Despiste - Jantes 18"

Boas psl,

Como alguns de vcs já sabem tive um despiste "sem razão aparente" com a minha A6.

Tinha trocado de Jantes de 16"x7 para 18"x8 à alguns dias e coloquei uns pirrelli usados, erro que penso não cometer novamente. O Pneu traseiro ficou à face da carroceria (Guarda lamas traseiro).

O que pergunto aos entendidos é:
- Poderá derrapagem traseira ter sido causada por um roçar do pneu no guarda lamas traseiro ?
- Como posso averiguar se existe possibilidade de ter acontecido ?
 
Lamento a tua situação..
Em relação ao motivo tu já sabes o porquê... :)

O Pneu traseiro ficou à face da carroceria (Guarda lamas traseiro).

Calculo que ela te tenha fugido de traseira de forma repentina... nao sei se foi o teu caso.. mas o pessoal abusar nas larguras e ET´s da jantes pa ficarem mais bonitas.. por vezes metemos em risco a segurança!!

Espero que resolvas esse assunto mais rapido possivel!
 
Mas em que circunstâncias aconteceu isso? piso molhado, algum abuso em curva, algo desse género? Não será que com essas jantes te parecia mais segura e estável a carrinha e não te apercebeste de algo?

Infelizmente já me ocorreu uma situação semelhante, bastou forçar uma curva normal numa mudança mais elevada do que devia para não ter a tracção devida e ele sair a fazer drift com as 4 rodas, felizmente nada de mais se passou no meu caso.

Quanto ao roçar, não posso dar grande opinião propria, mas sei que o carro de meu irmão andou assim coisa de um ano e nunca nada de mau houve a registar, até era bastante mais seguro com as jantes mesmo a roçar

Abraço
 
eu acho q isso nao tem nada haver...

poderá mais ter sido por o piso dos pneus semi-novos estarem ja ressequidos por estarem parados á bastante tempo, o piso de um pneu usado nunca é tao bom q o piso de um pneu novo!
 
Lamento a tua situação..
Em relação ao motivo tu já sabes o porquê... :)



Calculo que ela te tenha fugido de traseira de forma repentina... nao sei se foi o teu caso.. mas o pessoal abusar nas larguras e ET´s da jantes pa ficarem mais bonitas.. por vezes metemos em risco a segurança!!

Espero que resolvas esse assunto mais rapido possivel!


Sim, fiquei "sem traseira" de forma repentina e sem razão aparente . . .
Em relação ao ET penso que seja ET35 e sei que existe psl com ET's ainda mais baixos, por isso . . . o que achas ?
 
Mas em que circunstâncias aconteceu isso? piso molhado, algum abuso em curva, algo desse género? Não será que com essas jantes te parecia mais segura e estável a carrinha e não te apercebeste de algo?

Infelizmente já me ocorreu uma situação semelhante, bastou forçar uma curva normal numa mudança mais elevada do que devia para não ter a tracção devida e ele sair a fazer drift com as 4 rodas, felizmente nada de mais se passou no meu caso.

Quanto ao roçar, não posso dar grande opinião propria, mas sei que o carro de meu irmão andou assim coisa de um ano e nunca nada de mau houve a registar, até era bastante mais seguro com as jantes mesmo a roçar

Abraço

O piso estava molhado, mas, estamos a falar de uma curva que fiz a 70 Km na altura, e já lá passei a mais de 100 Km.
Não ia a forçar minimamente. Até ia com bastante calma. Saíu só de traseira. a frente nem "mexeu". Deu uma volta 360º.
 
eu acho q isso nao tem nada haver...

poderá mais ter sido por o piso dos pneus semi-novos estarem ja ressequidos por estarem parados á bastante tempo, o piso de um pneu usado nunca é tao bom q o piso de um pneu novo!

Os pneus de trás não estão ressequidos. Têm data de fabrico de 2009.
Depois de os analisar vi que o revendedor onde comprei "abriu" os rasgos centrais com o "ferro", mas, mesmo assim foi uma falta de aderência muito repentina e muito estranha.
Tenho Carta à 22 anos e nunca tinha "batido" em nada, e não costuma andar própriamente devagar, por isso acho que a reacção da carrinha foi demasiado estranha para ter sido apenas falta de aderência, mas . . .
 
1º ponto é verificar se tens pelo menos de 1 a 1,5 cms de folga entre o pneu e a cava de roda.
Lá porque não roça nem com o carro arreado, nao quer dizer nada pois ao entrar em curvas, o pneu e a jante adorna, assim como a carroçaria. Se roçou no pneu, deves la ter alguma marca.

2º pneus usados são tão bons quanto os novos desde que estejam no prazo, que nao estejam ressequidos, e sobretudo e o mais importante é que não tenham remendos laterais.
Quem compra pneus usados costuma encontrar ou recessos ou remendados nas laterais. O pessoal vai filado com o bom piso face ao preço, mas esquece que os remendos laterais afectam o comportamento do pneu alterando a sua aderencia e resistencia em curva.
Será que tens remendos desses escondidos por dentro do pneu??? Verifica.
E rasgar o pneu para lhe conferir aderencia, retira-lhe toda a segurança.

Troca-os quanto antes, assim evitas mais problemas.
 
Last edited:
Ponto 1.... Isso das jantes não tem nada a ver... 8J ET35 nem perto fica de estar à face da carroçaria.. Portanto o risco de bater em algum é ZERO.

Isso que te aconteceu ou foi óleo na estrada, ou os pneus completamente out_of_date...
 
Na minha humilde opinião não tem nada a ver o cu com as calças.
Acho que depois equacionar outro tipo de causa para o despiste.
 
acho, :) , que foi uma mistura de tudo lol pneus fora da validade, ET, piso, e como referiste trocas de jante recentemente (podes nao estar habituado).

a mistura disto tudo nao podia dar boa coisa amigo :)
 
acho, :) , que foi uma mistura de tudo lol pneus fora da validade, ET, piso, e como referiste trocas de jante recentemente (podes nao estar habituado).

a mistura disto tudo nao podia dar boa coisa amigo :)

x2

Ainda por cima os pneus traseiros, são os mais importantes!!!!

Não sei se é o caso, mas...

O pessoal pensa que são os da frente por os carros usarem esses pneus para virar e "puxar" o carro (nos de tração dianteira), mas os mais importantes são os traseiros!!!

Porque os pneus traseiros, por norma, carregam menos peso! E como carregam, menos peso, o eixo traseiro coloca menos peso na estrada e perde mais facilmente a tração e o atrito com a estrada. Ora conduzir com um carro com 3 rodas, é muito foooooo*****

Sim porque quando uma das rodas perde tração, é o mesmo que ter menos uma roda no carro!


Por isso é que se devem sempre cruzar os pneus e nunca deixar os traseiros mais gastos que os da frente!
 
x2

Ainda por cima os pneus traseiros, são os mais importantes!!!!

Não sei se é o caso, mas...

O pessoal pensa que são os da frente por os carros usarem esses pneus para virar e "puxar" o carro (nos de tração dianteira), mas os mais importantes são os traseiros!!!

Porque os pneus traseiros, por norma, carregam menos peso! E como carregam, menos peso, o eixo traseiro coloca menos peso na estrada e perde mais facilmente a tração e o atrito com a estrada. Ora conduzir com um carro com 3 rodas, é muito foooooo*****

Sim porque quando uma das rodas perde tração, é o mesmo que ter menos uma roda no carro!


Por isso é que se devem sempre cruzar os pneus e nunca deixar os traseiros mais gastos que os da frente!


kripto, estou plenamente de acordo contigo! isso é um problema dos portugueses pois parece que vêm o mundo ao contrário.(sem ofensa)
dou o meu exemplo que não é seguro também: tenho os meus pneus da frente já a bater no limite minimo e os de trás estão com rasto suficiente e o pessoal "assusta-se" quando vêm os meus pneus da frente e eu digo-lhes que os de trás são mais importantes e eles não se acreditam LOL

de volta ao assunto, pode ter sido também uma poça de oleo na estrada (oleo+agua= já foste) ;)
 
Back
Top