GPL - "the topic"

boost disse:
não contes com menos de 18/19l/100 ... e com muito cuidadinho no pé ;)

Ora bem, viagem quase toda de autoestrada fazendo +/- 400 kms a andar entre os 130 e os 150 kms/h com uma média de 13L/100.

A mesma viagem mas a andar entre os 100 e os 120 kms/h com uma média de 11L/100.

As médias foram feitas atestando antes e depois da viagem até à "rolha", por isso são médias certas.

Para já não acho estes consumos de forma alguma como exorbitantes para o carro em questão.

Convertendo-o para gás equivale a um diesel a gastar entre os 9 e os 10L/100... há que fazer contas ao preço da instalação (+/- 4000 euros) para ver se compensa na diferença de combustível. Se pensar em ficar com ele para sempre então irá compensar.
 
para fazeres esses consumos certamente meteste um taco debaixo do acelerador :D

é uma media exageradamente boa para um 6,2 ou 6,5 V12 :eek: :eek:
 
Como so agora reparei que falamos num v12, entao teras de recorrer a um sistema mais complexo, eu no teu lugar primeiro contactava uma casa de instalacao GPL, pedia uma informacao complecta para esse motor, depois pedia a Mercedes tambem a informacao complecta para esse motor, e qua nao te va acontecer o mesmo que a mim.
tal como os v8 os v12 produzem muito calor, a minha chevy as temperaturas normais de funcionamento andam dentros dos 130 a 250 graus, nao acredito que esse motor opere a menos que essas temperaturas, o problema resume-se as valvulas, se elas nao podem destemperar com uso prolongado do GPL, (foi o que me aconteceu e tive de por as valvulas todas novas nos 8 cilindros).
O sistema de gas ideal para o teu carro era sem duvida o LPI, mas nao sei se sera legal instalares no estrangeiro e mais tarde legalizar.
Quanto ao preco de instalacao para um v12, vai certamente ultrapassar os 4000 euros, pois a quantidade de injectores e grande e o distribuidor+computador nao deve ser nada comum, na realidade era um trabalho que devia ser feito pela propria mercedes ;)
 
Vitor Faria disse:
na realidade era um trabalho que devia ser feito pela propria mercedes ;)

Desculpa lá, mas é uma sorte arranjar um concessionário que te faça isso...

E digo isto pq?

Quando fiz a instalação na minha carrinha tive de recorrer à mercedes, tive a sorte de apanhar um engº impecável na NASAMOTOR que dentro dos possiveis esclareceu-me e ao instalador como funcionava a mecânica da AMG, a nível de injectores e bomba e o seu respectivo corte, pois aí residiu grande parte dos problemas na afinação... pois como não se sabia como era efectuado o corte de gasolina (se na bomba se nos injectores) a centralina baralhava-se um pouco.

Sendo uma motorização pouco usual para instalação de GPL (pelo menos em Portugal) vais-te deparar certamente com alguns problemas, terás de desbravar caminho ;) .. foi o que aconteceu comigo ...

Mas como é lógico .. tudo se faz...
 
boost disse:
Desculpa lá, mas é uma sorte arranjar um concessionário que te faça isso...

E digo isto pq?

Quando fiz a instalação na minha carrinha tive de recorrer à mercedes, tive a sorte de apanhar um engº impecável na NASAMOTOR que dentro dos possiveis esclareceu-me e ao instalador como funcionava a mecânica da AMG, a nível de injectores e bomba e o seu respectivo corte, pois aí residiu grande parte dos problemas na afinação... pois como não se sabia como era efectuado o corte de gasolina (se na bomba se nos injectores) a centralina baralhava-se um pouco.

Sendo uma motorização pouco usual para instalação de GPL (pelo menos em Portugal) vais-te deparar certamente com alguns problemas, terás de desbravar caminho ;) .. foi o que aconteceu comigo ...

Mas como é lógico .. tudo se faz...

E ai que entra a vantagem do LPI, pois normalmente todo o sistema e controlado por 4 computadores distintos, (nos sistemas LPI mais comuns aqui na Holanda) .
E uma pena que em PT ainda se ando um bocado de enchada na mao, acho que por ca todas as marcas fazem a instalacao de LPI nos seus carros, fica e mais caro, por isso muitos recorrem aos petroleiros.
Como eu disse, se desse o ideal era fazerem o servico no estrangeiro e depois legalizar mais tarde.
Quanto ao corte de injeccao nao vejo qual o problema, pois acho que quando acontece as velas deixam de faiscar, e sao nao houver faisca nas velas o gas nao explode, no regresso da corrente, mesmo que a explosao seja mais violenta, os sistemas de GPL tem o sistema de evaquacao de emergencia que manda a explosao de volta para a admissao, nao me perguntes e como funciona e onde entra a seguranca nisso porque tambem nao sei explicar, mas disseram-me que era assim que funcionava.

;)
 
Vitor Faria disse:
Quanto ao corte de injeccao nao vejo qual o problema,

Tás a ler na diagonal ...

O problema era ao passar de gasolina para gás.

O corte na alimentação da gasolina é feito no injector (e não na bomba como se pensava), o que acontecia era que, como deixava de entrar gasolina para a câmara de combustão e passava a entrar o gás, a mistura ia para o galheiro, e a centralina não trabalhava o suficientemente depressa para acertar a mistura ... dava-me sempre erros de combustão num ou noutro cilindro ...

Tive de testar os 6 injectores de gasolina para se ter a certeza que estavam a vedar correctamente ... depois experimentou-se fazer o corte da alimentação (de gasolina) directamente na bomba (surjiu o problema da gasolina que ainda ficava nos tubos) ...

Normalmente surjem problemas na afinação quando se está como o motor em carga ... na passagem de gasolina para gpl.
 
boost disse:
Tás a ler na diagonal ...

O problema era ao passar de gasolina para gás.

O corte na alimentação da gasolina é feito no injector (e não na bomba como se pensava), o que acontecia era que, como deixava de entrar gasolina para a câmara de combustão e passava a entrar o gás, a mistura ia para o galheiro, e a centralina não trabalhava o suficientemente depressa para acertar a mistura ... dava-me sempre erros de combustão num ou noutro cilindro ...

Tive de testar os 6 injectores de gasolina para se ter a certeza que estavam a vedar correctamente ... depois experimentou-se fazer o corte da alimentação (de gasolina) directamente na bomba (surjiu o problema da gasolina que ainda ficava nos tubos) ...

Normalmente surjem problemas na afinação quando se está como o motor em carga ... na passagem de gasolina para gpl.

Não teria dito melhor...
























...porque não percebo puto do que escreveste!

:D
 
Amigo Boost, e a isto que te referes:

Address 01: Engine Labels: 8D0-907-55x-AEB.LBL
Part No: 8D0 907 558 S
Component: 1,8L R4/5V MOTR HS D01
Coding: 04001
Shop #: WSC 00011

5 Faults Found:
01249 - Fuel Injector for Cylinder 1 (N30)
26-00 - Output Open
01250 - Fuel Injector for Cylinder 2 (N31)
26-00 - Output Open
01251 - Fuel Injector for Cylinder 3 (N32)
26-00 - Output Open
01252 - Fuel Injector for Cylinder 4 (N33)
26-00 - Output Open
01247 - Activated Charcoal Filter (EVAP) System Solenoid Valve 1 (N80)
26-00 - Output Open
Readiness: N/A


Nao ha nada a fazer, por muito que se queira o contrario, a centralina do carro vai sempre pensar que os injectores estao a falhar, fica confusa uma vez que o carro esta a funcionar, e ai que entra o computador do GPL :D :D :D :D
 
Estive a falar com um instalador de GPL e o que ele me disse foi que actualmente eles colocam uma ou mais centralinas que através de uma aplicação informática vão reproduzir exactamente a informação que lhes transmite a centralina original do carro. Ele diz que o programa lê a programação da centralina (como se fosse reprogramar a ECU) e depois essa informação é transferida para as centralinas do GPL e posteriormente elas são afinadas automaticamente ficando praticamente sem perdas.

Não sei se é assim se não, estou a vender a coisa tal e qual como me foi apresentada :D

Quanto à questão do aquecimento e lubrificação das válvulas, também me venderam que no S600 não necessita de lubrificação porque elas são feitas num material que já não me lembro o nome... será tungsténio?

Mais uma vez vendo como me venderam...

Entretanto um amigo meu mandou hoje instalar lá um Jeep V8... vamos ver como a coisa vem...

Por último, e respondendo a um comentário acima quanto ao consumo que consegui, penso que isso se explica com a ausência de "pé nervoso", até porque queria ver do que era capaz e porque estava muito mau tempo que impedia grandes velocidades, e também porque talvez a marca não tenha mentido naquilo que avança como consumos. Aliás, eu até estou convencido que vou conseguir fazer consumos melhores :roll: Ainda me estou a habituar ao bicho e quando controlar melhor o acelarador a coisa vai baixar...

Uma coisa que eu notei no carro em questão é que tudo é sentido muito suavemente... mesmo carregando no acelarador a fundo e com a Cx de velocidades em modo sport parece que o carro tem uma acelaração bastante limitada... depois olhamos para o conta kms e verificamos que já vamos a 200 :twisted:
 
rvrosa disse:
Quanto à questão do aquecimento e lubrificação das válvulas, também me venderam que no S600 não necessita de lubrificação porque elas são feitas num material que já não me lembro o nome... será tungsténio?

Pode não precisar (como é o caso do meu) mas é sempre aconselhável aplicar, de modo a poder baixar as temperaturas de combustão.
 
Wochi

a carrinha tem o mesmo espaço que tinha sem o sistema de gas! :roll: podes explicar melhor? O espaço do deposito da gasolina foi ocupado pelo de gaz? Estou certo ou errado :?:


quanto aos parques, andas sem o autocolante e siga...podes andar em todos os sitios :evil:

Isso não, eu não vou nesses filmes. Se vivesse na minha aldeia perto de Viseu era uma boa opção agora aqui em Faro não.
 
rater disse:
Wochi

a carrinha tem o mesmo espaço que tinha sem o sistema de gas! :roll: podes explicar melhor? O espaço do deposito da gasolina foi ocupado pelo de gaz? Estou certo ou errado :?:


quanto aos parques, andas sem o autocolante e siga...podes andar em todos os sitios :evil:

Isso não, eu não vou nesses filmes. Se vivesse na minha aldeia perto de Viseu era uma boa opção agora aqui em Faro não.

estas errado. O deposito de gas esta no sitio do pneu sobresselente que nao existe. Logo so esta a ocupar um sitio que estava ja vazio e que nao era usado.

entao e n vais nesses filmes porque? se tivesses ideia da quantidade de carros que estacionam a tua beira nos parques fechados e que tao a funcionar a gas...
 
rater disse:
Wochi

a carrinha tem o mesmo espaço que tinha sem o sistema de gas! :roll: podes explicar melhor? O espaço do deposito da gasolina foi ocupado pelo de gaz? Estou certo ou errado :?:


quanto aos parques, andas sem o autocolante e siga...podes andar em todos os sitios :evil:

Isso não, eu não vou nesses filmes. Se vivesse na minha aldeia perto de Viseu era uma boa opção agora aqui em Faro não.

O depósito fica no lugar da roda suplente, algo que na maioria dos carros nem chega a ser usado, não te faz qualquer diferença no carro, em termos de espaço.

Em relação ao facto de se andar sem o tóculante, acredito que existe muitas "bombas" que andam disfarçadas, e em relação a essas restrições dos parques não fazem o minimo de sentido, pois o sistema de armazenamento do gas de petroleo liquefeito (que cujas caracteristicas nada têem a haver com o gás que se usa nas nossas casas) deixa o sistema de armazenamento de gasolina a um canto, além disso só é perigoso estacionar veiculos com GPL em PORTUGAL, nos outros países já não é. ;)

Diz-me uma coisa, o depósito de gpl é em ferro, o de gasolina é em plástico, qual achas que ofereçe mais segurança? o gas está sob pressão no depósito, mas tem uma válvula que controla em tempo real a pressão adequada no depósito e vai fazendo pequenas descargas caso a pressão começe a ficar muito elevada.

Só um pequeno esclarecimento técnico.
 
Back
Top