GPL - "the topic"

Antes de mais posso dizer-te que eu tambem tive esse problema de ele fazer um corte de GPL como se tivesse acabado, mas o meu ocorria mais perto das 6000rpm. Resolvi isso com afinações no sistema de GPL e com uma revisão do sistema (troca dos 2 filtros).

Essa questão dos soluços às 2000rpm, acontecia em qualquer circunstancia? Ou era só a fundo?

Em relação à ignição, a centralina de GPL não toca na ignição (acredita, eu virei a minha instalação de GPL do avesso para verificar que ligações tinham sido feitas), apenas as GNC o fazem porque necessidade imperiosa.

Eu para garantir a melhor afinação possivel, tive de ligar a sonda lambda à centralina de GPL, que não foi feito durante a instalação do mesmo... :mad:
E tambem comprei o sensor MAP do sistema de GPL, o que permitiu activar tudo que é afinações no sistema, porque sem estes dados, não dava para fazer uma boa afinação.
Após horas a estudar o manual de instruções do software da BRC, consegui uma boa afinação, em que a diferença entre andar a gasolina e GPL é zero (excepto nos consumos infelizmente).
Mas atenção! Tendo em conta que cada marca de bomba de gasolina tem GPL diferente, a afinação só é válida para aquela determinada marca, se mudas de marca, tens de voltar a afinar, como tal, é preferivel "fixar" uma marca. Eu prefiro 1000x a Repsol a todas as outras.

Tendo o GPL o equivalente a 100 e tal octanas (digo equivalente porque a expressão curriqueira "octanas" refere-se ao índice de octano, e o GPL não é composto por octano), detonação será a ultima das tuas preocupações. Mas atenção, pode no entanto ocorrer knock se o avanço for demais, e esse knock pode ocorrer apenas com 1 dos combustiveis.

Se tivesses ainda BRC, eu mostrava-te tudo que podias fazer com o cabo de diagnóstico.

E se tudo correr pelo melhor, em breve hei-de ter remap :)
 
Boas porque preferes o gpl da repsol? Eu nao gosto porque so me faz 300kms com o gpl deles.
Ja com o gpl da bp faz500kms.
Ja agora que história e essa de fazer uma afinação cada vez que se muda de combustível?
Tenho o sistema brc
 
Boas porque preferes o gpl da repsol? Eu nao gosto porque so me faz 300kms com o gpl deles.
Ja com o gpl da bp faz500kms.
Ja agora que história e essa de fazer uma afinação cada vez que se muda de combustível?
Tenho o sistema brc

Boas João,

prefiro o da Repsol porque noto que é aonde faço mais kms, chego quase aos 600km.

Eu nunca experimentei o da BP, mas ouço pessoal a falar mal disso à brava.

Isso do fazer a afinação, eu explico:

Para afinar o sistema de GPL, tambem BRC, usava o vag-com para ver o lambda regulation (add e mul), e mediante a percentagens que tinha, ia metendo mais ou menos débito até chegar ao um valor que considerei bom.
Ele ficou em entre os 1 e 2% positivos, tanto no add como no mul.
Ora bem, esses valores estiveram estáveis por muito tempo, sempre a utilizar o GPL da Repsol, mas no dia que meti GPL da Galp, eles valores treparam para 5%, e com o GPL do Jumbo chegaram aos 10%.

Ou seja, não tens que fazer afinações para cada marca, mas quando fazes uma afinação com uma marca, ele não vai ficar tão bom utilizando outra marca.
O GPL é composto pela mistura de butano e propano, e pelo que ouvi dizer, cada marca mete proporções diferentes, umas serão melhores que outras. Tambem já ouvi dizer que cá em Portugal é só propano, mas isso não tenho como confirmar.
 
Eu já me queixava da gasolina que não fosse da Repsol, quanto mais do Gpl!! :D

Volto a referir o que já disse praí à uma 50 pág atrás :D em andamento normal acredito que vá tudo dar ao mesmo.. quando se puxa mais pelo motor é que "prontes"... tudo o que estiver mal ou de menor qualidade vem ao de cima
 
entao porque é que eu so consigo fazer 300kms com a repsol e tu com a repsol fazem 600kms sera da afinaçao?

Se o teu motor é o mesmo que o meu, o sistema de GPL é o mesmo e a capacidade do depósito também, acho estranho só fazeres 300km, seja lá qual for a marca do GPL que metes.

Eu tenho um 1.8T, sistema BRC sequent 24 MY10, depósito com 48 Litros uteis.
 
pensava que tinhas um deposito maior..

48l passava a vida nas bombas :D

quero ver se desta trago um para pelo menos 64l
o ideal eram 70l mesmo..
 
Re: GPL - "the topic"

pensava que tinhas um deposito maior..

48l passava a vida nas bombas :D

quero ver se desta trago um para pelo menos 64l
o ideal eram 70l mesmo..

Ya, os 500 e tal km passam num instante, estou sempre a meter GPL todos os fins de semana :p

É aquela coisa, não queria alterar a estética do carro... :(

Mas se é verdade que com os kits de injecção liquida o consumo de GPL fica igual ao de gasolina, então já vou ficar com uma autonomia mais generosa no dia que mudar :)

- - - - - - - - - -

Eu tenho um deposito de 60lts

Oh João, com um depósito de 60 litros e uma autonomia de 300km, isso dá uma média de 20L/100km... :S

Tens um RS4? :p
 
Amanhã vou à FF para me informar bem das coisas que eles sabem explicar as coisas.

O buraco Às 2mil que agora não tenho era só se fosse ali nas 1800 e terceir por exemplo e pisa-se o pedal a fundo. Mas isso na altura na FF com afinação tirou-se.

Eu tinha um sistma BRC e até tinha o cabo mas nunca o cheguei a usar (quem quiser ficar com ele avise).

A dúvida que eu lá vou tirar amanhã é se o GPL se atrofia com remaps devido ao avanço, se o sistema que tenho o carro se adequa ao que quero fazer. Quero peceber bem como é se tenho o material adequado já que na altura deixei bem claro o que ia fazer com o carro e a resposta foi que sim sr.

Assim que tenha feedback da FF venho postar aqui.

Alias, como neste carro que chateia estar sempre a tirar a ECU e flasha-la de bancada ontem comprei uma igual e vou desligar-lhe o immo ou clonar a outra com ela. Já tinha pensado em fazer isto antes qdo apanhei um susto a flash a ECU e dps um gajo fica a pé. Foram só 40€ por isso nem custou muito. Assim fico com uma mexida e a outra não.

Bom bom era ter isto . Assim fazia a magia para gasolina e usava isto para bypass dos sinais qdo tivesse a gas.

Antes de mais posso dizer-te que eu tambem tive esse problema de ele fazer um corte de GPL como se tivesse acabado, mas o meu ocorria mais perto das 6000rpm. Resolvi isso com afinações no sistema de GPL e com uma revisão do sistema (troca dos 2 filtros).

Essa questão dos soluços às 2000rpm, acontecia em qualquer circunstancia? Ou era só a fundo?

Em relação à ignição, a centralina de GPL não toca na ignição (acredita, eu virei a minha instalação de GPL do avesso para verificar que ligações tinham sido feitas), apenas as GNC o fazem porque necessidade imperiosa.

Eu para garantir a melhor afinação possivel, tive de ligar a sonda lambda à centralina de GPL, que não foi feito durante a instalação do mesmo... :mad:
E tambem comprei o sensor MAP do sistema de GPL, o que permitiu activar tudo que é afinações no sistema, porque sem estes dados, não dava para fazer uma boa afinação.
Após horas a estudar o manual de instruções do software da BRC, consegui uma boa afinação, em que a diferença entre andar a gasolina e GPL é zero (excepto nos consumos infelizmente).
Mas atenção! Tendo em conta que cada marca de bomba de gasolina tem GPL diferente, a afinação só é válida para aquela determinada marca, se mudas de marca, tens de voltar a afinar, como tal, é preferivel "fixar" uma marca. Eu prefiro 1000x a Repsol a todas as outras.

Tendo o GPL o equivalente a 100 e tal octanas (digo equivalente porque a expressão curriqueira "octanas" refere-se ao índice de octano, e o GPL não é composto por octano), detonação será a ultima das tuas preocupações. Mas atenção, pode no entanto ocorrer knock se o avanço for demais, e esse knock pode ocorrer apenas com 1 dos combustiveis.

Se tivesses ainda BRC, eu mostrava-te tudo que podias fazer com o cabo de diagnóstico.

E se tudo correr pelo melhor, em breve hei-de ter remap :)
 
Sabes o que seria giro e barato (talvez trabalhoso)?

Arranjar um chip para a ECU de origem do carro com 2 memórias individuais, em que a selecção da memória seria feita por um interruptor, mas em vez de um interruptor, liga-se a um componente do sistema de GPL, tipo a multi válvula, ou seja, andavas com um dos mapas a gasolina, e assim que se desse a comutação para GPL, ele mudava de mapa.

O que te parece? :)

Não tenho a certeza que exista um chip de 2 memórias que dê na nossa ECU...
 
Isso era top. tenho que ler mais sobre esse processador que ai meti.

It has the additional functions of electronic boost control and optional dual maps to deliver individual tunes which can be changed at the flick of a switch while driving, e.g. High/Low boost or Power/Economy programs. Two stage intercooler water spray control or any on/off or PWM function including injector drive for an additional injector can be incorporated and controlled using the XEDE Processor.

Se ele fizer o bypass só quando lhe é digo era ligar ao comutador de GPL, assim quando ligava a GPL o gajo mudava os avanço e tal para o GPL.

Isto faz parte das perguntas que vou fazer na FF. se já existe algo assim pensado e tal

Sabes o que seria giro e barato (talvez trabalhoso)?

Arranjar um chip para a ECU de origem do carro com 2 memórias individuais, em que a selecção da memória seria feita por um interruptor, mas em vez de um interruptor, liga-se a um componente do sistema de GPL, tipo a multi válvula, ou seja, andavas com um dos mapas a gasolina, e assim que se desse a comutação para GPL, ele mudava de mapa.

O que te parece? :)

Não tenho a certeza que exista um chip de 2 memórias que dê na nossa ECU...
 
Last edited:
Back
Top