GPL - "the topic"

Tive a ver no ECM Titanium e até o A3 chegou a levar a m3.2.

Bom já fiz a repro (Trevas não te liguei porque a fiz lá em cima em Fátima na garagem dos meus pais). Que mais dizer que até arranca alcatrão. A consumir 230 g/s o que deverá equivaler a 280cv. Ontem a AE estava um pouco molhada e que deu pa patinar a cima dos 160 em 4ª e 5ª

Próxima paragem FF para afinar o GPL em conformidade :p

Plug em play acho que não é, porque esta centralina tem 5 fichas e essa tem apenas 2, de qualquer forma, penso que a diferença entre elas é minima em caso de repro ou de gestão do motor.
 
Tive a ver no ECM Titanium e até o A3 chegou a levar a m3.2.

Bom já fiz a repro (Trevas não te liguei porque a fiz lá em cima em Fátima na garagem dos meus pais). Que mais dizer que até arranca alcatrão. A consumir 230 g/s o que deverá equivaler a 280cv. Ontem a AE estava um pouco molhada e que deu pa patinar a cima dos 160 em 4ª e 5ª

Próxima paragem FF para afinar o GPL em conformidade :p

Tens isso mesmo com muita carga :), sabes se o ECM mostra alguma diferença entre as 3.2 e 3.8?
 
Tive a ver no ECM Titanium e até o A3 chegou a levar a m3.2.

Bom já fiz a repro (Trevas não te liguei porque a fiz lá em cima em Fátima na garagem dos meus pais). Que mais dizer que até arranca alcatrão. A consumir 230 g/s o que deverá equivaler a 280cv. Ontem a AE estava um pouco molhada e que deu pa patinar a cima dos 160 em 4ª e 5ª

Próxima paragem FF para afinar o GPL em conformidade :p

Eh pá, isso está mesmo muito forte :) Vais manter os mesmos injectores de GPL?
 
Re: GPL - "the topic"

O ECM lista as várias centralinas para cada carro. Mais do que isso não sei.

Tens isso mesmo com muita carga :), sabes se o ECM mostra alguma diferença entre as 3.2 e 3.8?

- - - - - - - - - -

Aquando da instalação já foram colocados injectores de maior débito a contar com isso

Eh pá, isso está mesmo muito forte :) Vais manter os mesmos injectores de GPL?
 
Pedro, ando com uma duvida sobre o GPL e as repros, li que o AFR ideal para maximizar a potencia com GPL é 0.9. Mas a gasolina o AFR é muito mais baixo do que isto, daí eu entender que para se ter o carro forte a GPL só poderá andar a GPL, porque a GPL se enriquecer faz mais EGT...
O que sabes sobre este assunto???
 
Mas podes afinar a centralina de GPL para o que pretenderes, aumentando ou diminuindo o tempo de abertura dos injectores.
Esse problema de só andar bem a GPL só se coloca nos sistemas de GPL aspirados, em que se tem de colocar uma bolacha na admissão para "cortar" a entrada de ar e por vezes adiantar o distribuidor uns graus.
Nos sistemas sequenciais, usas as duas centralinas, a de gasolina e a de GPL que tem "apenas" como base o tempo de injecção da de gasolina.
O ideal seria poder controlar-se também o avanço da ignição, uma vez que a baixa rotação é necessário mais avanço e a alta rotação menos avanço, só se alterares o avanço da ignição é que terás problemas ao andares a gasolina.
Ou então, se fosse possível, teres 2 mapas de ignição 1 para gasolina e outro para GPL em que ao mudar para GPL se usa-se o mais apropriado.
 
Last edited:
Oh armageddon, creio que te enganaste num pormenor. Quanto mais a rotação do motor aumenta, mais tens de avançar o ponto de ignição.

Mas de resto tens aí informação muito interessante.
 
o stress é que por exemplo as ME7.5 enriquecem a mistura com o aumento de EGT... o que a GPL dá um bocado de barraca.
Se o tempo de injeção aumenta a quantidade injetada tb aumenta...

Eu por acaso mexo no avanço....
 
Re: GPL - "the topic"

Oh armageddon, creio que te enganaste num pormenor. Quanto mais a rotação do motor aumenta, mais tens de avançar o ponto de ignição.

Mas de resto tens aí informação muito interessante.

mas neste caso estamos a falar de combustíveis diferentes, que no caso do GPL arde mais lentamente a baixa rotação e mais rapidamente a alta rotação, comparando com gasolina.

- - - - - - - - - -

o stress é que por exemplo as ME7.5 enriquecem a mistura com o aumento de EGT... o que a GPL dá um bocado de barraca.
Se o tempo de injeção aumenta a quantidade injetada tb aumenta...

Eu por acaso mexo no avanço....

pois, para evitar detonação, que no caso do GPL ainda iria aumentar mais a temperatura e consequentemente mais detonação
isso depois de instalado terás provavelmente de jogar com o avanço de modo a teres o melhor equilíbrio entre os dois combustíveis
 
Corrija-me se tiver a dizer alguma barbaridade. Se quero injectar mais ou aumento o tempo de injecção ou aumento a pressão a que estou a injectar. Alias (agr falando de gasolina) basta mudares o FPR de 3bar para 4bar e ficas com uma mistura muito mais rica.

O grande défice o GPL é ocupar mais espaço por unidade de volume, algo que se resolve com mais facilidade num motor turbo.

Tens aqui exemplos de quem num banco de potência ficou a "carborar" melhor a GPL. O que recomendo é que afinem o melhor que possam a gasolina e depois ajustem o GPL em comedida (nem vou dizer onde devem afinar o GPL, isso já o Aga faz mto bem)

Tive a ver aqui na zona de Lisboa e parece que levam cerca de 40 paus para medir a potencia. a ver se la vou tirar as teimas das diferenças entre GPL e Gasolina. E por falar em Audi's em bancos de potencia

[video]http://vimeo.com/mrctuning/bigenginerumble2011[/video]


o stress é que por exemplo as ME7.5 enriquecem a mistura com o aumento de EGT... o que a GPL dá um bocado de barraca.
Se o tempo de injeção aumenta a quantidade injetada tb aumenta...

Eu por acaso mexo no avanço....
 
Last edited:
Corrija-me se tiver a dizer alguma barbaridade. Se quero injectar mais ou aumento o tempo de injecção ou aumento a pressão a que estou a injectar. Alias (agr falando de gasolina) basta mudares o FPR de 3bar para 4bar e ficas com uma mistura muito mais rica.

O grande défice o GPL é ocupar mais espaço por unidade de volume, algo que se resolve com mais facilidade num motor turbo.

Tens aqui exemplos de quem num banco de potência ficou a "carborar" melhor a GPL. O que recomendo é que afinem o melhor que possam a gasolina e depois ajustem o GPL em comedida (nem vou dizer onde devem afinar o GPL, isso já o Aga faz mto bem)

Tive a ver aqui na zona de Lisboa e parece que levam cerca de 40 paus para medir a potencia. a ver se la vou tirar as teimas das diferenças entre GPL e Gasolina. E por falar em Audi's em bancos de potencia

[video]http://vimeo.com/mrctuning/bigenginerumble2011[/url]

Tens razão para aumentar a quantidade de combustivel ou mais tempo de injecção ou mais pressão de régua!!
Ao contrário dos diesel, nestes não controlas o tempo de injecção como nos common rail. Aqui através de um mapa podes pedir um valor de mistura, isto é um dos exemplos, e em situações normais ele segue esse valor de AFR, se os injectores o permitirem.
Caso apareça algo fora do normal, EGT muito alta ou muita detonação, existem mapas de enriquecimento da mistura para resolver esses problemas.

Ora como aqui foi falado a gás enriquecer a mistura tem um efeito contrário... O que retiro daqui é que um carro bem afinado para fazer cv's a gasolina se for colocado a gás não fará tantos cv's.

Por outro lado é possível afinar o carro para andar bastante e fazer cv's a GPL, basta desligar esses mapas de enriquecimento, coisa que se faz com relativa facilidade, mas depois puxar por ele somente a GPL, pois 0.9 de gasolina é pouco para grandes abusos...
 
já andas com ele há tanto ano.. estás preocupado?? :p




este mês ou no proximo deve sair o DL a indicar qual a cena que se vai meter no para-brisas.. ;)
quando sair algo eu posto aqui..
 
Não fosse esticamente feio não tinha qualquer problema em ter o meu posto porque uso GPL com todo o orgulho.

Alias GPL = no brainner. É que já nem perco tempo em discutir isso mas no caso alguém andar a pensar fica aqui:
- na pior das hipoteses gasta ttos euros aos 100 como o gasoleo
- preço do carro + GPL fica na maioria dos casos igual ou mais barato
- peças para motores a gasolina são mais baratas e existem em Inglaterra aos pontapés
- compra-se um carro com menos kms (se for atmosférico ainda menos chatices vai dar no futuro)
- acaba-se a fumarada preta e o barulho de tractor
- no caso dos audis podes soltar-te dos 110/115/130/150(140/170) e passas para os 150/180/210/225... sem teres de gastar mais e deixar o limite 1500-4500rpm e passas para 2000-7500 que dá um pouco mais de gozo.
- saberes que estás a contribuir para um mundo mais green :p

quando essa lei sair acho que vou colar o meu tó colante GPL..só pa ser diferente :D
 
Back
Top