GPL - "the topic"

É impresão minha ou nos dias de calor não conseguimos encher o deposito?

Achei estranho ha uns dias meter gpl e apagou a primeira bola 30km depois , mas ainda pensei , se calhar pisei um bocado demais.

Mas hoje fiz 4km com 1/4 de deposito , o que me deu impresão de a bomba de gpl ou não meteu o que marcou , ou não encheu tudo .
 
Com o calor o gás expande, daí a existência da margem de segurança dos depósitos e o não se conseguir atestar na totalidade..
Mas também pode ser a bomba que não esteja a contar certo(muito frequente em postos GPL)
Experimenta abastecer de manhã, ou então, a noite, vais ver que consegues meter mais uns litros
 
Começo a pensar seriamente nisto do GPL......

Aqui na zona de Braga, quem é o instalador que me consegue montar e afinar um sistema de GPL para meter no S3 com isto a fazer 300cv a gasolina?????

E preços 2000 euros? Chegam?
 
bem meu caro, há tempos (uns 3 anos atrás) apareceu um rapaz no forum autogás com um leon cupra R com 320cv covertido..
bem como um astra coupé turbo com + de 350cv convertido tb..

portanto, o problema da potência não se coloca :D


a questão está no instalador e na marca do kit, pessoalmente sou defensor dos BRC, muito embora os Prins não sejam de forma alguma inferiores...
se quiseres mesmo converter o carro na tua zona, é tentares saber um instalador credenciado, que comercialize BRC..

eu como tive uma má experiência nos primeiros meses com o meu carro, sou inflexivel..
esteja a morar onde estiver, quando tiver mais um carro para converter, vou a Foros de Amora, Seixal..
já foi assim que fiz com o 8L da minha esposa, e é assim que faço quando tenho de fazer manuntenção a algum dos gaseificados cá da casa.. 160km para cada lado, mas garantia infalivel que venho extremamente satisfeito!



mais alguma duvida, dispoe ;)
 
Last edited:
Re: GPL - "the topic"

A ECU que controla o gás que tipo de paramentros é que controla?????

- - - - - - - - - -

A ECU que controla o gás que tipo de paramentros é que controla?????
 
Re: GPL - "the topic"

A ECU controla o tempo de injecção, faz uma leitura dos valores a gasolina e converte-os para gpl, podendo ser editados a "gosto"

e também se tem de afinar correctamente a pressão do vaporizador, mas aí o processo já é mecânico

Se tens o carro a fazer 300cv, a GPL fará os mesmos ou até mais, desde que o sistema GPL aguente esse nº de cv, e desde que arranjes o software até tu poderás fazer os ajustes necessários, uma vez que já percebes da coisa..

Em Barcelos tens o Joaquim Mota que instala Tartarini, e outro senhor que instala Lovato
Em Famalicão o Ferreira que instala OMVL
E em Braga tens a Maravilha do Cávado que instala BRC, Landi e Tartarini

- - - - - - - - - -
 
Last edited:
é como o armageddon disse, controla os valores de injecção e o corte da injecção de gasolina..
além disso detecta a temperatura do anti-congelante para a passagem de gasolina para GPL..
detecta também os valores da lambda para gerir a mistura.. mas essa gestão presumo que não a faça automaticamente, detecta os valores para se irem ajustando manualmente os valores de débito dos injectores...
 
Bom amigos,

Ao fim de ler 87 páginas à cerca de GPL estou tentado a meter o meu Audi A3 a gás.:roll:
A minha dúvida remete à mecânica do carro visto que não percebo praticamente nada do assunto... o carro é um 1.6 de 2001 e já tem 130000Km. Sei que o gás é mais puro e como tal o motor vai ficar mais limpo.
Li algures (penso que no autogás) que convinha fazer uma descarbonização do motor antes de instalar e verificar a pressão ou algo do género.

A minha questão é, que problemas posso ter com a instalação do GPL e no que tenho que ter atenção antes? O carro pelo que me parece está bem a nível de mecânica, as revisões pelo que o stand me disse foram feitas na marca, etc. Fez agora uma revisão antes de vir para as minhas mãos e foi ligado à máquina e estava tudo bem. Trabalha bem, não se engasga, o trabalhar do motor está normal. Tenho só um problema que aconteceu já depois... acende a luz do liquido de refrigeração enquanto o carro está frio e depois apaga quando começo a andar (pelo que li por aqui é normal). Mas nunca fiando...

Já sei que pode ser preciso trocar velas ou bobines por umas mais viradas para o GPL... o meu problema é que, se forem coisas como esta que acabam por ser normais "normais" de um desgaste corrente do carro tudo bem, mas se começar a dar grandes problemas de motor que depois tenha que gastar rios de dinheiro já não me compensa assim tanto.

Como têm mais experiência que eu a este nível, o que têm a dizer?
 
eu digo que todas as tuas preocuações não são fundamentadas :D


:arrow: o teste que falam, é o teste de compressão, e não é de todo obrigatório, eu tenho 2 carros a GPL e não o fiz a nenhum deles :p e com 130mil kms, esse motor é ainda um menino, não tens mesmo qualquer problema em termos de compressão (nem aos 260mil, quanto mais :D )

:arrow: a descarbonização que mencionas, vai ser feita pelo proprio consumo de GPL, vai-te limpar as câmaras de combustão, e com isso só há 1 preocupação.. mudar o 1º óleo depois da conversão aos 4~5mil kms..

:arrow: o sistema de refrigeração é importante, convém verificar o estado do termostato, das tubagens e radiador

:arrow: a ignição é igualmente importante, um carro que esteja bom a gasolina pode, ao começar a queimar GPL, dar sinal de falhas de ignição. mas isso é algo que só saberás depois de converter.
para começar compra sim as tais velas "para GPL", o que recomendo a toda gente são as NGK de Iridium, salvo erro para o motor 1.6 VAG são as BKR&EIX-11. convém ir já com elas no carro para o instalador as montar quando converter o carro. depois a médio/longo prazo poderá ser necessário (no teu caso) trocar os cabos de vela, e no limite a bobine de ignição, mas isso só se se revelar necessário. não é material que se troque "só porque sim"



acho que não vais com o GPL ter mais problemas do que os que te vão aparecer ao longo do tempo, com o uso e desgaste do carro.. o unico problema é sempre o mesmo..
começa a sobrar mais €€€ ao fim do mês..
e se não sobrar... é porque andas a fazer muitos mais kms por mês :D :D
 
Tenho um 1.6 a GPL exactamente o mesmo motor que o teu penso eu... Já rola há 20.000 km a GPL e sem problemas causados pela instalação do GPL a apontar.

É como o AgA diz, instalas o GPL e logo vês se precisas de mudar alguma coisa no carro, para gastar dinheiro só porque sim basta na gasolina :lol:
Converte isso o quanto antes que o carro mesmo sendo um 1.6 bebe que nem um maluco :D
 
Re: GPL - "the topic"

eu digo que todas as tuas preocuações não são fundamentadas :D


:arrow: o teste que falam, é o teste de compressão, e não é de todo obrigatório, eu tenho 2 carros a GPL e não o fiz a nenhum deles :p e com 130mil kms, esse motor é ainda um menino, não tens mesmo qualquer problema em termos de compressão (nem aos 260mil, quanto mais :D )

:arrow: a descarbonização que mencionas, vai ser feita pelo proprio consumo de GPL, vai-te limpar as câmaras de combustão, e com isso só há 1 preocupação.. mudar o 1º óleo depois da conversão aos 4~5mil kms..

:arrow: o sistema de refrigeração é importante, convém verificar o estado do termostato, das tubagens e radiador

:arrow: a ignição é igualmente importante, um carro que esteja bom a gasolina pode, ao começar a queimar GPL, dar sinal de falhas de ignição. mas isso é algo que só saberás depois de converter.
para começar compra sim as tais velas "para GPL", o que recomendo a toda gente são as NGK de Iridium, salvo erro para o motor 1.6 VAG são as BKR&EIX-11. convém ir já com elas no carro para o instalador as montar quando converter o carro. depois a médio/longo prazo poderá ser necessário (no teu caso) trocar os cabos de vela, e no limite a bobine de ignição, mas isso só se se revelar necessário. não é material que se troque "só porque sim"



acho que não vais com o GPL ter mais problemas do que os que te vão aparecer ao longo do tempo, com o uso e desgaste do carro.. o unico problema é sempre o mesmo..
começa a sobrar mais €€€ ao fim do mês..
e se não sobrar... é porque andas a fazer muitos mais kms por mês :D :D

Obrigado pela ajuda AGA! ;) Assim sendo quando tiver t€mpo vou ver das velas e vou fazer a instalação. Com o dinheiro que poupo no combustível dá para ir trocando estas pequenas coisas que vão sendo necessárias! :D Já estou mesmo com o bixinho!

Já agora e um bocado offtopic... quando comprei o carro pareceu-me estar excelente, e pelo preço que dei por ele não pensei muito... mas pensava que 130000 já era algum andamento para um carro a gasolina. Chego a este forum e só vejo pessoal a dizer que com esta quilometragem isto ainda está é a fazer a rodagem! :lol: Acho que assim fiz uma grande compra!

Grande abraço amigo e obrigado mais uma vez.

- - - - - - - - - -

Tenho um 1.6 a GPL exactamente o mesmo motor que o teu penso eu... Já rola há 20.000 km a GPL e sem problemas causados pela instalação do GPL a apontar.

É como o AgA diz, instalas o GPL e logo vês se precisas de mudar alguma coisa no carro, para gastar dinheiro só porque sim basta na gasolina :lol:
Converte isso o quanto antes que o carro mesmo sendo um 1.6 bebe que nem um maluco :D

Eheh já vi que sim... bebe mais que eu em dias de festa! :lol: O meu problema era "destapar" problemas que depois saiam caros. Li isso algures pela net... mas deve ser um que pertence ao clube dos descrentes! :|
 
olha, eu tenho um B5 1.8T com 260mil kms, 140mil a GPL..
a minha esposa tem um 8L 1.8 com 190mil kms 30mil a GPL..
um amigalhaço meu tem um ibiza 6k2 1.6 com 210mil kms 103mil a GPL..


problemas causados pelos GPL?? só excesso de kms!! :D



as velas, confirma a refª e procura-as no ebay.. consegues poupar 60% em compra-las lá fora.. ;)
mas podes sempre, por ex, pedir peço na FF, volta meia volta o Fernando tem lá para venda ;)
 
Ah já agora deixo a minha opinião em relação à instalação do GPL...
Há 1ano atrás quando resolvi fazer a instalação do GPL pedi orçamentos e acabei por fazer a instalação na Autogerv (2ª circular) porque faziam a instalação e devolviam-me o carro no mesmo dia.

Desaconselho esta oficina porque o serviço pós-venda deles é miserável e não me pareceram profissionais, dão pouca atenção aos clientes...

Fiz a revisão na FF, não vou dizer se é uma grande oficina ou não porque foi só trocar o filtro ( :lol: ) mas quando voltar a precisar de alguma coisa, vou atravessar a ponte sem dúvida alguma!

;)
 
Pois não, mas como tinha um amigo com um saxo que fez a instalação ali e nunca teve razões de queixa...
Daí estar a informar o rapaz da minha experiência :D (mais valia ter deixado o carro 2-3 dias na FF)
 
Back
Top