GPL - "the topic"

É o melhor que fazes. Eu já vou no segundo 8L a GPL. Comecei com um 1.8 20v que ja tinha um sistema Lovato e um deposito (77 litros) fazia à vontade 700kms. Depois passei para o 1.8T. Mesmo depois da repro para 200cv os consumos estavam iguais (tens neste forum a descrição da minha volta e como fazia à vontade 700 kms com 50€). Desde que fiz upgrade para o K04-001 (cerca de 260cv) devo estar a gastar mais 2 litros mas também tenho andado mais depressa. Ainda não fiz as contas porque tenho de ir fazer um afino final na FF. Também já está na garagem o K04-23 para fazer o upgrade final para os 310cvs (o limite são os 354 do Prawn mas não me meto nisso que tenho orçamento muito baixo para mods). Depois ai volto a fazer contas aos consumos e tiro as teimas de potencia gasolina VS GPL.

Em casa dos 4 carros 2 já são a GPL, e à medida que vão sendo trocados vai-se acabar o diesel. Só largo o GPL quando dominar as algas. (Google Algae Fuel para os curiosos)

A minha questão de pensar 2x's no investimento é o facto de o meu 1.8T ter 258Kkm. Será que vale a pena um investimento de 1600€?? Vamos lá ver, tenho de pensar bem no assunto.
 
A minha questão de pensar 2x's no investimento é o facto de o meu 1.8T ter 258Kkm. Será que vale a pena um investimento de 1600€?? Vamos lá ver, tenho de pensar bem no assunto.

Há uns quantos testes que deves fazer ao motor... Se passar todos, pá, bota GPL nisso. E lubrificante de válvulas também, não vá o diabo tecê-las. :) IMHO, neste cenário, compensa sempre! ;)

E figo isto porquê? Eu tinha uma Fiat Marea de 1998 com GPL Lovato (aspirado) e qd me fartei decidi que era uma A4 que queria. Só não comprei a 1.8T para por GPL pq não encontrei nenhuma q me satisfizesse a 100% e precisava de trocar (bébé a caminho). Esse motor dá-se bem com o GPL, desde que tratado com "carinho". :D
 
Há uns quantos testes que deves fazer ao motor... Se passar todos, pá, bota GPL nisso. E lubrificante de válvulas também, não vá o diabo tecê-las. :) IMHO, neste cenário, compensa sempre! ;)

E figo isto porquê? Eu tinha uma Fiat Marea de 1998 com GPL Lovato (aspirado) e qd me fartei decidi que era uma A4 que queria. Só não comprei a 1.8T para por GPL pq não encontrei nenhuma q me satisfizesse a 100% e precisava de trocar (bébé a caminho). Esse motor dá-se bem com o GPL, desde que tratado com "carinho". :D

Lubrificante de Válvulas ? IMHO ? Legendas sff .. :p
 
Lubrificante de Válvulas ? IMHO ? Legendas sff .. :p

lol IMHO é um acrónimo q uso varias vezes...coisa de geek é do inglês "In My Humble Opinion". :p

Quanto ao lubrificante de válvulas, vê aqui. Alguns carros sofrem de um problema que a malta se refere normalmente por "válvulas macias". Esses precisam de levar o tal lubrificante de valvulas para as porteger. Tem a ver com as diferenças que existem entre a queima de gpl e gasolina.

Aqui consegues ver quais os que precisam ou não, ca coluna "coulasse". Mas, num tópico tão grande, de certeza que tem mais informação e mais detalhe sobre isto. ;)

Chegou de legendas ? hehehe :D
 
Eu decididamente estou a pensar colocar o meu veiculo , Ibiza 1.4 16V 100 cv a GPL, é velho ( 99 ) mas está pago, e nao da problemas, acho que merece um mimo de 1500€ para as voltinhas aqui na cidade dos proximos 2 ou 3 aninhos, caso troque de veiculo mantenho este pois fica bastante economico. Alem de que pouco valor comercial ja tem...
Tenho que ligar pa Front Fuels e ver que orcamento eles me fazem para colocar o gpl, tenho noçao que ronde os 1500€ ms pode ser que seja um pouco menos ;)
 
Lubrificante de Válvulas ? IMHO ? Legendas sff .. :p

Para o motor em causa não precisas de flashlube (lubrificante para a válvulas). 238k são feijões para esse motor. Confirmar só que não tens perdas de compressão e que o turbo está OK (notas logo se por te andar ou não a consumir óleode forma desmedida). Então se tiveres motor AGU como eu tenho ainda mais safo vais estar. E depois tens o bónus que não tens num carro a diesel que se daqui a uns anos fores trocar de carro (e não ser que troques mas carros com umainjecção muito recente) mudas o kit de um carro para o outro.

E ainda te aconselho a fazer um remap stage 1 para aproveitares melhor o carro que tens. Os consumos ficam iguais e vais notar uma grande diferença no comportamento.
 
Para o motor em causa não precisas de flashlube (lubrificante para a válvulas). 238k são feijões para esse motor. Confirmar só que não tens perdas de compressão e que o turbo está OK (notas logo se por te andar ou não a consumir óleode forma desmedida). Então se tiveres motor AGU como eu tenho ainda mais safo vais estar. E depois tens o bónus que não tens num carro a diesel que se daqui a uns anos fores trocar de carro (e não ser que troques mas carros com umainjecção muito recente) mudas o kit de um carro para o outro.

E ainda te aconselho a fazer um remap stage 1 para aproveitares melhor o carro que tens. Os consumos ficam iguais e vais notar uma grande diferença no comportamento.

x2 :)
 
Re: GPL - "the topic"

lol IMHO é um acrónimo q uso varias vezes...coisa de geek é do inglês "In My Humble Opinion". :p

Quanto ao lubrificante de válvulas, vê aqui. Alguns carros sofrem de um problema que a malta se refere normalmente por "válvulas macias". Esses precisam de levar o tal lubrificante de valvulas para as porteger. Tem a ver com as diferenças que existem entre a queima de gpl e gasolina.

Aqui consegues ver quais os que precisam ou não, ca coluna "coulasse". Mas, num tópico tão grande, de certeza que tem mais informação e mais detalhe sobre isto. ;)

Chegou de legendas ? hehehe :D

Pelo que vi no link que me mandas-te o meu carro não precisa disso, ou melhor, o motor que equipa o meu carro não precisa dessas válvulas.

Chegou , obrigado pelas legendas .. :D

- - - - - - - - - -

Para o motor em causa não precisas de flashlube (lubrificante para a válvulas). 238k são feijões para esse motor. Confirmar só que não tens perdas de compressão e que o turbo está OK (notas logo se por te andar ou não a consumir óleode forma desmedida). Então se tiveres motor AGU como eu tenho ainda mais safo vais estar. E depois tens o bónus que não tens num carro a diesel que se daqui a uns anos fores trocar de carro (e não ser que troques mas carros com umainjecção muito recente) mudas o kit de um carro para o outro.

E ainda te aconselho a fazer um remap stage 1 para aproveitares melhor o carro que tens. Os consumos ficam iguais e vais notar uma grande diferença no comportamento.

Sim,

Eu já confirmei no link que o Stargazer mandou e o motor que equipa o meu carro não precisa desse lubrificante.
238K não !! São 258Kkm, penso que já começam a pesar no bicho, mas também não noto que o motor esteja nas últimas, perdas de compressão não tenho, não gasta óleo também, e vou-lhe dar uma revisão no turbo por precaução.
Depois da revisão mecanica mais importante que ainda me vai gastar algum t€€€mpooo penso no investimento do GPL, só queria era tirar algumas duvidas em relação a estacionamento e consumos.
Pois, se comprar um carro a gasolina o kit pode ser trespassado dum para o outro, o kit é sempre aproveitado ..
 
Re: GPL - "the topic"

Mais info sobre sistemas de injecção liquida de GPL

Australian LPG Warehouse - Systems

The difference between JTG liquid injection and vapour injection systems - JTG system injects the LPG into the inlet manifold as a liquid. When the liquid enters the inlet manifold it vaporizes. The effect of vapourizing dramatically cools the incoming air stream to provide a more dense charge of air and fuel entering the combustion chamber. ( similar to intercooling on turbocharged cars )

The benefit is a more efficient combustion providing more power and as a result lowering fuel consumption.

A FF já vende destes sistemas certo?
 
Re: GPL - "the topic"

(...) só queria era tirar algumas duvidas em relação a estacionamento e consumos.
Pois, se comprar um carro a gasolina o kit pode ser trespassado dum para o outro, o kit é sempre aproveitado ..

Com as últimas alterações à lei do GPL, a questão dos estacionamentos mudou um bom bocado, principalmente para quem instala de novo. Os disticos são diferentes, passa a existir uma vinheta mais discreta e o estacionamento passa a ser "livre". Vou ver se encontro a lei em concreto quando chegar a casa e as alterações que lhe dizem respeito... Mas se procurar facilmente encontras isso também. ;)
 
Re: GPL - "the topic"

Com as últimas alterações à lei do GPL, a questão dos estacionamentos mudou um bom bocado, principalmente para quem instala de novo. Os disticos são diferentes, passa a existir uma vinheta mais discreta e o estacionamento passa a ser "livre". Vou ver se encontro a lei em concreto quando chegar a casa e as alterações que lhe dizem respeito... Mas se procurar facilmente encontras isso também. ;)

Já dei conta disso, ontem foi ao centro comercial aqui ao pé da minha casa e eles à entrada já tem lá o dístico verde igual ao que o AgA tem no yeti dele.
Confesso que aquele dístico azul ficava muito mal nos carros, este verde é muito mais discreto e até tem uma cor póóóóo fashion .. ahahahahaha .. :p
 
Re: GPL - "the topic"

Já dei conta disso, ontem foi ao centro comercial aqui ao pé da minha casa e eles à entrada já tem lá o dístico verde igual ao que o AgA tem no yeti dele.
Confesso que aquele dístico azul ficava muito mal nos carros, este verde é muito mais discreto e até tem uma cor póóóóo fashion .. ahahahahaha .. :p

Isso também. :D Eu por acaso nunca me importei com o distico azul, mas a vinheta faz muito mais sentido.
 
Adaptar ou comprar carro a GPL permite poupar mil euros por ano - SIC Notícias

Não sei se viram esta reportagem ontem... Eu estive a ver e vi uma reportagem mal feita, e muito tendenciosa!

Desde perguntas do genero:
- Quanto gasta para encher o depósito com gasolina... 100€
- Quanto gasta para encher o depósito do GPL.... 40€

E então? São os mesmos kms??

Ou então...
gasolina a 1.59... ainda ontem meti a 1.45.....
o gpl dizem que custa 0.72cent... ou seja foram buscar um valor baixo..... se bem que se encontra a 0.68... mas falaos de 4 cent de diferença... e na gasolina 14cent!!!!

Instalação de GPL 1400€.... fdx..... LOL.... fica barato....


Obviamente não quero dizer com isto que não compense... Claro que compensa... mas também não é assim com aquelas contas!!!
 
Back
Top