[DUVIDA] travagem traseira...

Pronto, eu nesta parte nao concordo com o tuca mas pronto, ja chega...

karkov.... ai tens uma boa pergunta... que fazes mto bem perguntar, na medida em que eu não te sei repsonder... :p :p :p :p

Mas faço a mesma pergunta so k pr ab5.. :p
 
Pc_WinBoard disse:
Pronto, eu nesta parte nao concordo com o tuca mas pronto, ja chega...
karkov.... ai tens uma boa pergunta... que fazes mto bem perguntar, na medida em que eu não te sei repsonder... :p :p :p :p
Mas faço a mesma pergunta so k pr ab5.. :p

apresenta argumentos e exemplos que suportem o teu pensamento..se tiveres certo nesse aspecto..que remédio tenho eu senão o aceitar!

karkov .. isso tem que ser com os gurus das mods :D não encontras em fóruns estrangeiros ou assim, alguém que já o tenha feito?
 
TuCa disse:
apresenta argumentos e exemplos que suportem o teu pensamento..se tiveres certo nesse aspecto..que remédio tenho eu senão o aceitar!

karkov .. isso tem que ser com os gurus das mods :D não encontras em fóruns estrangeiros ou assim, alguém que já o tenha feito?

O unico argumento que tenho e que por muito basico que possa parecer, para mim é suficiente é:

- os engenheiros automoveis passam horas a estudar e a testar as mais diversas situações para que o carro fique o mais seguro possivel... logo se eles chegam a conclusao que aquela relação é a melhor, é porque é... e tudo o que fugir a essa relação é perigoso ou no minimo menos seguro...
Se essa relação não fosse tão importante eles não a respeitavam tão ao milimetro e os discos tanto fazia serem 288 como 300 ou 320 como 321...
Se para eles é tão importante essas decimas é porque é mesmo algo importante...por isso havia de ser respeitado a linha...

E mais que este argumento, não tenho nenhum...
 
TuCa disse:
:p :p

então quer dizer que quando vou na minha mota numa curva ..e preciso travar um pouco (ja na curva) e travo apenas com o da frente...estou em perigo? (segundo dizem não se deve travar com o de tras pois a mota pode fugir de traseira!)

segundo os pilotos de rua isso até pode ser verdade mas segundo o curso de conduçao prático da honda, a coisa nao é bem assim!

se estiveres em curva e precisares abrandar para corrigir a tragectoria, tipo uma curva k fecha mais do que se estava à espera, deves manter o trottle no acelerador e travar levemente c/ o pedal do travao traseiro, e nao usar o travao dianteiro porque é a frente k mantém a estabilidade da mota, bem como a fluidez da sua tragectoria!

usando o da frente podes causar um desiquilibrio de forças e criar um movimento de oversteer, ou seja, levar a mota a fugir em desiquilibrio para o lado de fora da curva.

experimenta isto c/ velocidades moderadas e em sitio onde nao te coloques em perigo e verás k têm razao. eu já o fiz e fiquei admirado c a diferença, pois eu tb travava kse sempre c o da frente :p
 
quando entro numa curva com excesso de velocidade ..e travo com o da frente ..e mota abranda e corrige a direcção ... se travo com o de tras, a mota pouco abranda e continua a direito :roll:
e acredita que ja o experimentei

EDIT:. PEREIRA, eu esqueci-me de referir uma coisa, o que tu dizes está correcto mas a alta velocidade nao funciona assim, com velocidades mais pequenas, travar com o da frente pode ser significado de queda, pois o condutor pode nao estar á espera da alteração de trajectória que a mota sofre!



pc_winboard, eles não encontram a solução mais segura po carro, eles encontram a solução mais fiável e barata para o carro em questão
se assim fosse, todos vinham com travoes ceramic, tubos malha de aço, etc etc etc , digo eu :roll:
 
Quanto aos principios da travagem na maioria dos nossos carros com tudo a frente o poder de travagem esta quase todo concentrado na frente, para ajudar ao filme basta ber que atras os discos (quando sao em discos) sao muito menores e maciços, ja para nao falar nas vezes que trocam as pastilhas atras comparado com as vezes que trocam a frente.

nao esquecer outra coisa, quando os carros tem tracçao atras ou quattro precisam de muito mais força de travagem atras para impedir que as rodas com tracçao continuem a empurrar o carro para a frente quando o objectivo e parar, por isso no caso da audi apenas os S e/ou RS tem discos ventilados atras.

quanto aos calculos matematicos, excelente trabalho do tuca, mas quando vi aquilo fechei os olhos a pensar que estava outra vez na escola :|

Para responder ao karkov senao ele tem um ataque e obvio que e possivel alterar para uma situaçao OEM e nao e pela do S3 8L que nao tem nada haver com A4 B6, quando muito pelo S3 8P.

assim nesse caso terias que adaptar tudo com eu fiz na minha A4 a frente, em que tive que comprar os tubos, molas de fixaçao, apoios dos tubos, pinças, suportes pinças e calços da S4

Portanto novo nao sera uma situaçao barata ja sabes mas possivel de se fazer, arranjar numa sucata ou no ebay o sistema completo deve sair mais em conta

discos perfurados ou ranhurados atras e so mesmo componente estetica da coisa, porque efeito e nulo (isto nos FWD)
 
TuCa disse:
quando entro numa curva com excesso de velocidade ..e travo com o da frente ..e mota abranda e corrige a direcção ... se travo com o de tras, a mota pouco abranda e continua a direito :roll:
e acredita que ja o experimentei

pc_winboard, eles não encontram a solução mais segura po carro, eles encontram a solução mais fiável e barata para o carro em questão
se assim fosse, todos vinham com travoes ceramic, tubos malha de aço, etc etc etc , digo eu :roll:

a parte das motas nao sei

mas a parte dos carros tens razao, apesar do PC tambem ter alguma razao

ou seja eles estudam e sugerem isto ou aquilo para aquele carro, mas depois tem que ser aprovado por um departamento financeiro que tem como principal objectivo o lucro, ora se a soluçao apresentada acarreta muitas despesas e pouco lucro volta atras o projecto e ha que estudar um compromisso entre a seguarança e o lucro, por isso as soluçoes que vem de origem podiam sempre ser melhoradas

exemplos

tens A3 1.9 TDI 110 com 2 tipos de discos dianteiros alguns com 280 e outros com 288

Seat Ibiza 1.4 TDI os primeiros que sairam vieram com discos atras depois foi alterado e passaram a vir com tambores

estes sao 2 exemplos que conheço e onde se pode constatar a situaçao em que o que as marcas querem e o lucro
 
AudiST disse:
Seat Ibiza 1.4 TDI os primeiros que sairam vieram com discos atras depois foi alterado e passaram a vir com tambores

pc_winboard, os teus engenheiros andam a pior o carro em vez de melhorar :D =P
 
AudiST disse:
a parte das motas nao sei

mas a parte dos carros tens razao, apesar do PC tambem ter alguma razao

ou seja eles estudam e sugerem isto ou aquilo para aquele carro, mas depois tem que ser aprovado por um departamento financeiro que tem como principal objectivo o lucro, ora se a soluçao apresentada acarreta muitas despesas e pouco lucro volta atras o projecto e ha que estudar um compromisso entre a seguarança e o lucro, por isso as soluçoes que vem de origem podiam sempre ser melhoradas

exemplos

tens A3 1.9 TDI 110 com 2 tipos de discos dianteiros alguns com 280 e outros com 288

Seat Ibiza 1.4 TDI os primeiros que sairam vieram com discos atras depois foi alterado e passaram a vir com tambores

estes sao 2 exemplos que conheço e onde se pode constatar a situaçao em que o que as marcas querem e o lucro

Acrescento ainda os Focus (pelos menos os da geração anterior) em que os discos no eixo traseiro eram um opcional.
 
TuCa disse:
quando entro numa curva com excesso de velocidade ..e travo com o da frente ..e mota abranda e corrige a direcção ... se travo com o de tras, a mota pouco abranda e continua a direito :roll:
e acredita que ja o experimentei

EDIT:. PEREIRA, eu esqueci-me de referir uma coisa, o que tu dizes está correcto mas a alta velocidade nao funciona assim, com velocidades mais pequenas, travar com o da frente pode ser significado de queda, pois o condutor pode nao estar á espera da alteração de trajectória que a mota sofre!



pc_winboard, eles não encontram a solução mais segura po carro, eles encontram a solução mais fiável e barata para o carro em questão
se assim fosse, todos vinham com travoes ceramic, tubos malha de aço, etc etc etc , digo eu :roll:

concordo !! 8)
 
JNuno disse:
Acrescento ainda os Focus (pelos menos os da geração anterior) em que os discos no eixo traseiro eram um opcional.
n eram os discos que eram opcional... era o ESP.. 500€ e aí sim trazia discos atrás ;)
 
karkov disse:
n eram os discos que eram opcional... era o ESP.. 500€ e aí sim trazia discos atrás ;)

Ou isso! :lol: :lol: Tens razão.

Mas o ponto onde pretendia chegar é que a dimensão dos da frente era o mesmo em ambos os casos.
 
Back
Top