia, tenta ver pelos fóruns estrangeiros e procura por algum feedback em relação a esse modelo.

Se for assim, ainda que leve uma porrada de velas, e se tiver de lhe trocar óleos, líquidos de refrigeração, etc., não vejo porque deva ser mais caro do que por exemplo a manutenção de um A4 tdi.
Eu vejo!!! :D :D :D :D :D
Dou-te um exemplo muito rápido.
Um A4 leva (e a malta que os tem que me ajude) 4L de óleo?
A minha carrinha leva 8 (na marca são quase 350€ só de óleo) esse V12 deve levar óleo até dizer chega :D
As velas para a minha mercedes custaram 300€ e foram só 12...
A história do liquido de refrigeração ... nem te conto a história!!!! :eek:


daí que a marca aponta valores entre os 10 e os 20.
Gosto desses intervalos :D :D

Repara numa coisa ...

Eu lógicamente sou apologista de comprares um carro e o converteres a GPL, eu fiz a mesma coisa ;), no entanto tb sou apologista que se compre um carro que nos permita usufruir dele como deve de ser ...

Caso tenhas a carteira como a maioria de nós :D .. não aconselho a comprares esse modelo devido à relação custo/consumo/desgaste em cidade ...
 
As verdadeiras contas do GPL

Imaginemos que fazes 50000 km por ano a uma media de 10 litros aos 100 (so como exemplo):

Gasolina e cerca de 1.35 cts

GPL e cerca de 0,55 cts


10 litros aos 100 = 100 litros aos 1000 = 500 litros aos 10000 =
5000 litros aos 100000 (da 2500 litros para os 50000 km)

2500 X 1,35 eur = 3375 eur. (1 ano)

2500 X 0,55cts = 1375 euros (1 ano)

3375 eur - 1375 eur = 2000 euros

No primeiro ano tens o sistema GPL pago e ja contribuiste para o meio ambiente, os tais valores da manuntencao continuam por pagar quer em gasolina quer em GPL, a outra coisa que os senhores
engenheiros :D nao sabem, e que os novos sistemas G3 ou LPI consomem menos litros do que
se estiver a gasolina, por exemplo

a minha passat :

No passado dia 12-11-2009 abasteci 40.06 litros ao preco de 0,48 cts, deu um total de 19,39 euros, fiz os regulares 420 km com os 40 litros, quando estive em portugal no passado Agosto, para abastecer a gasolina foi cerca de 70 a 80 euros, nao fiz mais de 550 km a gasolina cada vez que atestava, (tive quem me atestasse de borla :D ), a passat leva 62 litros

40 litros GPL = 420km
62 litros gasolina = 550km

Nao estou a inventar, estou a dar-te valores exactos do meu carro, Passat Variant 1.8 20V de 1998

Observa bem que os numeros falam por si, ao fim de 2 anos de teres o carro ve bem o dinheiro que ja meteste ao bolso ;) esses exemplos da treta de gastas isto e metes aquilo e bla bla bla wiskas, nao dizem nada, (desculpem os autores e sem ofensa :D :D :D ) , nao consigo ser mais exacto do que isto.
Concordo que se o vais fazer para andar 5000 km por ano nao compensa, mas a partir de 30000 por ano, ja comeca a compensar, uma coisa te digo, depois de te habituares nao queres outra coisa :D :D :D

Apenas os pontos negativos sao:

Distribuidores de gas ou os computadores se avariam sao caros

Os distribuidores de gas por vezes ficam sujus, e quem nao sabe e so desmontar as borrachas limpar a cabeca do distribuidor com o spray de limpar travoes, dar uma sprayzada com o compressor e ficam como novos, quem nao sabe toca a pagar que se f€€€de.

De tempos a tempos tem de se mudar mangueiras,

Os tanques tem de ser substituidos ou inspeccionados a cada 10 anos, (apenas uma empresa na belgica faz estas inspeccoes),
e serem novamente certificados para poder passar na inspeccao.

Claro que estas manutencoes extras nao acontece constantemente ou a curto prazo mas nao deixam de ser
possiveis pontos negativos.


Ta aqui a verdade nua e crua do GPL, estao os numeros e a dinamica da coisa, facam as vossas contas...

Nao se esquecam que falo dos sistemas mais recentes de LPI ;)
 
Bem... já me deixaram a pensar...

Para já vou decidir se fico com o carro, depois ficando com ele vou fazer uns kms a gasolina para ver e sentir a coisa, depois decido se o converto para GPL ou se eventualmente o vendo ou fica como está...

Já agora Vitor Faria, diz-me lá o que é isso de LPI? Algum site onde possa ver a coisa?
 
rvrosa disse:
Para já vou decidir se fico com o carro, ... depois decido se o converto para GPL ou se eventualmente o vendo ou fica como está...

Sim, porque até um carro que vendes com bastante facilidade!!!! :roll: :roll: :roll:

Mas cada um sabe de si ... ;)
 
rvrosa disse:
Bem... já me deixaram a pensar...

Para já vou decidir se fico com o carro, depois ficando com ele vou fazer uns kms a gasolina para ver e sentir a coisa, depois decido se o converto para GPL ou se eventualmente o vendo ou fica como está...

Já agora Vitor Faria, diz-me lá o que é isso de LPI? Algum site onde possa ver a coisa?

Sistema GPl LPI = Liquid Propane Injection

Estes sistemas de injecção liquida têem algumas vantagens em relação aos sistemas tradicionais e aos vaporizados, no entanto a sua manutenção e mais cara e a grande desvantagem, é que NÃO É PERMITIDA A MONTAGEM DESTES SISTEMAS EM PORTUGAL. :x :x :x

A unica forma de teres um veiculo com um sistema Lpi em Portugal era importando um veiculo ja com o sistema instalado, o que era uma grande vantagem antigamente, pois tinha-se um desconto maior na legalização, e agora não é uma boa opção.

Em relação à tua duvida em relação ao carro, eu concordo com o boost, acho que não tás bem a ver onde te vais meter. Se gostas do modelo, tento encontrar uma versão com um motor mais pequeno. Ninguém tem duvidas que é uma máquina, mas nas revisões, no desgaste das peças, etc etc, vais gastar rios de dinheiro. Eu não faço ideias quantos são ao todo, mas acredito que não hajam muitos s600 em Portugal. ;)

Porque não tentas encontrar um S350 por exemplo, ja tem 245 cv, ou no máximo um S430 com 280cv, ja se sabe que não é um v12 a andar, mas sempre é mais racional ;)
 
Rcmatias disse:
Em relação à tua duvida em relação ao carro, eu concordo com o boost, acho que não tás bem a ver onde te vais meter. Se gostas do modelo, tento encontrar uma versão com um motor mais pequeno. Ninguém tem duvidas que é uma máquina, mas nas revisões, no desgaste das peças, etc etc, vais gastar rios de dinheiro. Eu não faço ideias quantos são ao todo, mas acredito que não hajam muitos s600 em Portugal. ;)

Porque não tentas encontrar um S350 por exemplo, ja tem 245 cv, ou no máximo um S430 com 280cv, ja se sabe que não é um v12 a andar, mas sempre é mais racional ;)

Aqui nem é tanto o gostar do modelo em questão. O que me atrai neste carro em particular é o nível de equipamento e potência que tem, e tudo aliado ao facto de se tratar de um carro nacional com apenas 1 dono, sempre de garagem e assistido na marca.

A questão é que me parece que serão poucas as hipoteses de alguma vez mais ter a possibilidade de adquirir um carro deste nível ao preço que este aparece.

É claro que já estou a contar com consumos elevados, mas também me parece que não vão ser assim tão elevados a menos que carregue no pedal.

Óleo para o motor já existem alguns tópicos aqui no forum com contactos de quem arranja óleo a menos de 1/4 do valor dos super ou hiper. Por isso, se levar 10 litros de óleo gasto menos de 100 euros para o atestar e ainda me sobram alguns para ir atestando.

Em relação a velas, será que necessita de as trocar com muita frequência? Depois é ver as ideais e e-bay com ele :D

Posso estar enganado ou iludido, mas penso que se não tiver azares os custos que o carro importa são os normais com qualquer carro. Mais algum consumo é certo, mas para além disso será fazer as revisões e andar - a menos que este carro implique troca de peças que não estou a considerar...
 
rvrosa disse:
É claro que já estou a contar com consumos elevados, mas também me parece que não vão ser assim tão elevados a menos que carregue no pedal.

não contes com menos de 18/19l/100 ... e com muito cuidadinho no pé ;)
 
Desculpem de so agora responder

O sistema LPI ou G3 e a ultima geracao de sistemas gpl, pois estes sao sistemas de injeccao normalmete controlado por mais do que 1 computador, e um sistema mais limpo mais economico e mais eficiente, uma
das mais valias e a ausencia dos backfires dos sistemas convencionais. O motor tem um funcionamento
optimizado e uma lubrificacao mais correcta, a desvantagem e apenas no sistema de gota,(acho que e assim que se chama), os sistemas de GPL convencionais de vez em quando libertam alguma gasolina no motor, enquanto o
LPI nao o faz. Isso da manutencao nao e bem assim, claro se os componentes avariarem pode ficar caro, mas isso
e como qualquer outro tipo de veiculo, tal como bombas injectoras diesel etc etc.
Os GPL convencionais acho que de 150 em 150 mil km tem de trocar o distribuidor de GPL, o LPI nao precisa.
A vantagem do LPI e tambem a mudanca automatica de GPL para casolina caso o GPL esgote.

Sistema de GPL convencional:

Um carro que faca 7 litros aos 100 a gasolina passa a fazer 9 ou 10 a GPL, compensa apenas no preco do GPL

Se for num sistema LPI o mesmo carro passa a gastar 5 a 6 Ltr aos 100, compensa no preco e no consumo.

O RCMatias tambem ja deu uma boa explicacao do LPI, achi impressionate Portugal nao deixar instalar LPI,
e no minimo ridiculo.
Aqui na Holanda quem usa o LPI ainda e beneficiado no imposto, pois a minha passat paga 210euros de 3 em 3 meses de imposto por ser LPI, se fosse LPG normal pagava uns 290 ou 300 euros de 3 em 3 meses, pois o LPI e mais amigo do ambiente.

Como disse, isto so compensa se fizeres muitos quilometros, os precos das instalacoes variam consoante o
nr de cilindros do motor, pois a gestao de um 6 ou 8 cilindros nao e a mesma de um de 4, e a quantidade
de inectores varia, tal como o tipo de destribuidor de gas.
 
Back
Top