GPL - "the topic"

Re: GPL - "the topic"

Excelentes notícias para o GPL!
Mais uma vez FF na linha da frente do GPL em PT :)

Recordo-me bem de quando conheci pessoalmente o saudoso Vitor Faria, ficar todo invejoso, que ele na Holanda tinha um destes kits montado na sua passat.. isto já há uns bons 5 ou 6 anos...

Sem dúvida.. o próximo leva um kit destes..
E ainda vou saber quanto custa fazer a transição no 8L..
Já que aproveitando o depósito, dá para fazer a transição..

Eh pá, isso se dá para fazer a transição, gostava de me meter nisso :)

- - - - - - - - - -

Boas
Tenho um audi a4 avant 1751cc a gpl estou muito contente com o carro ja com os consumos nem tanto por isso vim a esta pagina para ver se me podem esclarecer é o seguinte eu atesto o meu de deposito de 60litros com 40€ da me para 507kms isto se não andar muito em auto estrada mas eu estou com o seguinte problema todas as semanas ando 500kms e as vezes o carro chega aos 440kms e ja esta a pedir gpl normalmente quando atesto o ha uma vez que dura para os500kms e outra que so dura para os 400kms se eu faço sempre o mesmo trajeto e ando sempre ha mesma velocidade porque è que uma vez dura mais e outras dura menos? Espero ter me feito entendido pois isto é um pouco embaraçoso. Obrg

Realmente acho que isso está a gastar muito.

O meu 1.8T faz 600km com 48 litros de GPL, cerca de 33€. A andar com calma, claro.
 
ainda não me debrucei muito sobre esse novo sistema(LiquidSI), mas, uma vez que os sistema líquidos utilizam em vez de uma multi-válvula uma bomba de GPL, acaba por não ser possível reaproveitar o reservatório. Mais, o reservatório tem de estar identificado como tendo bomba interior.

Em todo o caso, parece ser uma boa opção. É bom ver que os sistemas GPL estão a evoluir
 
armageddon, aí é que esta "a cena", estes têm uma bomba especifica, foi feita mesmo para caber no buraco da multivalvula dos convencionais depositos :)

ide ver um Jag no Autogás, que foi re-convertido de um micromise para este liquidsi :)
 
mas continua a não se poder reutilizar o depósito
na placa identificativa do depósito tem de constar "PUMP INSIDE"

poderão é aproveitar os depósitos já existente no mercado, homologando-os para injecção líquida.
 
pois, eu ainda não me informei de mais, ainda não tive tempo..
por isso não vou estar a informar..

mas hei-de dar uma apitadela a ver o que é preciso fazer para converter o 8L, quando tiver a info posto aqui ;)
 
mesmo olhando para as vantagens de um kit de injecção líquida, penso que não justifica a troca para quem já tem instalado um kit vaporizado, acaba por se ter de pagar praticamente outra instalação o que faz com que o tempo necessário para recuperar o investimento da instalação passe para o dobro.

Por outro lado, para quem se for converter ao GPL, sem dúvida que será muito melhor optar pelo de injecção líquida, mesmo sendo o preço deste um pouco superior face ao vaporizado sequencial.
 
Bem pessoal, agora venho eu meter-me no vosso grupo, o meu pai arranjou um Lancia K 2.0 20v a GPL, não é o turbo com muita pena minha mas parece ser uma boa máquina, vem com um kit BRC sequecial 56 acho eu.
 
Podes por o link desse Jag?

O meu A3 foi esta semana para o estaleiro para mudar de BRC (posto faz um ano) para Lovato.

Após tentativas falhadas na FF de impedir o corte às 4 mil e os soluções voltei ao local onde fiz a instalação. As dificuldades eram as mesmas e após visita do engenheiro da Audi para verificar o meu mapeamento da centrelina (à qual diga-se deu os parabéns) descobriu-se o porque. Tempos de ignição.

Parece que o meu remap passa as tolerência do sistema BRC que é mais "sensível" que o Lovato. Dado que eu não quero comprometer performance decidimos experimentar (sem qualquer custo adicional para mim).

Infelizmente estou decepcinado como a FF não pela minha experiência mas porque recomendei um amigo a lá ir que tinha problemas no carro dele e após centenas de euros a trocar peças (cobrou-se de um sensor lambda pelo roubo de 180€) o carro continua na mesma com problemas a GPL e o rapaz a ver os euros a irem para coisas que afinal não eram o motivo do problema.

Quanto ao sistema de injecção liquida mal posso esperar para ver o seu comportamento num 1.8T.

armageddon, aí é que esta "a cena", estes têm uma bomba especifica, foi feita mesmo para caber no buraco da multivalvula dos convencionais depositos :)

ide ver um Jag no Autogás, que foi re-convertido de um micromise para este liquidsi :)
 
Não é sistema que é sensível, é mesmo por causo do tipo de combustível(GPL)

Tens de ver que estás com um ficheiro muito "agressivo" para andar a gasolina.
Provavelmente estás com avanço a mais em altas, o que para GPL tem de ser totalmente o oposto.
Para além disso, deves estar com mistura muito rica, fora a que a ECU acrescenta em certas circunstâncias, que também não é nada bom a GPL(aumenta as EGT's)

Do pouco que conheço dos sistemas lovato não vai fazer grande diferença. O que diferencia os dois sistemas é que no Lovato tem uma função para os casos em que a centralina de gasolina(por diversas razões) aumenta o AFR, contraria essa informação e evitando assim perdas de rendimento e também possíveis danos no motor.

Idealmente o que poderias fazer era criar dois mapas de ignição, um para gasolina e outro para GPL, caso a tua centralina permita comutação de mapas.
Caso não seja possível, afinas a ignição para andar a GPL e evitas a gasolina.
 
O ignition timing é um parâmetro muito sensível, para mexer só quem perceba bem do assunto se não pode dar barraca, e como o armageddon diz o GPL é diferente da gasolina, pelo que sei o GPL resiste muito melhor à pre-ignição, a gasolina já não é bem assim.
 
nem é o resistir a pré ignição

O GPL arde mais lentamente a baixa rotação e rapidamente a alta rotação, daí ser o ideal ser aumentar o avanço da ignição a baixa rotação e diminuir a alta rotação.

Ora, pelo projecto do pedrobranco, ele tem repro stage 2 que para além de estar afinado para injectores maiores, quase de certeza que também foi aumentado o avanço da iginição em altas para retirar mais potência.
 
neste momento están de volta ao stage1 (200cv) pq cm quero comprar o K280 vou vender o K04-001 e já o tirei fora e voltei a meter os injectores e maf stock.

a mistura está a -4% em carga e portanto nada de muito rico. no relanti está a 0%. o carro não está tão avançado pois posso usar RON 95 na mesma. o carro tem sensores para avançar o tempo de ignição e evitar detonações o que não será o caso do GPL já que este tem RON superior a 100.

nem é o resistir a pré ignição

O GPL arde mais lentamente a baixa rotação e rapidamente a alta rotação, daí ser o ideal ser aumentar o avanço da ignição a baixa rotação e diminuir a alta rotação.

Ora, pelo projecto do pedrobranco, ele tem repro stage 2 que para além de estar afinado para injectores maiores, quase de certeza que também foi aumentado o avanço da iginição em altas para retirar mais potência.
 
Não sabia desse facto armageddon, sempre a aprender :)

Outra coisa Pedro, não te podes guiar muito pelos valores lambda, porque em WOT não existe regulação lambda, a não ser que fosse uma wideband penso eu.
 
Back
Top