[DUVIDA] travagem traseira...

no meu 206 tinha tambor atrás e 266mm ventilados á frente... eu meti discos atrás do GTI e 283mm á frente do 206 RC... travagem muitissimo melhor!! :twisted: :twisted: :twisted:
 
Pc_WinBoard disse:
Em relação a este assunto, eu ja andei a prourar mta informaçao por essa net fora e na verdade nao consegui perceber a minha duvida...

Toda a gente insiste k aumentar o tamanho dos discos atras vai piorar a segurança do carro... mas então explikem-me voces...

O ideal não seria, aumentarmos a traseira na mesma proporção que a frente?!
No meu ponto de vista axo k se subirmos 20mm a frente, deveriamos subir 20mm atrás... a distribuição da travagem assim continuava a ser a mesma de origem...

:roll: :roll: :roll: :roll:

eu acho que é isto, nao convem é alterar a traz sem primeiro melhorar a travagem á frente, a partir do momento em que se altera a frente faz todo o sentido alterar a traz, digo eu :|
 
Pc_WinBoard disse:
Em relação a este assunto, eu ja andei a prourar mta informaçao por essa net fora e na verdade nao consegui perceber a minha duvida...

Toda a gente insiste k aumentar o tamanho dos discos atras vai piorar a segurança do carro... mas então explikem-me voces...
O ideal não seria, aumentarmos a traseira na mesma proporção que a frente?!
No meu ponto de vista axo k se subirmos 20mm a frente, deveriamos subir 20mm atrás... a distribuição da travagem assim continuava a ser a mesma de origem...
:roll: :roll: :roll: :roll:

mas é preciso fazer algum desenho para perceber isso ? :p :p :p

óbvio que se aumentares na frente ..podes aumentar atrás ..desde que não ultrapasse o rácio de travagem em relação ao da frente .. mas pouca gente mexe porque não há muita necessidade
 
TuCa disse:
mas é preciso fazer algum desenho para perceber isso ? :p :p :p

óbvio que se aumentares na frente ..podes aumentar atrás ..desde que não ultrapasse o rácio de travagem em relação ao da frente .. mas pouca gente mexe porque não há muita necessidade


Nao.... mas é preciso um desenho para me expicares pk raio é k se aumentar faz diferença na travegem, e nao aumentando nao faz pk?!?!?! No meu ponto de vista, se aumentar so a frente, o racio tb vai ficar diferente...logo o carro vai actuar mto mais a frente k a traz, em relaçao ao k ta estudado de origem, logo fica desekilibrado...

Para me explicarem o pk de isto nao acontecer é k é preciso um desenho...
 
eu vou fazer um post para explicar isso ..com desenhos e tudo entao :p vai é demorar um bocado ..
uma pequena dica .. onde se encontra a maior parte do peso do carro ? no eixo frontal ou traseiro? ... nao percam o próximo episódio :D
 
A explicaçao k vais arranjar ja eu sei qual é.... agra os desenhos, a ver se os fazes exemplificando numa curva...

Se formos pelo peso, entao os carros com motor a retaguarda deviam travar mais atrás... e isso nao acontece...

Alem disso, se fossemos pelo peso, entao continuava a usar-se tambores atraz...

E mais informo que em carros com assistencia a travagem e distribuição electronica do sitema de travagem, podem, mediante as condições, passar a força de travagem toda para traz e nem seker travar a frente...

Logo, se um carro é estudado para travar as 4, a distribuição é feita de forma a ter um melhor comportamento possivel... por isso a melhor maneira de fazermos mods é melhorar o original nao eskecendo o funcionamento logico das oisas...


Em numeros pequenos... 20 a frente e 10 a tras.. se aumentamos a frente para 40, a traz tem k ser obrigatoriamente aumentado para 20.... e so assim as coisas podem funcionar a 100%...
 
Percebo pouco disso, mas também concordo. Já agora, existe alguma coisa que possa montar no meu carro ( OEM ) para melhorar travagem? Sem adaptadores? Tipo "Pluug'n'Play"?
 
Pc_WinBoard disse:
A explicaçao k vais arranjar ja eu sei qual é.... agra os desenhos, a ver se os fazes exemplificando numa curva...

Se formos pelo peso, entao os carros com motor a retaguarda deviam travar mais atrás... e isso nao acontece...

Alem disso, se fossemos pelo peso, entao continuava a usar-se tambores atraz...

E mais informo que em carros com assistencia a travagem e distribuição electronica do sitema de travagem, podem, mediante as condições, passar a força de travagem toda para traz e nem seker travar a frente...

Logo, se um carro é estudado para travar as 4, a distribuição é feita de forma a ter um melhor comportamento possivel... por isso a melhor maneira de fazermos mods é melhorar o original nao eskecendo o funcionamento logico das oisas...


Em numeros pequenos... 20 a frente e 10 a tras.. se aumentamos a frente para 40, a traz tem k ser obrigatoriamente aumentado para 20.... e so assim as coisas podem funcionar a 100%...


Dependendo dos valores de racio de cada modelo é claro...
 
Pc_WinBoard disse:
A explicaçao k vais arranjar ja eu sei qual é.... agra os desenhos, a ver se os fazes exemplificando numa curva...

Se formos pelo peso, entao os carros com motor a retaguarda deviam travar mais atrás... e isso nao acontece...
Alem disso, se fossemos pelo peso, entao continuava a usar-se tambores atraz...
E mais informo que em carros com assistencia a travagem e distribuição electronica do sitema de travagem, podem, mediante as condições, passar a força de travagem toda para traz e nem seker travar a frente...
Logo, se um carro é estudado para travar as 4, a distribuição é feita de forma a ter um melhor comportamento possivel... por isso a melhor maneira de fazermos mods é melhorar o original nao eskecendo o funcionamento logico das oisas...


Em numeros pequenos... 20 a frente e 10 a tras.. se aumentamos a frente para 40, a traz tem k ser obrigatoriamente aumentado para 20.... e so assim as coisas podem funcionar a 100%...

mas isso que tás a dizer ..é o que todos tamos a dizer ... podes aumentar atras ..desde que mantenhas a relação de travagem .. ora se tu próprio dizes que aumentanto 20 a frente..pode-se aumentar 10 atras por exemplo ..não percebo o porque das tuas duvidas ...
estamos aqui a discutir o porquê de não aumentar so atrás por exemplo .. ou porquê que nao se deve colocar muito maior atrás...
o facto de não usar-mos tambores é que com o aquecimento ..o metal dilata, e os tambores expandiam, logo as maxilas não conseguiam "tocar" de forma igual nos tambores, logo perdemos poder de travagem, com os discos acontece o contrário ..com o calor o disco dilata aproximando-o das pastilhas de travagem o que não nos faz perder poder de travagem

em carros com motor na retaguarda, nao se traduz numa maior travagem atrás, mas traduz-se num menor rácio em relação á frente ..continua a travar mais na frente ... mas os traseiros tem maior poder também .. por exemplo em vez da distribuição estar a 70%/30%, fica em 60/40

esses casos de travagens electrónicas, ja se fala em casos de controlos de tracção etc etc etc etc que isso acontece só em casos especiais



o que tem que acontecer num sistema de travagem, é que tem que anular as forças intervenientes no carro...

semttulozq4.jpg


em que
f1n1 e f2n2 representa a força normal no eixo frontal e traseiro e W representa o peso do carro

segundo a lei de newton

eq1.gif



uma vez que nao existe rotação no veiculo as forças devem ser 0, se o centro de gravidade (CG) é usado como ponto de rotação, entao a força normal no pneu da frente produz um binário no sentido dos ponteiros do relogio, ao mesmo tempo a força normal traseira produz um binário em sentido contrário ao dos ponteiros do relogio, nota que B2+B2 = B, a "roda base". ora isto em relação a h, é que dá o veredicto final pois dá a altura final do CG ao chao, adicionando no sentido dos ponteiros do relógio e subtraindo os contrários (onde f1 e f2 sao coeficientes de atrito):

eq2.gif


se forem resolvidas em ordem a N1 e N2:

eq3.gif


as percentagens de peso no eixo traseiro e frontal podem ser obtidos dividindo por W e multiplicando por 100%. se juntamente dividir-mos o numerador e o denominador por B, a "roda base", entao as percentagesn podem ser expressas por:

eq4.gif


isto vai-te dar a percentagem de travagem que podes ter no teu veiculo no eixo da frente e no eixo de tras em relação ao poder de travagem total...





ora se a percentagem do eixo frontal for superior à do eixo traseiro (e mesmo que colocando kits de travagem melhores e maiores, o que faz aumentar essa percentagem) faz com que h (representado no desenho acima) varie no sentido dos ponteiros do relógio, o que se traduz na linguagem corrente (afocinhamento do carro), apesar do rácio (frente/trás) não ser o indicado, não transmite perigo para o carro pois este não perde atrito no eixo frontal o que mantém o carro na direcção pretendida

se aumentar-mos muito o poder de travagem traseiro vai fazer com que h varie no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o que se traduz numa perda de atrito nos pneus da frente o que pode provocar despistes por exemplo, um sistema de travagem maior atrás significa que a roda de trás vai parar em menos tempo que anteriormente, se o sistema da frente não for melhorado, a roda de trás vai parar primeiro que a da frente, colocando o carro em situação de perigo por motivos mencionados ja anteriormente, pois o poder de travagem não está distribuído devidamente



deve-se melhorar o sistema de travagem traseiro? sim, deve-se desde que se melhore o frontal e se mantenha a relação/ rácio de travagem

é importante melhorar o sistema de travagem traseiro, após ter melhorado o frontal ?! não, pois não se está a colocar o carro em situação de perigo. apesar que é aconselhado mudar para manter o rácio de travagem nos eixos
 
Antes de mais parabens pela resposta ;)

Esta muito completa e penso que seja uma resposta bastante util para o presente e futuro do forum ;)

Agora vou bater outra vez na mesma tecla... e enbirrar ctg... :p :p :p :p é k não concordo com isto "é importante melhorar o sistema de travagem traseiro, após ter melhorado o frontal ?! não, pois não se está a colocar o carro em situação de perigo. apesar que é aconselhado mudar para manter o rácio de travagem nos eixos" Pois eu axo k não estando o racio de acordo com a origem, o que parto do principio que é o correcto e estudado para tal, o carro esta em perigo... e uma vez em perigo é necessário modificar...

Na minha visão, penso que para aumentar apenas a travagem a frente, é preferivel manter o original... pois... em linha recta, sem duvida que quanto mais travar melhor...independentemente de travar mais a frente ou a tras... mas numa situação de travagem em curva a situação é diferente... e se tivermos muito poder de travagem a frente e pouco tras, isso pode até mesmo traduzir-se num despiste da traseira... E quando falamos de carros com Abs e outros sistemas de tracção, a situação agravasse... pois esta tudo feito para funcionar com akela relação...

Por essa razão tenho k discordar com esta tua frase pois... aumentar so o poder de travagem frontal, é (na minha opinião) muito perigoso...


;) ;) ;) (é isto que eu gosto num forum... discuções saudáveis...) ;) ;) ;)
 
:p :p

então quer dizer que quando vou na minha mota numa curva ..e preciso travar um pouco (ja na curva) e travo apenas com o da frente...estou em perigo? (segundo dizem não se deve travar com o de tras pois a mota pode fugir de traseira!) (neste caso nao estamos a falar em melhoria do travao, mas sim em apenas utilizar o travao da frente, num carro por muito que melhores o da frente, o de tras é sempre usado)

isto é um exemplo!


entra numa curva, e trava a fundo com o carro, vê o que acontece ..
faz o mesmo, mas desta vez trava com o travão de mão!, vê o que acontece

(o que quero dizer com isto, é que aqui consegues ver a diferença entre a travagem frontal e traseira numa curva, pois o carro, mesmo de origem trava mais na frente, se a travagem frontal for melhorada, o comportamento em curva vai ser igual, reduzindo apenas a distancia de travagem)


aumentar apenas o da frente não coloca o carro em perigo :p
 
TuCa disse:
aumentar apenas o da frente não coloca o carro em perigo :p

Eu concordo com o Tuca. Eu nao digo que o pessoal nao deva melhorar o sistema traseiro mas como ja alguém referiu, troquem os discos por uns dos mesmo tamanho mas melhores (perfurados/ranhurados), assim como as pastilhas e é suficiente.
 
bla bla bla bla bla :D :D :D :D

belas explicações sem duvida e uma boa troca de argumentos mas...

o que é que OEM pode encaixar na traseira da A4 b6 sem grandes esquemas? :D
 
Back
Top