duvida garantia stand

isso é contra a lei.
ninguém pode vender o que quer que seja em Portugal com base nessa premissa.
Os bens têm que obrigatóriamente ter uma garantia e não pagar à parte para teres direito a ela.
Devias ter sido mais manhoso que esse tendeiro, seguramente não foste lá uma vez e saíste de lá com o carro. Entre estas vezes que foste ao stand devias ter ido à ASAE e pedir informação sobre esta situação ou mesmo formalizar uma queixa explicando a situação e o alvo de esquema que estavas a ser. Tenho a certeza que agiriam rápidamente.
Isto é uma corja.

Vais ao stand virtual e como é proíbido por lei vender sem garantia, a maior parte dos stand dá a tanga que estás a comprar directamente ao vendedor, ou que o carro está em casa do vendedor, etc etc tudo para dizer que eles são só um veículo intermediário entre o proprietário do carro e o comprador e desta forma tentar enganar as pessoas e não se comprometerem na eventualidade de uma destas pessoas ser um inspector da ASAE.
 
Não são necessários papeis de garantia. Estás a confundir com dar uma garantia externa.
Quando compras um carro, a não ser que assines um papel a dizer que não queres, automaticamente ficas com garantia. Apenas tens que ter a papelada em como compraste o carro naquele stand.
 
Não são necessários papeis de garantia. Estás a confundir com dar uma garantia externa.
Quando compras um carro, a não ser que assines um papel a dizer que não queres, automaticamente ficas com garantia. Apenas tens que ter a papelada em como compraste o carro naquele stand.

Presumo que tenham lido a lei...

Não é de todo verdade o acima dito. O que a lei diz é que a garantia minima é de 1 ano se para tal houver acordo escrito. Não fala em poder estipular que não há garantia.

Aproveitem e vejam outros tópicos que por cá existem sobre este assunto...

Pode ser que ajude:
http://www.audipt.com/search.php?searchid=3399929
 
Last edited:
A lei diz que a garantia mínima é de 2 anos podendo esta ser reduzida para um período de 1 ano, desde que por mútuo acordo. Esta é a lei Portuguesa.
Agora tu podes negociar o preço com o vendedor abdicando da garantia. A lei não te obriga a comprar algo com garantia, obriga sim é a vender com garantia, e nota a diferença destas 2 posições.
Mas se nada disto ficar lavrado prevalece a lei inicial, 2 anos de garantia mínima a contar a partir da assinatura do contrato de compra e venda
 
A lei diz que a garantia mínima é de 2 anos podendo esta ser reduzida para um período de 1 ano, desde que por mútuo acordo. Esta é a lei Portuguesa.
Agora tu podes negociar o preço com o vendedor abdicando da garantia. A lei não te obriga a comprar algo com garantia, obriga sim é a vender com garantia, e nota a diferença destas 2 posições.
Mas se nada disto ficar lavrado prevalece a lei inicial, 2 anos de garantia mínima a contar a partir da assinatura do contrato de compra e venda

Wrong.

O que quer dizer o que transcreveste da lei é que em circunstância alguma, quando uma das entidades é comerciante, bens de consumo podem ser vendidos sem garantia mínima de 1 ano, desde que estipulada por escrito, se não o for considera-se a garantia de 2 anos - é uma norma imperativa (ou seja, não pode ser afastada por convénio entre as partes), sendo na parte relativa aos 2 anos uma norma supletiva (ou seja, pode ser afastada por conveniência das partes com o limite atrás referido). Se se estipular por escrito que a garantia é superior aos 2 anos tal também é permitido.

Como tal as disposições efetuadas pelos contratantes que violem esta disposição são nulas (ou seja, é como se não existissem) ainda que com acordo do adquirente, é que o objectivo da norma é precisamente proteger a parte mais fraca no negócio em questão (não quer dizer que seja sempre a mais fraca mas não é isso que está a ser discutido)...
 
Quer-me parecer que disseste o que eu disse mas com outras palavras mas começas com um "wrong" que dá a entender que o que eu escrevi e tu escreveste esta mal Lolol
li e re-li e não entendo esta negação inicial
 
Quer-me parecer que disseste o que eu disse mas com outras palavras mas começas com um "wrong" que dá a entender que o que eu escrevi e tu escreveste esta mal Lolol
li e re-li e não entendo esta negação inicial

A tua conclusão está errada no dar a entender que é possível não ter garantia por mutuo acordo, o resto está certo. Também é verdade que quando se chega à situação de ter que reclamar de uma situação em que ouve comum acordo na não existência de garantia, a reclamação terá que ser em tribunal...
 
A garantia só válida se houver um papel assinado para tal efeito fora isso o stand não tem que assumir absolutamente nada...vais perder tempo e não vai dar em nada...o que fazia nessa situação era ir falar com o stand a bem se ele não cooperar tens que ir procurar peças usadas;)
 
O Stand tem que assumir avarias sim e não é preciso papel nenhum de garantia. Concordo no facto de o processo ser complicado e muitas vezes ter que meter advogados,mas ele tem direito à garantia e nisso não há discussão.
Para além disso, se toda a gente levasse estas situações para a frente e não tivesse a atitude que é mais fácil arranjar por conta própria, os stands não eram a m*rda que sao neste aspecto!
 
Sabes o que é que me parece para terem dado esse "desconto"de 1000€?
Já sabiam bem que havia problemas e estavam a tentar passar a batata a quem a comprasse.
"Há e tal a carrinha está boa,então tiro-lhe 1000€ se não quiser garantia". Tretas,se não assinaste nenhum papel em como prescindias da garantia aperta com eles que fugas de oleo,turbo e fap são caras podem não chegar esses 1000€ pseudodescontados
 
O Stand tem que assumir avarias sim e não é preciso papel nenhum de garantia. Concordo no facto de o processo ser complicado e muitas vezes ter que meter advogados,mas ele tem direito à garantia e nisso não há discussão.
Para além disso, se toda a gente levasse estas situações para a frente e não tivesse a atitude que é mais fácil arranjar por conta própria, os stands não eram a m*rda que sao neste aspecto!

Eu vendo carros e sei ;)
 
Conheço outras pessoas que vendem carros e também sabem. Também a ler a lei portuguesa e está lá explicito e não fala em precisar de um papel a dar a garantia. Também já falei com advogados sobre esta situação porque eu próprio já tive um problema destes.
Mas ok... É uma opinião e eu continuo com a minha ;)
 
Conheço outras pessoas que vendem carros e também sabem. Também a ler a lei portuguesa e está lá explicito e não fala em precisar de um papel a dar a garantia. Também já falei com advogados sobre esta situação porque eu próprio já tive um problema destes.
Mas ok... É uma opinião e eu continuo com a minha ;)

1º que mexas a lei gastas mais que o preço da reparação...mas que este stand agiu de má fé isso agiu;)
 
Back
Top