GPL - "the topic"

aqui está o novo distico.. mais pequeno que o selo do seguro! :)
http://i997.photobucket.com/albums/af93/rs_aga/A3 20v/20130809_173220_zps23bef10d.jpg

um charuto já está.. falta o outro :)

AgA, continuando o meu :OT: do teu tópico do yeti, deixo-te aqui a umas perguntas a ver se me consegues ajudar, vejo pela foto acima que o selo agora é verde o que tens no para-brisas.
O selo azul do GPL já deixou de ser obrigatório ? ou continua a ser obrigatório? Sabes-me dizer em que ponto está a alteração de lei para o estacionamento de carros a gpl em parques subterrâneos, pergunto-te isto pq em relação aos kit's já me respondes-te no teu tópico e vou entrar em contacto com a empresa que me disseste para fazer um orçamento para passar o meu 1.8T para gás (se vir que ainda vale apena)

Abraço.
 
na boa!

fala com o Fernando da FrontFuels, podes ver o contacto de telemóvel no site deles ;) index

basta ao ligares dizeres que foi o Ricardo AgA que te mandou para lá, que és logo mais maltratado! :D


em relação ás tuas questões..

desde 10 de Julho de 2013 que já há nova legislação, e assim sendo todos os carros convertidos a partir dessa data deixam de usar o distico azul e passam a rolar com um selo verdinho, igual a esse da foto acima..
com esse distico podes circular e estacionar sem qualquer restrição..

carros convertidos antes dessa data têm 2 hipoteses:
- ou fazem o processo de averbamento, como fiz no 8L.. que é composto por 1 verificação e declaração do instalador; IPO-B de verificação; legalização e averbamento no DUA
- ou então circulam com o novo distico azul, colocado do lado direito, de forma inamovivel, até a uma altura de 1,20m a contar do chão..

quem mantiver o distico azul, continua a ter restrição de estacionamento..


o orçamento, pergunta então ao FF, e não te esqueças de mencionar a situação da injecção liquida de GPL, pode ser que haja para o 1.8T, pergunta-lhe também como é o funcionamento desses kit's, se já pegam a GPL, etc ;)


força nisso!
e claro, dá aqui feedback! ;)
 
AgA,

Então isso significa que se proceder à transformação do meu 8L agora já vou deixar de ter selo azul e passo a ter selo verde como o teu, o que significa que não tenho de me preocupar com os estacionamentos cobertos, certo?
Mas já agora explica-me lá uma coisa, pq razão e que se circularem com o distico do lado direito não podem estacionar em parques cobertos? não é gpl na mesma?
Tu no teu 8L depois de fazeres esse averbamento e essas insepcções todas podias estacionar em estacionamentos cobertos?

Em relação ao orçamento, vou mandar para lá mail para a FF a perguntar preços claro e que kit's é que existem para o meu 1.8T.

Depois deixo feedback do que a FF me disse.
 
é isso tudo..
qualquer conversão desde o tal 10/07/13 ficam com o selo verde, e não há restrições...


os que não tÊm selo verde, não podem estacionar até haver essa certificação que o sistema instalado cumpre os requisitos legais..
basicamente qualquer kit a partir de 2004 já tem multiválvula no deposito (valvula de segurança), mas como há a hipotese de haver carros que não cumprem esse requisito, torna-se necessária a verficação/inspecção para averbar o sistema de GPL como sendo de acordo com a norma europeia R67

no 8L sim, desde que fiz esse processo todo, posso estacionar em qualquer lado..
como tinha o IPO de 2013 para fazer em Agosto, e também queria meter peliculas, aproveitou-se e tratou-se disso tudo..

manda lá o mail para a FF, mas recomendo que dês uma apitadela na mesma..
por vezes ele anda muito ocupado, acaba por demorar a responder aos mails..

para o kit sequencial ele vai-te dar um valor na casa dos 1700€, mas pode ser que já haja os de injecção liquida para o teu motor!
devem ser pouco mais caros, mas tanto em termos de consumos como de rendimento, são uma maior valia! :)
 
@ TiaguitoP
os kits LPi estão já disponiveis para TODOS os motores, salvo muito raras excepçoes. ;)
mas fala na FF que esclarecem-te tudo..
 
Last edited:
basicamente qualquer kit a partir de 2004 já tem multiválvula no deposito (valvula de segurança), mas como há a hipotese de haver carros que não cumprem esse requisito, torna-se necessária a verficação/inspecção para averbar o sistema de GPL como sendo de acordo com a norma europeia R67

Não é só a multi-válvula, todos os componentes do sistema de GPL têm de ter a norma 67R salvo a tubagem rígida(cobre)
 
Re: GPL - "the topic"

Boas AgA,

Obrigado pelo esclarecimento, fiquei um bocadinho mais dentro deste assunto, um dos grandes factores que me estava a não querer passar o meu 8L para GPL era esse mesmo, a questão do estacionamento em espaços cobertos, mas em relação a isto, agora surge-me aqui uma duvida, nas entradas de certos parques ainda existe o sinal de proibido estacionamento a carros GPL, mesmo com esse selo verde eu posso estacionar lá ? se os seguranças de lá de dentro virem que o meu carro é a GPL o que me podem fazer ao carro ? reboca-lo ? coima ?

Em relação ao teu 8L, fizeste bem em fazer as coisas dessa maneira sempre poupas-te uns trocos .. ;)

Em relação ao orçamento, já lhe mandei mail a pedir orçamento e referi que foste tu que me aconselhas-te os serviços dele mas até agora resposta ainda nada, vamos lá ver, alguma coisa segunda-feira dou-lhe um toque.

Os kit's de injecção liquida directa em relação de consumos tens consumos melhores do que no kit sequencial ?

Sou noob nisto, desculpa lá tanta pergunta.

Cumpts

- - - - - - - - - -

@ TiaguitoP
os kits LPi estão já disponiveis para TODOS os motores, salvo muito raras excepçoes. ;)
mas fala na FF que esclarecem-te tudo..

Sim, eu já enviei mail para lá a pedir orçamentos e a perguntar que kit's existem para o meu carro, estou a espera de resposta, alguma coisa, na 2ª-feira ligo para la .. Obrigado .. ;)
 
Tiago, mesmo que os estacionamentos tenham a placa "priobido GPL" com o distico verde podes ignorar..
essa sinalização mantem-se devido aos carros que continuam com o distico azul...

realtivamente aos kits de injecção liquida a principal vantagem é mesmo os consumos e a performance, visto que igualam ainda mais com os valores de gasolina..

se por ex, no meu b5 tinha de andar a consumir mais 2,5 para superar a performance, à partida com o LPi isso fica logo igualado.. sendo os consumos praticamente equivalentes..


recordo-me de uma boa conversa que tive com o saudoso Vitor Faria, a passat dele tinha um kit LPi holandês (se calhar mesmo da Vialle) e que ele dizia que gastava absolutamente o mesmo que gastava a gasolina, sendo a performance a mesma, ou até com alguma vantagem para GPL ;)


nem sei, mas com sorte ele até postou isso algures no inicio deste tópico.. ;)
 
E o meu continua isento de selo xD
Bem hoje fez uma media que fiquei admirado , andei muito devagar e mesmo a pensar em comsumos , mas nunca pensei que fosse fazer o que fez , alis é a primeira vez que faz tal media , por norma nunca faz menos de 9 litros a gpl, 8 a gasolina.
Ainda cabia mais 1 litro ou 2.
Mas a media da pouco mais de 7 litros.
2013-08-30%2016.42.21.jpg


2013-08-30%2016.42.34.jpg
 
Tiago, mesmo que os estacionamentos tenham a placa "priobido GPL" com o distico verde podes ignorar..
essa sinalização mantem-se devido aos carros que continuam com o distico azul...

realtivamente aos kits de injecção liquida a principal vantagem é mesmo os consumos e a performance, visto que igualam ainda mais com os valores de gasolina..

se por ex, no meu b5 tinha de andar a consumir mais 2,5 para superar a performance, à partida com o LPi isso fica logo igualado.. sendo os consumos praticamente equivalentes..


recordo-me de uma boa conversa que tive com o saudoso Vitor Faria, a passat dele tinha um kit LPi holandês (se calhar mesmo da Vialle) e que ele dizia que gastava absolutamente o mesmo que gastava a gasolina, sendo a performance a mesma, ou até com alguma vantagem para GPL ;)


nem sei, mas com sorte ele até postou isso algures no inicio deste tópico.. ;)

De volta,

Infelizmente parece que não há kit's de injecção liquida para o meu 1.8T, só há kit's sequenciais, 1650€ (tudo incluído). Vou pensar bem se valerá apena fazer o investimento no meu argolas, vamos lá ver.

Cumps
 
É o melhor que fazes. Eu já vou no segundo 8L a GPL. Comecei com um 1.8 20v que ja tinha um sistema Lovato e um deposito (77 litros) fazia à vontade 700kms. Depois passei para o 1.8T. Mesmo depois da repro para 200cv os consumos estavam iguais (tens neste forum a descrição da minha volta e como fazia à vontade 700 kms com 50€). Desde que fiz upgrade para o K04-001 (cerca de 260cv) devo estar a gastar mais 2 litros mas também tenho andado mais depressa. Ainda não fiz as contas porque tenho de ir fazer um afino final na FF. Também já está na garagem o K04-23 para fazer o upgrade final para os 310cvs (o limite são os 354 do Prawn mas não me meto nisso que tenho orçamento muito baixo para mods). Depois ai volto a fazer contas aos consumos e tiro as teimas de potencia gasolina VS GPL.

Em casa dos 4 carros 2 já são a GPL, e à medida que vão sendo trocados vai-se acabar o diesel. Só largo o GPL quando dominar as algas. (Google Algae Fuel para os curiosos)

De volta,

Infelizmente parece que não há kit's de injecção liquida para o meu 1.8T, só há kit's sequenciais, 1650€ (tudo incluído). Vou pensar bem se valerá apena fazer o investimento no meu argolas, vamos lá ver.

Cumps
 
Um colega meu tem um HR-V a GPL. Há dias foi chamado ao Instalador para proceder à revisão de manutenção do sistema, coisa q pelos vistos tem de ser feita de 5 em 5 anos no caso dele. O problema é q o custo dessa dita revisão foi pouco inferior ao custo de uma nova instalação (no caso dessa revisão apresentaram-lhe um orçamento de quase 1200€).
Será assim com todos os sistemas GPL?
É q com custos "inesperados" destes a vantagem económica do GPL esfuma-se num instante!!!
 
Um colega meu tem um HR-V a GPL. Há dias foi chamado ao Instalador para proceder à revisão de manutenção do sistema, coisa q pelos vistos tem de ser feita de 5 em 5 anos no caso dele. O problema é q o custo dessa dita revisão foi pouco inferior ao custo de uma nova instalação (no caso dessa revisão apresentaram-lhe um orçamento de quase 1200€).
Será assim com todos os sistemas GPL?
É q com custos "inesperados" destes a vantagem económica do GPL esfuma-se num instante!!!

No meu manual esta la as intervenções nesseçarias e não ha nenhuma assim , a ultima verificaram uma porrada de ponto , trocaram o filtro , afinaram o gpl em AE , e custou 60€.
 
Um colega meu tem um HR-V a GPL. Há dias foi chamado ao Instalador para proceder à revisão de manutenção do sistema, coisa q pelos vistos tem de ser feita de 5 em 5 anos no caso dele. O problema é q o custo dessa dita revisão foi pouco inferior ao custo de uma nova instalação (no caso dessa revisão apresentaram-lhe um orçamento de quase 1200€).
Será assim com todos os sistemas GPL?
É q com custos "inesperados" destes a vantagem económica do GPL esfuma-se num instante!!!


Ele que mude de instalador, deve precisar apenas de mudar o filtro, no pior dos casos mudar os orings dos injectores. Em todo o caso, não deve chegar a 50 euros para filtro e orings.
 
Back
Top